SEGUIDORES

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

A MEDIUNIDADE RECONHECIDA PELOS PAPAS


Já se sabe que os fenômenos envolvendo a mediunidade não são recentes, mas que têm sido registrados desde os tempos mais antigos da civilização. A Igreja também reconheceu o fenômeno, e muitos papas estiveram envolvidos em ocorrências mediúnicas.
Em 18 de abril de 2005, ocorreu a eleição de Joseph Ratzinger (1927), o novo papa da Igreja Católica Apostólica Romana, que adotou o nome Bento XVI, em substituição a Karol Wojtyla (1920-2005), chamado papa João Paulo II.

Aproveitaremos a oportunidade para destacar a mediunidade e a comunicabilidade dos Espíritos, presentes entre os papas desde a origem do papado e ao longo de sua história de quase dois mil anos. Tínhamos ouvido referência de fenômenos espirituais com Pio V e Pio XII, em palestras do médium Divaldo Franco (1927-), e quisemos aprofundar e completar o assunto.

Consultando a historiografia católica sobre a origem doutrinária do papado, o imperador romano Constantino (272-337) é apontado entre os teólogos como um dos seus principais precursores, pois foi ele quem historicamente começou a dar forma ao Sistema Católico Romano. Constantino presidiu o 1º Concílio das Igrejas, no ano 313, construindo depois a primeira basílica em Roma, tornando o cristianismo religião oficial do Império, seguido de Teodósio (347-395) e outros imperadores.

Começava-se a criar os fundamentos que possibilitaram que Valentiniano III (Flávio Plácido, 419-455), no ano 445, reconhecesse oficialmente ao papa (a palavra "papa" significa pai) o exercício de autoridade sobre as Igrejas, ganhando o papado poder mundial com Carlos Magno (747-814), no século 8.

Ocorre que Constantino, que os católicos consideram como o precursor da estruturação papal, converteu-se ao cristianismo através de uma visão espiritual, conforme relatou o historiador católico Eusébio de Cesaréia (275-339), em sua obra Vita Constantini (Cap. XXVIII). Durante a batalha contra o imperador Maxêncio (séc. 3/4), com seu exército em desvantagem, Constantino viu no céu um grupo de Espíritos, liderados pelo Espírito (chamado Anjo) São Miguel, mostrando-lhe uma cruz luminosa com os dizeres: "Com este sinal vencerás".

O impacto que sentiu foi tão grande que mandou pintar uma cruz em todas as bandeíras, venceu a batalha e se converteu ao cristianismo, estabelecendo o famoso Edito de Milão, do ano de 313. O escritor Nicéforas (séc. 16) escreveu que Constantino viu este Espírito mais duas vezes - numa delas, orientando-o a edificar Constantinopla; e, na outra, para ajudá-lo numa revolta por parte dos moradores da antiga Bizâncio.

Portanto, encontramos visões espirituais nos primórdios da estruturação da Igreja e da criação do papado.

Encontramos exemplos de mediunidade dos papas numa ocorrência com Antônio Michele Ghislieri (1504-1572), o papa Pio V, que foi o Sumo Pontífice no período de 1566 a 1572. Em 1570, os turcos otomanos invadiram a ilha de Chipre e tomaram Veneza, e os venezianos pediram ajuda. O papa Pio V enviou uma frota de 208 navios, sob o comando de Don John da Áustria. Essa frota encontrou 230 navios turcos em Lepanto, Grécia, em 7 de outubro de 1571. A batalha durou três horas. Miguel de Cervantes (1547-1616), o novelista espanhol, autor de D. Quixote, participou dessa batalha histórica. Em Roma, Pio V aguardava notícias, orava e jejuava, juntamente com monges, cardeais e fiéis. Em 7 de outubro, ele trabalhava com seu tesoureiro, Donato Cesi, que lhe expunha problemas financeiros. De repente, separou-se de seu interlocutor, abriu uma janela, entrou em êxtase e teve uma visão em desdobramento espiritual. Voltou-se para Donato e lhe disse: "Ide com Deus. Agora não é hora de negócios, mas sim de dar graças a Jesus Cristo, pois nossa esquadra acaba de vencer a batalha". Duas semanas depois chegaram as notícias da vitória de sua esquadra, confirmando sua visão espiritual.

Mais recentemente, no século 20, encontramos outro exemplo de ação espiritual entre os papas, com o Cardeal Eugênio Pacelli (1876-1958), que viria a ser o papa Pio XII, no período de 1939 a 1958. O fato foi relatado pela própria Igreja Católica, em seu jornal oficial L'Observatore Romano, e depois publicado no Brasil, no jornal Ave Maria, de Petrópolis, transcrito pelo Jornal do Comércio, do Rio de Janeiro, em setembro de 1956.

Em 19 de fevereiro de 1939, nos aposentos do Vaticano, na ala esquerda da Catedral de São Pedro, o cardeal Eugênio Pacelli estava orando; ele era um diplomata da Santa Sé junto aos governos do Ocidente. Em seus aposentos de cardeal, ele ouviu uma voz chamando: "Pacelli, Pacelli". Ele se voltou e viu o Espírito do papa Pio X (1835-1914). Emocionado, ele se ajoelhou e chamou-o de Santidade. O Espírito respondeu-lhe: "Não sou Santidade, mas apenas um irmão; venho avisá-lo que, dentro de alguns dias, se tornará papa, e que a Terra será devorada por uma avalanche de tragédia.

É da vontade do Senhor que seja papa para governar a Igreja com sabedoria, bondade diplomática e equilíbrio".

O cardeal Eugênio Pacelli redarguiu dizendo que não entendia aquilo, porque Pio XI (1857-1939) era o papa de então, e governava a Igreja com sabedoria. O Espírito Pio X não discutiu com o cardeal, desvaneceu-se.

Emocionado, Eugênio Pacelli desceu de seus aposentos e adentrou na Catedral de São Pedro. Foi até o subterrâneo, onde estão os túmulos papais, ajoelhando-se na cripta de Pio X, permanecendo em oração até o amanhecer. Ao raiar do dia, adentrou novamente na Catedral de São Pedro, e um guarda suíço perguntou-lhe se estava sentindo-se bem, pois estava muito pálido. Eugênio Pacelli respondeu que tinha dialogado com Pio X. Surpreso, o guarda contrapôs que Pio X estava morto. Mas Eugênio Pacelli disse que, naturalmente, o sabia, pois fora ele quem tinha feito o discurso laudatório. Além do quê, Pio X tinha sido seu padrinho de cardinalato.

Pio X disse-lhe que ele seria papa e, em seguida, a humanidade entraria em guerra. O fato permaneceu em sigilo, mas dois ou três meses depois, Pio XI morreu de uma doença misteriosa. Eugênio Pacelli foi eleito o novo papa, Pio XII, e logo depois eclodiu a Segunda Guerra Mundial, conforme lhe dissera o Espírito Pio X. É mais um fato mediúnico, registrado pela história, de comunicabilidade espiritual com os papas.

É interessante registrar que não foi por acaso que Pio X apareceu em Espírito e se comunicou mediunicamente com Pio XII. O papa Pio X conhecia os fenômenos espíritas, pois seu médico, dr. José Lapponi (1851-1906), foi uma pessoa interessada nos estudos espíritas e até publicou um livro à época - Hipnotismo e Espiritismo (1897) - aprovado pelo papa Leão XIII, e que foi traduzido e publicado no Brasil pela editora da Federação Espírita Brasileira.

O DR. LAPPONI TAMBÉM FOI MÉDICO do papa Leão XIII (1810-1903). Vale anotar que, quando da segunda edição do livro Hipnotismo e Espiritismo, em 1904, o periódico Diário de Noticias, de Madri, do dia seis de julho, publicou carta do dr. Lapponi na qual ele comentava que o órgão jesuíta La Civilitá Cattolica censurava seu livro porque ele divulgava teorias que não eram aprovadas pela Igreja, e que o próprio papa Pio X reprovara a obra. Mas à época, dom Eduardo Checci, redator do Giornale d'Italia, foi entrevistado sobre isso, desmentindo que o papa Pio X tivesse reprovado a obra. O dr. Lapponi acrescentou que Pio X conhecia o trabalho desde sua primeira edição e o tinha aprovado, e que o livro tinha merecido louvores até do papa Leão XIII, que disse que a ciência católica não devia ser contrária ao estudo do Espiritismo e suas manifestações.

É importante esclarecer que o dr. Lapponi não era espírita e, nesse livro, ele adotou uma postura até de prevenção com relação aos fenômeenos do hipnotismo e do Espiritismo, porque poderiam ensejar fraudes e mistificações. Chega a ser curiosa essa sua atitude, pois a verdade é que, se ele admitiu os fenômenos espíritas (e, para nós, é o que importa), não se compreende por que ele recrimina sua prática.

O dr. Lapponi demonstrou que não conheceu realmente o Espiritismo, uma vez que se ateve somente à parte fenomênica; não conheceu a parte filosófica e ética da Doutrina Espírita. Nem no aspecto fenomênico ele se aprofundou, pois só se referiu às situações duvidosas; por temer fraudes e a ação de Espíritos brincalhões e zombeteiros (que, portanto, ele admitia), achou temerário e perigoso ocupar-se do Espiritismo.

Para nós vale que o dr. Lapponi, médico de dois papas, historiou a ocorrência de fenômenos espíritas desde a Antigüidade e reconheceu a intervenção dos Espíritos no mundo material.

A transfiguração de Jesus é citada como exemplo de fenômeno mediúnico que aparece na Biblia, com Moisés e Elias aparecendo em espíríto material. Ao final do livro, ele afirmou que o Espiritismo só deveria ser estudado com as necessárias precauções e por ação de pessoas reconhecidamente competentes (op.cit., pág. 219).

Portanto, a Doutrina Espirita e os fenômenos mediúnicos transitaram pelo Vaticano no século 19, entre os papas e pelo médico que cuidou de dois deles nesse período e escreveu um livro sobre o assunto, reconhecendo sua existência, apesar de sua atitude de temor.

Mesmo nos tempos mais recuados, os fenômenos mediúnicos estavam presentes na sociedade, em todos os lugares, já que fazem parte da Natureza. Por isso, encontramos referência a eles desde há dois mil anos. Basta citarmos o apóstolo Pedro, que é considerado como o primeiro papa da Igreja. Na Bíblia, encontramos várias ocorrências mediúnicas e de interferência dos Espíritos, ocorridos com Pedro. Por exemplo:

a) em Mt: 17, 1-6, está descrita a transfiguração de Jesus na qual, estando Ele num monte, acompanhado por Pedro, Tiago e João, apareceram, em Espírito, Moisés e Elias, que já estavam mortos havia séculos, e conversaram com Jesus;

b) em At: 2, 1-14, ocorreu o fenômeno chamado Pentecostes, no qual os doze apóstolos ouviram um som vindo do céu, como um vento, e como que línguas de fogo pousaram sobre cada um deles, que então começaram a falar em diversos idiomas;

c) At: 3, 2-8, é descrita a mediunidade curativa de Pedro, quando ele curou um coxo de nascimento que todo dia ia à porta do templo para pedir esmolas. Ele tomou o coxo pela mão e ordenou-lhe que se levantasse e andasse, e assim ocorreu;

d) At: 11,5-10, Pedro teve um arrrebatamento espiritual e teve vidência e audiência. Viu, a céu aberto, um vaso que descia, como grande lençol atado pelas quatro pontas, vindo para a terra, e ouviu uma voz: "Levanta-te Pedro, mata e come". Pedro disse ao Senhor que nunca tinha comido coisa imunda. A Voz disse-lhe que não devia chamar de imundo o que Deus purificou; isso se repetiu por três vezes;

e) At:11, 11-1, Pedro viu três homens de Cesaréia que o buscavam, e estavam em frente à casa onde estava; um Espírito lhe disse que fosse com eles, nada duvidando;

f) At:12, 5-11, Pedro estava dormindo na prisão, vigiado por dois guardas. Quando Herodes ia chamá-lo, houve uma luz na prisão, e apareceu um Espírito (chamado anjo) despertando-o, rompendo as correntes e dizendo-lhe para fugir; e conduziu-o, fazendo-o passar pelos guardas, chegando à porta da cidade, pela qual saíram. E Peedro percebeu que Deus havia enviado um Espírito para ajudá-lo.

Para encerrar esse importante registro histórico sobre a mediunidade e seu reconhecimento entre os papas, temos necessariamente que citar o recém-falecido papa João Paulo II, reconhecido como um grande missionário do bem. A revista Veja, de 6 de abril de 2005, na página 93, transcreveu uma frase pronunciada por ele numa pregação na Basilica de São Pedro, em novemmbro de 1983, e que dispensa comentários: "O diálogo com os mortos não deve ser interrompido, pois, na realidade, a vida não está límitada pelos horizontes do mundo".

Portanto, fica registrado, segundo as próprias fontes católicas e as não espíritas, que a mediunidade e a comunicabilidade espiritual têm se maanifestado e sido reconhecidas pela Igreja, mesmo entre os seus maiores representantes, desde a Antigüidade. E ainda hoje ocorre, demonstrando que a vida não se restringe à realidade material nem é interrompida com a morte.

Washington L.N.Fernandes - Revista Espiritismo e Ciência

fonte:http://www.comunidadeespirita.com.br/reflexoes/reflexoes2008/a%20mediunidade%20reconhecida%20pelos%20papas.htm

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Descoberta antimatéria que cria nova tabela periódica

Utilizando o colisor RHIC, os cientistas observaram um núcleo que está fora do espaço biparamétrico da tabela periódica. Portanto, antimatéria. [Imagem: Star]
Um grupo internacional de cientistas, com participação brasileira, conseguiu a primeira evidência experimental de que núcleos atômicos compostos de antimatéria podem ser produzidos pela colisão de íons de ouro em alta energia.


