SEGUIDORES

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

MATERIALIZAÇÃO OU ECTOPLASMIA

A magnífica materialização de Emmanuel (Materialização através de Chico Xavier). Ilustração feita pelo artista Joaquim Alves ( Jô ), da Federação Espírita do Estado de São Paulo-FEESP, que presenciou o fenômeno. Contudo, em sua última materialização disse aos presentes: "— Amigos, a materialização é fenômeno que pode deslumbrar alguns companheiros e até beneficiá-los com a cura física. Todavia, o livro (Os livros, a maior prioridade) é a chuva que fertiliza lavouras imensas, alcançando milhões de almas. Rogo aos amigos a suspensão, a partir desse momento, dessas reuniões". "E a partir daquele dia, Chico —a disciplina em pessoa— nunca mais as realizou, servindo-se de sua faculdade mediúnica de efeitos físicos. O livro, no entanto, como chuva abençoada, continua fertilizando a lavoura do coração humano, trazendo paz, reconforto e esclarecimento a milhões de criaturas"...
_________________________________________________

O termo mais correto seria Ectoplasmia.
Não me é permitido, por enquanto, desvendar-vos as leis particulares que governam os gases e os fluidos que vos cercam; mas, antes que alguns anos tenham decorrido, antes que uma existência de homem se tenha esgotado, a explicação destas leis e destes fenômenos vos será revelada e vereis surgir e produzir-se uma variedade nova de médiuns, que agirão num estado cataléptico especial, desde que sejam mediunizados.
Espírto Erasto, discípilo de São Paulo
[17b - Capítulo V, item 98] - 1861

Embora sejam muitas as tentativas de materialização de forças do plano_espiritual, na Terra, com raras exceções quase todas se desenvolvem sobre lastimáveis alicerces que primam por infelizes atitudes dos nossos irmãos encarnados. Só os doentes, por enquanto, no mundo, justificam a nosso ver o esforço dessa espécie, junto das raras experiências, essencialmente respeitáveis e dignas, realizadas pelo mundo científico, em benefício da Humanidade...
...Alguns encarnados, como habitualmente acontece, não tomam a sério as responsabilidades do assunto e trazem consigo, para as seções de materialização, emanações tóxicas, oriundas do abuso de nicotina, carne e aperitivos, além das formas-pensamentos menos adequadas à tarefa que o grupo deve realizar.

[28a - página 260 ] - André Luiz
Trata-se de serviço de elevada responsabilidade, porquanto, além de exigir todas as possibilidades do aparelho_mediúnico, há que movimentar todos os elementos de colaboração dos companheiros encarnados, presentes às reuniões destinadas a esses fins. Se houvesse perfeita compreensão geral, respeito aos dons da vida, e se pudéssemos contar com valores morais espontâneos e legitimamente consolidados no espírito coletivo, essas manifestações seriam as mais naturais possíveis, sem qualquer prejuízo para o médium e assistentes. Acontece, porém, que são muito raros os companheiros encarnados dispostos às condições espirituais que semelhantes trabalhos exigem. Por isso mesmo, na incerteza de colaboração eficiente, as sessões de materialização efetuam-se com grandes riscos para a organização mediúnica e requisitam número dilatado de cooperadores do plano espiritual.

[16a - página 99] - André Luiz

Os homens, contudo, em sentido geral, não sabem, por enquanto, compreender a essência divina de tais demonstrações e, quase sempre, acorrem a elas com o raciocínio acima do sentimento. Pelas inquietudes da investigação, perdem, muitas vezes, os valores da cooperação, e os resultados são negativos. No dia, porém, em que conseguirem trazer o coração iluminado, receberão alegrias iguais àquela que desceu sobre os discípulos de Jesus, quando, de portas cerradas, em sublime comunhão de amor e fé, receberam a visita do Mestre, perfeitamente materializado, depois da ressurreição, em casa humilde de Jerusalém, de conformidade com a narrativa dos Evangelhos.

[16a - página 102] - André Luiz

Nos fenômenos de materialização os fatores morais constituem elemento decisivo de organização.
Não estamos diante de mecanismos de menor esforço
e, sim, ante manifestações sagradas da vida, em que não se pode prescindir dos elementos superiores e da sintonia vibratória.
[16a - página 107] - André Luiz

Fenômenos de Materialização

Francisco Lins Peixoto, o Peixotinho, espírita humilde e convicto em seus princípios, realizava impressionantes materializações luminosas. Foi cuidadosamente pesquisado por um delegado de polícia, o dr. A. Ranieri, que escreveu um livro a seu respeito, Materializações Luminosas, sendo também reconhecido internacionalmente por suas faculdades. Na primeira sessão que estava presente, o médium Peixotinho possibilitou, por intermédio de suas faculdades, a materialização da falecida filha de Ranieri, Helena, que presenteou o pai com uma flor ainda molhada de orvalho.
Consciência espírita: www.consciesp.org.br


Uma noite sentimos um delicioso perfume. Intimamente, achei que era o mesmo que Meimei costumava usar. Surpreendi-me quando subitamente percebi que o corredor ia se iluminando aos poucos, como se alguém caminhasse por ele portando uma lanterna. Subitamente a luminosidade extinguiu-se. Momentos depois a sala iluminou-se novamente. No centro dela havia como que uma estátua luminescente. Um véu cobria-lhe o rosto. Ergueu ambos os braços, e elegantemente, etereamente, o retirou, passando as mãos pela cabeça, fazendo cair uma linda cascata de cabelos pretos até a cintura. Era Meimei. Olhou-me, cumprimentou-me e dirigiu-se até onde eu estava sentado. Sua roupagem era de um tecido leve e transparente. Estava linda e donairosa. Levantei-me para abraça-la e senti bater o seu coração espiritual. Beijamo-nos fraternalmente e ela acariciou meu rosto e brincou com minhas orelhas, como não podia deixar de ser. Ao elogiar sua beleza, a fragrância que emanava, a elegância dos trajes e sua tênue feminilidade, disse-me:
“Ora, Meu Meimei, aqui também nos preocupamos com nossa apresentação pessoal. A ajuda aos nossos semelhantes, o trabalho fraterno faze-nos mais belos, e afinal de contas, eu sou sua mulher. Preparei-me para você, seu moço. Não iria gostar de uma Meimei feia!"
Texto de Arnaldo Rocha (viuvo de Meimei),Trecho do livro "Chico Xavier - Mandato de Amor"
União Espírita Mineira Belo Horizonte, 1992
http://br.geocities.com/humildescomjesus/meimei.htm

Foto da materialização do espírito de Katie King, fenômeno comprovado por Sir William Crookes
O codificador do Espiritismo, Allan_Kardec, auxiliado pelos Espíritos Superiores que o assessoraram, traz esclarecimentos fundamentais sobre a questão da fenomenologia mediúnica.
Esses esclarecimentos são abordados com profundidade em suas obras, notadamente, O_Livro_dos_Médiuns, de onde assinalamos os seguintes apontamentos sobre os fenômenos de materialização: "O Espírito que quer ou pode aparece revestido, algumas vezes, de uma forma ainda mais nítida, tendo todas as aparências de um corpo sólido, ao ponto de produzir uma ilusão completa e fazer crer que se está diante de um ser corporal. Em alguns casos, enfim, e sob o império de certas circunstâncias, a tangibilidade pode tornar-se real, quer dizer, pode-se tocar, apalpar, sentir a mesma resistência, o mesmo calor como da parte de um corpo vivo, o que não impede de se desvanecer com a rapidez do relâmpago".
"Então não é mais pelos olhos que se constata a presença, mas pelo toque. Se se podia atribuir à ilusão, ou a uma espécie de fascinação, a aparição simplesmente visual, não é mais permitida a dúvida quando se pode agarrá-la, palpar, quando ela mesma nos agarra e aperta. Os fatos de aparições tangíveis são os mais raros; mas aqueles que ocorreram nestes últimos tempos, pela influência de alguns médiuns poderosos, e que têm toda a autenticidade de testemunhos irrecusáveis, provam e explicam os que a história relaciona a respeito de pessoas que se mostraram, depois da morte, com todas a aparências da realidade".
"Além disso, como dissemos, por extraordinários que sejam semelhantes fenômenos, todo o maravilhoso desaparece quando se conhece a maneira pela qual se produzem e se compreende que, longe de serem uma derrogação das leis_da_Natureza, são delas apenas uma nova ampliação".
Durante três anos consecutivos o espírito Katie King se manifestou em sessões de materialização dirigidas por Sir_William_Crookes. Essas experiências resultaram numa das mais investigadas entre numerosas outras sessões semelhantes, que figuram nos anais das pesquisas psíquicas.

Segundo Gabriel Delanne, William Crookes foi, na Europa, o primeiro cientista que teve o valor de comprovar, escrupulosamente, as afirmações dos espíritas. Muito cético, a princípio, suas investigações o conduziram progressivamente à convicção de que esses fenômenos são verdadeiros e não titubeou um único momento em proclamar, alto e bom som, a certeza em que resultou o seu trabalho. A partir daquele momento, ninguém foi mais capaz de deter o impulso recebido. Russel Walace, Lodge, Myers, Hodgson seguem pela senda aberta.

Nesta foto , vê-se o espírito materializado Katie King, junto ao cientista Sir William Crookes. No verso desta foto o sábio escreveu sensibilizado pela beleza do espírito materializado - Arquivo "O Clarim

No ectoplasma expelido pelo médium fotografou-se o rosto do espírito de Arthur Conan Doyle que em vida foi um estudioso do Espiritismo. Conan Doyle foi o criador do detetive Sherlock Holmes, personagem que atua em seus romances policiais. (Nota do compilador)
http://www.paginaespirita.com.br/materializacao.htm
http://www.photographymuseum.com/doylefalg.html


Personagens envolvidos numa seção de materialização, conforme texto abaixo:
Alexandre. Espírito orientador de André Luiz, no plano espiritual.
André Luiz. Espírito que ditou o texto abaixo, por intermédio do médium Chico Xavier.

Calimério... Entidade espiritual superior à condição hierárquica de Alexandre.
Alencar...... Espírito que se materializou na seção mediúnica.
... Alexandre aproximou-se de mim e considerou:
— Repare na grandeza do acontecimento. A médium desempenha o papel de entidade maternal, enquanto Alencar, sob a influência positiva de Calimério, permanece em temporária filiação ao organismo mediúnico. Todas as formas que se materializaram serão “filhas provisórias” da força plástica da intermediária. O amigo que conversa com os encarnados é Alencar, mas os seus envoltórios do momento são nascidos das energias passivas da médium e das energias ativas de Calimério, o mais elevado diretor desta reunião.
Se forçarmos a médium em nosso plano, feriremos Alencar em processo de materialização;
se os companheiros terrenos violentarem o mensageiro, repentinamente corporificado, esfacelarão a médium, acarretando conseqüências funestas e imprevisíveis.
... Meu coração transbordava de contentamento e esperança; todavia, era forçoso confessar que, para tamanhas manifestações de serviço e tão sublimes bênçãos, era muito reduzido o entendimento dos encarnados. Semelhavam-se a crianças afoitas, mais interessadas no espetáculo inédito que desejosas de consagração ao serviço divino. Francamente, estava desapontado. Tantos emissários celestes a se esforçarem por meia dúzia de pessoas que pareciam distantes do propósito de servir à causa da Verdade e do Bem?!
Expus minha opinião ao devotado instrutor, mas Alexandre respondeu, tranqüilo:
— E Jesus? Considera você que ele tenha trabalhado somente para os galileus que o não compreendiam? Julga que tenha ensinado tão-só no templo de Jerusalém? Não, meu amigo: convença-se de que todos os nossos atos, no bem ou no mal, estão sendo praticados para a Humanidade inteira. Por agora, os nossos companheiros terrestres não nos entendem, nem cresceram devidamente para a completa consagração a Jesus, mas a semeadura é viva e produzirá a seu tempo. Nada se perde.
— É verdade que você, no mundo, foi médico sempre interessado em ver o resultado de seu trabalho, mas não se esqueça do esforço silencioso dos semeadores do campo e recorde que as sementes depositadas nos sarcófagos egípcios, há alguns milhares de anos, estão começando a produzir maravilhosamente no solo da Terra.

[16a - página 111] - André Luiz

O fenômeno de ectoplasmia pode dividir-se em três tipos:
a - A psicoplastia, quando o ectoplasma assume formas diversas devido à ação psicocinética exclusiva do médium.
b - A duplicação ectoplasmática, em que o perispírito do médium serve de organizador do ectoplasma, produzindo uma réplica do médium.
c - A produção de agênere ectoplasmático, na qual o médium funciona apenas como doador de ectoplasma. Sua modelagem opera-se à custa do perispírito de um segundo agente. É possível ainda que o Espírito de uma pessoa encarnada se sirva do ectoplasma de um doador e se manifeste em forma de agênere ectoplasmático. (L. Palhano Jr - Dicionário de Filosofia Espírita).
http://www.paginaespirita.com.br/ectoplasmia.htm

Os fenômenos de materialização são produzidos de forma muito intrínseca:
Primeiramente, o médium principal serve de aparelho para que a equipe espiritual manipule as energias essenciais ao fenômeno.
Posteriormente, o que observamos, em nossos trabalhos, é que a Entidade a se materializar, retira do médium ou dele faz expandir um campo que o reveste. Dessa maneira, vê-se a formação inicial do fulcro do fenômeno sobre o médium.
A seguir:
as energias (de origem ectoplásmica segundo informam) que enchem o ambiente precipitam-se sobre aquele fulcro, fazendo com que ele se ilumine, fenômeno semelhante ao de fogos de artifício que se queimam e dão origem a um modelo que é visto pelos assistentes. Esta é a aparição que Crookes intitulou de luminosa.
A estereológica (nunca tive ocasião de ter uma completa) transforma a energia em forma palpável e que reveste o perispírito da Entidade manifestante, tornando-a tangível, auscultável e se forma de maneira idêntica, só que, em vez de provocar luminosidade no campo do Espírito dito materializado, dá-lhe consistência material.
Um outro tipo de materialização que pude verificar e da qual Crookes não faz referência é aquela em que o Espírito nos tange, nos toca, faz-se sentir como se estivesse materializado, mas, os presentes (encarnados) não conseguem segurar esse corpo. Nossa sessão comprovou a existência de uma cigana que se materializava e que bailava ao som das músicas que eram tocadas pela nossa vitrola. Sua saia roçava nos presentes, batia nos móveis, ouvíamos e sentíamos tudo como se ali estivesse a bailarina dançando e esbarrando nas pessoas, só que ninguém conseguia segurar esta saia rodada e encorpada.

