SEGUIDORES

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Jorge Hessen sobre a Prece



Artigo de Jorge Hessen, publicado no Blog de Espiritismo com autorização do autor:

A PRECE É PRÁTICA RELIGIOSA RECOMENDADA POR TODOS OS BONS ESPÍRITOS

Estudos diversos comprovaram a consequência favorável que a prece produz. O médico e pensador Alexis Carrel (1) dizia frequentemente que o importante não é acrescentar anos à sua vida, mas vida aos seus anos. Em 1942, Carrel escreveu o artigo intitulado A Prece é Força, afirmando “que a oração é uma força tão real como a gravidade terrestre”. (2) E acrescentou: “no meu caráter de médico, tenho visto enfermos que, depois de tentarem, sem resultado, os outros meios terapêuticos, conseguiram libertar-se da melancolia e da doença, pelo sereno esforço da prece” (3). Naquela tumultuada década dos anos 40 do século XX(4), sobretudo para os médicos, era uma grande ousadia admitir as implicações da “prece” sobre a saúde. Todavia, o médico filósofo, contrariando seus colegas, proclamou a força da oração.

Sabe-se hoje que a prece realmente atua sobre os doentes, influenciando o sistema imunológico, segundo estudo realizado no ano de 1988, no Hospital Geral de São Francisco, na Califórnia. “Nesse hospital foi possível comprovar que os pacientes que foram alvos de preces apresentaram significativas melhoras, necessitando inclusive de menor quantidade de medicamentos.” (5)

A prece é recomendada por todos os Espíritos. Renunciar a ela é ignorar a bondade de Deus; é rejeitar para si mesmo a sua assistência; e para os outros, o bem que se poderia fazer. (6) O Espírito André Luiz, que foi médico em sua última reencarnação terrena, disse: “Ah! se os médicos orassem”. A exclamação consta no capítulo intitulado “Em aprendizado”, que revela o apoio que os benfeitores espirituais dão aos médicos que se disponham a abrir os seus canais de sensibilidade. “Todos os médicos, ainda mesmo quando materialistas de mente impermeável à fé religiosa, contam com amigos espirituais que os auxiliam” (7).

Alexis Carrel, sob a luz da inspiração, certificou que “quando oramos, ligamo-nos, nós mesmos, à inexaurível força motriz que aciona o universo. Pedimos que uma parcela desta força se aplique na devida proporção das nossas necessidades. Com o próprio ato de pedir, nossas deficiências humanas são supridas, e erguemo-nos fortalecidos e restaurados”. (8)

Os médicos americanos William Reed (9) e Roger Youmanas, quebrando os paradigmas e axiomas acadêmicos, defendem a necessidade da oração na hora da cirurgia. Para Reed o poder da oração pode garantir o sucesso de uma cirurgia, na atmosfera tensa de uma sala de operação. Quando uma enfermeira lhe passa um instrumento, o médico diz que faz sempre uma prece. Pede a Deus que o guie, de acordo com os seus desígnios. Para o cirurgião, a oração cria o clima de calma, necessário para o trabalho.

William Reed e Youmanas citam o caso de hemorragias subitamente controladas ou paradas cardíacas prontamente resolvidas. E o próprio Reed teve prova disso com seu filho de dois anos. A criança estava com pneumonia e de repente parecia que ia morrer. Salvou-o com respiração artificial, depois que pediu a Deus para que não tirasse a vida de seu filhinho. Roger Youmanas, cirurgião da Califórnia, confirma que sempre reza durante 30 segundos quando se vê diante de um caso difícil. Acredita que a prece em favor de um doente pode ajudar. E acredita que um cirurgião possa fazer uma operação melhor se tiver inspiração divina. ”(10)

O Cristo disse: “por isso vos digo: todas as coisas que vós pedirdes orando, crede que as haveis de ter, e que assim vos sucederão.” (11) Para nós, espíritas, a prece se reveste de características especiais, pois a par da medicação ordinária, elaborada pela Ciência, o magnetismo nos dá a conhecer o poder da ação fluídica e o Espiritismo nos revela outra força poderosa na mediunidade curadora e a influência da oração. Allan Kardec, ao emitir seus comentários na questão 662 de O Livro dos Espíritos, afirma que “o pensamento e a vontade representam em nós um poder de ação que alcança muito além dos limites da nossa esfera corporal. A rigor, a eletricidade é energia dinâmica; o magnetismo é energia estática; o pensamento é força eletromagnética.”(12)

Há pessoas que negam a Eficácia da Prece com o argumento de que, se Deus conhece as nossas necessidades, desnecessário se torna expô-las. Acrescentam, tais descrentes, que as nossas súplicas não podem modificar os designo da Providência, porque todo o Universo está regido por leis eternas. “Contudo, o Espiritismo nos faz compreender que na oração, sendo um canal de ligação com o Criador, podemos solicitar, enaltecer e agradecer. As preces dirigidas a Deus são ouvidas pelos Espíritos encarregados da execução dos Seus desígnios; as que são dirigidas aos Bons Espíritos vão também para Deus.” (13)

Quando o pensamento se dirige para algum ser, na terra ou no espaço, de encarnado para desencarnado, ou vice-versa, uma corrente fluídica se estabelece de um a outro, transmitindo o pensamento, como o ar transmite o som. A energia da corrente está na razão direta da energia do pensamento e da vontade. “É assim que a prece é ouvida pelos Espíritos, onde quer que eles se encontrem. “Pela prece, o homem atrai o concurso dos Bons Espíritos, que o vêm sustentar nas suas boas resoluções e inspirar-lhe bons pensamentos.” (14)