Materiais Avançados
Descoberta antimatéria que cria nova tabela periódica
Agência Fapesp - 05/03/2010


A capacidade para formar em abundância essas partículas exóticas, segundo os autores, poderá ser fundamental para por a prova aspectos fundamentais da física nuclear, da astrofísica e da cosmologia.

Produção de antimatéria

O experimento, realizado pela Colaboração Star - que reúne 584 cientistas de 54 instituições em 12 países diferentes - foi produzido no Colisor Relativístico de Íons Pesados (RHIC, na sigla em inglês), localizado nos Estados Unidos.

Segundo Alejandro Szanto Toledo, físico da USP e coautor do estudo, o artigo descreveu a primeira observação da formação de um anti-hipernúcleo.

De acordo com Toledo, uma colisão de íons pesados em alta energia, como a que foi produzida no RHIC, gera uma grande quantidade de partículas. Em tese, quando a energia é suficiente para atingir uma transição de fase, são geradas também as antipartículas.

"Essas antipartículas são submetidas à coalescência - um processo análogo à condensação - e algumas delas podem agregar, por exemplo, dois antinêutrons e um antipróton, formando um antitrítio - isto é, um núcleo de antimatéria correspondente ao do átomo de trítio - o isótopo do hidrogênio que possui dois nêutrons e um próton", disse Toledo.

Fora da Tabela Periódica

O experimento, segundo o professor, formou hádrons - partículas formadas por quarks, como os prótons e nêutrons - que possuem um chamado quark estranho, formando o chamado hipernúcleo. No modelo padrão da física de partículas, o quark estranho é aquele que possui o novo número quântico conhecido como "estranheza".

"Esse hipernúcleo formado, que é um antiestranho, é feito de antimatéria. Essa é a primeira vez em que se conseguiu uma evidência experimental de um anti-hipernúcleo. Ou seja, obtivemos um núcleo que está fora do espaço biparamétrico da tabela periódica. Trata-se, portanto, de antimatéria", explicou Toledo.

Segundo ele, já se havia obtido antiprótons e antielétrons - ou pósitrons. Mas é a primeira vez que se obtém um anti-hipernúcleo, que é algo bem mais complexo e mais raro. "Estamos felizes por termos um grupo [brasileiro] participando do trabalho, porque trata-se de fato de uma descoberta," destacou.

Outro tipo de matéria

Toledo explicou que a reação foi produzida nos mais altos níveis de energia atingidos pelo RHIC. Essa região de alta densidade de energia foi formada pela colisão de dois núcleos de ouro a 200 gigaelétron-volts (GeV).

"Como se trata de um anel de colisão, a energia no centro de massa é de 400 GeV: uma quantidade de energia suficientemente grande para derreter a matéria nuclear e provocar uma transição de fase. Com isso, conseguimos passar da matéria hadrônica para a matéria conhecida como quark-glúon plasma", explicou.

Esse novo estado da matéria nuclear originado da transição de fase, de acordo com Toledo, também foi observado pela primeira vez de forma conclusiva no HRIC. É esse estado que possibilitou a formação da coalescência, produzindo os anti-hipernúcleos.

"Para se ter uma ideia da eficiência do processo, basta dizer que, em 100 milhões de colisões, 70 foram observadas. Para reconhecer essas 70 colisões, foi preciso fazer um trabalho de identificação dessas partículas e de seus descendentes em um meio superpovoado com todas as partículas criadas pela colisão. Algo como encontrar uma agulha em um palheiro. O filtro necessário para detectar essas partículas teve que ser desenhado com extrema precisão", disse.

"Se estendermos a tabela, podemos encontrar também o número de antiprótons e de antinêutrons no mesmo plano. Com isso, poderíamos criar um terceiro eixo na tabela, que nunca foi observado e é perpendicular aos outros dois: o eixo da estranheza." [Imagem: Star]
Tabela Periódica de antimatéria

A partir desses resultados, segundo Toledo, um dos caminhos possíveis consiste em prosseguir com os experimentos até a construção de uma nova tabela periódica. A próxima meta planejada, de acordo com ele, é a criação de um anti-hélio: uma partícula alfa de antimatéria.

"Quanto mais complexo é o antinúcleo, menor a probabilidade de coalescência. O anti-trítio é composto de três partículas. Mas se quisermos um anti-hélio, vamos precisar de quatro partículas na mesma região do espaço: dois antiprótons e dois antinêutrons. Não será fácil, mas a Cooperação Star irá enveredar por essa direção", afirmou.

Eixo da estranheza

Outro caminho para as investigações, segundo Toledo, consiste em colocar à prova as leis fundamentais da física de partículas. "Por exemplo, sabemos que a tabela periódica até recentemente possuía dois eixos: o número de prótons e o número de nêutrons. Se estendermos a tabela, podemos encontrar também o número de antiprótons e de antinêutrons no mesmo plano. Com isso, poderíamos criar um terceiro eixo na tabela, que nunca foi observado e é perpendicular aos outros dois: o eixo da estranheza."

Nova Tabela Periódica

Para conhecer outros estudos que prometem criar novas tabelas periódicas, veja as matérias

Superátomos viram a Tabela Periódica de cabeça para baixo
Tabela Periódica de "super-átomos" pode revolucionar a Química
Elementos pseudo-metálicos podem criar "pseudo-Tabela Periódica"

Os coautores brasileiros do estudo sobre a antimatéria são, além Toledo, Alexandre Suaide e Marcelo Munhoz - professores do Departamento de Física Nuclear da USP -, Jun Takahashi, professor do Instituto de Física da Unicamp e seus orientandos de doutorado Rafael Derradi de Souza e Geraldo Vasconcelos.

Bibliografia:

Observation of an Antimatter Hypernucleus
The STAR Collaboration - B. I. Abelev et al.
Science
04 March
Vol.: Published online
DOI: 10.1126/science.1183980
Materiais Avançados
Superátomos viram a Tabela Periódica de cabeça para baixo
Roy Meijer - 07/07/2008



Um pequeno fio em formato de bobina, parecido com o filamento de uma lâmpada incandescente, mas feito de prata, forma a base dos superátomos.[Imagem: Sam Rentmeester/FMAX]
Pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, desenvolveram uma técnica que permite individualizar e capturar aglomerados feitos de átomos de prata e de outros metais.

Superátomos

O que é mais surpreendente é que esses superátomos - aglomerados de 13 átomos de prata, por exemplo - comportam-se da mesma forma que os átomos individuais, abrindo um ramo inteiramente novo da Química.

Se um fio de prata é aquecido até cerca de 900 graus Celsius ele irá gerar um vapor de átomos de prata. Esses átomos flutuantes grudam-se uns nos outros, formando grupos. Pequenos blocos de prata compreendendo, por exemplo, 9, 13 e 55 átomos, parecem ser energeticamente estáveis, aparecendo mais freqüentemente no vapor de prata do que seria de se esperar.

Os professores Andreas Schmidt-Ott e Christian Peineke conseguiram então capturar esses superátomos, abrindo a possibilidade de que eles sejam estudados em experimentos químicos detalhados.

Descoberta dos superátomos

O mecanismo que governa esta estabilidade nos superátomos foi descrito por cientistas da Universidade da Virgínia em 2005 (veja Tabela Periódica de "superátomos" pode revolucionar a Química.)

Eles descobriram superátomos metálicos, mas de alumínio. Seus aglomerados de alumínio de 13, 23 e 37 átomos reagiram da mesma forma que os átomos individuais porque eles englobavam elétrons que giravam ao redor do aglomerado de átomos como um todo. Essas chamadas "camadas externas" eram incrivelmente similares às camadas externas dos elementos da Tabela Periódica.

Tabela Periódica 3D
Os superátomos dão à Tabela Periódica algo como uma terceira dimensão, segundo Schmidt-Ott: "As propriedades químicas dos superátomos que foram identificados até agora são muito similares às dos elementos na Tabela Periódica porque suas camadas externas são praticamente as mesmas. Entretanto, nós ainda poderemos descobrir superátomos com uma camada externa diferente, dando-nos um conjunto de propriedades completamente novas."

Schmidt-Ott espera encontrar aglomerados de átomos com propriedades magnéticas, ópticas ou elétricas totalmente novas, que poderão ser estáveis o suficiente para criar cristais ou outras formas sólidas. As aplicações potenciais desses superátomos incluem catalisadores para combustíveis e cristais com capacidades extras de condução elétrica.

Agora, graças a essa nova descoberta, os superátomos podem ser coletados de forma muito pura e selecionados de acordo com o tamanho, tornando-os adequados para experiências químicas.

Para conhecer outros potenciais acréscimos à Tabela Periódica, veja Elementos pseudo-metálicos podem criar "pseudo-Tabela Periódica".

"O bem que fizeres a teu próximo é teu advogado em toda a parte"
Emmanuel

''O ESPIRITISMO É CIÊNCIA, FILOSOFIA E RELIGIÃO''

"O DIA EM QUE O ESPIRITISMO ESTIVER EM DESACORDO COM A CIÊNCIA,

FIQUEM COM A CIÊNCIA"

ALLAN KARDEC

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=descoberta-antimateria-nova-tabela-periodica&id=010160100305

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

O Nascimento de Jesus


Celebramos o Seu aniversário em 25 de dezembro. Ele não nasceu nessa data.Ele teria nascido entre os dias 2 a 4 de abril, segundo alguns historiadores. A data é muito imprecisa, por motivos compreensíveis, em face das mudanças de calendário e da falta de registro histórico de confiança.Todas as tradições asseveram que foi nesse período que ocorrera o Seu nascimento.E por que o comemoramos em dezembro? Porque a cultura romana, a sua mitologia propriamente dita, havia reservado o dia 25 de dezembro para a festa pagã do Solis Invictus (o Sol Invencível) logo após o chamado solstício do inverno (22 ou 23), o dia mais curto do ano europeu, celebração essa de natureza sensual para o gozo, para a perversão.Quando os cristãos primitivos resolveram celebrizar Jesus, naturalmente elegeram essa data para o Seu nascimento, a fim de que fosse substituída aquela comemoração, vulgar e perturbadora, por outra de mais alto significado, de conteúdo profundo, que tivesse representação muito maior do que a convencional. Então, transferiram a data do nascimento de Jesus, de abril para dezembro...Dessa maneira, foram empanadas, e mais tarde esquecidas, as evocações aos deuses Baco, Saturno e as grandes entregas à sensualidade. Por que a razão de tantas confusões? Devemos recordar que o calendário primitivo era lunar, e para adaptá-lo à realidade foram necessárias muitas concessões. Entre essas, a colocação de um mês dedicado a Júlio César, o grande conquistador (Julho).A seguir, mais um mês, dedicado a Otaviano, agosto, considerando-o Augusto, conforme fora homenageado. Como conseqüência, houve o acréscimo de mais dois meses, a fim de coincidir com o périplo que a Terra desenvolve em torno do Sol, além de um dia a mais, a cada quatro anos, que o bissexto. Igualmente, Ele não teria nascido no ano 0 da nossa Era. Isso é ainda mais perturbador, porque se assim o fosse, seria necessária uma grave alteração em as narrações evangélicas.Como todos nos recordamos, governava a Palestina, principalmente a Judéia, Herodes, o Grande, que morreu aproximadamente no ano 4 antes de nossa Era. Como Herodes teria mandado matar os recém-nascidos até os dois anos de idade, isso deve ter acontecido dois anos antes de ele ter falecido, o que recuaria a data do nascimento de Jesus para os anos 6 ou 7 antes da convencional vigente em nosso calendário. Mas será importante que Ele tenha nascido no ano 0 da nossa Era ou antes, no ano 6? O importante é que Ele nasceu. Temos esta certeza, porque a história de Jesus está no Evangelho, rica de detalhes dos acontecimentos que Lhe confirmam a existência. A vida de Jesus é também algo paradoxal.Se remontarmos aos mais confiáveis historiadores, aqueles que são aceitos pelos lideres religiosos do mundo cristão, veremos que a Sua vida é tão singular, que a História não define exatamente quando Ele nasceu ou quando morreu. Então, será que Jesus nasceu? Não seria um mito, como tantas outras figuras originadas em nossos arquétipos, que se tornam realidade por uma necessidade de afirmação do nosso inconsciente? Conclusivamente, porém, Jesus foi (e é) um Ser real. Qual seria o aspecto físico e os traços fisionômicos de Jesus? Difícil responder-se. A emissora BBC, procurou fazer uma pesquisa, graças ao código genético de um homem que existiu no século primeiro, e apresentou um Jesus moreno, de traços algo grosseiros, cabelos crespos, dizendo que aquele era um tipo do primeiro século e que Jesus possivelmente teria sido assim.A pesquisa é muito honesta, mas a conclusão, a mim me parece pouco óbvia. Se tomarmos os genes de qualquer um de nós e desenharmos o homem e a mulher do século 21, claro que não será alcançável o biótipo representativo. Somos uma variedade de raças com vários códigos genéticos, não se constituindo em um código-modelo, único, que represente a generalidade.A tradição diz que Jesus, judeu – apesar de os haver de pele negra – era de pele branca e de cabelos claros no tom de mel ou do ouro velho. Os cabelos eram longos, pois era nazareno, e os que nasciam nesse burgo tinham por princípio jamais cortar os cabelos e a barba, porque, na tradição de Moisés raspar o rosto era um desrespeito à dignidade. Eis por que os rabinos, os sacerdotes coptas, os da Igreja Ortodoxa Russa e outros ainda mantêm a barba. O rosto raspado pertence mais à cultura romana. Foram os romanos que lançaram a moda masculina da pele do rosto sem cabelos. Em uma carta atribuída a Publius Lentulus, Jesus apresenta-se com olhos muito transparentes, de tonalidade turquesa semelhante ao céu do entardecer na Galiléia. Deveria ter 1,75 m aproximadamente e pesar entre 65 e 70 Kg. Era um homem magro, sem tórax muito desenvolvido, embora o Seu trabalho fosse de carpintaria, que exige esforço muscular. Era possuidor de voz calma, porte ereto e altivo. A doçura da face, porém, não empanava a energia que dEle se exteriorizava.