Carlos de Brito Imbassahy
http://www.ajornada.hpg.ig.com.br/colunistas/imbassahy/imb-0003.htm


Vários tipos de fenômenos são atribuídos à condensação, maior ou menor, da energia da consciência. Entre eles, são citados, pelo menos, estes 4 tipos:
Materializações: a materialização momentânea de mãos, dedos, cabeças e corpos humanos completos, visíveis ou cobertos por tecidos, mas verificados através do tato.
Desmaterializações e rematerializações: objetos, "retirados" de ambientes externos ao ambiente do experimento, que surgem na sala onde está o(a) sensitivo e demais experimentadores;
Telecinesia: Efeitos físicos de movimento repentino ou previamente solicitado de objetos, incluindo aqui os giros de mesas, flutuação de cadeiras e até do(a) próprio(a) médium;
Extrafísico-físico: Fenômenos que acontecem diretamente da dimensão extrafísica, mas com percepção na dimensão física, como batidas de palmas de mãos invisíveis; toque de mãos invisíveis nas mãos e no corpo de participantes de sessões de ectoplasmia; toque de notas em instrumentos musicais postos à distância dos experimentadores presentes; batidas nos móveis e paredes (raps).
Todas estas ocorrências sugerem sempre a presença de consciências extrafísicas, controlando as atividades antes mesmo do(a) médium ou dos pesquisadores presentes. Isso porque, em muitos casos, os fenômenos ocorrem sem aviso e à distância. Nesse caso, a manipulação da energia densa é feita pelas consciências que já passaram pela morte biológica.
http://www.iipc.org.br/revista/index.php?ed=7&publ=57
Sensitivos e alguns de seus pesquisadores dos fenômenos de materialização.Sensitivos Espíritos Pesquisadores
Florence Cook Marie e Katie King Crookes

Marthe Beraud
(Eva Carriere) Bien-Boa e Frígia Richet
Schrenck-Notzing
Madame Bisson
General Noël
William Eglinton Joey Sandy,
Ernest Abdulah,
Aparições coletivas Aksakof

E. D’Espérance
Yolanda
Nèpenthès Aksakof
Von Bergen
Sr. Fidler
Carmine Mirabelli Guiseppe Parini
Petrucelli
Kate Fox
Estela Livermore
Benjamim Franklin
Sr. Livermore

Eusápia Palladino
John
Diversos outros Bozzano
Círculo de Viena
Franck Kluski Diversos espíritos Pawloski
Geley
Richet
Pesq. Poloneses
Srta. Wood Diversos espíritos D’Arsonval
Mme. Hull Luzzia Hatoh Sr. Hatoh
Esthel Post Diversos espíritos Dr. Ted Edwin
Frank Decker Diversos espíritos Dr. Ted Edwin
Sra. Hollis Diversos espíritos Dr. N. B. Wolfe
Linda Gazzera Diversos espíritos Schrenck-Notzing
Richet
Fontenay
Imoda
D.D. Home Dannie
Diversos espíritos Crookes
Lord Adare
Gouzyk Diversos espíritos Geley
Helen Duncan Diversos espíritos S. A. Wood
Sra. Salmon Lucie
Mandy Paul Gibier
Sra. Hardy Diversos espíritos Prof. Denton
Slade Diversos espíritos Friedrich Zöllner
Stanislawa Tomczyk P. Lebiedezinsky
Ochorowicz
Schrenck-Nortzing
Sra. Compton K. Aksakof
Coronel Alcott
Sra. Margery
Crandon Walter Glen Hamilton
Srta. Ada B. Toledo Diversos espíritos H. Carrington
Sra. Lily Hope Sunrise
Diversos espíritos E. H. Sache
Elizabeth M. Mercedes Diversos espíritos Glen Hamilton
Maria Volhart Diversos espíritos Dr. F. Schwab
Irmãs Bangs Manifestações parciais Sr. Austin Burnham
Sra. Piper
Phinuit Lodge
Hyslop
Carmen Dominguez Leonora Marata
Família Goligher Diversos espíritos W. J. Crawford
Ana Prado Rachel Figner
João
Anita Comissão Científica de Belém, Pará
Peixotinho Diversos espíritos Ranieri
Maria M. Walter
Arthur Conan Doyle
Raymond Lodge
Lucy Glen Hamilton
Sra. Firman Bertie
Outros espíritos Sr. Oxley
Sr. Reimers
Sr. Monck Bertie, Lily
Milke, Richard
Aparições coletivas Sr. Oxley
Sr. Reimers
Sta. Fairlamb Diversos espíritos Aksakof
Ofélia Corrales Mary Brown
(Fonte: Livro “Conversando Sobre a Morte; ou Epistemologia da Morte”, Álvaro Chrispino, Rio de Janeiro, Edições CELD, 1994, 1ª edição).
http://www.comunidade-espiritual.com/profile.php?sub_section=view_blog&id=2640&sub_id=5794
Álvaro Chrispino
http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/ciencia/pesquisas-cientificas.html
FONTE: http://www.guia.heu.nom.br/materializa%C3%A7%C3%A3o1.htm

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

-->Uberaba vive um dia de cinema nas gravações do filme Chico Xavier



Figuração posicionada em frente a Casa da Prece para gravação da última cena do dia<

Quarta-feira, 26 de Agosto de 2009
Correria por todos os lados. Câmeras suspensas no ar, carros e ônibus antigos estacionados nas ruas e uma equipe atenta a cada grito da diretora-assistente Cris D’Amato ao microfone. Essa cena marcou o fim da tarde de sábado (22-08-09) em Uberaba, durante as filmagens do longa-metragem sobre a vida do médium Chico Xavier.

A equipe de produção da Lereby acordou cedo para antecipar os preparativos de um dia inteiro de gravações. Às 7h, os figurantes começaram a chegar ao camarim improvisado, um galpão alugado ao lado da Casa da Prece. Figurinos pendurados em cabides e ajeitados em cima de cadeiras eram as ferramentas de trabalho do figurinista Alex Brollo, conhecido pelos trabalhos realizados em minisséries globais.

Há cerca de seis anos, o diretor Daniel Filho, que assina o filme, vinha estudando a possibilidade de fazer um longa sobre o Chico Xavier. Baseado na obra: “As vidas de Chico Xavier”, de Marcel Souto Maior, o diretor amadureceu a idéia e há dois anos visitou Uberaba para se encontrar com Eurípedes, filho do médium, e saber mais sobre a história de Chico.

Questionado por não gravar o filme em Uberaba, Daniel justificou dizendo que estava em busca de uma Minas Gerais dos tempos do médium. “Eu sempre achei que a história deveria ter um espírito mineiro. Não filmei em Pedro Leopoldo (terra natal de Chico) porque lá, como também Uberaba, não possui as características das cidades mineiras”; explicou o diretor.

Ao longo deste período de gravação, Daniel mudou os planos. “A mim ocorreu que nós tínhamos que vir a Uberaba. Que era fundamental e estava acima da geografia da cidade”; afirmou Daniel Filho - que acredita que gravar em Uberaba era uma forma homenagear Chico Xavier - “no lugar que ele abraçou como sua cidade, onde viveu por tanto tempo e mostrar o carinho que o povo de Uberaba tinha por ele”; completou o diretor.

Depois de quase oito horas de gravação para representar a distribuição da sopa, as visitas que o médium recebia na Casa da Prece e a multidão que recebeu Chico Xavier depois que ele retornou do Rio de Janeiro, após participar do programa Pinga Fogo que o tornou conhecido em todo o Brasil, a equipe do cineasta Daniel Filho comemora o encerramento das filmagens com o agradecimento do diretor a cidade, que pela primeira vez teve a oportunidade de ver de perto a gravação de uma produção cinematográfica de grande porte.

Cinegrafista captando as imagens em cima do carro de som

Equipe de produção da Lereby em ação

O diretor Daniel Filho em momento de descontração durante as filmagens

Texto: Michelle Parron
Imagens: Diego Aragão

FONTE: http://michelleparron.blogspot.com/2009/08/uberaba-vive-um-dia-de-cinema-nas.html

FOTOS DO BLOG




--> PESQUISA SOBRE ESPIRITISMO NO BRASIL


Está no prelo o livro "Pesquisas sobre o Espiritismo no Brasil: Textos Selecionados". Está sendo feita a pré-venda do livro pela Comissão Organizadora do 5o. ENLIHPE.


O preço de capa é de 25 reais. Para quem comprar ou encomendar o livro para retirar no 5o. ENLIHPE ele sai a 17 reais.

Quem quiser receber em casa paga também a taxa de correio, que está em torno dos 5 reais, o envio normal.

Vendas para livrarias, Centros Espíritas, Distribuidores e Clubes do Livro Espírita: Preços promocionais.

Pedidos para o Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo - Eduardo Carvalho Monteiro, aos cuidados de Edson Santiago ou Wanda Guerreiro. Endereço: Alameda dos Guaiáses, nº 16 – Planalto Paulista – São Paulo/SP Fone: (011) 5072-2211

Pode ser feito depósito ou transferência pela internte para conta bancária no Brasdesco. Informações no CCDPE: 5enlihpe@ccdpe.org.br

Segue aos interessados a introdução do livro, com uma apresentação rápida dos temas e autores.

"O Brasil é o país com o maior número de pessoas afiliadas a sociedades espíritas em todo o mundo. No último censo, há quase dez anos, 2,2 milhões de pessoas se declararam espíritas ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e este segmento apresentou a maior média de escolaridade (9,6 anos de estudo). Simpatias à parte, quando se constata que o movimento espírita tem mantido seu percentual da população em nosso país nos últimos 50 anos, enquanto diminuem os que se declaram católicos e aumenta vertiginosamente os que se declaram evangélicos ou sem religião, era de se esperar que a Universidade Brasileira ficasse curiosa quanto ao Espiritismo em três vertentes: o movimento espírita, os fenômenos espíritas e a filosofia espírita.

Infelizmente, são recentes os estudos sobre a primeira vertente. Apenas um grupo de pesquisa do banco de dados do CNPq em todo o país apresenta a palavra Espiritismo como linha de pesquisa (três são encontrados com alguma menção ao Espiritismo em suas bases), nenhum apresenta o termo filosofia espírita, ou história do Espiritismo como objeto de estudo, nem mesmo nas universidades que apresentam cursos de ciências da religião. Não é curiosa esta negligência para um fenômeno social tão relevante para o entendimento da brasilidade, ou, até mesmo do ser humano?

Apesar da falta de visibilidade pesquisas têm sido realizadas no Brasil, seja na Universidade, seja fora dela. A antropologia tem sido o campo de conhecimento que mais se interessou pelo Espiritismo como manifestação cultural e social, e o tema parece ter se legitimado com o interesse da Escola Francesa, que tem realizado trabalhos sistemáticos, como é o caso de Marion Aubrée e François Laplantine. Aqui e ali surgiram trabalhos na Física (isto mesmo, Física), na Administração, na Medicina e em outros campos do conhecimento, mas são iniciativas isoladas e motivadas por interesse pessoal.

Como o movimento espírita se interessa pelos trabalhos acadêmicos, há cerca de dez anos surgiu uma iniciativa de um psicólogo interessado pela preservação da memória do movimento. Eduardo Carvalho Monteiro foi convidando e agrupando pessoas interessadas no Espiritismo, não necessariamente espíritas, e propôs a criação de uma associação virtual (Liga de Historiadores e Pesquisadores Espíritas - LIHPE), que ganhou corpo com a iniciativa de Milton Piedade ao fundar-se um grupo virtual na internet para o intercâmbio entre interessados no Brasil e no Exterior. Do grupo vieram as reuniões presenciais, iniciativas de apoio a publicações, parecerias com periódicos espíritas e outras ações de divulgação do conhecimento, mas seguramente o projeto mais audacioso foi a fundação do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo, que com a desencarnação de seu idealizador e principal doador do vasto acervo bibliográfico e documental, recebeu seu nome como justa homenagem.

Como instituição para-acadêmica, semelhante a tantas outras no exterior, o CCDPE tem apoiado as iniciativas de produção de conhecimento e mesmo ante a escassez de recursos, não tem se furtado a apoiar a publicação, a oferecer o espaço físico para iniciativas consistentes com seus objetivos e nos últimos anos tem sido a sede do Encontro Nacional da LIHPE e colocou toda a sua equipe de apoio à disposição da organização do evento. Este livro é uma das iniciativas conjuntas entre LIHPE e CCDPE e compreende uma seleção de trabalhos apresentados no evento de 2008.

O evento abriu espaço para a inscrição de trabalhos, e sua localização possibilitou uma grande presença de pesquisadores paulistas, mas também de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Bahia. A divulgação dos temas aceitos atraiu jovens pesquisadores que estavam com seus projetos de pesquisa ainda incipientes, mas que participaram ativamente das discussões dos trabalhos apresentados. Um destes jovens pesquisadores foi o italiano Reginaldo Cerolini, que posteriormente teria seu trabalho de pós-graduação aprovado na Universidade de Bologna.