O mestre de Lyon explana que “a prece do homem de bem tem mais merecimento aos olhos de Deus, e sempre maior eficácia. Porque o homem vicioso e mau não pode orar com o fervor e a confiança que só o sentimento da verdadeira piedade pode dar. Do coração do egoísta, daquele que só ora com os lábios, não poderiam sair mais do que palavras, e nunca os impulsos da caridade, que dão à prece toda a sua força.” (15) Porém, quem não se julga suficientemente bom para exercer uma influência salutar, não deve deixar de orar por outro, por pensar que não é digno de ser ouvido. “A consciência de sua inferioridade é uma prova de humildade, sempre agradável a Deus, que leva em conta a sua intenção caridosa. A prece que é repelida é a do orgulhoso, que só tem fé no seu poder e nos seus méritos, e julga poder substituir-se à vontade do Eterno.” (16)

Outra questão importante para o tema é a prece coletiva; será que tem ação mais poderosa? Sim! Quando todos os que a fazem se associam de coração num mesmo pensamento e têm a mesma finalidade, porque então é como se muitos clamassem juntos e em uníssono. “Mas que importaria estarem reunidos em grande número, se cada qual agisse isoladamente e por sua própria conta? Cem pessoas reunidas podem orar como egoístas, enquanto duas ou três, ligadas por uma aspiração comum, orarão como verdadeiros irmãos em Deus, e sua prece terá mais força do que a daquelas cem.” (17)

"E quando orais, não faleis muito, como os gentios; pois cuidam que pelo seu muito falar serão ouvidos. Quando orais, não haveis de ser como os hipócritas, que gostam de orar em pé nas sinagogas, para serem vistos pelos homens".(18) Por isso que as formas e as fórmulas utilizadas para a oração se fazem secundárias, sendo indispensável a intenção do suplicante, cujo propósito estimula o dínamo cerebral a liberar a onda psíquica vigorosa que lhe conduzirá a vontade. O pensamento, portanto, ligado a Deus, ao bem, ao amor, ao desejo sincero de ajudar, eis a oração que todos podem e devem utilizar, a fim de que a paz se instale por definitivo nos corações.

Jorge Hessen
http://jorgehessen.net

Referências bibliográficas:

(1) Ganhador do Prêmio Nobel de Medicina por seus trabalhos em sutura de vasos sanguíneos e autor do livro “O Homem, Esse Desconhecido”
(2) publicado Revista Reader's Digest.Reader's Digest de fevereiro de 1942
(3) idem
(4) Em 1942 as nações mais ricas da Europa e a própria América, onde Dr. Carrel vivia, estavam engalfinhadas na Segunda Guerra Mundial
(5) Artigo de Kátia Penteado intitulado Efeitos da Prece na Saúde : a Ciência confirma a Doutrina Espírita - Nov/2004
(6) Kardec, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo, Rio de Janeiro: Ed. FEB 1990, cap 27
(7) Xavier, Francisco Cândido. Libertação, Rio de Janeiro: Ed FEB, 1990
(8) publicado Revista Reader's Digest.Reader's Digest de fevereiro de 1942
(9) William Reed é presidente a Fundação Médica Cristã que possue mais de 3.000 médicos associados
(10) Publicado na Revista O Espírita setembro / dezembro de 2001, nº 110 Ano XXIII
(11) Mc, XI: 24)
(12) Kardec, Allan. O Livro dos Espíritos, Rio de Janeiro: Ed. FEB, 1994, questão 662
(13) Kardec, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo, Rio de Janeiro: Ed. FEB 1990, cap 27
(14) idem
(15) idem
(16) idem
(17) idem
(18) Mt, VI:5

"Espiritismo - Evidências Científicas - V"

- Este trabalho foi apresentado no Congresso Espírita Mundial, Lisboa, 1998, e publicado no site espírita Portal do Espírito. Publicamo-lo com autorização do autor.


O Espiritismo tem uma componente científica. Agora, são os cientistas não espíritas que o vêm comprovar. Vamos hoje continuar com experiências científicas que provam a eficácia da fluidoterapia, prática comum nas associações espíritas, que engloba o passe espírita (transmissão do magnetismo humano mais energias espirituais para a pessoa necessitada) e a água magnetizada por essas mesmas energias.

Vamos hoje abordar experiências levadas a cabo pelo Dr. Korotkov, cientista russo, que não é espírita, bem como pelo Dr. Robert Miller, nos EUA.

O Dr. KONSTANTIN KOROTKOV (fotografia), Ph. D., Prof. da Saint-Petersburg Federal Technical University “SPIFMO”, Rússia, vice-presidente da International Unit for Medical and Applied Bio-Electrography, presidente da Kirlionics Technologies International, “Associate Editor” do jornal “Consciousness and Physical Reality”, efectuou uma experiência interessante, no sentido de provar que é possível transmitir energias benéficas à água, com vista ao auxílio aos enfermos: utilizou equipamento por ele idealizado, a “Crown TV”, bem como o GDV. Água da torneira foi guardada em 2 garrafas de 200 ml. Uma das garrafas foi magnetizada pelo famoso curador russo, Allan Chumak durante 5 minutos. De imediato fizeram 10 imagens GDV de 20 ml de água, quer da magnetizada, quer da de controlo. As fotografias foram digitalizadas, metidas num computador e a área das imagens GDV foi tratada pelo computador. A diferença da área envolvente entre a água de controlo e a magnetizada é de mais de 300% e houve alterações significativas nas propriedades da água.
Já que no que refere às experiências do Dr. Robert Miller, podemos encontrar conclusões muito interessantes no livro “As Curas Paranormais - como se processam”, do Eng.º George Meek - 10ª ed.; São Paulo: Pensamento, 1995.

«O trabalho pioneiro do Dr. Robert Miller a fim de provar a realidade das energias curativas que podem ser transferidas do passista para o paciente, pode ser assim resumido:

A água magnetizada por um curador sofre uma alteração molecular,
evidenciando assim a eficácia da fluidoterapia efectuada nas associações espíritas.