Capítulo 2 – Livro: Um Encontro com Jesus – Divaldo Franco – compilado por Délcio Carlos Carvalho – 2007 Luz do Evangelho

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Boletim CEI - Sejamos Um !


Caros amigos,

Encaminhamos o Boletim número 38 do Conselho Espírita Internacional no idioma Português. Favor notar que o Boletim estará disponível no site da Coordenadoria Europa - em breve teremos em Espanhol e em Inglês.
CEI Europa Boletins (ceieuropa@googlemail.com)

Editorial
SEJAMOS UM!


Como se valorizar a união entre os espíritas? Como se
realizar a unificação no Movimento Espírita? Como se
operacionalizar a gestão federativa? São as questões
fundamentais para se pensar, discutir e operacionalizar nas
instituições representativas que têm vinculação com o CEI.
O texto pioneiro e histórico de Emmanuel sobre unificação "Em
Nome do Evangelho" (*), encaminhado por Chico Xavier aos
participantes do 1º. Congresso Brasileiro de Unificação Espírita
(São Paulo, 1948) é extremamente sugestivo para nossas
reflexões. E nos traça um roteiro oportuno e atual: "Conscientes,
porém, de que se faz impraticável a redenção do Todo, sem o
burilamento das partes, unamo-nos no mesmo roteiro de
amor, trabalho, auxílio, educação, solidariedade, valor e
sacrifício que caracterizou a atitude do Cristo em comunhão
com os homens, servindo e esperando o futuro, em seu
exemplo de abnegação, para que todos sejamos um..."

Agir pela união dos espíritas e pela unificação do
Movimento Espírita é atitude eminentemente cristã, fortalecendose
elos de fraternidade!
A unidade de ação deve ser fundamentada nas Obras
Básicas do Codificador Allan Kardec, o marco inicial, de
referência e de convergência para todos nós.
A gestão ou ação federativa é o conjunto de procedimentos
e de atividades que atendam a esses objetivos. Mas, é uma
tarefa que se distingue do trabalho rotineiro de uma instituição,
pois o âmbito de atuação se amplia para o relacionamento com
várias e se, possível, todas as instituições.

No momento que vivemos - evidentemente de grandes
transições -, deve contar com o apoio e atuação dos espíritas,
herdeiros do "Consolador Prometido", e que também foi
assinalado por Emmanuel na citada mensagem: "O mundo
conturbado pede, efetivamente, ação transformadora". Que
tal iniciarmos esta transformação pelos elos de respeito e de
fraternidade dentro do Movimento Espírita?
Daí a fundamentação de Emmanuel no início da
mensagem: “Para que todos sejam um” – Jesus. (João, 17:22).
(*) - Orientação aos Órgãos de Unificação, FEB, 2010.
Antonio Cesar Perri de Carvalho
Assessoria de Comunicação do CEI

Países representados no CEI
1. ALEMANHA
2. ANGOLA
3. ARGENTINA
4. AUSTRALIA
5. AUSTRIA
6. BELGICA
7. BOLÍVIA
8. BRASIL
9. CANADA
10. CHILE
11. COLOMBIA
12. CUBA
13. EL SALVADOR
14. ESPANHA
15. ESTADOS UNIDOS
16. GUATEMALA
17. HOLANDA
18. HONDURAS
19. ITÁLIA
20. JAPÃO
21. LUXEMBURGO
22. MÉXICO
23. NORUEGA
24. NOVA ZELANDIA
25. PANAMÁ
26. PARAGUAY
27. PERU
28. PORTUGAL
29. REINO UNIDO
30. SUÉCIA
31. SUIÇA
32. URUGUAY
33. VENEZUELA

EXPEDIENTE
SECRETÁRIO GERAL
Nestor João Masotti
ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO
Antonio Cesar Perri de Carvalho
E-mail: acperri@gmail.com
EDITOR
Elsa Rossi
E-mail: ceieuropa@gmail.com
E-mail: intercei@intercei.com
Web site: www.intercei.com
Ano 11

Número 38
B O L E T I M I N F O R M A T I V O C E I
3º T r i m e s t r e 2 0 1 0


CONSELHO ESPÍRITA INTERNACIONAL
Conselho Espírita Internacional
CEI em Valencia


Na tarde do dia 12 de outubro após o
encerramento do 6º. Congresso Espírita
Mundial, em Valencia (Espanha), foi iniciada a
Reunião Ordinária do Conselho Espírita
Internacional, nas dependências do Hotel Vora Fira.
A reunião foi presidida por Jean Paul Évrard,
assessorada pelo secretário geral Nestor João
Masotti e secretariada por Charles Kempf.
Houve o comparecimento de dirigentes de
entidades nacionais dos países: Alemanha,
Angola, Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil,
Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Espanha, Estados Unidos, França, Guatemala, Holanda,
Honduras, Itália, Japão, México, Noruega, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, Reino Unido,
Suécia, Suíça e Uruguai. E de visitantes de Hungria, Bielorussia, Equador, Finlândia, Luxemburgo e
Polônia.
Num primeiro momento todos os representantes apresentaram informações sobre as atividades
realizadas em seus países. Ocorreram relatos de atividades realizadas e programadas das
Coordenadorias do CEI (Europa, América do
Sul, América Central e Caribe); informação
sobre as medidas iniciais com a criação da
Coordenadoria do CEI para o Movimento
Espírita da África; informações sobre o 6o.
Congresso Espírita Mundial (de Valencia), que
contou com 1807 participantes, oriundos de 38
países.

Comissão Executiva do CEI
Valencia 2010

Secretário Geral: Nestor Masotti (Brasil)
1º. Secretário: Charles Kempf (França)
2º. Secretário: Salvador Martin (Espanha)
1º. Tesoureiro: Cesar Perri de Carvalho (Brasil)
2º. Tesoureiro: Vitor Mora Feria (Portugal)
Eduardo Santos (Uruguay)
Edwin Bravo (Guatemala)
Elsa Rossi (Reino Unido)
Fábio Villarraga (Colombia)
Jean Paul Evrard (Belgica)
Jussara Korngold (USA)
Ricardo Lequerica (Colombia)

BOLETIM INFORMATIVO CEI 38 2 4º. TRIMESTRE 2010
1. Alemanha
2. Angola
3. Argentina
4. Áustria
5. Bélgica
6. Brasil
7. Canadá
8. Chile
9. Colômbia
10. Cuba
11. El Salvador
12. Espanha
13. Estados Unidos
14. França
15. Guatemala
16. Holanda
17. Honduras
18. Itália
19. Japão,
20. Luxemburgo
21. México
22. Noruega
23. Panamá
24. Paraguai
25. Peru
26. Porto Rico
27. Portugal
28. Reino Unido
29. Suécia
30. Suíça
31. Uruguai

Visitantes dos
demais países, na
reunião do CEI


1.Hungria
2.Bielorussia
3.Equador
4.Finlândia
5.Polônia
6.Venezuela
7.Austrália

COORDINADURIA SUR AMERICA
1. EL CEI Suramérica está coordinando una Gira Divulgativa del orador brasileño Raul Teixeira por los
siguientes países: Chile, Perú, Ecuador, Colombia y Venezuela, que se realizará en febrero de 2011 y
cuyo objetivo es divulgar la doctrina espirita y fortalecer los trabajadores espiritas y los centros
espiritas como núcleos básicos de cada movimiento.
2. Informamos que en Venezuela a través de José Vasquez se está adelantando la tramitación
correspondiente para la conformación de la Federación Espirita Venezolana.
3. Se harán las visitas correspondientes a las diferentes sedes propuestas para el próximo 7 Congreso
Espirita Mundial (Cuba, Paraguay y Peru) para colaborar en el estudio y valoración del lugar que reúna
las mejores condiciones como sede del magno evento del 2013 que debe realizarse en América.
Fabio Villarraga - fabiovillarraga@gmail.com

COORDINADURIA CENTRO AMERICA Y CARIBE
Edwin Bravo Marroquin - ebravo_1@hotmail.com
COORDINADORIA EUROPA

Já se passou um mês do encerramento do 6° Congresso Espírita Mundial,
que aconteceu de 10 a 12 de Outubro de 2010, na Feira Internacional de
Valencia, na Espanha. Ainda sentimos no coração os efeitos benéficos
desse evento, que reuniu 1800 pessoas de mais de 50 nacionalidades dos 5
continentes, sem contar mais de 10000 conexões do mundo inteiro para
acompanhá-lo ao vivo pela TVCEI.
Foi uma oportunidade de reencontro entre muitos irmãos e irmãs dividindo
o mesmo ideal, vibrando em harmonia com os espíritos espíritas e os guias espirituais do Movimento
Espírita no mundo. Foi também uma grande oportunidade de aprendizado, pela qualidade das
intervenções e dos palestrantes, de diversas áreas do conhecimento, para desenvolver o tema central:
“Somos Espíritos Imortais”, e comemorar os 100 anos do nascimento do médium Francisco Xavier.
O evento foi divulgado nas mídias espanholas, o que contribuiu e contribuirá para a divulgação da
mensagem consoladora pela Espanha, pela Europa e pelo mundo. Isto é de particular importância nesta fase
de transição onde se encontra a Terra, e onde muitos corações estão se abrindo para a espiritualidade.
Nesse sentido, pudemos também observar o grande crescimento das edições de livros espíritas em
castelhano e nas outras línguas da Europa, na Feira dos Livros organizada pelo Movimento Espírita
Espanhol, e no estande da EDICEI.
Uma bela exposição sobre os pioneiros do Espiritismo foi instalada na entrada do salão, com
quarenta painéis com fotos, dados biográficos, bibliografias. Um grande agradecimento à Comissão
Organizadora da Federação Espírita Espanhola e do CEI que trabalharam tanto para permitir a
realização desse evento.
Ocorreram também as reuniões da Comissão Executiva do CEI, e a Assembléia do CEI nos dias
seguindo o evento: participaram 29 dos 33 paises membros do CEI, mais observadores de 6 outros paises.
Os relatos feitos por cada representante dos paises e por cada coordenador regional do CEI, mostraram o
crescimento do Movimento pelo mundo. Foram eleitos ou reeleitos 7 membros da Comissão Executiva.
Foram também tomadas medidas para a formação de uma coordenadoria do CEI para a África.
Luxemburgo foi acolhido como novo país membro do CEI. Foram apresentadas três propostas de
qualidade para organizar o próximo Congresso Mundial nas Américas em 2013: uma comissão foi
designada para avaliar as propostas e fazer a difícil escolha. A próxima Assembléia Geral do CEI será no
Canadá, no inicio de 2012. Como definido na ultima reunião da Coordenadoria da Europa em Varsóvia,
foi confirmado o seminário de formação para dirigentes e colaboradores espíritas, em Wégimont, Bélgica,
nos dias 3, 4 e 5 de Junho de 2011. Maiores informações serão enviadas em breve.
Charles Kempf - charles.kempf@orange.fr
BOLETIM INFORMATIVO CEI 38 4º. TRIMESTRE 2010 3