O intercâmbio pessoal, que tanto valorizamos em Minas Gerais, catalizado pela apresentação da relação de teses e dissertações que tratam de Espiritismo, apresentada pelo doutorando Marco Milani, da USP, gerou uma iniciativa de um grupo de pesquisadores atualmente na Universidade de Franca, de publicar teses e dissertações que tratam do Espiritismo. Neste momento, três livros estão no prelo e serão lançados no 5º. ENLIHPE, em setembro de 2009. Esta iniciativa fortalecerá o Centro de Cultura.

Neste pequeno livro, o leitor encontrará inicialmente um levantamento das teses e dissertações de mestrado e doutorado com temática espírita, produzidas entre 1989 e 2003 que ficaram registradas nos arquivos da CAPES (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Não é uma lista exaustiva, mas muito criteriosa e o autor está aceitando indicações de trabalhos que estejam fora da sua estratégia de pesquisa, mas que contemplem sua intenção de registrar e informar.

O segundo capítulo trata da intolerância contra o Espiritismo. Ao contrário do que se imagina, este tema abre novas possibilidades de compreensão da trajetória do pensamento espírita, porque traz à luz o que está no porão da História. Em seu nascimento e ao longo dos anos o movimento espírita de diversos países sofreu agressões e pressões que não se resumem ao democrático exercício da crítica.

O terceiro capítulo, escrito por um pesquisador independente, é um estudo de revisão das obras de Claude Bernard, com alguma incursão em seus comentaristas. Paulo Henrique surpreende a Universidade Brasileira, que hoje ensina que o médico francês é uma das grandes expressões do século XIX na defesa de uma medicina sem o conceito de fluido vital. Ele mostra como Bernard era um vitalista a sua moda, ou seja, não rejeitou jamais esta teoria, apenas seus excessos e nunca reduziu a fisiologia ao estreito paradigma naturalista da físico-química.

O quarto capítulo vem de um jovem escritor baiano, que dedicou anos de estudo e trabalho à recuperação de fontes pouco conhecidas da médium Yvonne A. Pereira. Entrevistas radiofônicas e jornalísticas de periódicos espíritas de pequena circulação foram compulsados, o que lhe deu uma bagagem interpretativa e a possibilidade de um olhar inovador sobre sua obra.

No quinto capítulo o leitor encontrará outra análise expressiva de um outro ator importante ao movimento espírita. Este trabalho de Flávio Tavares sobre seu pai, Clóvis Tavares, ex-militante do partido comunista, convertido ao pensamento e à ação social espírita, é uma espécie de diálogo (talvez um desabafo) contra uma dissertação de mestrado defendida no conhecido CPDOC da Fundação Getúlio Vargas, que conta uma história após a qual uma de suas principais fontes, a mãe de Flávio, não reconhece seu discurso gravado e transcrito, mas implacavelmente interpretado à moda do escritor.


O sexto capítulo, escrito pela Professora Nadia Lima, da Universidade de Franca, é um retorno no tempo à Uberaba de Chico Xavier, na qual uma auxiliar de enfermagem e um grupo de simpatizantes do Espiritismo fundam a partir de uma decisão médica de se colocar na rua portadores de pênfigo foliáceo. A mestre em História, influenciada pela Nova História Cultural, trata de uma lacuna curiosa da História da Saúde, simpática aos grandes médicos, às decisões e políticas de âmbito nacional e aos grandes empreendimentos; uma história faraônica, que no seu silêncio despreza as minorias sem voz.

O sétimo capítulo, escrito por Adolfo Mendonça da mesma região da Profa. Nadia é calcado na proposta de se fazer uma narrativa analítica da vida de José Marques Garcia, ao redor do qual se vê o renascimento do movimento espírita de Franca em uma concepção não apenas experimental ou mediúnica. Apesar de sucinto, possibilita ao leitor informado uma análise transversal com outros atores importantes e de outras localidades geográficas do movimento espírita brasileiro, como Bezerra de Menezes, Batuíra e Guilherme Taylor March, cujos estudos mais conhecidos no ambiente acadêmico focalizam muito a efervescente capital do império que se torna república e talvez pontualmente a mineira Sacramento de Eurípedes Barsanulfo.

O oitavo capítulo, oriundo de uma dissertação de mestrado em Literatura, faz uma esforço de hermenêutica de algumas crônicas de Irmão X, que são associadas ao conhecido processo de 1944, movido pela viúva do escritor Humberto de Campos contra Chico Xavier. Alexandre Caroli Rocha, hoje doutor, desvenda o olhar testemunhal do autor espiritual sobre o processo, que usa dos seus vastos recursos de escritor para comentar em crônicas e contos, e talvez discutir com o médium e a sociedade de sua época os fatos que marcariam o futuro das ações movidas na justiça contra médiuns no Brasil.

O nono capítulo é mais uma peça do quebra-cabeças do Espiritismo Brasileiro no início do século XX. Alexandre Ramos se debruça sobre a noção de caridade e a construção de abrigos espíritas para a infância, tendo como ator importante na sua constituição Leopoldo Cirne, e como pano de fundo as relações entre o movimento espírita e a igreja católica. Cirne é outro personagem pouco conhecido, seja pelo movimento espírita, seja pelos historiadores, pelos primeiros possivelmente pelo roustainguismo que polarizou e polariza espíritas ainda nos dias de hoje Brasil afora.

O décimo capítulo conclui esta seleção de trabalhos com um estudo de caso sobre as ações mais contemporâneas do jornal Correio Fraterno na preservação da memória. Izabel Vitusso,, atual editora do jornal, também não se furta a tratar da constituição do Correio e de sua experiência pessoal, memórias que remontam à infância uma vez que Raymundo Espelho foi um dos trabalhadores silenciosos da manutenção ininterrupata de um periódico de quarenta anos de idade, de uma das cidades satélite da capital de São Paulo.

Apesar de prejudicado pelo pouco espaço concedido por um dos organizadores do evento (mea culpa) aos autores, e inegavelmente simpático ao movimento espírita, apesar do esforço de seus autores no respeito à metodologia alcunhada científica de pelo menos quatro campos diferentes do conhecimento, o livro abre perspectivas, inicia diálogos e funciona como um sinal de que o desdém e o preconceito contra o estudo do Espiritismo está mudando e a Universidade Brasileira está se interessando por uma minoria brasileira e uma forma de conhecimento que institucionalizou-se e insiste em prosseguir sua trajetória há muito mais que um século."
Postado por Jáder Sampaio às 7:32 AM
FONTE:hhttp://espiritismocomentado.blogspot.com/2009/08/encontro-nacional-da-lihpe-lanca-livro.htmlttp://espiritismocomentado.blogspot.com/2009/08/encontro-nacional-da-lihpe-lanca-livro.html

terça-feira, 25 de agosto de 2009

-- > INQUIETO CORAÇÃO - Santo Agostinho


Fui ao Theatro José de Alencar no último dia da VII Mostra de Teatro Transcendental de Fortaleza (22/08/2009), com alguns amigos, assistir ao monólogo "Inquieto coração", baseado nas obras de Santo Agostinho.
Peça muito interessante, com passagens bem escolhidas, cenário bem produzido, com algumas surpresas e efeitos. A partir de muita simplicidade (havia alguns cubos de acrílico espalhados no palco contendo o primeiro uma pedra, outro água, outro ainda uma pêra e um último areia), cada cubo se destacava em um determinado momento através de iluminação direta e do posicionamento e interação do ator.
Diante de pensamentos tão ricos, perdoem-me, uma idéia muito simples ficou em meu coração:

De que adianta um armário cheio se estiver sempre fechado?

Essa questão é muito interessante porque hoje, mais do que nunca, precisamos "abrir nossos armários". A vida atual não permite que um ou outro detenha o conhecimento e, dessa forma, o poder. Se não houver troca, partilha, interação, aquela pessoa que acha que sabe (ou que parece ter o "armário cheio"), na verdade, nada sabe ou nada tem. Para que fique, não apenas o abstrato, faz-se necessário que haja muita troca boa, positiva, diálogada e que nos proponhamos a aprender e ensinar aos jovens em formação, porque no mundo há trocas muito ruins e perigosas também. Dos armários podem sair preciosidades, mas também um montão de lixo ou coisas piores.

Fraterno abraço,
Geraldo Valintim
___________________________________________




SINOPSE DO ESPETÁCULO
A repulsa ao sexo e a paixão por Deus permeiam a obra autobiográfica Confissões, pilar fundamental do pensamento de Aurélio Agostinho (354-430), ao lado de Santo Tomás de Aquino um dos maiores pensadores do cristianismo.
E é justamente o desassossego contido em Confissões o cerne do espetáculo Coração Inquieto, com direção direção de Henrique Tavares, que teve temporada no Rio com enorme repercussão.
A peça fala fundamentalmente da dor indissociável às paixões. Santo Agostinho é focado no crepúsculo de sua vida, aos 77 anos, rememorando sua adolescência profana, e revendo seu amor por Floria, a mulher com quem viveu por 12 anos e que teve seu único filho.
Mas o grande desafio fica para a ator, que deve traduzir a desproporção emotiva gerada pelas noções de culpa e deleite, pecado e sofrimento. O ator mergulha em personagens que não suportam as emoções que carregam, traduzindo esse sentimento com um belo trabalho físico que chega ao público e emociona. ______________________________________________________


EM BUSCA DA LIBERTAÇÃO FINAL
Santo Agostinho e a Filosofia


Aurélio Agostinho nasceu em Tagasta, uma cidade da Numídia (norte da África, região conhecida como África Branca), de uma família burguesa, a 13 de novembro do ano 354. Seu pai, chamado Patrício, era pagão, mas recebeu o batismo pouco antes de morrer. Sua mãe, Mônica, pelo contrário, era uma cristã fervorosa. Mas Agostinho cresceu sob fortes influências romanas, tanto na língua quanto no aspecto cultural e também no religioso. Aos 17 anos de idade foi para Cartago, a fim de aperfeiçoar seus estudos em Direito, - se encantou, entretanto, com a Literatura, e acabou se formando na arte da palavra.

Cartago era originariamente uma colônia fenícia situada na Tunísia. Foi uma potência na Antiguidade, disputando com Roma o controle do Mar Mediterrâneo. Foi destruída depois das três Guerras Púnicas (149 aC – 146 aC), mas em aproximadamente um século antes de Cristo, Caio Júlio César e Otávio Augusto a reconstruíram como colônia de Roma. Cartago alcançou novamente uma grande prosperidade, e sua população cresceu a ponto de se tornar a quarta maior cidade do Império Romano. Foi nessa grande e pulsante metrópole multicultural que Agostinho viveu, estudou e lecionou até seus 29 anos de idade, - um longo período em que conheceu e desfrutou, sem medidas, dos prazeres da carne; - desviando-se moralmente, segundo suas próprias palavras, e caindo numa profunda sensualidade, - esta que é “uma das maiores consequências do pecado original”. - Tal sensualidade dominou-o quase por completo, fazendo-o mergulhar num turbilhão de prazeres que o entorpeceram moral e intelectualmente, e fazendo com que aderisse ao maniqueísmo.

O maniqueísmo representa uma linha de pensamento estruturalmente dualista: atribui realidade substancial tanto ao Bem quanto ao Mal. Agostinho buscava encontrar, no dualismo maniqueu, a solução do ancestral problema do mal e do sofrimento no mundo. Por consequência, buscava uma justificação para sua própria vida.

Quando terminou seus estudos, Agostinho abriu uma escola em Cartago, de onde partiu para Roma e, em seguida, para Milão. Afastou-se definitivamente do ensino aos 32 anos de idade, por razões de saúde, - mas, principalmente, por razões de ordem espiritual.

Depois de um bom espaço de tempo, – de muito estudo, questionamento, reflexão crítica e meditação, – Agostinho abandonou o maniqueísmo, abraçando a filosofia neoplatônica, onde aprendeu os conceitos da espiritualidade de Deus e da negatividade do Mal. Assim ele chegou, por suas próprias forças, a uma concepção cristã da vida, isso no começo do ano 386. Entretanto sua compreensão ainda era apenas filosófica. – Fica a impressão de que a mente estivesse convencida, mas não o coração. Declara ele que, então, ainda se encontrava dominado pela luxúria.

Finalmente, como por uma fulguração dos Céus, sobreveio a conversão de Agostinho, moral, irrestrita e absoluta, em setembro do ano 386. Ele renuncia inteiramente ao mundo, à carreira e ao matrimônio; retira-se durante meses para a solidão e o recolhimento do mundo, em companhia apenas de sua mãe, do filho e de alguns pupilos. Em meditação, agastado de tudo (numa região próxima à Milão), escreveu seus magistrais Diálogos Filosóficos, e, na Páscoa do ano 387, juntamente com o filho Adeodato e o amigo Alípio, recebeu o batismo cristão, das mãos de Santo Ambrósio, cuja doutrina e eloquência parecem ter representado parte importante no seu processo de conversão. Tinha Agostinho, então, trinta e três anos de idade...

Depois de sua impressionante conversão, Agostinho abandonou Milão, e, falecida sua mãe, voltou para Tagasta. Ali vendeu todos os seus haveres e distribuiu o dinheiro entre os pobres; a seguir fundou um mosteiro, em uma das suas propriedades alienadas. Foi ordenado padre em 391, e consagrado bispo em 395.

Após a sua conversão, Agostinho dedicou-se inteiramente ao estudo das Sagradas Escrituras, da Teologia Revelada, e da redação de suas grandes obras, entre as quais se destacam as filosóficas. As obras de Agostinho de maior interesse filosófico são, sobretudo, os Diálogos Filosóficos: ‘Contra os Acadêmicos’, ‘Da Vida Beata’, ‘Os Solilóquios’, ‘Sobre a Imortalidade da Alma’, ‘Sobre a Quantidade da Alma’, ‘Sobre o Mestre’, ‘Sobre a Música’. Interessam também à filosofia os escritos contra os maniqueus: ‘Sobre os Costumes’, ‘Do Livre Arbítrio’, ‘Sobre as Duas Almas’, ‘Da Natureza do Bem’.