1- Uma energia associada com a cura existe e pode ser medida com instrumentos adequados.

2- A água que foi tratada por um curador ou um imã muda a cor da solução do cristal, proporcionando assim a indicação visual da presença de uma energia curativa.

3- A água tratada por um curador ou um imã muda a tensão superficial, a liga de hidrogénio e as propriedades de electricidade da água.

4- Um curador é mais eficiente quando num estado consciente de absoluto relaxamento, ou seja, no estado de emissão de ondas alfa.» (Meek, cap. 13, 1995).

«As experiências do Dr. Miller com os curadores Olga e Ambrose Worrall mostraram que as energias curativas podiam afectar sistemas vivos e não vivos a uma distância de mais de 900 Km» (Gerber, R.- Medicina Vibracional - Uma Medicina para o Futuro, 12ª ed.; São Paulo: Cultrix, Cap. VIII, 1997) evidenciando assim a eficácia do passe espírita efectuado à distância, isto é, a vibração mental pelos doentes que se encontram em locais distantes do local onde estão os magnetizadores concentrados, vibrando por esse doente.

«Parece que a água tem capacidade de ser “carregada” com diversos tipos de energias subtis, e de seguida, “armazená-las” nas suas moléculas. As energias subtis, sejam elas de natureza benéfica ou prejudicial, podem ser armazenadas, conforme demonstraram os estudos do Dr. Bernard Grad, utilizando indivíduos com poder de curar e pacientes vítimas de depressão. A água tratada foi capaz de introduzir alterações mensuráveis na fisiologia e no crescimento das plantas.» (Gerber, cap. II, 1997).

No próximo artigo continuaremos com outras experiências muito interessantes, nesta área, que comprovam a eficácia da terapia através do passe e magnetização da água, efectuadas nas associações espíritas.

Bibliografia:

“Fluidoterapia: Evidências Científicas”, trabalho apresentado por José Lucas, Caldas da Rainha – Portugal, no 2º Congresso Espírita Mundial, Lisboa, 1998.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Questão dos Espíritos "Ovóides"



Nem todos espíritas conhecem a fundo as questões relacionadas a ectoplasmas, espíritos ovóides e larvas espirituais. É uma área de estudo mais científica do Espiritismo voltado para essas questões "mais complexas". Tentaremos publicar alguns artigos a respeito desses estudos aqui no blog ao longo do tempo. Confira uma entrevista com o Dr. Ricardo Di Bernardi, publicada no site da Instituição Espírita Joanna de Ângeli.

1 - Dr. Ricardo, existem os chamados "espíritos ovóides" ?

R - Sim existem, dependendo do que vocês estão imaginando...

2 - São espíritos que se apresentam ou são vistos de forma esférica ou aproximadamente elíptica de coloração plúmbea (cinza escuro).

R. Sim, é verdade, eles são vistos por muitos médiuns e descritos por espíritos protetores ou orientadores como André Luiz. Na realidade é o seu corpo espiritual (=perispírito=corpo astral ) que se acha deformado assumindo esta morfologia.


3 - Como se tornam assim ?

R - Sabemos serem espíritos humanos que, pela manutenção de uma idéia fixa e doentia (monoideísmo), acabam estabelecendo uma vibração de baixa freqüência e comprimento de onda longo, que, com o passar dos anos, produz uma deformação progressiva no seu corpo espiritual.

4 - Que tipo de idéia fixa doentia modifica o corpo astral ?


R - Ódio e vingança principalmente.

5 - O ódio e a vingança deformam o perispírito ...

R - Trata-se de um monoideismo auto-hipnotizante. Ele vibra de forma contínua e constante de maneira desequilibrada gerando uma energia que gira sempre de maneira igual e repetida pelo mesmo pensamento desequilibrado. Ao vibrar repetidamente na mesma freqüência e em desequilíbrio com a Lei Cósmica Universal, gera este circuito arredondado que o vai deformando e tornando-o "ovóide ".

6 - como se chama este processo ?


R - Ovoidização do corpo espiritual.

7 - Afinal como se explica cientificamente que o corpo Astral sofra este processo ?


R - (...) o Perispírito (corpo Astral ) é composto de moléculas, tal como o nosso corpo físico. Por analogia, imaginemos as moléculas do corpo astral como as moléculas dos gases: elas são maleáveis e se modificam ao sabor da pressão, da temperatura, e até do recipiente que contém o gás. As moléculas do perispírito, moldáveis pelo pensamento e pelo sentimento, tomam formas de acordo com a vibração do Espírito. Assim, se tornam brilhantes, opacas, densas ou "leves".

8 - Quer dizer que os espíritos adiantados tem o corpo espiritual mais leve; e os mais atrasados são mais densos ?


R - Exatamente !

9 - O aspecto desagradável que observamos no corpo espiritual dos obsessores são reflexos dos seus pensamentos ?

R - Exatamente !!!

10 - Daí podemos inferir que os ovóides só serão recuperados na forma humana normal quando mudarem sua vibração ou pensamento ?


R - Sim! mas muitos são tão persistentes no monoideísmo auto-hipnotizante que só recuperarão a forma humana reencarnando.

11 - Bem, sabemos que muitos não "desgrudam " do obsidiado nem por nada...


R - São encaminhados para reencarnação compulsória, na primeira oportunidade.

Ricardo Di Bernardi é Médico homeopata geral e pediatra, Presidente da Assoc. Médico-Espírita de Santa Catarina. Articulista espírita, palestrante e autor de diversos livros.