COORDINADORIA AFRICA
Amelia Cecilia D. Carlos Cazalma - ameliaccazalma@gmail.com (ver página 4)
Conselho Espírita Internacional
visita Angola-AFRICA pela 1a. vez. Momento histórico.
De 16 a 23 de Setembro, o
Conselho Espírita Internacional esteve
visitando Angola, representado por Elsa
Rossi, membro da Comissão Executiva
do CEI. Essa foi a primeira visita do
CEI a esta instituição integrada ao CEI,
SEAKA, Sociedade Espírita Allan
Kardec de Angola, dirigida por Amélia
Cazalma. A SEAKA desenvolve um
intenso trabalho de conscientização
Espírita a todos os freqüentadores,
funcionários e usuários da Casa do
Caminho, entidade de Assistência a
população de Viana, bairro onde se
localiza. O trabalho amplia-se a cada
ano, com o crescimento das obras na
área da Saúde, Profissionalização,
Educação, Alfabetização, apoio a todos.
Foram realizadas palestras informativas sobre o CEI no Movimento Espírita Internacional, alem
do SEAKA, também em dois outros grupos Espíritas em Luanda. São eles: União Espiritual Cristã de
Angola, dirigida por João
Saraiva e Amélia
Dalomba e Grupo
Espírita Fraternidade e
Paz, dirigido por Pedro
Aganian.
Foram também
realizadas reuniões com
os integrantes da
SEAKA, que fizeram
muitas perguntas que
foram esclarecidas. Na
o c as ião fal o u - s e
novamente sobre os demais países vizinhos da do Continente Africano,
a exemplo dos Grupos Espíritas em Moçambique, Republica do Congo,
Cabo Verde, África do Sul, Uganda, Marrrocos, Gana e outros que
Amélia já se corresponde, alguns ela já visitou e trocam e-mails.
Durante a Reunião do CEI em Valencia, Outubro 2010, foi feito
a proposta da criação da Coordenadoria da África. Todos os
representantes dos países que compunham a reunião, aprovaram. Ficou assim então, criada a
Coordenadoria da África, ter uma comissão de apoio a Amélia Cazalma para o desenvolvimento dessa
Coordenadoria, a exemplo das 4 Coordenadorias que já existem: Coordenadoria Europa, Coordenadoria
América do Norte, Coordenadoria América Central y Caribe, e Coordenadoria América do Sul.
Aos que desejarem contactos ou tiver informações relevantes, por favor, contactar Amélia Cazalma
pelo e-mail: ameliaccazalma@gmail.com ou seakaangola@hotmail.com, visitar www.seaka.org
Legenda:
Foto 1: Panificacão, ensino profissionalizante e ao mesmo tempo, ajuda na manutenção da Escola.
Todos os alunos e funcionários participam dos Estudos Espíritas na SEAKA.
Foto 2: Amelia Cazalma, Joao Saraiva e Elsa Rossi na União Espiritual Cristã.
Foto 3: Pedro Aganian, Elsa Rossi e Amélia Cazalma no Grupo Espírita Fraternidade e Paz.
1
2 3
BOLETIM INFORMATIVO CEI 38 4 4º. TRIMESTRE 2010
EDICEI lançou novas publicações de livros em diversos
idiomas, durante o 6º. Congresso Espírita Mundial em Valencia.
Desde sua criação em 2008, a EDICEI, já publicou mais de 145 livros nos diversos idiomas.
Seja você, o co-produtor de um livro que iluminará multidões de leitores em todos os países.
Faça sua doação financeira à EDICEI assim colaborando para que mais livros possam vir a lume
em breve tempo. Ainda há muita necessidade de livros nos demais idiomas. Nossos irmãos estão
esperando, aquilo que nós de língua portuguesa já temos em grande quantidade, graças a Deus.
Fale conosco, nos escreva! Faça parte deste momento iluminativo: edicei@edicei.com

LIVROS ELETRONICOS, NOVIDADE DA EDICEI
A partir de Dezembro de 2010, 50 títulos espíritas em livros digitais estarão disponíveis para
compra por download, das famosas livrarias Barnes and Noble no Reino Unido e América do Norte, El
Corte Inglês da Espanha, Gandhi no México, e em outras que a EDICEI estará negociando em breve.
BOLETIM INFORMATIVO CEI 38 4º. TRIMESTRE 2010 5

SOCIEDADE ESPÍRITA
ALLAN KARDEC DE ANGOLA

Durante a reunião do Conselho
Espír ita Internacional, foi
aprovada a cr iação da
Coordenadoria AFRICA do CEI,
com o apoio de vários membros
da Comissão EXecutiva, tendo Amelia Cazalma,
presidente da SEAKA, que representa Angola no
CEI, como a Coordenadora no momento inicial
E-mail: seakaangola@hotmail.com
www.seaka.org
ANGOLA

CONFEDERACION ESPIRITA
ARGENTINA

CEA pone en vuestro conocimiento la nómina
de las nuevas autoridades de la Confederación
Espiritista Argentina, electas en la Asamblea General
de Delegados el día 28 de agosto de 2010.
Presidente: Félix J. RENAUD
Comisión Directiva:
• Vicepresidente: Gustavo N. MARTÍNEZ
• Secretario General: Rodolfo R. ELSTER
• Prosecretaria General: Martha B. LOSCALZO
• Tesorero: Javier BLASCO
• Protesorero: Aldo J. MARINO
• Secretario de Editorial: Ignacio FOCKE
• Secretario de Propaganda: Alberto J. CLOSE
• Secretario de Biblioteca: Héctor O. SÁNCHEZ
• Vocal 1º: Yolanda A. YSLA
• Vocal 2º: Clelia A. SERIO
Comisión Fiscalizadora:
• Juan V. BRADACH, • María T. HERNANDO
• Héctor QUETGLAS, • Ana M. CALDARA
E-mail: confespirarg@speedy.com.ar
ARGENTINA
ALLAN KARDEC
VAK Viena
O VAK Viena realiza encontros semanais às
terças 19hs e sábados 15hs. informações no site:
http://sites.google.com/site/wienvak
E-mail: vakardec@msn.com
___________________
Atividades do
GEEAK Austria

01/10/2010: Tivemos o prazer de ter em
nossa casa , o querido amigo Carlos Campetti, que
nos propiciou um Mini Seminário com o tema "
Centro-Espírita / Relações Interpessoais. Foram
horas de muito aprendizado doutrinário.
22/10/2010: Esteve também em nossa casa,
o experiente orador e divulgador espírita Sr. Miguel
de Jesus Sardano, que veio nos brindar com
esclarecedora palestra com o tema " A importância
do Espiritismo no Século XXI", ao final houve
espaço para perguntas e repostas, que nos deram
ainda mais embasamento doutrinário, em várias
questões relacionadas não somente ao tema, mas
no enfoque geral do Espiritismo em nossas vidas.
01/11/2010: Recebemos Dr. Andrei Moreira,
médico, presidente da AME-MG. Na oportunidade
do Mini Seminário com o tema: Cura e Autocura -
Uma visão médico-espírita, Dr Andrei lançou seu
livro " Cura e Autocura - Uma visão médicoespírita.
Neste evento tivemos as bênçãos de
receber uma linda psicografia do espírito Josef
Gleber pela psicografia de Dr. Andrei. A mensagem
nos trouxe esperança de dias melhores em nosso
mundo, se continuarmos firmes como
trabalhadores operosos de Jesus na Terra.
05/12/2010: Palestra em Português com
Edith Burkhard, grande servidora do movimento
espírita em terras européias.
12/12/2010: Para finalizarmos as atividades
doutrinárias do ano, teremos nosso II Cine Debate ,
onde assistiremos o filme "Chico Xavier" , e
conversaremos a respeito de sua vida e obra.

AUSTRIA
UNIAO ESPIRITA ALEMA

Foi realizado no dia 30 de outubro de 2010 em
Frankfurt o VIII encontro fraterno das casas espíritas
da Alemanha tendo como tema principal “A experiência
religiosa do Espiritismo”. Num clima de
muita paz e harmonia foram conferidas várias palestras
em torno do tema principal do encontro como
sobre O Sermão da Montanha, A Vida de Paulo de
Tarso, entre outras excelentes apresentações.
No dia 31 de outubro realizou-se ainda em
Frankfurt a assembléia geral da União Espírita
Alemã (UEA) com a participação de quatro novos
grupos espíritas que se tornaram membros da UEA.
Nos dias 13 e 14 de Novembro foi realizado
em Bonn o 3° Congresso Alemão de Medicina e
Espiritualidade.
Uniao.Espirita.Alema-D.S.Vereinigung@web.de
www.spiritismus-dsv.de
ALEMANHA

6 BOLETIM INFORMATIVO CEI 38 4º. TRIMESTRE 2010
Entraremos em recesso de atividades
doutrinárias, do dia 20/12/2010 até 09/01/2011,
mas continuaremos com atendimento fraterno com
hora marcada, mesmo neste período.
Mais informações consultem nosso site
www.spiritist.at ou pelo e-mail
geeakaustria@gmail.com
___________________________
Atividades da
Associação de Estudos Espíritas
John Huss-Viena
VEREIN ZUR FÖRDERUNG DER LEHRE DES
JOHN HUSS-VIEN
A Associação de Estudos Espíritas
John Huss comemorou seu 1°
aniversário. As reuniões ocorrem
quinzenalmente aos sábados, das 17 às 18:30h.
Bundespolizeidirektion Wien, Büro für
V e r e i n s , Ver s am m l u n g s - u n d
Medienrechtsangelegenheiten registriert:
213162905
Endereço: Halblehnweg n°25, 1220,
Viena, Áustria
Mais informações:
johnhuss.vienna@gmail.com
UNION SPIRITE BELGE
Acontece em Bruxelas, o 1º.
Encontro de Jovens e
Infantes Espíritas em
Benelux , organizado pelo
CESAK-Bruxelles, no dia 14
Novembro de 13h30 à 17h30
Tema: Viva a Diferenca!
E-mail Organizador:
cesakbruxelles@gmail.com
Liege: Em 22 outubro aconteceu na sede de
L'Union Spirite Belge a conferencia sobre “O
Amor” e concerto com Ana Ariel, cantora e
conferencista espírita brasileira.
De 4 de Setembro a 24 de Outubro,
aconteceu as 2as. Jornadas Espíritas de Bruxelas
com vários palestrantes: Jean Paul Evrard,
Florêncio Anton, Carlos Campetti, Dr. Sergio
Thiesen, Miguel de Jesus Sardano, Humberto
Werdine.
Desde Outubro, em Liege A USB retomou a
tarefa de distribuir sopa e pão com café e bolachas
para as pessoas necessitadas. Os irmãos que
aparecem, recebem informações e auxílio.
E-mail: usb@spirite.be
www.spirite.be
BELGICA

The Spiritist Magazine
é uma publicação oficial
impressa do Conselho
Espírita Internacional
para o idioma ingles,
alem do frances.
Qualquer um pode
assinar pela internet e a
revista será enviada para
endereços de qualquer
país com facilidade.
Escrever para:
info@thespiritistmagazine.com
www.thespiritistmagazine.com

FEDERACION ESPIRITA
BOLIVIANA - FEBOL
Anotem em suas agendas:
E-mail: febol@entelnet.bo
eduardonanni@cotas.com
www.febol.org
BOLIVIA

CONFEDERACIÓN ESPIRITISTA
COLOMBIANA
E-mail: confecol@confecol.org
www.confecol.org
COLOMBIA
BOLETIM INFORMATIVO CEI 38 4º. TRIMESTRE 2010 7
ser realizado no ano de 2014, em Brasília; a
prorrogação das comemorações do Centenário de
Chico Xavier até dia 2/4/2011; o surgimento de
novas forças para a fundamentação jurídica para
apoio aos Centros Espíritas.
Durante a Reunião houve visita de José
Raul Teixeira, que psicografou algumas
mensagens.
No último dia, houve visita da equipe de
jovens da Federação Espírita do Estado de Goiás,
que foi recepcionada com entusiasmo. Ao final,
todos entoaram a “Canção da
Alegria Cristã”. Divaldo Pereira
Franco fez uma exposição ao
CFN, no encerramento recebeu
mensagem psicofônica de
Bezerra, e, após o encerramento
da Reunião, proferiu palestra
pública em auditório do QG do
Exército. Reportagem completa
em Reformador, edição de janeiro
de 2011.
O CFN da FEB é presidido por
Nestor João Masotti, tem como
Secretário Geral Antonio César
Perri de Carvalho e é integrado
pelos presidentes de todas as Entidades
Federativas Estaduais.
Para acessar o Relatório do Projeto
Centenário de Chico Xavier, localize em:
www.febnet.org.br/site/movimento_brasil.php
Informações: cfn@febnet.org.br
E-mail: www.febnet.org.br

FEDERAÇÃO ESPÍRITA
BRASILEIRA
REUNIÃO NACIONAL NA FEB
PREPARA RUMOS
A Reunião Ordinária do Conselho Federativo
Nacional da FEB, ocorreu na sede da FEB, em
Brasília, nos dias 5, 6 e 7 de novembro. Na
véspera, houve reunião das Entidades
Especializadas de Âmbito Nacional, que também
participaram da Reunião do CFN.
O evento reuniu dirigentes das Entidades
Federativas dos 26 Estados e do Distrito Federal.
No CFN são definidos planejamentos e ações para
o Movimento Espírita do País. Nesta reunião
comemorou-se os 60 anos da "Caravana da
Fraternidade" que consolidou este Órgão da FEB,
criado com o “Pacto Áureo”.
Houve histórico sobre o livro lançado pela
FEB “A Caravana da Fraternidade”, de Leopoldo
Machado e os dirigentes das Federativas dos
Estados dos caravaneiros apresentaram a biografia
dos homenageados: Arthur Lins de Vasconcelos
(Pr), Ary Casadio e Carlos Jordão da Silva (SP),
Francisco Spinelli (RS), Leopoldo Machado (RJ) e
Luiz Burgos Filho (Pe).
Durante o evento houve apresentação e
distribuição do Relatório das Ações do “Projeto
Centenário de Chico Xavier” e do 3º Congresso
Espírita Brasileiro, com distribuição do livro Anais
do Congresso.
Os encaminhamentos e decisões nesta
Reunião estão relacionadas com ações integradas
das Áreas das Comissões Regionais do CFN; o
planejamento destas Reuniões para 2012; estudos
propostos sobre questão dos jovens e sobre a
educação como um todo; as definições para as
comemorações do Sesquicentenário de "O Livro
dos Médiuns" em 2011, e, também de "O
Evangelho Segundo o Espiritismo" ao ensejo do
4o. Congresso Espírita Brasileiro, aprovado para
BRASIL

CENTRE D’ETUDES
SPIRITES ALLAN KARDEC
DE KINSHASA
O CESAK Kinshasa
organizou conferencia em 21
novembro 2010 com o tema: “A
Descoberta da Filosofia
Espírita” Proferida por Monsieur
Blaise Bansele , Espírita e
Professional de Saúde de
Kinshasa .
Local: 9 bis, Avenue
Woka n° 9 bis , Quartier Abattoir, Masina Pétro-
Congo , Commune de Masina , Ville de Kinshasa ,
Capitale de la République Démocratique du
Congo. Référence Marché Alivia.
Estudos espíritas toda terça, quinta e sábado
16:30 - 18:00.
E-mail: bansele@yahoo.fr
www.kinshasa.cesak.org
REPUBLICA
DEMOCRATICA DO
CONGO
8 BOLETIM INFORMATIVO CEI 38 4º. TRIMESTRE 2010