Dada, porém, a mentalidade agostiniana, em que a filosofia e a teologia andam juntas, compreende-se que interessam à filosofia também suas obras teológicas e religiosas, especialmente ‘Da Verdadeira Religião’, ‘As Confissões’, ‘A Cidade de Deus’, ‘Da Trindade’, ‘Da Mentira’, ‘O Pensamento’, ‘A Gnosiologia’.

Agostinho governou a igreja de Hipona até sua morte, que se deu durante o assédio da cidade pelos vândalos, a 28 de agosto de 430. Tinha setenta e cinco anos de idade.

Este brevíssimo (insípido mas necessário) resumo da vida de Santo Agostinho tem a finalidade de servir como pano de fundo para que possamos entrar com maior propriedade na matéria que mais nos interessa neste momento.

Santo Agostinho afirma que há apenas uma Justiça, aquela vinda de Deus. Um das questões mais interessantes colocadas por Agostinho, no entanto, é o porquê da injustiça. Se Deus é o Criador de todas as coisas, e se sua bondade é infinita, porque há maldade e injustiça no mundo?

Veja-se que para Agostinho existe apenas um Deus, o Sumo Bem, Criador de todas as coisas. Se tudo que existe foi criado por Deus, não há possibilidade de atribuir a origem do mal ao diabo, por exemplo.

Então, de onde vem o mal que praticamos? Esta questão é respondida por Agostinho no seu livro De Libero Arbitrio, onde ele defende a tese de que a origem do mal está no livre arbítrio, ou seja, para Agostinho o mal é resultado do mal uso de nossas vontades.

Deus fez o homem uma criatura superior, à qual concedeu o dom da razão. Esse privilégio permito ao homem conhecer a maravilhosa Ordem que o Criador instituiu no Universo. Porém, por ser racional, o homem pode escolher livremente entre aceitar a ordem divina contribuindo para a Harmonia do Universo, ou transgredir essa ordem, cultivando a maldade e a injustiça. Para Agostinho, portanto, ser justo é agir de forma a manter a Harmonia designada por Deus.

Por que existem o mal e o sofrimento no mundo? Quais as causas da infelicidade? – Indagações irmãs da maior questão de todas: Qual o sentido da vida?

Qual o sentido da vida? Evidente que essa indagação não existe, ou fica muito distante, quando a vida nos parece fazer sentido. Para os que podem gozar dos prazeres da vida, ter a alegre contemplação das belezas do mundo, apreciar o dom de amar e ser amado ou desfrutar de pelo menos algumas das muitas e multifacetadas manifestações da Graça divina, esses questionamentos soam quase que completamente sem sentido. Ao contrário, só perguntamos se a vida faz sentido quando somos tomados de assalto pela infelicidade, quando nos damos conta das terríveis gravidades que nos tentam fazer submergir na lama do mundo. Quando a sombra da desgraça nos envolve e asfixia, aí sim, as antigas perguntas ressurgem, absolutas. Nesses momentos, toda filosofia é triste.

Segundo a filosofia, o pensamento nasce do espanto, e sem o problema e os problemas do sentido da vida, - ou da terrível aparente falta de sentido da vida, - não haveria pensamento filosófico. O espanto causador das reflexões filosóficas é o medo do absurdo, ou da angústia. O homem é confrontado com o absurdo, o qual reconhece como algo que não merece e não deve ser preservado, mas, ao contrário, que é preciso combatê-lo. E em tudo que causa repulsa, isto é, tudo que existe e cuja existência é considerada imprópria, também falta sentido.

O absurdo em que consiste o mal (ou esse mal em que consiste o absurdo), manifesta-se na vivência da dor inútil, - seja natural ou infligida, - e também no fato incontestável de que somos suscetíveis a essas experiências. Resta o dilacerante sentimento de que não é bom que seja assim, não está certo, não deveria ser... Mas é.

Quando a felicidade se faz presente, nós a aproveitamos. Quando se faz ausente, perguntamos: por quê? A bem-aventurança não provoca a razão, assim como a saúde não se percebe até que a doença se faça presente. A felicidade é um bem. – Parece-nos o único sentido possível da vida. A desgraça, ao contrário, é algo que se sente como algo que nos priva do real sentido da vida, um problema que precisa ser resolvido, eliminado, dirimido; - um estorvo que deve ser extirpado para que a paz, a justiça, a ordem e a lógica sejam restauradas.

Sendo o que não deveria ser, a existência inquestionável do mal é a indesejada presença da irracionalidade e do caos na experiência cotidiana de cada homem que a padece.

“O Mal não é simplesmente a falta de ser, mas o ser da Falta.”Santo Agostinho

Se o que move a filosofia é a conjectura da possibilidade de não haver sentido na vida, e ainda a necessidade inexorável do pensamento de descobrir esse sentido a todo custo, e mesmo de criá-lo, se preciso for, também a religião é movida pela ameaça do absurdo e pela carência de sentido, oferecendo respostas metafísicas, e tantas vezes dogmáticas, aos problemas, tão mais propriamente filosóficos quanto mais existenciais, provocados no confronto que vemos em nosso cotidiano, da realidade que se apresenta, quase sempre, terrivelmente repleta de contradições.[1] - A religião e a filosofia são, nesse sentido, filhas do mesmo espanto!
FONTE: http://artedartes.blogspot.com/2009/08/em-busca-da-libertacao-final-9_19.html
_________________________________________________________
FICHA TÉCNICA:

Dramaturgia e Atuação: Eduardo Rieche
Direção: Henrique Tavares
Cenário: Doris Rollemberg
Iluminação: Renato Machado
Projeto Gráfico: Batman Zavareze

Inquieto Coração é um mergulho nas reflexões de Santo Agostinho sobre diversos temas ligados ao ser humano, como a natureza do amor, a busca da verdade e o conhecimento de Deus.

Eduardo Rieche adaptou quatro textos de Santo Agostinho para a elaboração da peça: Confissões, A Cidade de Deus, A Trindade e Solilóquios. A montagem faz com que o autor fique próximo ao público e divida suas aflições com a platéia de maneira cúmplice e íntima.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

--> PORQUE A ÁGUA DO MAR É SALGADA ?


Por que a água do mar é salgada?
Durante centenas de milhões de anos, a chuva foi formando os rios - que, por sua vez, dissolveram rochas de diferentes períodos geológicos, nas quais o sal comum, cloreto de sódio (NaCl), é encontrado em abundância. Como todos os cursos d’água correm para o oceano, os mares ficam com quase todo o sal dissolvido nesse processo. Além disso, as partículas de cloro e de sódio suspensas na atmosfera também são levadas pela chuva, completando o processo. Ainda assim, a salinidade de uma massa de água depende principalmente de sua taxa de evaporação, que acaba determinando a concentração do sal. É por isso que lagos e açudes podem tornar-se salgados em regiões de muito calor, como ocorre no Nordeste brasileiro. Por essa mesma razão, os mares equatoriais são mais salgados que os polares. Os mais salgados do planeta são o Mar Morto, no interior da Ásia, e o Mediterrâneo. O menos salgado é o Mar Báltico, no norte da Europa, que, por causa do seu baixo teor de sal, chega a ficar congelado durante o inverno.
FONTE 1: http://mundoestranho.abril.com.br/ambiente/pergunta_285757.shtml
Por que a Água do Mar é Salgada?
No primeiros tempos de formação da Terra, esta era constituída por uma massa em fusão. À medida que foi arrefecendo, os elementos mais densos ficaram no centro e os menos densos migraram para a superfície, tendo alguns gases (oxigênio, hidrogênio, metano, vapor de água) escapado para formar uma atmosfera. Quando a Terra arrefeceu ainda mais, formou-se uma crosta sólida e o vapor de água condensou em grande parte, dando lugar aos oceanos. A água dos oceanos é salgada porque contém sais dissolvidos (com concentrações entre cerca de 33 e 37 g por cada quilograma de água do mar) que têm várias origens:
1. As rochas da crosta vão-se desgastando por erosão e há uma parte dissolvida desse material que é transportada para o oceano pelos rios
2. As erupções vulcânicas libertam substâncias voláteis (tais como dióxido de carbono, cloro e sulfato) para a atmosfera, uma parte das quais acaba por ser transportada com a precipitação diretamente para o oceano ou indiretamente através dos rios.
3. As erupções vulcânicas submarinas contribuem fortemente para os íons no oceano.
4. Para além destas fontes naturais, há sais que provêm de poluentes gasosos, líquidos ou sólidos.
Mas para além destas fontes de sais há também sumidouros que consomem parte dos sais dissolvidos: plantas e animais marinhos que usam sais (por exemplo, sílica, cálcio e fósforo) para construir os seus esqueletos ou conchas, sedimentos depositados no fundo do mar e que incorporam alguns sais (por exemplo, potássio e sódio), e ainda outros processos. Mas há um equilíbrio entre as fontes e os sumidouros pelo que a composição da água do mar é essencialmente constante.
FONTE 2: http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./agua/salgada/index.html&conteudo=./agua/salgada/artigos/salgada.html
Por que a água do mar é salgada?
Com mais de 70% da superfície da Terra coberta por água, é um paradoxo pensar que a escassez deste elemento já é realidade em muitas partes do Planeta. É que somente uma pequena parcela é formada por água doce. Enquanto não existe uma forma barata de tornar potável a água do mar, é bom saber que ele só é salgado porque os oceanos são o ponto final do ciclo da água em nosso planeta, explica o oceanógrafo Ricardo Cardoso, do Aquário de São Paulo.
Desde a formação dos oceanos, há 4 bilhões de anos, eles vêm acumulando tudo o que é lavado no continente. Os rios tiram compostos, sais e minérios de terra firme e levam para o mar, tornando-o salgado. Quando a água do mar evapora e se transforma em nuvens, os sais ficam no oceano - por isso, a chuva é "doce".
"É por isso também que a água é muito mais pura no alto de uma montanha, pois ainda não acumulou material sólido", diz Cardoso. As fontes de água doce que abastecem o Mar Morto, no Oriente Médio, o fazem com muito menos força do que há três décadas, conta o oceanógrafo, e por isso sua água é cada vez mais salgada.
Para cada litro de água do mar, há cerca de 32 gramas de sal, composto de vários elementos. O mais abundante é o cloreto de sódio, o sal de cozinha. Além dele, há traços de magnésio, potássio e cálcio, em concentrações menores, diz Cardoso.
Esta pergunta foi enviada pela internauta Maria Aparcida Rufino de Souza. Clique aqui e envie já a sua.
Redação Terra
Por que o céu é azul?
Aquele céu de brigadeiro, que, ao acordar de manhã dá vontade de aproveitar bem o dia, não é obra do acaso. O céu é azul por conta da interação da luz do Sol com a atmosfera terrestre.
A atmosfera terrestre é o conjunto de gases que envolve o nosso planeta. Nitrogênio e oxigênio compõem a imensa maioria, mas existe um gás, que responde por apenas 0,00006% da atmosfera, que é o responsável pela cor do nosso céu, segundo o professor Paulo Mottola: o ozônio.
A luz do sol é formada pela união de várias cores. Ao entrar em contato com a atmosfera, ela se espalha devido às particulas existentes no ar. Quando a luz solar chega ao nosso planeta, encontra as moléculas de ozônio (O3) e, nelas, sofre o fenômeno de refração.
Mottola explica que é como uma filtragem: a luz atravessa molécula e apenas a freqüência azul do espectro passa. Daí o céu ser azul. O mesmo fenômeno explica um bonito momento depois das chuvas: "Quando essa mesma luz incide sobre uma gota d'água, saem as sete cores. É o arco-íris, que acontece quando há muito vapor de água após uma chuva, por exemplo", lembra o professor.
Como se formam as ondas do mar?
Amadas pelos surfistas em busca de boas manobras e desprezadas por muitos banhistas que só querem saber de calmaria na praia, as ondas do mar se formam pela ação do vento sobre a superfície da água, explica Lauro Calliari, professor do departamento de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande (Furg).
Quanto maior a força do vento, duração e comprimento sobre o qual ele atua na superfície (fetch), maior será a altura das ondas, diz o oceanógrafo.
"Essas ondas formadas viajam grandes distâncias até atingir a costa. Podemos ter vento forte no meio do oceano, a cerca de 2 mil quilômetros do litoral, que as ondas geradas naquele local pelos ventos fortes vão até a costa", complementa.
Além das ondas geradas pela ação do vento, existem aquelas provocadas por abalos sísmicos ou mesmo por eventos como o desmoronamento de um pedaço de montanha que cai no mar. "O mecanismo de propagação é o mesmo, só que a origem é diferente", ressalta Calliari.
As tsumani, por exemplo, ocorrem após perturbações abruptas que deslocam verticalmente a coluna de água, como um sismo, atividade vulcânica ou deslocalmento de terras. Essas ondas podem chegar à costa com altura de até 50 metros, como na tragédia que matou mais de 280 mil pessoas em dezembro de 2004, na Ásia.
Por que a chuva cai em gotas e não em jorro?
Ao redor da terra há um vapor de água invisível. "Quando essas gotículas de vapor se juntam, formam as nuvens", explica o professor de Física Luiz Carlos Marques Silva, de São Paulo. Como são muito pequenas, com diâmetro de milésimos de centímetros, essas microgotículas, que podem ser formadas também por cristais de gelo, são muito leves e flutuam.
De acordo com Silva, a chuva não está dentro das nuvens, mas sim uma nuvem que se desfaz, perdendo partes de si mesma. A transformação da nuvem em gotas se dá quando há choques entre as microgotículas, formando gotas maiores e mais pesadas, o que as faz cair.
O modo como as gotas da chuva se formam depende do tipo de nuvem, se quente ou fria. Nas nuvens quentes, à medida em que uma gotícula cai, ela se choca com outras, fundindo-se com elas e formando uma gotícula um pouco maior. Este processo continua à medida em que a gota vai caindo e, quando ocorre de forma rápida, forma uma gota de maior tamanho.
Nas nuvens frias as gotas iniciam-se como cristais de gelo. Essas nuvens se formam a uma altitude elevada e prolongam-se até zonas onde a temperatura está abaixo de 0ºC, o ponto de congelamento da água. À medida em que o ar torna-se mais quente, os cristais derretem, transformando-se em gotas de chuva

Fonte 3 : http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/interna/0,,OI3355553-EI8406,00.html

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

--> CONSTRUÇÃO DO AEROBUS DE “ NOSSO LAR ”



CONSTRUÇÃO DO AEROBUS DE “ NOSSO LAR ”

Filme brasileiro será baseado no livro psicografado Nosso Lar, de Chico Xavier.