Confira este vídeo explicativo com simulações bem interessantes a respeito da questão dos espíritos "ovóides":

“Estamos na Terra para aprender a amar”


Padre François Brune:

“Estamos na Terra para aprender a amar”


Autor do livro “Os Mortos nos Falam”, o conhecido estudioso e
teólogo francês fala sobre suas experiências no campo das comunicações com os chamados mortos

O padre François Charles Antoine Brune (foto), teólogo e especialista em misticismo oriental e ocidental, sacerdote ordenado em 1960, é desde 1987 considerado um observador atento da investigação psíquica e da chamada Transcomunicação Instrumental (TCI).

Conferencista muito apreciado por estes e outros temas afins, é também autor de muitos livros, entre os quais "Os Mortos nos Falam” e “Linha Direta com o Além”. Graduado pela Sorbonne em Latim e Grego, com cinco anos de estudos de pós-graduação em Filosofia e Teologia no Instituto Católico de Paris e um ano adicional na Universidade de Tuebingen, na Alemanha, ele possui os mais altos graus de Teologia, Grego e Hebraico Bíblico, Hieróglifos Egípcios e Babilônicos da Assíria. E é, ainda, pós-graduado em Escrituras Sagradas pelo Instituto Bíblico de Roma.

A seguir, a entrevista que nos concedeu, em que fala sobre suas experiências no campo das comunicações com os chamados mortos:

Tem você alguma experiência pessoal com a Transcomunicação Instrumental (TCI)?

Nunca fiz nenhuma tentativa para receber, eu próprio, as vozes através da TCI. Mas assisti, frequentemente, a pesquisas feitas e estive muitas vezes presente quando as vozes se manifestaram por magnetofone (gravador) e tive também a ocasião, em Grosseto, Itália, com Marcelo Bacci, de falar diretamente com uma entidade, através do alto-falante de um aparelho de rádio.

Conheço seu livro “Os Mortos nos Falam” e um outro escrito em parceria com um professor da Sorbonne, Rémy Chauvin.


Sim, “Linha Direta com o Além” (“À l’ Écoute de l’Au-delá”). Há também uma tradução em castelhano.
E tem também uma em português… Quem é que se comunica através dos médiuns ou pela TCI? São pessoas falecidas?
Penso que a maior parte das vezes comunicamo-nos com os mortos, que vivem agora numa outra dimensão. Mas por vezes temos tido contactos também com extraterrestres, creio eu, até porque muitos pesquisadores o afirmam. Parece-me também possível o contacto com energias, simplesmente, como por exemplo no caso de Manfred Boden.

Vou fazer-lhe uma pergunta que poderá parecer provocatória: não será um paradoxo para um padre católico a Igreja Católica acreditar que Jesus se fez homem para salvar a Humanidade? Ora, se há Humanidade ou seres inteligentes noutros planetas, é porque a Humanidade não está só na Terra. Como fica então a teologia católica?


Para mim, isso não é nenhum problema, pois não posso falar em nome da teologia católica, até porque não há sobre isso qualquer posição oficial. Apenas posso dar a minha opinião pessoal. O que penso é que todos esses planetas, todos esses mundos, todos esses seres inteligentes foram criados pelo mesmo Deus – não há outro – e foram também criados pelo amor e, provavelmente, eles conheceram o mesmo drama da liberdade. Tenho mesmo tendência a crer que o Filho de Deus reencarnou em cada um destes mundos e que foi certamente recebido da mesma forma triunfante como o foi na Terra. Além disso, há mesmo alguns textos que parecem vir desses mundos e que afirmam isso. Tal corresponde um pouco também ao que já diziam os padres gregos nos primeiros séculos do Cristianismo: segundo a categoria da época, o Filho de Deus fez-se Homem com os Homens, Anjo com os Anjos, Arcanjo com os Arcanjos, Querubim com os Querubins e Serafim com os Serafins… É um pouco a mesma ideia, afinal!

Serão necessários novos paradigmas para que a Ciência descubra o Espírito?

Sim, creio que a Ciência deve adaptar-se a uma realidade que lhe escapa neste momento. Podemos fazer uma comparação: se eu for à pesca, para apanhar peixes tenho de lançar a linha e tenho de adaptá-la à posição do peixe. Não posso pedir ao peixe que siga o atalho que corresponde à posição da linha! As linhas são as teorias científicas para “apanhar” a realidade. Se conservo essa mesma linha, nunca conseguirei “apanhar” a tal realidade que me escapa. É, pois, necessário que a Ciência aceite mudar esses paradigmas, para se adaptar a novos níveis de realidade que de momento, repito, lhe escapam.

É verdade que no Vaticano há padres cientistas que pesquisam esta área?


Sim, tenho a certeza que existe uma pequena equipe, composta de dois ou três padres, que estão ao corrente e que conhecem estes fenômenos. Se fazem eles próprios as pesquisas, isso já não sei. Havia o padre Andreash Resh, que criou um Instituto de Parapsicologia, o Instituts für Grenzgebiete der Wissenschaft – IGW, em Innsbruck. Ele ensinou durante muitos anos os fenômenos paranormais num Instituto que dependia da Universidade Pontifical de Latrão. Ele abandonou esses cursos para se dedicar, agora, a outros trabalhos. Mas contou-me que, por vezes, alguns cardeais lhe chegaram a pedir se não poderiam obter quaisquer comunicações, por exemplo, das suas mães. (risos)

A prova científica da imortalidade será considerada uma revolução para a humanidade, como o foi a Revolução Industrial?

Sim, normalmente deveria ser até uma revolução ainda maior, mas nunca será assim, sabe? Na Idade Média, no Ocidente, todos ou quase todos acreditavam na vida eterna. E não se tornaram santos por causa disso! Continuou a haver criminosos, havia homens cheios de orgulho, homens ávidos de poder, de dinheiro… Essa verdade não fez o mundo mudar muito! Atualmente, cremos menos na vida eterna e estamos talvez mais em risco de nos tornarmos “monstros”, mas não bastará “encontrar” a vida eterna para que todos se tornem “santos”.