TVCEI chega a São Luis, Maranhão
Pela TVN operadora, canal 48.
São Luis é mais nova cidade brasileira a
receber o sinal da TV do Conselho
Espírita Internacional (TVCEI). A
operadora que retransmite o sinal da TV
espírita aos seus assinantes é a TVN, no canal 48.
Acesse: www.tvn.com.br ou ligue (98) 2108-7289
www.tvcei.com

SOCIEDAD AMOR Y CARIDAD
UNIVERSAL
6º. Congreso Espirita Centro Americano e
27º. Congreso Espirita Cubano
Con motivo de cumplirse 150 años de la
primera edición del Libro de los Médium escrito por
Allan Kardec, las Sociedades Espiritas del oriente
cubano con sede en la provincia de Granma,
auspiciado por el Consejo Espirita Internacional
(CEI) los convocan a participar en el 6to Congreso
Espirita Centroamericano y del Caribe y el 27
Congreso Espirita Cubano que se celebrará en el
mes de abril del 2011.
22, 23, 24 de abril del 2011
“Bayamo cuna de la Nacionalidad Cubana”.
Para participantes nacionales contactar
con: • Rolando Pozo Garcés - Director de la
Sociedad Espirita “León Denis”
• Ciro Labrada Estrada Teléfono 023
421652—Presidente de la Sociedad Espirita “Más
Luz” - Gilberto Pérez Reyes Teléfono 023 429346
Secretario de la Sociedad Espirita “En pos de la
Verdad” email: iraida@eppgr.gecgr.co.cu
Para participantes extranjeros contactar con:
Manuel de la Cruz.
Representante del Consejo Espirita Internacional
en Centro America (CEICA) para Cuba.
E-mail: delacruzmanny@aol.com
CUBA

SEARA ESPIRITA CRISTO
REDENTOR
Divaldo Franco
esteve visitando o Centro
Espírita Cristo Redentor em
Cingapura, a convite de
Vanusa Johns coordenadora
do Grupo.
O CEI tem mantido
contacto com Vanusa, e
enviado material em Ingles
para os estudos no Grupo,
desde abril de 2009.
NOVO ENDERECO:
57 Meyer Road #09-09 S 437878 – Singapore
Tel: (65) 6699-9092 ou (65) 9180 9005
http://sites.google.com/site/sespcristoredentor/
sesp.cristoredentor@gmail.com

CINGAPURA CANADIAN
SPIRITIST COUNCIL
Centros Espíritas de
Montreal e Toronto
celebram
aniversário.
O Centro Espírita
Mensageiros de Luz e
Paz celebrou 20 anos
d e exi s t ê n c i a ,
inaugurando sua nova
sede localizada na
3877 rue Monselet, Montreal.
A frente desse trabalho os companheiros Adelina
e Arnaldo Almeida na foto acima.
O Joanna Spiritist Study Group de Toronto
t a m b e m
compl e t ou
14 anos de
existência.
O Mensageiro
Luz e Paz
r e c e b e
I s a b e l
Saraiva de Portugal que realiza
palestras em três Centros em
Montreal nos dias:
• 19/11 às 19h30 seminário no
CEMLP “Centros de Força e Mediunidade”.
• 20/11 às 14h00 Palestra no CEMLP Familia
laços de Amor e Dor.
• 21/11 às 15h00 Palestra no JAC “Felicidade”.
• 22/11 às 19h30 Palestra no CESF “Sono e
Sonho”.
• 23/11 às 19h00 CEMLP: Tema “Centro Espirita”.
E-mail: smussi@canadianspiritistcouncil.com
www.canadianspiritistcouncil.com
CANADA

BOLETIM INFORMATIVO CEI 38 4º. TRIMESTRE 2010 9
FEDERACION ESPIRITA
ESPAÑOLA
Congresso Espírita Mundial e novos
lançamentos em Espanhol, a venda pela FEE
Aconteceu, entre os dias 10 e 12 de
Outubro, o 6º. Congresso Espírita Mundial. Em
três dias de programação intensa, espíritas do
mundo todo reuniram-se em torno do tema
‘Somos Espíritos Imortais’.
Na ocasião, o Conselho Espírita
Internacional, além de promover o evento,
também lançou, através da EDICEI editora, ‘Las
vidas passadas de los niños’, da autora e
terapeuta Carol Bowman, que esteve presente no
congresso como palestrante convidada e
autografou exemplares. Divaldo Franco, que
também esteve no congresso como palestrante,
autografou exemplares de ‘Despierte y sea feliz’
(Desperte e seja feliz), um sucesso de vendas.
Outros livros lançados no evento foram
‘Sexo y Destino’ (Sexo e Destino) e ‘Cartilla del
Bien’ (Cartilha do Bem), ambos psicografados
ESPANHA

CONSELHO ESPÍRITA DOS
ESTADOS UNIDOS
Neste último mês de Outubro, o United States
Spiritist Council deu início ao projeto “Spiritism for
Everyone”, proporcionando a condição de Espíritas
e simpatizantes participarem de reuniões ao vivo
através da internete. Os webmeetings não só dão a
capacidade dos participantes verem a apresentação
em áudio e vídeo como também de participarem
ativamente perguntando e colocando suas
impressões sobre o tema do dia em viva voz. A
intenção do USSC é a de dar condições a
indivíduos que vivem em regiões aonde não
existam Centros Espíritas estarem em um contacto
constante com a Doutrina.
A Federação Espírita da Flórida estará
realizando nos dias 19 e 20 de Fevereiro de 2011 o
evento “Vida, Desafios e Soluções” com a
participação especial de Raul Teixeira, Aberto
Almeida, Cesar Reis, Alirio de Cerqueira Filho e
Divaldo Franco. O evento é uma realização da
Federação Espírita da Flórida com o apôio do
United States Spiritist Council.
A Spiritist Academy of Charlotte lançou o
primeiro programa Espírita de TV local no Estado
de North Carolina. O programa é feito em Inglês e
Português e vai ao ar mensalmente. Alguns dos
episódios podem ser assistidos no link
http://blip .tv/search?q=spiritism+today.
O United States Spiritist Council estará
realizando no dia 7 de Maio de 2011 o quinto U.S.
Spiritist Symposium. Este evento reúne dirigentes
Espíritas de todo o país e é realizado anualmente
em um diferente estado Norte Americano.
O evento de 2011 acontecerá em San
Francisco na Califórnia.
USSC www.spiritist.us
www.spiritistfederation.us
E-mail: Mauricio@spiritist.us
ESTADOS UNIDOS
pelo médium Chico Xavier, e ‘A Gênese’, esse
último completando as obras da codificação espírita
editadas em espanhol. ‘Cartilla Del Bien’ que, junto
de ‘El Gran Viaje’ (A grande viagem) são uma
resposta por parte da editora a uma demanda cada
vez maior de livros direcionados ao público infantil.
Os livros foram impressos na Espanha em
parceria com a Publidisa
Antes do Congresso Espirita Mundial em
Espanha, Carlos Campetti proferiu conferencias em
varias cidades, a convite da Federaco Espirita
Espanhola. (Fuente site FEB)
E-mail: info@espiritismo.cc
www.espiritismo.cc

CENTRO DE ESTUDIOS ESPÍRITAS
BUENA NUEVA
En Octubre recién pasado,
tuve el 2º Encuentro Espírita
de Santiago con Divaldo
Franco, durante los días 25,
26 y 27, y fue transmitido en
vivo por la TVCEI
Los temas de los seminarios
fueron:
1) ”Desastres Naturales Y
Muertes Colectivas” muy
adecuado para los problemas telúricos y de
tsunamis que han arrasado gran parte de
nuestro país.
2) “Trastornos Obsesivos, Depresivos Y Suicidios” .
También participó nuestro compañero Luis
Hu Rivas quien dictó una conferencia sobre
Reencarnación y también un seminario sobre la
“Vida Y Obra de Francisco Càndido Xavier”
culminando con la exhibición de la película
acerca de su vida en español.
Raul Teixeira en Chile 2011
Está programada la visita de nuestro
compañero Raúl Teixeira para el 1º y 2º de
febrero de 2011, para ayudar en la divulgación
de nuestra amada Doctrina.
E-mail: contacto@centroespirita.cl
espiritismo@espiritismo.cl
www.espiritismo.cl
CHILE

10 BOLETIM INFORMATIVO CEI 38 4º. TRIMESTRE 2010
CONSELHO ESPIRITA
FRANCES
O Conseil Spirite Français teve sua
Assembléia Geral Anual no dia 18 de Setembro.
Diante do aumento das atividades e do numero de
grupos membros, o Conselho de Administração foi
estendido de 6 para 9 membros, sempre seguindo
os princípios de direção coletiva aconselhados por
Allan Kardec no projeto 1868, que consta da
Revue Spirite do mesmo ano e das Obras
Póstumas. Os membros desse Conselho se
reúnem a cada semana pelo sistema Skype, para
organizar e desenvolver o trabalho.
Iniciou-se um ciclo de Estudo sistematizado,
baseado no livro Nosso Lar, utilizando o sistema
Skype, com participantes do pais inteiro.
Foi fundado o Centre d'Etudes Spirites Victor
Hugo, na cidade de Rennes, na Bretanha. O
Centro foi inaugurado no dia 7 de novembro de
2010, com a visita do presidente do CSF, Michel
Buffet. Participaram do evento representantes do
varios centros espíritas da Bretanha, incluindo os
de Vendée, de Combourg e de Pont-Châteaux.
Michel Buffet aproveitou também a viagem para
visitar estes centros.
Mickaël Ponsardin, autor do livro "Chico
Xavier, o Homem e o Médium", esta dando varias
palestras na oportunidade da comemoração dos
100 anos do nascimento do médium.
Vários representantes do CSF participaram
do 6° CEM em Valência, que foi o tema de um
numero especial do boletim Voie Spirite.
O trabalho de gravação de áudio-livros esta
progredindo, já se encontram disponíveis todos os
livros de Allan Kardec e a Revue Spirite de 1858.
Vários outros títulos de Léon Denis estão sendo
gravados. Estarão disponibilizados no website da
Encyclopédie Spirite, www.spiritisme.net
Para maiores informações ou download de
Voie Spirite, confere no www.spiritisme.org
Charles Kempf
Membro do Conselho de Administração do
Conseil Spirite Français - ca@conseil-spirite.fr

Conselho Espírita Internacional
SGAN 909, conjunto F - Asa Norte
CEP 70790-090 Brasília, DF
Tel. +55 61 3038 8414
E-mail: intercei@intercei.com
www.intercei.com
GRUPO ALLAN KARDEC
FINLANDIA
EVENTOS em 2010
M a r ç o :
Lançamento O
L i v ro Dos
Espíritos com
a p o i o d o
m o v i m e n t o
e s p í r i t a
Polones (Konrad Jerzak) e CEI (Charles Kempf).
Outubro: Palestras médico-espírita (dois
dias) com palestrantes Nelly Berctold & Andrei
Moreira.