Débora Ertel/Da Redação

Novo Hamburgo 21/08/2009 - Em breve o talento de um artista hamburguense será conhecido na tela dos cinemas de todo o Brasil. Alvoni Nissola da Silveira, 51 anos, foi o responsável pela construção do ônibus espacial que irá compor o cenário do longa-metragem brasileiro Nosso Lar. O filme é baseado no livro Nosso Lar, psicografado por Chico Xavier pelo espírito do médico André Luiz. Embora o meio de transporte intergalático não se movimente, seu tamanho é real. Com a ajuda de dez colaboradores, o artista precisou de dois meses e meio para fazer o aerobus de 14 metros de comprimento, três de largura e lugar para 34 passageiros. A peça foi produzida com 95% de fibra de vidro e 5% de madeira.

A equipe de trabalho não teve moleza, em ação de segunda à sexta-feira, das 8 às 22 horas, aos sábados e algumas vezes até aos domingos. Na noite de quarta-feira um guincho colocou a obra de arte, construída em um galpão do bairro Boa Saúde, no caminhão. Hoje ao meio-dia o equipamento, com cerca de três toneladas, deverá chegar numa fazenda da capital do Rio de Janeiro e aguardar pelas gravações.

Concurso

Silveira, além de construtor de projetos, é técnico em fiberglass e designer, é especialista em metalurgia e tornearia e amante de carros antigos. A experiência de 27 anos, aliada ao detalhismo adquirido na restauração de veículos com fibra de vidro, fez com que o hamburguense vencesse o concurso para construir o ônibus espacial. Segundo ele, seu trabalho foi descoberto por meio da internet. "Quando eu vir o aerobus no cinema será muito gratificante", comenta. Enquanto isso, ele já trabalha em outros projetos. Um é a conclusão da restauração de um Shelby Cobra e o outro é a tratativa para construir uma cabine de avião, que será usada para simulação de voos.
FONTE: http://www.jornalvs.com.br/site/noticias/geral,canal-8,ed-60,ct-501,cd-212807.htm

Foto:Diego Vara

Ônibus espacial "invade" BR-116

Pesando cerca de três toneladas, a peça levou quase três meses para ficar pronta


Peça fará parte de longa-metragem inspirado em livro psicografado por Chico Xavier
Quem passou nesta quarta-feira pela BR-116, em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, deparou com uma cena inusitada. Uma réplica de um ônibus espacial com 14 metros de comprimento e 10 metros de largura, rebocado por uma carreta, se deslocava pela rodovia em direção ao Rio de Janeiro.

A peça, produzida em solo gaúcho, fará parte das filmagens do longa-metragem inspirado no livro psicografado por Chico Xavier, chamado Nosso Lar.

Pesando cerca de três toneladas, a peça levou quase três meses para ficar pronta. Produzida em um galpão no bairro Boa Saúde. A obra, produzida por Alvoni Nissola da Silveira, foi feita em madeira, fibra de vidro e acrílico e deve chegar ao Rio de Janeiro no final de semana.
ZERO HORA
FONTE: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Geral&newsID=a2624262.xml

EQUIPE DE FIGURINO DO FILME "NOSSO LAR"

“IMAGEM ILUSTRATIVA”


FOTOS DO LOCAL DE CENÁRIO DO FILME: BAIRRO DE SANTA TERESA-RJ



--> ENTREVISTA COM NELSON XAVIER SOBRE O FILME



Chico Xavier - O filme
Sob a benção de Chico Xavier, ator encarna médium no cinema

POR CAMILLA GABRIELLA, RIO DE JANEIRO

O ator Nelson Xavier se emociona quando fala do médium Chico Xavier. Com 67 anos, o ator vai interpretar o líder espiritual no cinema, com direção de Daniel Filho. O filme — em que Ângelo Antônio viverá o protagonista mais jovem — começa a ser rodado este mês, para ser lançado em 2 de abril de 2010, quando Chico completaria 100 anos. Nelson viajou para Pedro Leopoldo e Uberaba, em Minas Gerais, onde Chico nasceu e morou. Em entrevista em sua casa, diante de painel com inspiração oriental, diz que estudar sobre o médium mais famoso do Brasil o reaproximou da mãe, que era espírita e morreu há 10 anos.
Nelson Xavier se emociona quando fala do médium Chico Xavier
Como surgiu o convite para fazer Chico Xavier no cinema?
Nelson Xavier — Essa história começou há cinco anos. O Marcel Souto Maior, que escreveu ‘As Vidas de Chico’, me mandou o livro e um bilhete dizendo que gostaria que eu interpretasse o Chico. Li o livro e fiquei estarrecido com o poder de Chico. Nunca tinha me voltado para o fenômeno que é o Chico Xavier, apesar de ter crescido em um ambiente espírita. Isso aconteceu no mesmo ano em que fui ao Festival de Gramado e sentei ao lado de um casal que não conhecia e o cara falou: ‘Você vai fazer Chico Xavier, né?’ Perguntei como ele tinha tanta certeza. E ele disse: “Um passarinho me contou”.
Eles eram espíritas.
Passei a chamar de sinais.
Depois de um tempo, conversei com o Mário Lúcio (Vaz, ex-diretor geral artístico da Globo), ele contou que o Daniel Filho (que vai dirigir o longa) talvez fizesse o filme.
Foi a primeira vez que fiz isso na vida: liguei para o Daniel, que é uma pessoa com quem não tenho relação regular, e disse ‘Sei que você vai dirigir Chico Xavier e quero fazer. Se você achar que estou muito velho, eu até faço uma plástica.’ Segui minha vida até que um dia ele me ligou e disse: ‘A resposta é sim’. Quando caí em mim, tive uma crise de choro.
—Já tinha tido contato com o espiritismo?Apesar de minha querida e saudosa mãe ser espírita e me levado ainda quando criança ao centro, de ter visto a materialização, eu não acreditava. Era cético. Na adolescência achei que não tinha que dar bola para essa história.
—E como se preparou para o personagem?— Em março fomos para Uberaba, em Minas Gerais, na casa onde Chico morou, e para Pedro Leopoldo (cidade onde Chico nasceu). Lá tem recortes lindos... Delirei, queria morar lá. É um lugar de paz. Todos os lugares que ele frequentou são carregados de uma energia arrebatadora. Nessas visitas tive notícias de muitos colegas que visitavam o Chico. Toda vez que eu falo dele me emociono (fala com olhos marejados) e a figura da minha mãe ficou muito presente, porque ela se foi há uns 10 anos e o Chico me aproximou dela de novo. Conheci as pessoas de lá, os lugares por onde ele passou, as revelações. Foi uma forte emoção. Agora vou fazer uma digressão: não me acho uma pessoa inteligente. Todo mundo se acha inteligente. Eu me acho intuitivo.
—Em que sentido?—É me emocionando que conheço as coisas. O Brasil me emociona. Sou um indignado com o país. Jesus me emociona, quando falou há mais de dois mil anos: “Amai-vos uns aos outros como a vós mesmos”. Minha formação é de comunista e acredito na solidariedade humana. Nunca me voltei para esse lado da religião. Mas não posso negar que fui tocado.
Espiritismo é uma militância. As pessoas devem trabalhar pelo próximo.
O que mudou em sua vida depois que conheceu a obra de Chico Xavier?
—Estou me cobrando para trabalhar em função disso, de ajudar ao próximo. Nunca neguei a existência de energias, de forças. Só que a minha crença era que depois da morte sua identidade acaba. Não acredito mais nisso, agora acho que ainda permanecem indivíduos distintos. É uma coisa forte. Não posso continuar com a atitude que tinha antes. Acredito no progresso da humanidade como todo comunista. É lento, mas há progresso. É o amor que leva a isso. Democracia é uma falsidade.
— Voltando ao filme, você frequentou o Lar Frei Luiz, no Rio, para ajudá-lo?— Busquei antes do filme por causa da minha doença (ele tem câncer na próstata), para ver se enfrentava de uma maneira diferente. Isso me ajudou muito a lidar com ela com mais tranquilidade. Foi por uma bobeira. Nunca fui de excessos. Se não tivesse sido ignorante, teria evitado. Fui acolhido pelo Carlos Vereza, que me encontrou no Frei Luiz.
Lá, é um lar de caridade e muito amor.
—Você disse que as pessoas o confundiam com o Chico por conta do mesmo sobrenome. Isso te incomodava?—Ficava indignado. Eu me sentia desqualificado porque ignorava quem era Chico Xavier. Hoje essa ordem inverteu: me sinto elogiado. Se eu soubesse quem era me sentiria enobrecido.
— Qual foi a reação das pessoas quando descobriram que você viveria Chico Xavier?— Tanto as pessoas de Uberaba, quanto o Daniel acham que, por eu não ser comprometido com o espiritismo, vejo com mais amplitude. É um olhar de quem é de fora. O filme vai ser um sucesso não só no Brasil quanto internacionalmente. O Chico é uma pessoa de importância equivalente ao Alan Kardec. É tido como reencarnação do Kardec. O Chico vai dar uma força. Ele é uma das pessoas mais queridas e conhecidas no mundo, mais que o Pelé.
—E como foi o contato com Eurípedes, filho adotivo de Chico Xavier?— Ele é uma pessoa recatada, reservada, não é expansiva. Guardou 22 ternos do pai e todas as outras roupas e ainda me deu três ternos. Trouxe aquilo na viagem feito um manto sagrado. Fiquei com um terno, que é inglês, lindo (risos), e dei os outros para a produção. São roupas que vou usar no filme. Eu me senti o máximo com a roupa dele. Coube em mim, só fiz alguns ajustes. Mas era como se fosse meu...
http://odia.terra.com.br:80/portal/diversaoetv/html/2009/5/sob_a_bencao_de_chico_xavier_ator_encarna_medium_no_cinema_9858.html
FONTE: http://conscienciaevida.blogspot.com/2009/07/chico-xavier-o-filme.html

ROTEIRO DO FILME

Marcel Souto Maior, autor da biografia, aprovou o roteiro de Bernstein. “Eu e o Daniel Filho chegamos a ler outros dois roteiros, mas o de Bernstein ficou a altura da história.” Enquanto os atores não são escolhidos, a leitura do roteiro foi feita há 20 dias com mais de dez atores presentes, entre eles Tony Ramos, Cristiane Torloni e Camila Pitanga.

Antes mesmo de ser filmado, o filme já causa polêmica. Eurípedes Humberto Higino dos Reis, filho de Chico e detentor da marca ‘Chico Xavier’, diz ao JT que o filme não será baseado apenas na biografia de Marcel. “Até por isso, o filme se chamará apenas Chico Xavier”, diz. “Meu pai teve mais de 30 biografias, seria uma injustiça deixar que apenas uma pessoa o retratasse.” Reis, apesar de ainda não ter lido o roteiro, confirmou que já fez reuniões com Daniel e que o filme vai realmente ser filmado. “Vou assistir ao filme antes de ser lançado. Ensinamentos como ‘fora da caridade não há salvação’ deverão estar presentes.” Sobre a declaração de Reis, Marcel defendeu-se dizendo que seu livro é a base do roteiro. “O roteirista tem a liberdade de se informar em diversas fontes. O universo de Chico é vasto e ele deve, sim, ter lido outros textos.”

Marcel, que nasceu no mesmo dia em que Chico, lembra que as pessoas faziam chacota quando ele dizia que escreveria sobre a história do médium. “Falavam: ‘tem certeza de que não é a biografia do Chico Buarque, Chico Anysio ou Chico Mendes?’ Acho que se eu falasse que escreveria sobre o Chico Bento, receberia mais apoio.”

O autor adiantou passagens sobre a vida do espírita que serão retratadas. “A traumática infância e o sofrimento de uma mãe em busca de informações sobre o filho vão emocionar. Antes de se tornar o mineiro do século, ele foi ridicularizado pela imprensa”, lembra. “Como no caso em que o jornalista da revista O Cruzeiro, David Nasser, e o fotógrafo Jean Manzon fingiram ser jornalistas estrangeiros e fizeram fotos do Chico até tomando banho de banheira. Quando o Chico viu a revista, ficou envergonhado e começou a chorar copiosamente. O espírito guia de Chico, Emmanuel, o alfinetou dizendo ‘pare de chorar. Jesus foi parar na cruz e você apenas no Cruzeiro’.” Outra passagem que também deverá ser lembrada é uma em que Chico se desesperou quando o avião em que estava entrou em uma zona de turbulência. “Emmanuel, ao vê-lo desesperado, disse para ele: ‘Se vai morrer, que morra com educação’. E Chico respondeu: ‘Onde já se viu morrer com educação?’.” Além disso, parte das três entrevistas que o médium deu para o programa Pinga Fogo, da TV Tupi, na década de 70, serão recriadas.
IMAGENS CAPTURADAS DO FILME
INFÂNCIA DE CHICO XAVIER


Leia entrevistas com o diretor Daniel Filho e o ator Nelson Xavier

Correio Braziliense 23/08/09.