Dos casos que conhece, que objetivos têm os Espíritos, as pessoas falecidas, que se comunicam através da TCI ou dos médiuns? O que dizem eles?


Dois motivos fundamentais: o primeiro é o de consolar os seres queridos que deixaram na Terra e que se encontram, muitas vezes, desesperados; o segundo é o de confirmar que a vida continua imediatamente após a morte, que Deus existe – dizem-no frequentemente – que nos espera, que nos criou por amor e que todo o sentido da nossa vida na Terra é o de crescer nesse Amor!

Que outros cientistas conhece que estejam a pesquisar esta área da comunicabilidade com o mundo espiritual?

Há muitos já, atualmente! Há o Sinesio Darnell, em Espanha, o Prof. Senkowski, o Hans Otto König, temos também, na Itália, o Daniele Gullà, o Paolo Presi e ainda mais, no Brasil, em França… Infelizmente, não há um nível científico muito elevado, em França, nesse campo. Seria preciso muito mais. Creio que o melhor trabalho está a ser feito, atualmente, em Itália. Houve resultados extraordinários com Adolf Holmes, na Alemanha, mas esse não era um pesquisador, era alguém que recebia uma grande quantidade de mensagens, de comunicações, mas que não tinha formação científica para fazer pesquisas. No Luxemburgo, igualmente, o casal Julles e Maggy obteve numerosas e magníficas comunicações, mas não possuía os meios intelectuais e laboratoriais para realizar essas pesquisas. Da mesma forma, o alemão Klaus Schreiber, falecido recentemente, não tinha os meios necessários para a pesquisa científica. Há muito poucos cientistas interessados nestes fenômenos, infelizmente muito poucos, mesmo…

Mas as experiências são válidas, não são?

Sem dúvida, tudo isso não impede que os resultados obtidos sejam extraordinários, nem entendidos. Conheci muito bem o casal Julles e Maggy, conheci também Adolf Holmes, pessoalmente, e sei que não existe qualquer espécie de fraude! Assisti a algumas experiências com ele, com o casal que já referi, no Luxemburgo, e com Marcelo Bacci também! Bacci não tem formação científica e, no entanto, consegue resultados extraordinários… Só que não consegue prosseguir os estudos!

Tem alguma mensagem que queira transmitir aos Espíritas Portugueses, ou aos Portugueses, em geral?

Gostaria que continuassem a trabalhar neste sentido. Que continuem a progredir no Amor, cada um na sua vida, porque estamos na Terra para aprender a amar. Que utilizem estes meios de comunicação com o Além para confortarem a sua fé e mesmo a fé cristã, apesar do estado catastrófico em que se encontra a Igreja. Esta Igreja que não é fiel à mensagem do Cristo, mas esperemos que um dia se renove, é preciso que se trabalhe para isso… Mas, principalmente, é necessário conservar a fé, a fé cristã…!

Esta entrevista foi publicada originalmente no Jornal de Espiritismo da ADEP, de Portugal.

http://www.oconsolador.com.br/ano5/240/entrevista.html


PADRE FRANCOIS BRUNE


Padre François Charles Antoine Brune, teólogo e especialista em misticismo oriental e ocidental. Desde há muitos anos é considerado um observador atento da investigação psíquica (desde 1987) e da TCI. Conferencista muito apreciado por estes e outros temas afins. É autor de muitos livros, entre os quais se encontram: "Os Mortos nos Falam” e “Linha Directa do Além”.

O Padre François Brune obteve os diplomas de Latim, Grego e Filosofia do ensino secundário. Após quatro anos na Sorbonne, diplomou-se em Latim e Grego, tendo feito cinco anos de estudos de pós-graduação em Filosofia e Teologia, no Instituto Católico de Paris e um ano adicional na Universidade de Tuebingen, na Alemanha. Possui os mais altos graus de Teologia, Grego e Hebraico Bíblico, e Hieróglifos Egípcios e Babilónicos da Assíria. Tem também a pós-graduação em Escrituras Sagradas, do Instituto Bíblico de Roma.

O Padre Brune ordenou-se sacerdote em 1960. É autor de numerosas publicações eruditas e de vários livros sobre assuntos teológicos e sobre fenómenos paranormais, com especial referência para a sobrevivência após a morte e a comunicação com os mortos.

O sacerdote católico francês, François Brune, é da ordem de S. Sulpício. Poliglota e com vasta cultura, tanto teológica, quanto nos mais diversos segmentos do conhecimento humano, há vários anos que se interessava pelas Experiências nas Fronteiras da Morte. Em 1987 conheceu, em Luxemburgo, o casal de pesquisadores de TCI, Jules e Maggy Harsch-Fischbac, que conseguiam contacto com os espíritos (voz e imagem), através de aparelhos electrónicos.

Padre Brune, então, diante das evidências que foi encontrando, decidiu também pesquisar esse fenómeno, num largo leque de investigação, analisando todas as possibilidades, desde manifestações do inconsciente (colectivo ou individual), fraudes, até interferência de emissoras de rádio ou televisão, e acabou por concluir (como os demais pesquisadores) tratar-se realmente de “mortos” ou espíritos. E estes ajudavam, emitindo frases compostas por diversas línguas, para asseverar não tratar-se de emissoras de rádio da Terra, como esta, dirigida aos pesquisadores presentes:

"Tacha, Raudive. Tev de Gratulation Konci! Pekainis. Tev nav ko eilt, Konsta". Esta frase contém uma mistura de sueco, inglês, um dialeto da Letônia e alemão, e significa:

-" Obrigado Raudive. Parabéns para você Konst. Você precisa apressar-se".