PRINCIPAIS EVENTOS PROGRAMADOS
PARA 2011:
Fevereiro 12. & 13. lançamento da tradução
do Evangelho Segundo Espiritismo ao Finlandes.
ATIVIDADE CONTÍNUA:
Tradução das obras básicas, estudos no
grupo, palestras e elaboração das matérias para
serem publicados nas revistas.
MAIS INFORMACÕES: www.spiritismi.fi &
info@spiritismi.fi
Contactos: info@allankardec.fi
www.spiritismi.fi
Em Finlandes: www.allankardec.fi
FINLANDIA
CADENA HELIOSOPHICA
GUATEMALTECA
VII Encuentro Espirita Guatemalteco
Organizada pelo equipo de capacitacion y
divulgacion espirita (CDIES) de Guatemala, ocurre
en 20 de Noviembre de 2010 en el Centro Cultural
Metropolitano, Guatemala Ciudad, o VII Encuentro
Espirita Guatemalteco, tema principal: Pruebas
Científicas de la Reencarnación y Justicia de Dios.
Sábado 20 de Noviembre de 2010
Logar: 7ª. Avenida 11-66, Zona 1 Casa
Ibarguen, Centro Cultural Metropolitano frente
Edificio Central de Correos, Guatemala Ciudad
E-mail: wendy.castanon@gmail.com
E-mail: ebravo_1@hotmail.com
www.guatespirita.org
GUATEMALA
LIVRO
ESPIRITA EM
HUNGARO
Lançado pela EDICEI em
Valencia o Livro dos Mediuns
em Magyar. Foto do tradutor
Szabadi Tibor E –mail:
satibor.esp@gmail.com
contactos: Esperanto e Magyar
HUNGRIA
BOLETIM INFORMATIVO CEI 38 4º. TRIMESTRE 2010 11
CONSELHO
ESPÍRITA HOLANDES
9o. Encontro Nacional
dia 12 de setembro 2010 em Amsterdam
No dia 12 de setembro de 2010 ocorreu o 9º.
Encontro Espírita Nacional promovido pelo
Conselho Espírita Holandês na cidade de
Amsterdam. Este evento acontece anualmente e
este ano contamos com a presença de Carlos
Campetti que abordou o tema Perdão, que foi o
tema do evento. Claudia Werdine coordenou a
atividade com as crianças e jovens. Ela abordou o
mesmo no nível correspondente a faixa etária do
publico infanto-juvenil.
No curtos espaço de tempo que Carlos
Campetti permaneceu na Holanda ele realizou
palestras e seminários nos grupos de Amsterdam,
Den Haag e Rotterdam.
1º CONGRESSO DE MEDICINA
E ESPIRITUALIDADE
O Conselho Espírita Holandês em parceria
com a AME-Internacional realizou nos dias 29 e
30 de outubro o 1º. Congresso de Medicina e
Espiritualidade nas dependências da Vrije
Universiteit de Amsterdam. Contamos com uma
platéia seleta de 64 pessoas na sexta-feira dia 29
e 75 pessoas no dia 30 de outubro que
acompanharam atentamente a abordagem dos
seguintes temas:
“Um novo Paradigma para a Saúde no
século XXI” e “Fisiopatologia da Obsessão
Espiritual” por Dr. Marlene Nobre; “Medicina e
Espiritualidade: Pesquisas e Bases Científicas” e
“Terapêutica Complementar Espírita: Revisão das
Evidências Científicas” por dr. Giancarlo Lucchetti;
“O Cérebro como órgão de expressão do Espírito”
por Prof. Dr. Irvênia Di Santis Prada; “Bases da
Integração Cérebro-Mente-Espírito”e “Pesquisas
sobre a Glândula Pineal” por Dr. Sérgio Felipe de
Oliveira; “Fim da Ditadura dos Genes”e “ Visão da
Eutanásia ante as evidências científicas da vida
após a morte” por Dr. Carlos Roberto de Souza; “O
Fenômeno da Incorporação Mediúnica e sua
aplicação prática como terapia cooperativa no
tratamento de distúrbios psicológicos” por Dagobert
Göbel.
No encerramento no primeiro dia de
congresso Dra. Marlene emocionou o público
quando respondendo a pergunta de um
participante holandês sobre a eutanásia, afirmou
que a Doutrina Espírita valoriza a vida e que a
eutanásia reduz o paciente a um estado de coisa
HOLANDA que pode ser descartada a qualquer momento. A
eutanásia aniquila os laços amorosos e familiares
de pessoas que tiveram a experiência de caminhar
lado a lado por toda uma existência.
Quem desejar reviver esses momentos de
emoção do 1º. Congresso de Medicina e
Espiritualidade pode encomendar as palestras em
vídeo através do Conselho Espírita Holandês.
Nederlandse raad voor het Spiritisme
E-mail: info@nrsp.nl
www.nrsp.nl
GRUPO DE ESTUDOS
ESPIRITAS NA
IRLANDA
Stevan nos escreve: Dia
03 Novembro tivemos
uma palestra maravilhosa com o Dr. Carlos Roberto
sobre Saúde e Espiritualidade (Health and
Spirituality) encerrando calendário de eventos para
este ano.
Em Outubro tivemos palestra com Dra.
Vanessa Anseloni dos Estados Unidos.
O grupo de
estudos do Road
Map finalizou na
ultima sexta o
modulo Spiritism
101 (foto ao lado)
S t e v a n
informa que as
reuniões continuam
s en do fei t a s
quinzenalmente aos domingos na E.L.A. (English
Academy School) na 21 Fairview, Dublin 3 e que já
estão cadastrando interessados para a nova turma
de Road Map com data e local a serem definidos,
pois verão os dias disponíveis já que serão duas
turmas ao mesmo tempo (Spiritism 101 e o módulo
2 Spiritist Science) E-mail: sbertozzo@gmail.com
REPUBLICA DA IRLANDA
GEEAK-NORGE
Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec –
GEAK Norge abriu as inscrições para conhecimento
dos pais que queiram levar seus filhos, (crianças e
jovens) para participar das classes de Educação
Espírita Infanto-Juvenil.
As atividades se encontram sob a
coordenação de Maria Ribeiro.
Maiores informações:
geeak.norge.dij@gmail.com
www.geeaknorge.com
NORUEGA
BOLETIM INFORMATIVO CEI 38 12 4º. TRIMESTRE 2010
UNIONE SPIRITICA ITALIANA
USI
EVENTOS
A USI-Unione Spiritica Italiana como
membro efetivo do Conselho Espírita
Internacional, continua trabalhando na divulgaçao
da Doutrina Espírita e neste segundo semestre
teve a oportunidade de realizar vários eventos
com a colaboração dos grupos afiliados e
observadores
O primeiro aconteceu na cidade Vedelago,
província de Treviso, onde nossa querida amiga e
dedicada trabalhadora Elsa Rossi, proferiu
seminário sobre “O Passe”. Tivemos a
participação de 25 pessoas , dos quais 6 italianos,
que graças ao trabalho feito por Francesca
Cascioulo, de Roma, Soraia de Santana Piloto,
de Firenze e Evi Alborghetti presidente da Usi,
puderam acompanhar todo trabalho em italiano,
devido a tradução do "Manual do Passe ", de
autoria de Elsa Rossi.
Dando continuidade, tivemos a
oportunidade de receber Carlos Campetti que
durante sua estada na Europa, dentre outros
países, também visitou a Itália. O evento ocorreu
no dia 3 de Outubro, na cidade de Lecco, com o
seminário:...“É chegada a hora...Reforma Intima”.
Logo apos o 6° Congresso Espírita
Mundial, em Valencia, onde a Itália participou com
15 congressistas, os eventos continuaram, desta
vez recebendo Antonio Cesar Perri de Carvalho,
que apresentou em vários grupos, o trabalho
sobre: “ Vida e obra de Chico Xavier”.

REABERTURA DE GRUPO
Comunicamos ainda que no dia 7 de
novembro ocorreu a reabertura do Grupo Espírita
Kardecista Spartaco Ghilardi, em sua nova sede
Via Francesco de Sanctis, 71 - Milão .
Grupo Espirita Kardecista Spartaco Ghilardi
Reuniões públicas: aos domingos as 17 hs
Via Francesco De Sanctis 71, Milano
E-mail: nadirrossetti1949@libero.it
web: http://www.spartacoghilardi.org
ITÁLIA
Massimo Oliva, Ucho Gaeta, Regina Zanella e Nadir Rossetti

COMUNHÃO ESPÍRITA CRISTÃ
FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER
XVIII ECOMEJ
Aconteceu em 24 de
outubro 2010 o 18º.
E n c o n t r o d e
Confraternização do
Movimento Espírita no
Japão, com 7 (sete) grupos
espíritas.
Participaram deste evento
163 pessoas, dentre eles
18 eram japoneses. Aos
poucos, ao cresce a participação dos japoneses
nestes eventos, pois a divulgação do Espiritismo
neste país é muito importante.
Disse Tomoh, presidente da CECFCX:
estamos preparando a terra para que no futuro
bons frutos possam dar neste trabalho que
realizamos, juntamente com a espiritualidade que
inspira os nossos passos, segundo os
ensinamentos cristãos.
Informações e vídeo:
www.ustream.tv/channel/xviii-ecomej-2010?
E-mail: info@spiritism.jp
www.spiritism.jp
JAPÃO

NOVOS LANÇAMENTOS
A literatura espírita, em italiano, tornou-se
ainda mais rica com os novos lançamentos :
1.Conflito Esistenziale” de Divaldo Franco
2.La Genesi” - Allan Kardec
3.Il Libro dei Medium - Allan Kardec
4.Cielo e Inferno” - Allan Kardec
5.Essere medico ed essere umano” do Dr. Decio
Iandoli
Todos publicado pelas “Casas Fraternais o
Nazareno” www.casadelnazareno.it
6. Nosso Lar - Andre Luiz/Chico Xavier,
publicado pela EDICEI do Conselho Espírita
Internacional. Informações: www.edicei.com
Assim a USI, encerra os trabalhos deste ano
de 2010, consciente de que o trabalho continua,
pedindo a Jesus que nos
ilumine e oriente, para que
possamos trabalhar mais e
unidos, nos tornando “feixe de
varas” na divulgação da
Doutrina Espírita.
Evi Alborghetti- Presidente da USI
unionespiriticaitaliana@yahoo.it
BOLETIM INFORMATIVO CEI 38 4º. TRIMESTRE 2010 13
BOLETIM INFORMATIVO CEI 32 14 38 24º. TRIMESTRE 200109

GEEAK- LUXEMBOURG
CESAK-Luxemburgo integrouse
ao CEI na reunião em
Valencia-2010.
20 Novembro de 2010
Simpósio de Medicina e
Espiritualidade em Luxemburgo
com o apoio da Associaç
ã o Me d i c o - E s p í r i t a
Internacional.
Conferencistas:
Dr Marlene Nobre, Dr Irvenia
Santis Prada, Dr Jose Fernando de Souza.
allankardeclux@yahoo.fr
www.groupespiriteallankardeclux.com
LUXEMBURGO

FRATERNIDAD ESPIRITA
DIOS, AMOR Y CARIDAD
La programación anual de 2010 ha sido
ampliada ( de lunes a sábado ) y podrá ser vista en
nuestro página web ( www.fedac.org.pa ).
Para la correspondencia masiva con nuestra
institución, solicitamos que sea utilizado otro email
( más antiguo): fedacpanama@hotmail.com
La FEDAC ( Fraternidad Espírita Dios,
Amor y Caridad ) Panamá, continua a efectuar sus
labores asistenciales y de evangelización, a través
de sus tres programas: PAMJA ( Programa de
Asistencia Maternal Joanna de Ángelis ) - madres
embarazadas y sus familias, CICA ( Caravana
Infanto - Juvenil Clara de Asís ) - niños y
adolescentes y CAFA (Caravana Francisco de
Asís ) - adultos. Ya está siendo organizada la
fiesta navideña para 100 familias, con reparto de
canastas de alimentos y juguetes para todos los
niños, además de un acto cultural.
Presentación mensual de una película con
temática espírita para cine-debate (último sábado
de cada mes ) seguida de actividades sociales, con
la finalidad de recabar fondos de sostén para las
actividades de la institución.
El Boletín de Divulgación Espírita EL
Mensajero, de edición trimestral, circula en 4
ediciones, vía Internet como también en lugares
estratégicos de la ciudad de Panamá.
Conferencia sobre TRANSCOMUNICACIÓN
INSTRUMENTAL, en la sede de la FEDAC, con la
presencia del invitado especial Dr. Edwin Bravo (
Secretario de CEICA ), el lunes 14/6/10, la cual
generó muchos estímulos en el público presente
por el acervo de evidencias del tema.
PANAMA
Entre las actividades de divulgación
doctrinaria conmemorativas del 28º. aniversario
de FEDAC, los eventos de mayor relevancia
fueron DOS SEMINARIOS, que contaron con
gran divulgación en los medios de comunicación
locales ( prensa, radio y televisión ).
1: La Educación del Alma es la Alma de la
Educación dictado por el Dr. Fabio Alberto Navas
Dominguez (Médico pediatra, fundador y
presidente de la Fundacion Colombia Niños -
FUNCONI y rector del Colegio Espírita Allan
Kardec, Bucaramanga - Colombia ) y la Lic.
Sandra Cristina Estevez Suarez ( Gerente de
Supervisión Educativa, vice-presidenta de
FUNCONI y vice-rectora del Colegio Allan Kardec,
Bucaramanga- Colombia ), en el Auditorio de la
Universidad Latina de Panamá ( sede principal ),
para 250 personas, el sábado 4 de septiembre de
2010, de 2:00 a 5:00 PM, el cual fue muy
concurrido y contó con la cobertura de noticias del
Canal 13 y la grabación de una entrevista para el
Programa Código 4.
2: Historia del Pensamiento Cristiano (parte
1 y 2) dictado por el Dr. Fabio Alberto Navas
Dominguez, se realizó el en la sede de la FEDAC,
los días 6 ( lunes ) y 7 (martes) de septiembre de
2010, para 50 personas.
En la divulgación doctrinaria espírita
internacional, la FEDAC fue representada, en varios
eventos, por la Dra. MARÍA DE LA GRACIA DE
ENDER, en calidad de expositora: 25th. Anniversary
of Bezerra de Menezes Kardecian Spiritist
Assn - Miami 11/4//2010; 3rd. Spiritist Medical
Congress - Washington, D.C. - U.S.A. June, 11-13 /10;
XIII Congreso Espírita Colombiano - Barranquilla, 17,18
y 19 /07/10 (delegación formada por 6 miembros
participantes ); 6º. Congreso Espírita Mundial
(Valencia - España) 10, 11 y 12/10/10.
FEDAC estuve presente en la reunión del
CEI em Valencia, y Dra Graca de Ender ha hecho
una conferencia. E-mail: fedac@fedac.org.pa
www.fedac.org.pa

FEDERACAO ESPIRITA
PORTUGUESA
Acontecerá no dia 28 de novembro, entre as
10h e as 13h o Seminário destinado a Expositores/
Palestrantes no Centro Espírita Perdão e
Caridade de Lisboa. Será coordenado por Filipa
Ferreira e Antero Ricardo. Maiores informações
pelo site www.ceperdaoecaridade.pt
Nova Casa Espírita em Aveiro
Associação Espírita o Nazareno, na Rua de
Viseu nº 61 letra b 3800 280. Mais informações
pelo telefone: 234184439.
PORTUGAL