Ricardo Daehn
Publicação: 23/08/2009 07:50 Atualização: 23/08/2009 07:52

» Daniel Filho (diretor de Chico Xavier)

No processo de pesquisa do filme, em algum momento, vocês levantaram alguma posição contrária à imagem do Chico Xavier? Há como contestá-lo, desconfiar do que ele afirmava fazer? O que os céticos podem esperar?

Discutir fraude com Chico Xavier é uma bobagem. Você pode discutir porque os fenômenos aconteciam. A paranormalidade dele pode até ser uma antena de física quântica. Isso, porém, acontecia com essa pessoa. Se ele falava com mortos ou desencarnados a discussão é ampla e infinita.

Qual a expectativa que se pode ter em relação à futura minissérie, realizada simultaneamente por vocês?

Saiba mais...
Depois do sucesso do filme Bezerra de Menezes, a onda espiritualista invade o cinema nacional
A TV Globo está no projeto por causa da minissérie. O cinema tem linguagem totalmente diferente da tevê. Como a trama é extensa, ao longo da montagem, várias histórias foram suprimidas ou estão em menor escala no filme. Nesse sentido, o aspecto episódico do roteiro facilitará os futuros trabalhos para o produto televisivo.

Chico Xavier gostava de cantores populares como Fábio Jr. e Roberto Carlos. Isso estará refletido na trilha sonora do filme?

Quanto à música, ela será feita pelo Egberto Gismonti. Teremos a Bacchiana Brasileira nº 1 (de Villa-Lobos) e algo de Beethoven. Possivelmente, haverá espaço para alguma música popular feita para ele, mas isso não está garantido.

Algum valor teu foi modificado, na feitura do filme?

Não. Como me aprofundei mais no ser humano, logicamente, passei a conviver mais com traços da mente dele. Mas, estive mesmo preocupado em entender o pensamento dele e não de traí-lo.

» Nelson Xavier (ator de Chico Xavier)

Houve uma declaração do outro intérprete do Chico (Ângelo Antônio), que diz tê-lo construído assexuado e até, levemente, feminino. Isso é andar no fio da navalha? Nesse sentido, o senhor também puxou para esse lado, ou não?

Não. Não consigo chamá-lo de assexuado. Tenho a impressão de que ele nunca cumpriu nada sexual, nunca viveu o sexo. Acho que, nem mentalmente, ele teve vida sexual. Não sei a que atribuir, mas, evidentemente, vivia num plano em que falar de sexo é realmente complicado. Não acentuei nem retirei nada. Fiquei indiferente a isso. Não o vejo feminino. Embora, Ângelo e eu tenhamos trabalhado muito juntos. Nos observamos, mutuamente, para ficarmos numa faixa próxima. Cada um sentindo o Chico do seu jeito, mas tentando não se afastar dos limites do outro.

Há o risco do endeusamento da figura do Chico Xavier?

Estamos com propósito de simplesmente contar a vida dele. Basta. Porque ele é um homem tão santificado que não precisa aumentar, não precisa pôr adjetivo, é só falar dele. Não há nenhum exagero, nenhum superlativo, não há nada.É simplesmente a história dele.

Deixar o personagem vai ser uma experiência diferente das libertações outros personagens?

Completamente. Como dizia o Ziembinski, os atores vão pegando retalhos, pedaços dos personagens, chega no fim da carreira, tá uma verdadeira colcha... Mas, acho que ele foi tão forte, tem sido tão forte, que eu não vou mais ser o mesmo depois. Vou ser uma pessoa muito melhor. Isso sem dúvida nenhuma, muito melhor. Ele me mostrou coisas que eu não posso mais ignorar.
1 dias atrás - 3 dias restante(s) para responder.
Detalhes Adicionais
..........

Veja também:

http://br.answers.yahoo.com/question/ind…

http://br.answers.yahoo.com/question/ind…
1 dias atrás

+++++++++++++

NANDO.


Para quem não conhece algo, esse algo não existe naquela mente.

Algo somente passa a ter vida própria diante de uma experiência pelos sentidos.

Além disso, segundo o próprio Leonardo Boff:

"Compreender não consiste em elencar dados. Mas em ver o nexo
entre eles e em detectar a estrutura invisível que os suporta. Esta não aparece. Recolhe-se num nível mais profundo. Revela-se através dos fatos. Descer até aí através dos dados e subir novamente para compreender os dados: eis o processo de todo o verdadeiro conhecimento"
Leonardo Boff.

Então um filme biográfico sempre será uma oportunidade de alguém refletir sobre determinado fato, ainda que já venha sofrendo a limitação de interpretação do diretor e dos atores.

Mas sempre fica um saldo positivo.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

--> COLÔNIAS ESPIRITUAIS



ESTUDO DAS COLÔNIAS E COMUNIDADES ESPIRITUAISA.A da Silva
Objetivo do estudo:
Dar uma visão do que acontece após a morte. para onde são levados os espíritos desencarnados. Vamos todos para o mesmo lugar? Qual é o critério para a nossa ida para determinado lugar? Não é o dinheiro nem o poder. Iremos para um local melhor de acordo com o grau de evolução alcaçado através do correto uso do sentimento e da inteligência. O primeiro, o nosso próximo, junto aos familiares, amigos e colegas de trabalho. O segundo pelo desenvolvimento de novas habilidades e pelo conhecimento no plano do trabalho e do estudo
Desenvolvimento:
O mundo espiritual compreende:
As colônias espirituais, ou comunidades espirituais, são locais onde os grupos de espíritos errantes (ou desencarnados) se estabelecem transitoriamente, enquanto aguardam novas encarnações. Todas as cidades brasileiras são circundadas por essas colônias. Uma cidade - como Taubaté, por exemplo - tem uma equivalente no Plano Espiritual. O mesmo vale para todas as cidades da Terra. Elas foram feitas para atender aos desencarnados daqueles cidade. Isso não significa que todos vão ficar no mesmo lugar após a morte. As colônias servem de morada para os espíritos com algum grau de evolução e que lá possam descanasr após sua longa estadia na terra e, posteriormente, iniciar os trabalhos de aprimoramento para uma nova encarnação. As colônias são verdadeiras cidades: apresentam prédios, jardins, casas, parques, árvores, hospitais e bibliotecas. Lá os espíritos trabalham e descansam.
O umbral é o local onde se abrigam os criminosos, que para lá se dirigem conduzidos pelas suas vítimas. Lá vivem também os viciados e os libertinos, que procuram a companhia dos devassos que lhes saciam os apetites sexuais e os vícios. E há ainda aqueles que permanecem na terra ou ficam a vagar por não aceitar a nova condição. O umbral também é abrigo dos que têm consciência pesada e alimentam o remorso.
As colônias socorristas, ou Postos de Socorro, foram criados com o objetivo de atender e amparar os desencarnados presos, de alguma forma, aos males do corpo físico ou aos problemas terrenos, que não possuem a visão espiritual. Espíritos sofredores e atormentados, que desencarnam cheio de culpas e remorsos pelo mal também são recolhidos nestes locais.. No livro"Nosso Lar" existem referências a "Colônia Socorrista Moradia", como uma das do Umbral, assim, denominada a região espiritual habituada por espíritos trevosos.
"Nos Mensageiros", é a vez da "Colônia Campo da Paz", que é uma colônia localizada em plena região inferior, que funciona com a morte física, estado de ignorância ou culpas dolorosas. No livro "Além da Morte", a Colônia Redenção foi criada, nos tempos da escravatura, com o objetivo de socorrer os escravos desencarnados sob o peso de sofrimento e sequiosos de vingança.
As Casas Transitórias ou Giratórias ou Rotatórias são postos de socorro localizados dentro do Umbral, que se locomovem para dar ajuda aos habitantes dessa região. São locais em que os espíritos têm permanência transitória, são amparados e orientados e têm a liberdade de escolher o caminho a seguir. Se adptados a nova vida, essse espíritos são encaminhados as colônias, onde iniciam estudo de que necessitam. Se ficam inconformados ou revoltados, retornam ao lugar de onde vieram. Esse locais apresentam um sistema de defesa para impedir a entrada dos espíritos trevosos, pois o abrigo sofre os ataques da zona umbralina. Daí, ser necessário um sistema de defesa no local. Pelos aparelhos da torre, os espíritos sabem que se aproxima do Posto. Tudo é televisionado. Da torre controla-se todo o sistema de defesa. Para se livrarem dos ataques, colocam-se os lança-raios em ação e concentram-se em oração.
Há Centros de Socorro também nos Centros Espíritas. São verdadeiros pontos de auxílio. Eles ajudam a cuidar dos enfermos e dos recém-desencarnados. Nas cidades dos encarnados, há muitos postos de socorro pequenos. Os recém-desencarnados ficam nos postos por algum tempo e depois são levados para ser doutrinados nas reuniões dos Centros Espíritas, ou são transportados para postos maiores ou colônias. (No Mundo dos Espítos, Vera Lúcia, cap.3 e cap.4 "Abrigo, Caridade e Luz e Postos de Vigília"). Essas regiões são postos de luz dentro do Umbral.
As colônias correcionais:
Para atendimento aos suicidas, aos toxicômanos e aos pervertidos sexuais. No livro "Sexo e Destino", André Luiz cita a existência do "Hospital Escola Almas Irmãs", destinado a socorrer espíritos desencarnados de todas as idades e de ambos os sexos. Os enfermos têm como tema estudos de sexo em várias especialidades, tais como: sexo, amor, sexo e matrimônio; sexo e maternidade; sexo e estímulo, sexo e equilíbrio; sexo e medicina; sexo e evolução; sexo e penalidade.
As Colônias de estudos e de desenvovimento das artes e muitas outras
são somente uma escola ou universidade. Nela há alojamentos para professores e alunos, salas de aula, bibliotecas e imensas salas de vídeo. São locais que estudiosos sonham em conhecer e morar.(Livro de patrícia - Cap.2). Lá existem aulas práticas e teóricas sobre o Mundo Espiritual. Os conhecimentos da doutrina espírita são de três anos para aqueles com pouco conhecimento.
Fixação - Localização e descrição dos locais (seria bom o uso de cartolinas com desenhos sobre essas regiões)
Umbral - É uma região que apresenta uma geografia pobre: poucas plantações, escuridão, abismos, precipícios e vales. O solo é muito tortuoso, a vegetação rasteira. Aves horripilantes aparecem de vez em quando enchendo o silêncio de pios angustiados. Forte ventania sopra em todas as direções.
Postos de Socorro - São verdadeiras fortalezas localizadas dentro do umbral. São locais que servem de abrigo aos desencarnados em condições pouco evoluidas e aos sofredores com consciência pesada. É um local também para auxiliar os espíritos do umbral, que se arrependeram e pedem socorro. São construções magníficas, circundadas por sistemas de defesa como radares e aparelhos. Estes impedem a entrada de espíritos mal intencionados, que desejam entrar para atacar esse locais. Normalmente esse postos são chefiados por admistradores e auxiliadores, que se desdobram na ajuda aos irmãos ignorantes e aos desviados.
Colônias Espirituais - cidades com pátios, bibliotecas, hospitais, lazer, ministérios e prédios.
Espíritos errantes
Segundo Allan Kardec, os espíritos errantes são todos os desencarnados, que ainda não atingiram um estado puro. No intervalo das encarnações, todos os espíritos são errantes. Há espíritos errantes do mais diversos graus de evolução. Enquanto errantes, os espíritos progridem, observam os lugares, instruem-se, analisam os erros e acertos do passado e se preparam para novas experiências na existência corpórea.
A vida do espírito errante, no além, será determinada por sua vida na terra. Ele pertencerá a um mundo com pessoas do mesmo grau de sua elevação, embora lhe sejam permitidas visitas a mundos superiores como modo de aprendizado. Os espíritos mais esclarecidos, então, assumem, a tarefa de orientar encarnados e recém-encarnados. As regiões mais atrasadas ficam mais próximas da terra e as mais adiantadas, mais afastadas. Há cidades espirituais de vários tipos para onde vão de acordo com o grau de evolução.
Bibliografia:
"Colônias Espirituais", de Lúcio Loreiro e "Vivendo no Mundo dos Espíritos"de Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho, cap.2, As Colônias e "Os Mensageiros" de Chico Xavier, por André Luíz.

http://web.prover.com.br/nominato/701.htm
AS COLÔNIAS ESPIRITUAIS SOBRE O BRASIL SE DESTACAM POR SEREM AS MAIS ANTIGAS SOBRE O PLANETA.