Mas a comunicação entre dimensões diferentes pela TCI não é tão simples quanto parece. Além de muitas outras, há dificuldades relacionadas com a frequência e, pelo que os espíritos dizem, uma diferença no próprio fluxo do tempo. Em certos tipos de TCI eles elaboram as vozes utilizando-se dos ruídos do ambiente, ou melhor, dão forma audível na dimensão material ás próprias vozes e, para isso, há necessidade de muita preparação.

Padre Brune, falando sobre uma sessão de TCI no Luxemburgo, diz:

“Jules sintonizara o rádio entre duas emissoras, de que ouvíamos apenas um ruído. Maggy chamava, alternadamente, em francês e em alemão uma série de interlocutores (espíritos que habitualmente comunicavam-se com eles). Pouco a pouco, sobre o ruído que servia de fundo, outros sons começavam a fazer-se ouvir, inicialmente pouco distintos. A frase havia começado. O início era incompreensível. Mas repentinamente, a voz soou de forma clara:“... um substrato imaterial, ou qualquer que seja o nome que lhe dêem, “princípio. alma, espírito”, uma parcela de eternidade escapa da destruição. A infelicidade, hoje, é que as pessoas têm medo da morte.”

O texto, na íntegra, assim como todo o desenrolar das pesquisas de Padre Brune, encontram-se no livro, Linha Direta do Além.

Em 1994, em Fortaleza, o padre Brune, servindo-se de um pequeno gravador, reproduziu esse texto e vários outros para o grande auditório que acorrera à conferência. A voz do espírito, falando em francês, estava perfeitamente audível e ali, naquele momento, com aquelas palavras vindas do além, apresentadas por um sacerdote carregado de títulos e altamente respeitado no seio da Igreja, firmava-se a convicção de que somos viajantes da eternidade, que a vida não morre, e que os nossos entes mais caros que partiram para a “grande viagem” não se finaram, mas estão vivos noutras dimensões da vida, e até podem comunicar-se connosco.

E o simpático sacerdote, depois de ter falado das maravilhas do mundo espiritual nas suas dimensões superiores, narradas pelos espíritos, concluiu, perguntando com ar brincalhão:

O que estamos nós esperando para morrer?”

No livro Linha Directa do Além, padre Brune detalha um facto pioneiro da TCI, envolvendo directamente a Igreja. Conta que o primeiro caso de voz gravada foi obtido em Milão, no laboratório de física experimental da Universidade Católica, quando o padre Agostino Gemelli, físico de renome e fundador da Universidade, então Presidente da Academia Pontifícia, realizava experiências juntamente com o padre Pellegrino Ernetti. Padre Gemelli ouviu a voz do seu próprio pai gravada em fita cassete, fazendo comentário sobre uma observação que ele fizera ao padre Ernetti. Ambos levaram o facto e a gravação ao conhecimento do Papa Pio XII, que os teria tranquilizado, ao considerar que esse fenómeno é do domínio da ciência, estimulando-os a prosseguir, dizendo que esse facto “poderá, talvez, marcar o início de um novo estudo científico que virá a confirmar a fé no além”.

Mas não é fácil acordar os vivos para a realidade da vida espiritual, diz Brune. E lembramos o quanto a própria Igreja mantém a respeito de fenómenos insólitos ocorridos no seu seio, um silêncio sepulcral.

As pesquisas sobre Transcomunicação Instrumental (TCI) têm despertado a atenção de vários meios científicos, e grande parte dos que as realizam em condições laboratoriais, são da área da Física, Engenharia Electrónica e especialistas em Processamento de Sinais, com suporte da Matemática. Também há núcleos de TCI que se ocupam em atender pedidos, principalmente de mães que perderam filhos e buscam desesperadamente contacto com eles.

É verdade que em todos os terrenos há sempre fraudes e pode haver enganos, mas quando muitos pesquisadores sérios se ocupam em investigar um facto, afirmando a sua veracidade, e quando ele nos toca com os dedos da esperança... Só nos cabe dizer: “Graças a Deus”!

despirita.blogspot.com/2011/04/padre-francois...

======================================================

Igreja Católica aprova a comunicação com os mortos

Diz a Palavra de Deus:
Lev. 19:31 Não vos voltareis para os que consultam os mortos nem para os feiticeiros; não os busqueis para não ficardes contaminados por eles. Eu sou o Senhor vosso Deus.

Deut. 18:10-12 Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.

Lev. 20:6. Quando uma alma se virar para os adivinhadores e encantadores, para se prostituir após deles, Eu porei a Minha face contra aquela alma, e a extirparei do meio do seu povo.

Lev 19:26 Não comereis coisa alguma com o sangue; não usareis de encantamentos, nem de agouros.

Isa. 8:19 Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram entre dentes; – não recorrerá um povo ao seu Deus? A favor dos vivos interrogar-se-ão os mortos?.

A Bíblia declara que os mortos dormem até a ressurreição dos mortos que ocorrerá no dia da volta de Nosso Senhor Jesus Cristo! Assim, esses espíritos” são anjos caídos disfarçados de seres humanos!

Para Saber mais sobre o destino dos mortos, a ressurreição dos santos e dos ímpios visite:

A Bíblia proíbe comunicação com os mortos com o fim de adivinhação. Exemplo. Consulto um morto para saber o numero da próxima Loteria, se minha amada me ama de verdade, se o negocio que vou começar vai dar certo.

Isto é proibido pela Bíblia. Mas a comunicação com os mortos com a finalidade de ajuda mutua, não é proibida e até é incentivada pela Igreja

Padre François Brune escreveu o best seller OS MORTOS NOS FALAM

O Papa João Paulo II, perante mais de 20.000 pessoas na Basílica de São Pedro, em 2 de Novembro de 1983, disse:

O diálogo com os mortos não deve ser interrompido, pois, na realidade, a vida não está limitada pelos horizontes do mundo.