ALLAN KARDEC SPIRITIST
GROUP - NZ
O AKSGNZ sente-se abençoado por ter
Divaldo Franco, em Outubro falando o tema: "Nós
somos espíritos imortais".
Em seguida Dr. Sérgio Thiesen, visitou New
Zealand em sua turnê anual com a palestra com
tema: “As Perspectivas Médica e Espírita da
Depressão - A Doença do século”.
E-mail: info@allankardec.org.nz
www.allankardec.org.nz
NOVA ZELANDIA
BOLETIM INFORMATIVO CEI 38 4º. TRIMESTRE 2010 15
FEDERACION ESPIRITA del PERU
El Hno. Ney Prieto Peres en Lima-Perú
El 30 de Noviembre nos visita el hermano Ney
Prieto Peres, que nos brindará la Conferencia
Pública “ En busca de la felicidad Perenne.” En las
Instalaciones del Centro Espírita Joanna de
Angeles Lima.
Se realizó el Ciclo de Conferencias Espíritas
en Homenaje a Allan Kardec Codificador de la
Doctrina Espírita con la participación de todos los
Centros Espiritas de Lima.
CE Confraternidad y Libertad Espírita Rosa
Blanca: Oswaldo Vallejos Agreda
Conferencia: “Vertientes Científicas Del Espiritismo”
CE La Rosa Blanca: Luis Zambrano
Conferencia "La Codificación Espírita Y Su
Influencia En La Vida Humana"
CE Francisco de Asís: Dr. Roberto Yajac
Conferencia “ Nuevos rumos de la Medicina”
CE Amalia Domingo Soler: Miguel Ángel
Montesinos
Conferencia: Resumen del Libro "Bajo Las Cenizas
De Tiempo"
CE Joanna de Angelis: José Hinojosa
Conferencia: “Que Es La Doctrina Espírita”
CE Padre Germán: Dr. David Ochoa Jara
Conferencia Pública e Inauguración de la Nueva
Sala de Conferencias
Navidad Feperu 2010
La FEPERU, Como todos años, realiza su
Campaña Navideña, ahora con el lema “Regalar
Alegría Es Navidad”: Participación em Diciembre:
CE Amalia Domingo Soler, en esta
oportunidad, nuestra Campaña Navideña esta
destinada, al Centro De Madres Adolecentes, en
Villa María del Triunfo, Zona 6 Cono Sur., ya
venimos trabajando para recaudar los fondos,
necesarios, para llevar un poco de fe y esperanza
a este Centro.
Centro Espirita Joana de Angelis,
atenderemos a nuestros niños, en la clausura
escolar. Para ello estamos preparando: bailes
folckorico, regalos, chocolatada. Además como
cada año con los regalos navideños al colegio de
bajos recursos: Rómulo Córdova. En el distrito de
la Victoria
Centro Espirita Padre Germán, viene
realizando una serie de actividades, para recaudar
fondos para realizar su Campaña Navideña, a favor
de los niños más necesitados.
Centro Espirita Francisco de Asís, se están
organizando para llevar la ayuda al Asilo de
Ancianos “San Vicente De Paul”, Cercado de Lima.
A Associação Momentos de Sabedoria - PERU
Núcleo de Estudos Espíritas de Barcelos está
promovendo o 4º Curso Básico de Espiritismo,
que teve início no último dia 15 de setembro e se
estenderá até o dia 29 de junho de 2011. O curso
está sendo realizado às quartas-feiras das 21h a
22h na sede da Associação, sita na Rua
Fernando de Magalhães, nº 53. A entrada é
franca e gratuita. Mais informações pelo e-mail
neebarcelos@hotmail.com ou 96 121 84 94 com
António Teixeira.

10 palestras espíritas em Português
para serem ouvidas.
No site www.geb-portugal.org.
O CEJA – Centro Espírita Joana de Angelis
de São Mamede de Infesta , edita todo mês o
boletim “Despertar”, com 4 páginas. O artigo
principal deste numero versa sobre o tema “Nova
pedagogia para a nova geração”, na qual é
ressaltado o valor do esforço pela educação
desde o berço, lembrando o nome do conhecido
educador Pestalozzi, que tanto influenciou Allan
Kardec. Interessados poderão solicitar
exemplares ou maiores informações através do email
deangelis@gmail.com.
Web TV em Portugal: administrada pela Associação
Social Cultural Espiritualista de Viseu.
Oferecendo quatro canais de programação, disponibiliza
palestras sobre temas diversificados,
transmissões regulares de “O Evangelho no Lar”.
Maiores informações no site www.tv-espirita.com
Um curso básico de Espiritismo online será
oferecido gratuitamente pela Associação de Divulgadores
do Espiritismo de Portugal – ADEP. O
curso está organizado em dez módulos. Maiores
esclarecimentos e informações sobre podem ser
obtidas no site www.adeportugal.org/cbe
Informações obtidas no site da ADE Portugal:
www.adeportugal.org
www.feportuguesa.pt
Centro Espirita La Rosa Blanca del Maestro
Jesús y el CE Confraternidad y Libertad Espírita
del Maestro Jesús, como años anteriores se unen,
para realizar, la campaña navideña, vienen ya
realizando actividades, pro-fondos, para cubrir las
necesidades de los niños, en extrema pobreza.
Gira Doctrinaria: Raul
Teixeira
en Lima del 3 al 5 de Feb
2011
El Hno Fabio
Villarraga, Coordinador del
CEI para América del Sur, ha
organi zando la Gira
Doctrinaria del Hno. Conferencista Internacional
Raúl Teixeira, estará en la Ciudad de Lima los día
3 al 5 de Feb, brindándonos 2 Conferencias
Públicas y un Seminarío de Capacitación, para
todos los trabajadores espíritas. Mayor
información escribir a: Gina de Rezkalah -
Coord. FEPERU - rezkalah5@hotmail.com
feperu_espirita@yahoo.com
http://peruespirita.blogspot.com
Espiritismo participaram 20 pessoas, na grande
maíoria poloneses, alguns vindo de outras cidades
como Toruń e Kolno.
Em outubro foi organizada também uma
exposição consagrada ao pesquisador Julian
Ochorowicz, polonês conhecido pelos grandes
trabalhos científicos com médiuns do século XIX e
do início do século XX, entre outros com a Eusapia
Palladino. O evento foi organizado na Biblioteca da
Universidade de Varsóvia. O público teve a
possibilidade de participar em algumas palestras
cujo tema foram a personagem de Ochorowicz e a
história das pesquisas mediúnicas. O que vale
mencionar é o fato que o evento foi organizado
pela Universidade de Varsóvia, então uma
organização não-espírita.
Tivemos 4 representantes da Polonia presentes
Congresso Espírita Mundial em Valencia.
Reuniões
No mês de setembro começou um estudo bisemanal
em Varsóvia . As reuniões têm por tema o
estudo do Livro dos médiuns e do Evangelho
segundo o Espiritismo. O estudo em polonês,
participam mais ou menos cinco pessoas.
Nas próximas semanas vamos começar um
curso on-line do Espiritismo com reuniões bisemanais,
com objetivo de permitir o estudo
também para pessoas de outras cidades onde não
existem grupos espíritas. O estudo vai começar
com o primeiro tomo do ESDE.
No mês de novembro foi organizada também
a primeira reunião do grupo destinado para os
brasileiros que moram em Varsóvia e não falam
polonês. O grupo tem reuniões bi-semanais.
Na cidade de Cracóvia começaram também
reuniões mensais em polonês em quais participam 3
pessoas. Por enquanto o grupo não conduz nenhum
estudo regular, mas está tentando organizar os
primeiros trabalhos espíritas naquela região (incluíndo
também apoio para os trabalhos espíritas na cidade
de Auschwitz). Os trabalhos em Cracóvia estão
coordenadas pelos representantes da SPEE.

Organizações Espíritas
Por enquanto na Polônia só existe uma
organização espírita oficialmente registrada:
Polskie Towarzystwo Studiów Spirytystycznych
(Sociedade Polonesa de Estudos Espíritas). O
objetivo maior dessa associação é de promover a
divulgação do Espiritismo em nosso país e ajudar
os grupos em formação em várias cidades. No
momento a SPEE se compões de 22 membros que
moram em várias cidades na Polônia (20 são
poloneses, 1 brasileiro e 1 inglês).
Existe também uma editora espírita (Oficyna
Wydawnicza Rivail – www.rivail.pl) que é
responsável pela edição e venda dos livros e da
revista Spirytyzm.
BOLETIM INFORMATIVO CEI 38 16 4º. TRIMESTRE 2010

SOCIEDADE POLONESA DE
ESTUDOS ESPIRITAS
Novos livros
Nos últimos meses foram
lançados dois livros: O que é o
Espiritismo? de Allan Kardec
(nova tradução) e Após a
Morte do Léon Denis (uma
tradução dos anos 20 do
século XX, revisada e corrigida
pelos representantes da SPEE). Em novembro vai
ser editado também o livro „Espiritismo” de dr. Paul
Gibier em polonês.
Foi editado também o segundo número da
revista trimestral Spirytyzm [Espiritismo] no qual
uma grande parte foi consagrada à personagem do
Chico Xavier.
Os espíritas poloneses estão trabalhando
agora para editar nos próximos meses os
seguintes títulos: Nosso Lar, Livro dos Espíritos,
Chico Xavier (biografia do G. Playfair) e o Grande
Enigma do Léon Denis.
Eventos
No dia 30 de outubro foi organizado o
primeiro Dia com o Espiritismo em Varsóvia. O
público pôde participar em duas palestras: A vida
após a morte existe? (tema apresentado por
Konrad Jerzak, presidente da SPEE) e Influência
dos Espíritos em nossas vidas (tema apresentado
por Charles Kempf, representante do CEI). No
evento durante o qual foi lançado o livro O que é o
POLONIA

UNIÃO DOS CENTROS DE ESTUDOS
ESPIRITAS NA SUIÇA - UCESS
No dia 16 de Outubro de 2010, na cidade de
Constança, onde Jan Hus foi queimado, aconteceu
o lançamento pela EDICEI, Editora do Conselho
Espírita Internacional, de mais duas obras, desta
feira em língua alemã.
"DAS EVANGELIUM AUS DER LICHT DES
SPIRITISMUS" e "MISSIONARE DES LICHTS"
O Evangelho Segundo o Espiritismo e Missionários
da Luz, de André Luiz (pág. 5). Na programação
constou palestra proferida por Maria Euny Masotti e por
Jose Raul Teixeira. Estiveram presentes convidados
de diversos países, e o Secretário Geral do CEI Nestor
Masotti fez as apresentações dos Livros.
Momento musical e visita ao Museu Jan Hus
abrilhantou o evento que foi organizado pela EDICEI
Suisse, coordenado por Gorete Newton.
Fotos acima: Palestra de Ma. Euny e visitantes e
participantes no evento em frente ao Museu Jan Huss.
Aconteceu ainda na Suíça, o Colóquio Médico
Espírita na Universidade de Genebra, com o Apoio da
Associação Médico Espírita Internacional, de 06 e 07
de Novembro de 2010, organizado pela AME-CH.
Informações com Dra Nelly Berchtold,
nellyberchtold@hotmail.com — www.ame-ch.org
E-mail: ucess@spiritismus.ch
www.spiritismus.ch
SUIÇA

UNIÃO ESPÍRITA SUECA
Nos dias 30 e 31 de outubro passado o
Grupo Espírita Grão de Mostarda e o Center för
Spiritistiska Studier Léon Denis participaram de
Feira de livros em Estocolmo vendendo livros
espíritas em sueco e também em outros idiomas,
distribuindo mensagens e divulgando a doutrina.
Nos dias 06 e 7
de novembro foi
realizado o IX
E N C O N T R O
CONFRATER
N A T I V O
ESPÍRITA DE
HÄSSLEHOLM,
cidade no sul da
Suécia. O evento
foi promovido pelo Hässleholm Spiritistiska
Familjen Grupp (Grupo Espírita Familiar de
Hässleholm) com o apoio da Svenska Spiritistiska
Förbundet (União Espírita Sueca). Ao mesmo
participaram grupos espíritas da Dinamarca
(GEEAK-DK), da Noruega (GEEAK-NO) e da
Suécia (o grupo promotor, o Center för
Spiritistiska Studier Léon Denis – Stockholm, o
Grupo Espírita Grão de Mostarda e o GEEAKSuécia).
No dia 06, sábado, na parte da tarde, foi
abordado o tema MEDIUNIDADE em forma de
grupos de estudos e palestra coordenados pelo
companheiro Humberto Werdini, que atualmente
mora na Espanha.
Foi prestada homenagem pela passagem
dos 100 anos de nascimento de Francisco
Cândido Xavier que culminou com a apresentação
SUECIA
do filme à respeito de sua vida, um exemplo para
todos nós espíritas. À noite foi feita reflexão àcerca
do Evangelho ”O Evangelho e você” seguida de
atividade de Arte e Integração entre os
participantes. No domingo Humberto Werdine
proferiu conferência concluindo a abordagem sobre
o tema Mediunidade. Dando prosseguimento à
Programação, Ilda Hansson coordenou, o estudo do
Evangelho, em sueco, à respeito da Parábola do
Semeador. O encontro uma vez mais transcorreu em
clima de paz e de muita fraternidade entre todos.
E-mail: spiritismen@hotmail.com
Trabalho social
A SPEE ajuda regularmente um orfanato e
um auxílio para os sem-teto no sul da Polônia,
promovendo também a distribuição gratuita de
brochuras espíritas para pessoas mais
necessitadas. Uma porcentagem da venda dos
livros editados pela editora Rivail é também
destinada para obras de caridade escolhidas pelos
leitores.
Contato
Sociedade Polonesa de Estudos Espíritas
(SPEE) / Polskie Towarzystwo Studiów
Spirytystycznych (PTSS):
www.spirytyzm.pl info@spirytyzm.pl
Varsóvia: info@spirytyzm.pl (se-pode
escrever em polonês, português, esperanto,
inglês, francês, espanhol)
Oświęcim (Auschwitz) e Cracóvia:
oswiecim@spirytyzm.pl
(em polonês, inglês ou francês)
BOLETIM INFORMATIVO CEI 38 4º. TRIMESTRE 2010 17