AS REGIÕES FÍSICAS DO BRASIL - MINAS GERAIS- GOIÁS-MATO GROSSO - PARTE DE SÃO PAULO - SÃO IGUALMENTE - MUITO ANTIGAS E TRAZEM NA SUA SUPERFÍCIE A MEMÓRIA DE MILHÕES DE ANOS ATRÁS.
OBJETIVOS DO TEMA" COLÔNIAS ESPIRITUAIS":
PRIMEIRO.: ESTÁ ALÉM DA SIMPLES DESCRIÇÃO DA ROTINA DOS SEUS MORADORES E SUAS TAREFAS. TEMOS O PROPÓSITO DE ALERTAR A TODOS COMO ESTÁ SE DANDO TAMBÉM NESTES LUGARES TODO ESTE MOVIMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A TRANSIÇÃO PLANETÁRIA.
SEGUNDO.: COMPREENDER QUE ESTAMOS TRATANDO DE COLÔNIAS TERRESTRES QUE ESTÃO DENTRO DA "ATMOSFERA" DA TERRA, HABITADAS POR TERRESTRES MUITO PRESOS AO CARMA PLANETÁRIO.
A SITUAÇÃO, ROTINA E MISSÃO DOS TEMPLOS DA GRANDE FRATERNIDADE BRANCA É MUITO DIFERENTE DA VIBRAÇÃO DAS COLÔNIAS E CIDADES ESPIRITUAIS.
COMENTÁRIOS INICIAIS
O CONHECIMENTO DA EXISTÊNCIA DE CIDADES ESPIRITUAIS SOMENTE FOI ACEITO, ENTENDIDO AMPLAMENTE - NA NOSSA ERA E NA SOCIEDADE OCIDENTAL - APARTIR DOS GREGOS COM A EXISTÊNCIA DO OLIMPO - A MORADA DOS DEUSES - LOCAL ONDE SERES ESPIRITUAIS VIVIAM, MORAVAM, TRABALHAVAM, SONHAVAM, CONSPIRAVAM. ( A INDIA, CHINA, MAIAS, EGÍPCIOS TAMBÉM TINHAM ALGUMA COMPREENSÃO SOBRE A EXISTÊNCIA DE COLÔNIAS ESPIRITUAIS)
ESTA IDÉIA ORIGINAL, IMPERFEITA FOI DEPOIS MELHORADA POR SÓCRATES E PLATÃO.
MAIS RECENTEMENTE, OUTRA IDÉIA MUITO PÁLIDA FOI TRAZIDA POR ALLAN KARDEC NAS RESPOSTAS DOS ESPÍRITOS - LIVRO DOS ESPÍRITOS - ONDE SE FALOU DA EXISTÊNCIA DE "ACAMPAMENTOS ESPIRITUAIS ".
HÁ ALGUNS ANOS ATRAVÉS DE CHICO XAVIER, AS NOÇÕES MAIS DETALHADAS DA ROTINA DAS CIDADES ESPIRITUAIS VIERAM A SER CONHECIDAS E DIVULGADAS .
OUTRAS INFORMAÇÕES DE GRANDE IMPORTÂNCIA FORAM SENDO CONHECIDAS NOS ÚLTIMOS 45 ANOS - NÃO APENAS DAS ATIVIDADES LOCAIS DESTAS COLÔNIAS - CIDADES - MAS DE TODO O CONTEXTO PLANETÁRIO NESTA TRANSIÇÃO DE ERAS QUE PASSAMOS.
A VERDADE É QUE MILHARES DE COLÔNIAS EXISTEM EM TORNO DA TERRA EM DETERMINADA FAIXA DE VIBRAÇÃO EM TORNO DE TODO O PLANETA.
QUANDO TRATARMOS DA CIDADE CONHECIDA POR "NOSSO LAR " DIVULGAREMOS DESENHOS QUE ESCLARECERÃO MELHOR A LOCALIZAÇÃO DESSAS CIDADES.
________________________________________
AMIGOS !
ALGUNS COMENTÁRIOS MAIS AMPLOS SOBRE COMO ESTE FIM DE ERA AFETA ESTAS COLÔNIAS ESPIRITUAIS AO LONGO DOS MILÊNIOS, SERÃO INCLUÍDOS POSTERIORMENTE.
NÃO EXISTE APENAS UMA TRANSFORMAÇÃO NA SUPERFÍCIE DO PLANETA . O APOCALIPSE É GLOBAL - FÍSICO - EMOCIONAL - ASTRAL - ETÉRICO E DIMENSIONAL.
ASSIM ....TUDO .......O QUE ESTÁ EM TORNO DO PLANETA......... SERÁ TRANSFORMADO.
ASSIM, TODAS AS MILHARES DE COLÔNIAS, CIDADES, AGRUPAMENTOS ESPIRITUAIS EM TORNO DA TERRA SERÃO DE UMA FORMA OU OUTRA TAMBÉM EVACUADOS OU RETIRADOS DAS ÁREAS DE MAIOR TURBULÊNCIA.
Quando falamos sobre O Imperador Inca , (naquela época em que o Planeta Vivia uma Idade de Ouro) o contato com as Colônias, Cidades, Templos Espirituais era intenso e livre. Com a vinda de um período de escuridão planetária, estes locais de Luz se afastaram das redondezas da órbita terrestre até que nova oportunidade de ligação com a Humanidade fosse reestabelecido.
Temos vivido, nos últimos anos, novamente este momento de aproximação das Colônias e dos Templos Planetários junto ao Planeta para que se desperte com urgência a consciência da Humanidade em face da Transmutação Iminente.
MAS , VOLTAREMOS A ESTE PONTO, EM OUTRA OPORTUNIDADE, SE DEUS QUIZER.
________________________________________
Vamos então, entrar para conhecer a rotina de uma das mais antigas colônias - hoje - cidade - espiritual do Planeta.


A CIDADE ESPIRITUAL
"ALVORADA NOVA"
Esta cidade possui atualmente mais de 250 mil habitantes e está localizada na quarta camada ao redor da Terra , acima da cidade de Santos - Estado de São Paulo.
É uma cidade espiritual criada há mais tempo que a maioria das colônia que permeiam as zonas umbralinas desse Planeta.
Sua existência perde-se de vista em nossos calendários comuns.
Foi planejada há muitos séculos por aqueles que, sendo os Engenheiros Construtores de Jesus, conhecem a Terra do seu passado longínquo ao seu futuro distante.
O Brasil nem mesmo existia na face do globo e "ALVORADA NOVA" já estava fixando seus alicerces através dos trabalhadores de Cristo que sabiam da destinação do nosso país, em face da importãncia da sua localização nas camadas vibratórias ao redor do Planeta.
Participaram no seu crescimento as pessoas conhecidas na Terra pelos nomes de D.Pedro II e Gandhi.
________________________________________
A CHEGADA NA CIDADE ALVORADA NOVA
Ao viajante das estradas sombrias nas camadas densas do mundo espiritual em torno da Terra, SURGIRÁ aos seus olhos uma Luz. Como um pequeno ponto , irá crescendo dentro de um panorama primitivo e escuro, num brilhante azul .
Superpondo-se ao azul, surge o branco. Este torna-se infinitamente maior e já se parece como uma núvem.
O Branco e o Azul ( ver desenho acima) provém da Cidade Espiritual.
O seu frondoso portão dourado e brilhante traz uma placa com nome da cidade sustentada por esferas luminosas de metal dourado.
O PRÉDIO PRINCIPAL DE REUNIÕES DOS DIRIGENTES DA COLÔNIA

PALAVRAS DE ABERTURA DE UMA DE SUAS REUNIÕES MENSAIS;
PRINCIPAIS CONSTRUÇÕES (DESENHOS) E FINALIDADES;
OS 02 POSTOS DE SOCORRO DA CIDADE E O TRABALHO DE UM SER CONHECIDO POR "IRMÃ SCHEILLA"
A COLÔNIA ''ALVORADA NOVA''
________________________________________
MAPA GERAL DA COLÔNIA
A Colônia possui forma circular. O Campo Vibratório manifesta a imagem de uma imensa estrela de oito pontas.
No mapa abaixo com os principais prédios. Vamos fazer um "tour" apartir do Portão de entrada. Como dissemos em outra página, para aquele que se encontra perdido no mundo espiritual a primeira visão da colônia é a de uma imensa Luz na escuridão. Aos poucos se destacam o branco e o azul como numa nuvem e ao se aproximar é que se verá que alí existe uma grande comunidade .
Convidamos você a entrar conosco mentalmente e - quem sabe não iremos visitar ou morar neste lugar algum dia por algum tempo? !
Vamos então entrar :
COMENTÁRIOS GERAIS SOBRE A COLÔNIA ALVORADA NOVA
Portão Principal (P)
Ligado ao Portão principal está um grande muro de 15 metros de altura, maciço que emite uma potente vibração magnética de proteção. Sobre este muro estão Torres de 10 metros de altura de forma cônica que é operado por espíritos guardiães.
Oito construções da Colônia possuem Torres com pontas de Estrelas . As Torres destas oito construções são ligadas por fluxos magnéticos e formam o desenho de uma estrela de oito pontas: verdes as que partem do Prédio Central; Azuís as que formam o quadrado e brancas as que foram a estrela.
Você que já leu a página da Nova Matriz da Terra, compreenderá melhor o papel dos campos magnéticos e sua importância numa colônia de trabalhadores da Luz numa região vibrações espirituais inferiores do mundo astral.

Após a entrada pelo Portão você verá ao Centro o Prédio Principal e demais prédios comoestá descrito abaixo.:
DISPOSIÇÕES DAS CONSTRUÇÕES NA COLÔNIA
LETRA A PRÉDIO CENTRAL
LETRA B UNIDADE DA DIVINA ELEVAÇÃO
LETRA C BOSQUE DA ALIMENTAÇÃO
LETRA D NÚCLEOS ESPIRITUAIS DE DESENVOLVIMENTO
LETRA E COORDENADORIAS ESPECIALIZADAS
LETRA F BOSQUE DA NATUREZA DIVINA
LETRA G PRAÇA CENTRAL
LETRA H RECANTO DA PAZ
LETRA I CASA DE REPOUSO / HOSPITAL DA IRMÃ SCHEILLA
LETRA J CASA DA CRIANÇA
LETRA K CENTRO DE APRENDIZAGEM
LETRA L CASA DA JUSTIÇA
LETRA M MURO PROTETOR
LETRA N TORRES DE DEFESA E HIGIENIZAÇÃO
LETRA O SETORES HABITACIONAIS
LETRA P PORTÃO PRINCIPAL
PRÉDIO CENTRAL
DESENHO VER NO FINAL DA PÁGINA 7.14
No último andar realizam-se as reuniões mensais . As paredes são formadas de cristais e a Luz da colônia passam por eles . Uma grande mesa e ao fundo estantes com centenas de livros. Nesta sala , ao fundo, estátuas de semblantes diversos ond figuram a dos espíritos dos seres por nós conhecidos pelos nomes de D. Pedro II e Gandhi..
São 42 Conselheiros, trajando uma vestimenta simples azul clara. A reunião é aberta por um dos Secretários. Citaremos alguns trechos da Abertura de uma dessas Reuniões Mensais.:
"Possa Jesus, nosso amado Mestre, abençoar o Encontro desse mês, dentro de Sua providencial sabedoria e magnânima bondade. Meus companheiros do Conselho, temos hoje importante projeto a discutir: vamos colocar em pauta as novas técnicas de alimentação na colônia e novos processos de fomentar a produção de frutos. Discutiremos ainda os projetos apresentados pelo setor de Medicina para implantação de novo soro, especialmente extraído do mel vegetal, no trabalho com os doentes internados na Casa de Repouso. A Pauta incluirá também, por fim, os pedidos e os requerimentos de vários habitantes desta colônia..."
A atual coordenação desta colônia está a cargo atualmente de um ser conhecido por Cairbar Schutel. Neste trecho inicial da reunião está apenas alguns do temas básicos de discussão. Mas também se coloca para avaliação dezenas de outras situações que sempre ocorrem nas Colônias espirituais tais como transportes; instalação de aparelhos, autorização de visitas a Espíritos em estágio fora da Colônia ou a terrestres encarnados.
________________________________________
HOSPITAL DA IRMÃ SCHEILLA

CASA DE REPOUSO é O HOSPITAL desta cidade espiritual e o seu mais importante setor. Compreende um trabalho muito amplo desenvolvido por Scheilla que coordena 14 equipes cujos coordenadores formam o Conselho da Casa de Repouso.
Existe um grande integração dos trabalhos dos seres espirituais deste Hospital com dezenas ou centenas de organizações físicas na Terra . Existem nestes grupos os Grupos de Resgate tanto no mundo espiritual quanto no mundo material nos casos já citados para os diversos eventos cataclismáticos que ocorrerão.
PREPARATIVOS PARA DIVERSAS SITUAÇÕES DE RESGATE

Este prédio é revestido de um material que parece cristal, mas por dentro o material é opaco em muitas salas, pois os pacientes não estão preparados para suportar o brilho da luz que envolve a colônia.
O Prédio tem oito andares e é o local onde são recebidos os espíritos resgatados pelos Postos de Socorro. Este Serviço de Resgate é feito por uma equipe de seres conhecidos por nós como India.
Assim que chega ao hospital, dependendo das condições do ser, quase sempre lamentáveis, ele é trazido para um leito da Unidade de Recepção do Hospital.
LEITO DE TERAPIA DA UNIDADE DE RECEPÇÃO DA CASA DE REPOUSO

Descrição da Finalidade desse Leito.: Este leito fica localizado numa sala com pouca luminosidade para não ferir a sensibilidade dos enfermos recém-chegados. Há biombos que separam uma série de leitos sobre as quais, dependendo da necessidade do paciente existe uma luz que possui tripla ação.: alimenta com energia a entidade que se recusa a fazê-lo por vias orais; acalma o ser, variando a tonalidade de acordo com o estado psíquico; e medica o enfermo, preparando-o para os remédios que serão ministrados durante o tratamento .
Estes leitos serão um dia usados na Medicina da Terra. Por onde deita o paciente há um colchão de ar e, abaixo destes, há espelhos que refletem a luz que perpassa o indivíduo.
________________________________________
PRÉDIO ONDE ESTÃO A ADMINSTRAÇÃO DAS 8 PRINCIPAIS ATIVIDADES INTERNAS DA COLÔNIA- letra D
"NÚCLEOS ESPIRITUAIS DE DESENVOLVIMENTO"