Isso foi fartamente publicado nos jornais Italianos da época, mas hoje, poucas pessoas se lembram.

Observem bem, ao final da Transmissão, quando a Repórter Ilze Scamparini faz duas perguntas ao Padre Gino Concetti, um dos Teólogos mais competentes do Vaticano:
Ilze Scamparini : Existe Comunicação entre os Vivos e os Mortos ?

Gino Concetti : Eu creio que sim. Eu acredito e me baseio num fundamento teológico que é o seguinte: Todos nós formamos em Cristo, um Corpo místico, no qual Cristo é o Soberano. De Cristo emanam muitas graças, muitos dons, e se estamos todos unidos, formamos uma comunhão. E onde há comunhão, existe também comunicação.

Ilze Scamparini : O que o Senhor pensa do Espiritismo ?

Gino Concetti : O Espiritismo existe. Há sinais na Bíblia, na Sagrada Escritura, no Antigo Testamento. Mas, não é do modo fácil como as pessoas acreditam. Nós não podemos chamar o Espírito de Michelangelo ou de Raphael. Mas como existem provas nas Sagradas Escrituras, não se pode negar que existe essa possibilidade de comunicação. ( Destaques Nossos ).

- Para aumentar a Imagem no Programa Real Player, clique no Botão : Zoom Level – Percent ( Nível de Zoom – Percentual de Zoom ) e depois em : Double Size ( Tamanho Duplo ). Para os que usam Servidor Proxy e LAN ( Local Area Network ) poderá haver problemas de conexão com o vídeo, o que requer configuração especial para computadores que trabalham em rede.

1 – REPORTAGEM SOBRE O VATICANO – COMUNICAÇÃO COM O MUNDO ESPIRITUAL


Ultimamente, este Vídeo tem sido muito solicitado. Se o link acima estiver congestionado, utilize a segunda opção abaixo :

2 – REPORTAGEM SOBRE O VATICANO – COMUNICAÇÃO COM O MUNDO ESPIRITUAL

AUTORIDADES CATÓLICAS FALAM COM ESPÍRITOS – 1


Representantes do Vaticano admitem comunicação com os Espíritos !

O Padre Gino Concetti, fala do Mais Além de uma nova maneira. O Padre é irmão da Ordem dos Franciscanos Menores, um dos teólogos mais competentes do Vaticano. É comentarista do LOsservatore Romano, o diário oficial do Vaticano.

A intervenção do padre Concetti, é muito importante, porque, aqui se vêem as novas tendências da Igreja a respeito do paranormal, sobre o qual, até agora, as autoridades eclesiásticas haviam formulado opiniões diferentes. Sustenta ele que, para a Igreja Católica, os contactos com o Mais Além são possíveis, e aquele que dialoga com o mundo dos defuntos não comete pecado se o faz sob inspiração da fé.

Vejamos pois, alguns extractos da entrevista, do Padre Gino Concetti ( P.G.C ) publicada no Jornal Ansa, em Itália, em Novembro de 1996 :

P.G.C. – Segundo o catecismo moderno, Deus permite aos nossos caros defuntos, que vivem na dimensão ultraterrestre, enviar mensagens para nos guiar em certos momentos de nossa vida. Após as novas descobertas no domínio da psicologia sobre o paranormal a Igreja decidiu não mais proibir as experiências do diálogo com os trespassados, na condição de que elas sejam levadas com uma finalidade séria, religiosa, científica.

P – Segundo a doutrina católica, como se produzem os contactos?

P.G.C – As mensagens podem chegar-nos, não através das palavras e dos sons, quer dizer, pelos meios normais dos seres humanos, mas através de sinais diversos; por exemplo, pelos sonhos, que às vezes são premonitórios, ou através de impulsos espirituais que penetram em nosso espírito. Impulsos que se podem transformar em visões e em conceitos.

P – Todos podem ter essas percepções?

P.G.C – Aqueles que captam mais frequentemente esses fenómenos são as pessoas sensitivas, isto é, pessoas que têm uma sensibilidade superior em relação a esses sinais ultraterrestres. Eu refiro-me aos clarividentes e aos médiuns. Mas as pessoas normais podem ter algumas percepções extraordinárias, um sinal estranho, uma iluminação repentina. Ao contrário das pessoas sensitivas podem raramente conseguir interpretar o que se passa com elas no seu foro íntimo.

P – Para interpretar esses fenómenos a Igreja permite-lhes recorrer aos chamados sensitivos e aos médiuns?

P.G.C – Sim, a Igreja permite recorrer a essas pessoas particulares, mas com uma grande prudência e em certas condições. Os sensitivos aos quais se pode pedir assistência, devem ser pessoas que levam as suas experiências, mesmo aquelas com técnicas modernas, inspiradas na fé. Se essas últimas forem padres é ainda melhor. A Igreja interdita todos os contactos dos fiéis com aqueles que se comunicam com o Mais Além, praticando a idolatria, a evocação dos mortos, a necromancia, a superstição e o esoterismo; todas as práticas ocultas que incitem à negação de Deus e dos sacramentos.

P – Com que motivações um fiel pode encetar um diálogo com os trespassados ?

P.G.C – É necessário não se aproximar muito do diálogo com os defuntos, a não ser nas situações de grande necessidade. Alguém que perdeu em circunstâncias trágicas, seu pai ou sua mãe, ou então seu filho, ou ainda seu marido e não se resigna com a ideia do seu desaparecimento, ter um contacto com a alma do caro defunto pode aliviar-lhe o espírito perturbado por esse drama. Pode-se igualmente endereçar aos defuntos se se tem necessidade de resolver um grave problema de vida. Nossos antepassados, em geral, ajudam-nos e nunca nos enviarão mensagens nem contra nós mesmos nem contra Deus.