UNIAO DAS SOCIEDADES
ESPIRITAS BRITANICAS - BUSS
Com o reconhecimento legal de atuação da
BUSS, pelo Governo Britânico em maio, foi dado
uma injeção de ânimo em todos os trabalhadores.
Novos projetos se iniciaram e outros estão em
vias de se concretizar para o início do ano de 2011.
Projeto de para a comunidade: Free English Course.
Projeto de Estudos Psicológicos para auto ajuda.
Os demais projetos já implantados continuam.
Integração de Grupos
Temos 11 Grupos integrados a BUSS, 3 em
processo de integração com o apoio do GRC Dept,
coordenado Russ Davis, 3 grupos que se iniciaram
este ano, estão ainda em fase de se fortalecerem,
mas atuando próximo a BUSS.
A BUSS estará oferecendo aos pequenos
grupos que não podem ainda ter conta bancária, todo
suporte na área da contabilidade.
Outra boa informação que a BUSS irá auxiliar
os grupos a não terem programas piratas em seus
computadores, providenciando compra em conjunto
com o devido desconto para “charities”, de programas
legais para todos os grupos que desejarem.
Grupos recém fundados, divulgue aos seus amigos:
The Spiritist Studies in Lancashire
Janaina Roberts
Quartas-Feira inicio 8pm
Estudos em Ingles / Português em Darwen
Contactar : Janaina Roberts, cellular: 07917881811
Web Site: http://spiritism-lancashire.webs.com
E-Mail: Spiritism.Lancashire@gmail.com
The Oxford Spiritist Study Group
Quinta-Feira das 8pm-9.30pm.
Local: The West Oxford Community Centre,
Botley Road, Oxford, OX2 0BT.
Estudos em Portugues: Livro dos Espíritos e o
Evangelho Segundo o Espiritismo
E-Mail: oxfordspiritiststudygroup@yahoo.com
Trabalhos nos Grupos:
Hoje o panorama esta assim:
Estudo da Doutrina Espírita – em alguns grupos o
ESDE.
Estudo e Educação da Mediunidade – em 3
grupos.
Atendimento Fraterno – Alguns grupos apenas
Serviço de Assistência e Promoção Social – dois
ou 3 grupos apenas.
Infância e Juventude – 4 grupos
Biblioteca e Livraria – a maioria
Outras: envio de livros e revistas as prisões .
REINO UNIDO Seminário sobre o Passe
Realização em conjunto AKSG com apoio da
BUSS, para o Seminário de “Preparação do
Trabalhador Espírita na área do Passe”,
oferecido a todos os grupos. Será na sede do
Allan Kardec Study Group-AKSG sábado dia 27
de Novembro. Informações com Janet Duncan:
duncan.kardec@yahoo.co.uk

Road Map Programme on
Spiritist Studies and Practise
Criado na SSBaltimore está indo muito
bem. Turmas “Fase 1” foram concluídas,
iniciaram novas turmas. Pessoas que vieram se
preparar para implantarem esse curso em seus
Grupos, já o podem fazê-lo, sendo de excelente
resultado para os estudos em Língua Inglesa.
Atividades públicas realizadas
no trimestre:
A BUSS tem procurado convidar
palestrantes que possam dar uma boa
contribuição oferecendo palestras diretamente
em alguns grupos, beneficiando a todos os
demais que podem participar.
Agosto: Gorete Newton com palestras e
Seminários sobre Família, Drogas, Juventude.
Setembro: Carlos Campetti, visitando 5
grupos e palestra na sede da BUSS.
Outubro: Dr Sergio Felipe de Oliveira, Dr
Irvenia Prada e Sra Marlene Nobre com
palestras e mesa redonda, dentro do Hall do
Fraternity, que gentilmente nos oferece as
dependências sem ônus para BUSS; também no
Teatro da Oxford House e no Cinema dentro da
Universidade Queen Mary em Londres.
Aproveitando a oportunidade, Dra Marlene
Nobre trouxe informações inéditas sobre Chico
Xavier e um curta metragem preparado por
Oceano Vieira que gentilmente cedeu para a
Universidade.
Mantem-se trimestralmente em inglês a
Newsletter da BUSS , trazendo informações de
atividades realizadas nos grupos de UK.
www.buss.org.uk
Atividades públicas para 2011:
Como será ano de Congresso, todos os
esforços serão concentrados para apoiar esse
evento que acontecerá em novembro de 2011.
Seminários e Palestras com Claudia
Werdine em Março pela área do DIJ da BUSS.
Seminário com Marta Antunes em Abril
Presença na feira britanica “Mind Body
Spirit” junto com o Grupo Chico Xavier Spiritist
Society em Maio
Seminários e palestras com Vanessa
Anseloni em Maio, Divaldo Franco em junho
BOLETIM INFORMATIVO CEI 38 18 4º. TRIMESTRE 2010

NOVAS RESPONSABILIDADES
Filhos da Alma: que Jesus nos abençoe.
O século XXI continua guindado à mais alta tecnologia desbravando os infindáveis
horizontes da ciência.
Antigos mistérios do conhecimento são desvelados. Enigmas, que permaneciam
incompreensíveis, são decifrados, e o materialismo sorri zombeteiro das mensagens
sublimes do amor.
Paradoxalmente, os avanços respeitáveis dessas áreas do intelecto não lograram
modificar as ocorrências traumáticas que têm lugar no orbe, na atualidade. No auge das conquistas das
inteligências, permanecem as convulsões sociais unidas às convulsões planetárias no momento da
grande transição que passa a Terra amada por todos nós.
De um momento para outro, uma erupção vulcânica arrebenta as camadas que ocultam o magma,
e as cinzas – atiradas acima de 10 mil metros da superfície terrestre – modificam toda a paisagem
européia ameaçando as comunicações, a movimentação, enquanto se pensa em outras e contínuas
erupções que podem vir assinaladas por gases venenosos ou por lava incandescente... Fenômenos de
tal monta podem ser detectados, mas não impedidos, demonstrando que a vacuidade da inteligência
não pode ultrapassar a sabedoria das leis cósmicas estabelecidas por Deus.
E Gaia – a grande mãe planetária– estorcega, enquanto na sua superfície a violência irrompe em
catadupas, ameaçando a estabilidade da civilização: política, econômica, social e, sobretudo, moral,
caracterizando estes como os dias das antigas Sodoma e Gomorra das anotações bíblicas...
Poder-se-ia acreditar que o caos seria a conclusão final inevitável, entretanto, a barca terrestre que
singra os horizontes imensos do cosmo não se encontra à matroca.
Jesus está no leme e os seus arquitetos divinos comandam os movimentos que lhe produzem
alteração da massa geológica, enquanto se operam as transformações morais.
Iniciada a era nova, surge, neste mesmo século XXI, o período prenunciador da paz, da fé religiosa,
da arte e da beleza, do bem e do dever.
Assinalando esse período de transformação estamos convidados, encarnados e desencarnados, a
contribuir em favor do progresso que nos chega de forma complexa, porém bem direcionada.
Avancemos com as hostes do Consolador na direção do porto do mundo de regeneração.
Sejam os nossos atos assinalados pelos prepostos de Jesus, de tal forma que se definam as

BOLETIM INFORMATIVO CEI 38 4º. TRIMESTRE 2010 19
III Congresso Britânico de Medicina e Espiritualidade em Novembro de 2011.
Editora Espírita Britânica
Contribuindo para a expansão de Livros Espíritas em inglês, foi
lançado em Londres o livro inédito, primeira biografia de Chico Xavier em
Inglês escrita por Guy Lyon Playfair: “Chico Xavier, Médium of the Century”.
Neste mês de Novembro teremos o “Science & Spirit”, de Dr Hernani
Guimarães Andrade. Em Abril tivemos o “Reborn for Love”, também de Dr
Hernani G Andrade. Estas obras tiveram a supervisão de Guy L Playfair.
Para fevereiro 2011 teremos o livro ”Suicide”, autoria de Richard
Simonetti e tradução de Steve Mc Alohan. Já em trabalho de tradução:
“Você e a Reencarnação”, de Dr Hernani G Andrade.
Os livros podem ser vistos no site www.roundtablepublishing-uk.com
E-mail: bussevents@gmail.com www.buss.org.uk
Desejamos a todos os leitores e colaboradores do Boletim do
Conselho Espírita Internacional, os nossos melhores votos de muita paz,
elevada estima e consideração, rogando ao Mestre Divino, Nosso Senhor
Jesus Cristo, aniversariante mor no Natal, que seja sempre o
convidado para as festas de todos os corações de Boa Vontade.
Boletim CEI—Editor
BOLETIM INFORMATIVO C 20 EI 38 4º. TRIMESTRE 2010
diretrizes comportamentais.
...E que todos possam identificar-nos pela maneira como enfrentaremos dissabores e angústias,
testemunhos e holocaustos, à semelhança dos cristãos primitivos que viveram, guardadas as
proporções, período equivalente, instaurando na Terra o Evangelho libertador, desfigurado nos últimos
dezessete séculos, enquanto, com Allan Kardec, surgiu o Consolador trazendo-nos Jesus de volta.
É compreensível, portanto, que os espíritos comprometidos com o passado delituoso tentem
implantar a desordem, estabelecer o desequilíbrio das emoções para que pontifique o mal, na versão
mitológica da perturbação demoníaca. Em nome da luz inapagável daqueles momentosos dias da
Galiléia, particularmente durante a sinfonia incomparável das bem-aventuranças, demonstremos que a
nossa é a força do amor e as nossas reflexões no mundo íntimo trabalham pela nossa iluminação.
Nos dias atuais, como no passado, amar é ver Deus em nosso próximo; meditar é encontrar Deus
em nosso mundo íntimo, a fim de espargir-se a caridade na direção de todas as criaturas humanas.
Trabalhar, portanto, o mundo íntimo, não temer quaisquer ameaças de natureza calamitosa através
das grandes destruições que fazem parte do progresso e da renovação, ou aquelas de dimensão não
menos significativa na intimidade doméstica, nos conflitos do sentimento, demonstrando que a luz do
Cristo brilha em nós e conduz-nos com segurança.
A Eurásia, cansada de tantas guerras, de destruição, da cegueira materialista, dos contínuos
holocaustos de raças e de etnias, de governos arbitrários e perversos, clama por Jesus, como o mundo
todo necessita de Jesus. Seus emissários, de Krishrna a Bahá’u’lláh, de Moisés a Allan Kardec, de Buda
aos peregrinos da não violência, de Maomé aos pacificadores mulçumanos, todos esses, ministros de
Jesus, preparam-lhe, através dos milênios, o caminho para que através do Consolador – mesmo sem
mudanças de diretrizes filosóficas ou religiosas – predomine o amor.
Sejam celebradas e vividas a crença em Deus, na imortalidade, nas vidas ou existências
sucessivas, fazendo que as criaturas dêem-se as mãos construindo o mundo de regeneração e de paz
pelo qual todos anelamos...
Jesus, meus filhos, ontem, hoje e amanhã, é a nossa bússola, é o nosso porto, é a nave que nos
conduz com segurança à plenitude.
Porfiai no bem a qualquer preço. Uma existência corporal, por mais larga, é sempre muito breve no
relógio da imortalidade. Semeai, portanto, hoje o amor, redimindo-vos dos equívocos de ontem com
segurança, agora, na certeza de que estes são os sublimes dias da grande mudança para melhor.
Ainda verteremos muito pranto, ouviremos muitas profecias alarmantes, mas a Terra sairá desse
processo de transformação mais feliz, mais depurada, com seus filhos ditosos rumando para mundo
superior na escalada evolutiva.
Saudamo-vos a todos os companheiros dos diversos países aqui reunidos, e em nome dos
Espíritos que fazem parte da equipe do Consolador, exoramos ao Mestre inolvidável que prossiga
abençoando-nos com sua paz, na certeza de que com Ele – o amor não amado – venceremos todos os
obstáculos.
Muita paz, filhos da alma e que Jesus permaneça conosco.
São os votos do servidor paternal e humílimo de sempre,
Bezerra.(*)
(Mensagem psicofônica recebida pelo médium Divaldo Pereira Franco, na manhã de 09 de maio
de 2010, no Encontro do Conselho Espírita Internacional, reunido em Varsóvia, Polônia.)
(*)Mensagem revista e ligeiramente alterada pelo seu Autor. Nota do médium
Desejamos a todos os leitores e colaboradores do Boletim do
Conselho Espírita Internacional, os nossos melhores votos de muita paz,
elevada estima e consideração, rogando ao Mestre Divino, Nosso Senhor
Jesus Cristo, aniversariante mor no Natal, que seja sempre o
convidado para as festas de todos os corações de Boa Vontade.
Boletim CEI—Editor
Acesse o Boletim na íntegra:
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://i1.calameoassets.com/101126145819-c1bdada47493a971e33cb6c09bdbfb4d/thumb.jpg&imgrefurl=http://www.calameo.com/books/000143697bdddeec60894&usg=__zrf_F89I3ZdPo8SUIQjQ2AvPI1g=&h=212&w=150&sz=12&hl=pt-br&start=3&zoom=1&tbnid=6xFNmBLoTWL4AM:&tbnh=106&tbnw=75&prev=/images%3Fq%3Dboletim%2Bcei%2B38%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1