Este PRÉDIO (letra D) concentra um grande complexo com as atividades abaixo.:
1-Administração Aperfeiçoamento da adminsitração da Colônia.
2-Energia Formas de Energia que sustentam e Defendem a Colônia. As Torres distribuem a energia.
3-Medicina Espiritual Aperfeiçoamento Médico - estudos - tratamentos e cirurgias dos habitantes. Novas Formas.
4-Casa da Criança Cuida do bem estar das crianças. Há um prédio só para as crianças
5-Doutrina Educação dos seres que passam pela Colônia
6-Alimentação Cuida da Alimentação própria de cada setor.
7-Lazer Cria Programas para os momentos de descanso dos habitantes, trabalhadores e pacientes.
8-Serviços Gerais Projetos de aperfeiçoamentos em diversas áreas como transporte interno e externo da colônia.
Estes Comentários são gerais e não há como descrever particularidades.Mas este prédio é como que de planejamento e estudos das atividades que serão feitas em outros setores. Por exemplo, no caso do Setor de Serviços Gerais, como dissemos, há grandes equipes de resgate de Seres no Plano astral que utilizam veículos de transporte próprio.
Neste caso, vamos tratar separadamente do Tema sobre os POSTOS DE SOCORRO QUE EXISTEM nas regiões do Plano Astral da Terra e que são como que POSTOS AVANÇADOS na escuridão do denso plano que envolve o Planeta.
VEJA CONTINUAÇÃO : OUTRAS CONSTRUÇÕES E PRÉDIOS DESTA
"ALVORADA NOVA II"
PRINCIPAIS CONSTRUÇÕES DA COLÔNIA DE ALVORADA NOVA
Nesta página conheceremos os Prédios da Casa da Criança; a Unidade da Divina Elevação; o Bosque da Divina Natureza; o Recanto da Paz; Templo para Meditação no Recanto da Paz; Habitações e o Centro
de Aprendizado.
CASA DAS CRIANÇAS
COMETÁRIOS.:Não se estranhe em ouvir falar de crianças no mundo espiritual. Em cima é igual ao embaixo - é a lei. O prédio é o maior da Colônia em área e engloba o dormitório, alojamento e lazer. Sua localização é a da letra J próximo ao Prédio Central.
Possui 5 andares e é todo feito de cristal com uma estrutura de armação metálica.
Do lado de fora há uma fonte que jorra água permanentemente e ao redor há caminhos feitos de ladrilhos coloridos. Ao entrar, há uma câmara que higieniza os visitantes e trabalhadores antes de entrarem em contato com as crianças.
No 1º andar. Aqui ficam as crianças doentes e as inadaptadas. Também há salas de briquedos pedagógicos e outras atividades que visam cuidar e curar crianças que tiveram mortes súbitas na Terra.
No 2º andar, há os quartos de meninos com camas e beliches.
No 3º andar, há os quartos das meninas com o mesmo tipo de quartos.
No 4º andar há todo tipo de salas. Há salas de bebês que foram abortados, há salas de bebês que esperam reencarnar; há salas de crianças especialmente cuidadas para não receberem influências de entidades a quem muito devem.
A CASA DA CRIANÇA acolhe aproximadamente 1% da população de ALVORADA NOVA, o que equivale a 2.550 crianças.
Neste momento em que estamos digitando, somos informados que a populaçao está muito maior agora, neste ano de 2000. Porém, vamos noutra oportunidade atualizar não apenas este dado mais todos os demais sobre a Colônia.
Na condição de crianças os espíritos podem muito mais serem trabalhados do que na condição de adultos e assim permanecem por uma série de motivos que não podemos neste espaço comentar devido a complexidade do assunto.
No 5º andar há um grande salão onde as crianças têm atividades em conjunto.
PRÉDIO DA UNIDADE DA DIVINA ELEVAÇÃO
COMETÁRIOS.:Neste Prédio é feito o contato com os Mestres Superiores, os Grandes Conselheiros Espirituais e Diretores das Hierarquias Planetárias. Aqui somente têm acesso o Diretor da Colônia e a Irmã Scheilla.
Aqui é que se recebem as principais orientações e Instruções sobre a Colônia.
BOSQUE DA DIVINA NATUREZA
COMETÁRIOS.:Neste local existe uma imensidade de Plantas e de Flores e onde os habitantes buscam o lazer . É um local somente para descanso e cheio de bancos e locais para conversas com amigos. Este Bosque é situado num local mais elevado . No centro há uma imenso lago de água fluídicas e calmantes.
As águas do lago caem por diversas cachoeiras numa altura de aproximadamente de 10 metros.
Neste local podem ser vistos animais, pássaros, peixes de cores brilhantes.
PRÉDIO SEDE DO RECANTO DA PAZ
COMETÁRIOS.:RECANTO DA PAZ É UMA GRANDE ÁREA (letra H do mapa) onde os habitantes da Colônia aplicam-se à meditação, oração e ao contato com a Espiritualidade. Aqui se reunem para sessões de música e também é usado para que os habitantes da Colônia possam receber parentes e amigos de outros Planos Espirituais.
Nota-se ao redor do lugar pilares de cristal e flores por todos os caminhos. No Prédio Sede acima é o local onde são recebidos os Seres que retornam à Espiritualidade após terem cumprido suas tarefas
na terra.
Aqui são recebidos todos os resgatados e desencarnados e onde são feitos as triagens para cada caso. No primeiro andar ( térreo) estão os registros e os arquivos de todos os espíritos; no segundo andar é destinado ao refazimento e entrosamento do récem chegado com os habitantes da colônia; e no terceiro andar é destinado ao tratamento e fortalecimento da pessoa.
No RECANTO DA PAZ há ainda um Templo chamado de MORADA DA ESTRELA. Aqui, a pessoa que vai reencarnar treina telepatia e outros exercícios de comunicação com o seu futuro guia protetor que fica na MORADA DO SOL situado no Bosque da Natureza Divina.
Assim, cada um de nós pode-se lembrar que tivemos aulas semelhantes com nosso Guia Espiritual nestes locais também.
HABITAÇÕES DOS MORADORES
COMETÁRIOS.: Para compreendermos melhor como é morar, ter uma moradia, numa colônia espiritual temos que comparar com a nossa vida na Terra. Ninguém recebe uma casa do governo de graça e vive com lazer, comida, casa sem trabalhar. Assim é em Alvorada Nova Também.
Regra Geral nas Colônias Espirituais sobre o Brasil, somente quem se dedicou e trabalhou em prol da comunidade por algum tempo tem direito a uma casa individual como está abaixo.
No caso desta Colônia de ALVORADA NOVA para se ter uma casa assim são necessários o equivalente a 10 anos de serviços de dedicação e amor. Neste período, com certeza, a pessoa já terá encontrado novamente pessoas de sua familia.
A
CASA TÉRREA - UNIDADE INDIVIDUAL
B
ÁRVORES
C
ALAMEDA
D
JARDIM
E
VEGETAÇÃO DIVISÓRIA ENTRE AS CASAS
Em ALVORADA NOVA ninguém fica sem serviço. Há muito trabalho para todos, pois a pessoa por ter recebido ajuda, sente a necessidade de corresponder e ajudar.
No período em que chega, a pessoa reside em habitações coletivas onde se vive em comunidade em prédios de 2 a 3 andares e aí vive até retornar à Terra ou para trocar de Moradia caso aumente ou diminua a sua familia com a chegada ou saída de algum parente.
Há outros Prédios em ALVORADA NOVA com funções também muito importantes como o PRÉDIO DA SUBLIME JUSTIÇA.
Já que citamos este Prédio, vamos citar um exemplo de suas funções. :
Uma determinada equipe saiu de ALVORADA NOVA em missão na Terra. Um dos membros da equipe atrasou todo o trabalho e colocou a missão em risco porque se ausentou sem autorização para procurar sua família que estava encarnada.
Coube aos funcionários deste Prédio analisar este caso.

MAPAS DA COLÔNIA ESPIRITUAL "NOSSO LAR


rong>
A COLÔNIA ESPIRITUAL “ NOSSO LAR “
As Colônias Espirituais (como vimos em páginas (1), (2) anteriores) se espalham sobre toda a superfície do Planeta, construídas sob os mais variados motivos de seus fundadores. ''Nosso Lar" foi construída por Portugueses que desencarnaram no Brasil a partir de 1500 d.C numa região espiritual habitada por índios brasileiros desencarnados que ali tinham construído uma pequena aldeia primitiva nos moldes das tribos indígenas brasileiras.
A Colônia Transitória ''Nosso Lar" como se pode ver na sua localização geografica na Terra, possui atualmente mais de 1.000.000 ( 1 Milhão ) de habitantes. Veja a população de onde você mora e imagine o funcionamento de uma cidade com 1 milhão de habitantes.
O mapa abaixo não expressa as dimensões reais da cidade, mas é muito grande sua extensão. Para se ter uma idéia desta extensão, imagine você num carro num velocidade tal que você olhando pela janela não consiga identificar os objetos do lado de fora. Pois bem !

Existe em ''Nosso Lar", um veículo de transporte conhecido pelo nome de Aeróbus - ônibus aéreo . Para se ter uma idéia da extensão da colônia, saiba que da Governadoria, este Aerobus parando, de 3 em 3 Km, na alta velocidade que falamos acima, leva 40 minutos até o Parque das Águas.
No mapa acima você vê que as construções principais são o Prédio da Governadoria ao centro, e os seis (6) Ministérios; sendo que os Ministérios de Regeneração, Auxílio, Comunicação e Esclarecimento estão ligadas às atividades da esfera terrestre e os Ministérios de União Divina e Elevação estão ligadas ás Hierarquias Planetárias Superiores.

No mapa acima se pode ver apenas uma parte da cidade espiritual, com a Governadoria ao centro e os Ministério nas pontas da estrela. As residências dentro da estrela são ocupadas por funcionários dos Ministérios.
Uma outra parte dos conjuntos residenciais que está fora desse circulo é constituída por pessoas ligadas aos funcionários dos Ministérios e podem ser transmitidos a outros de acordo com a vontade de seus proprietários. Isto é possível como incentivo aos recém-chegados desencarnados que se motivam à transformação interior a fim de, com esforço e aprendizado poderem adquirir um espaço para seus familiares quando do seu desencarne na Terra.
Além dessa residências , protegendo-as estão grandes muralhas protetoras, citadas em quase todas as colônias espirituais existentes nas proximidades da Terra ou dentro de suas vibrações
A grande praça que está à frente da Governadoria está em condições de receber 1.000.000 – Hum milhão de pessoas. Então se pode compreender que o desenho não espelha a dimensão e as proporções reais desta região espiritual.
Imagine você sentado num banco desta praça ! Você verá que o chão é semelhante à pedra alabastro; e que, atrás de você, estão lindas fontes luminosas multicoloridas cercadas de flores delicadas e graciosas.
Observando as imensas torres que se perdem nas nuvens , você verá próximo o movimento de silfos e silfides – elementais do ar – fazendo movimentos coloridos e desenhos como pequenas formas transparentes . A presença de seres elementais em "Nosso Lar" é citado em várias passagens dos livros de Francisco Cândido Xavier.
Vamos tentar dar uma idéia geral de alguns locais desta cidade.:
Nas casas dos trabalhadores
De dentro da estrela, pertencem provisoriamente aos funcionários próximos àquele Ministério. Se houver alguma mudança de atividade, ele muda também de residência.
Os funcionários mais graduados por tempo de serviço, dedicação, espiritualidade, moram mais próximo da Praça Central.
Já nas casas fora do desenho da estrela são residências de uso diversos, como falamos e que podem ser transferidos como são na Terra os objetos de Herança.
No desenho aparecem apenas algumas quadras, mas , na realidade são muito mais quadras a se perderem de vista e que se alongam até a muralha.. Entre estas residências, como se pode ver no mapa.
As residências em ''Nosso Lar" acabam assumindo as características e formas de acordo com o gosto de seus moradores. Cada morador tem sua próprias flores, trepadeiras, caramanchões , como afirmam diversos livros espíritas.

Também existem parques arborizados onde existem outras grandes construções que não foram desenhadas ou detalhadas na planta.
A Muralha.
Circundando toda a cidade espiritual está uma grande muralha protetora, onde são mantidas grandes baterias de projeção magnética para a defesa contra grupos de espíritos inferiores e seres de Hierarquias contrários a um projeto de salvação da Terra.
Não se pode ter a ilusão que , dentro da atmosfera pesada e densa da Terra, possa-se construir um oásis de Luz sem proteção alguma.
Por fora da muralha, estão os campos de cultivo de vegetais destinados à alimentação pública.(veja mapa acima)
Parques
Nos parques verdes entre as residências, como no Mapa existem diversas outras construções que servem como recintos maravilhosos para conferências de Ministros e visitantes.
Cada Ministério possui seus lugares especiais . No Ministério da Regeneração foram utilizados os cenários bíblicos . Assim, os diversos salões do Parque tem bancos e poltronas esculturais na forma do solo, forrados com relva e folhas macias, dando um grande sensação de estarmos junto ao Tiberíades ouvindo as palavras de Jesus.
Mas dos Salões Verdes o preferido o Governador da Cidade de ''Nosso Lar" é um cenário de paisagens da Grécia antiga com pequenos canais de água fresca, pontes pequenas e lagos, cercados com uma linda vegetação.
As flores desse local, mostram cores diferentes a cada mês. Este recinto maravilhoso, para se ter uma de sua proporções, acomoda confortavelmente mais de 30.000 – trinta mil – pessoas.
As Fábricas
As fábricas também estão fora da estrela principal e são responsáveis pela fabricação de sucos, tecidos e artefatos em geral. A vida continua e as pessoas percebem que permanecer só usufruindo das condições da cidade espiritual não é uma coisa agradável. Trabalhar passa a ser um remédio e um prazer.
Os Templos

O DESENHO ACIMA É UM DOS TEMPLOS DE INICIAÇÃO DO MINISTÉRIO DA UNIÃO DIVINA, CONSTRUÍDO EM ESTILO EGÍPCIO. Em determinado horário, o Governador da Cidade reune-se em uma grande Assembléia para a oração do dia, que é assistida por todos os moradores da colônia, por uma espécie de televisão mais moderna. Quando estive no Egito, pude ver que em determinados horários, todos os mulçumanos param tudo o que fazem e se colocam em oração a Maomé. Este deveria ser também um hábito nosso, pelo menos, uma vez ao dia. Esta oração coletiva é assistida por todos os moradores da Cidade de "NOSSO LAR".
No Bosque das Águas existe um imenso reservatório de água que abastece todas as atividades da cidade . Ele possui um fluxo , como o de um rio, que passa pela cidade e se dirige rumo ao grande oceano de substâncias invisíveis para a Terra. Neste Bosque se reunem , também, os seres que planejam a reencarnação como companheiros de jornada .