P – Que atitudes convém evitar durante contactos mediúnicos?

P.G.C – Não se pode brincar com as almas dos trespassados. Não se pode evocá-las por motivos fúteis, para obter por exemplo um nº do Loto. Convém também ter um grande discernimento a respeito dos sinais do Mais Além e não muito enfatizá-los. Arriscar-se-ia a cair na mais suspeita e excessiva credulidade. Antes de mais nada não se pode abordar o fenómeno da mediunidade sem a força da fé.

Texto retirado do Jornal: O Popular – Goiânia

Há anos radicada na Europa, a psicóloga goiana Terezinha Rey divulga a aprovação, pela Igreja Católica, da comunicação com os mortos através de médiuns ! Oficialmente a Igreja Romana nunca admitiu o contato com os mortos, como prega a Doutrina Espírita. Nem mesmo a atividade de médiuns e paranormais, até há bem pouco tempo, era levada em consideração, pelos religiosos.

Essa opinião mudou. Através do jornal LOsservatore Romano, órgão oficial da Igreja com sede em Roma, em edição de novembro de 1996, o padre Gino Concetti concedeu uma entrevista, depois reproduzida em outros periódicos, como os italianos : Gente e La Stampa e o mexicano : El Universal, revelando os novos conceitos católicos em relação às mensagens ditadas pelos espíritos depois da morte carnal. Padre Gino Concetti, irmão da Ordem dos Franciscanos Menores, considerado um dos mais competentes teólogos do Vaticano, admite ser possível dialogar com os desencarnados. Segundo ele, o catecismo moderno ensina que Deus permite àqueles que vivem na dimensão ultraterrestre enviar mensagens para nos guiar em determinados momentos da vida.

Após as novas descobertas no domínio da psicologia sobre o paranormal, a Igreja decidiu não mais proibir as experiências do diálogo com os trespassados, desde que elas sejam feitas com finalidades religiosas e científicas e com muita seriedade.

A medida ditada pela nova cartilha da Igreja Católica deixou eufórica Terezinha Rey, psicóloga e ex-professora goiana, que reside há mais de 40 anos na Suíça. Ela é tradutora e divulgadora do texto do padre Gino Concetti. De férias em Goiânia, faz a divulgação desse material. Terezinha diz que as novas opiniões dos católicos a respeito da Doutrina pregada por Allan Kardec é uma questão da evolução natural das coisas. Tenho um grande respeito pela Igreja Católica e creio ser oportuna esta revisão de suas opiniões sobre o Espiritismo, afirma ela.

Terezinha considera importantes as pregações do Padre italiano porque tiram a culpa dos católicos por procurar os espíritas em busca de contatos com seus entes queridos. Conheço padres na Europa que são médiuns, revela a professora, citando como exemplo o padre Biondi, capelão dos jornalistas de Paris. Fundadora do Instituto Pestalozzi, Terezinha Rey foi para a Suíça em 1957 para fazer um doutorado em psicologia. Lá conheceu o renomado professor Andre Rey, um dos criadores da psicologia clínica, e acabou ficando em Genebra, onde também foi aluna da professora Helene Antipoff, educadora de grande prestígio no mundo inteiro.

FONTE: Igreja Católica Carismática de Belém

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

AJUDE A SALVAR UMA VIDA!


DEUSINIR MARIA CARVALHO CRISÓSTOMO

Em outubro de 2007, a dona de casa Deusinir Maria Carvalho Crisóstomo, residindo em Choró, Ceará, começou a sentir os primeiros sintomas de uma doença rara. Sendo atendida pelo Hospital Geral de Fortaleza – HGF, foi feito, durante vários meses, uma bateria de exames a procura das causas dos sintomas que Deusinir sentia, pois a doença continuava a avançar e nada foi encontrado. Somente em outubro de 2008 após um exame de eletroneuromiografia foi constatada a existência da DOENÇA DO NEURÔNIO MOTOR (DNM) – ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA (ELA). Esclerose Lateral Amiotrófica/ELA, doença neurológica de origem desconhecida, progressiva, degenerativa e fatal.

Esta doença ocasiona a morte dos neurônios motores, que deixam de mandar comando para os músculos que vão parando e atrofiando até a completa inatividade. Assim sendo o paciente perde os movimentos dos membros inferiores e superiores, perde a capacidade de falar, perde a capacidade de comer e finalmente perde a capacidade de respirar o que é fatal. Após árdua campanha, para angariar donativos por seus familiares, Deusinir foi levada no mes de setembro de 2010, a cidade de Dusseldorf na Alemanha para fazer um tratamento inovador com implante de Células Estaminais Autólogas através de punção lombar, com apoio da Ong Viva a Vida com endereço na internet www.viva-vida.org (email@viva-vida.org).

Após este tratamaneto nota-se que Deusinir vem melhorando na QV (Qualidade de Vida) com recuperação de alguns movimentos mais de uma forma bastante lenta. A Deusinir na atualidade ainda está totalmente cadeirante, mais melhorou a parte respiratória, ja está conseguindo mexer os membros e já esta balbuciando algumas palavras e melhorou a capacidade de se alimentar embora ainda esteja com a ameaça de ter que fazer gastrotomia pois está com Disartrofonia e Disfagia orofaríngea grave ocasionadas pela doença.

Acreditamos que se a Deusinir não tivesse feito o tratamento na Alemanha ela não estaria mais entre nós. De setembro de 2010 até agora a Clinica que fez o tratamento tambem avançou no tratamento de células tronco não fazendo mais aplicação de células só através de punção lombar mas tambem intrevenoso, além de acrescentar a angioplastia que tem resultados fora do comum e para tentarmos este novo tratamento, estamos tentando conseguir uma quantia média de R$ 65.000,00 (sessenta e cinco mil reais), para custear passagens, estadia e pagamento do tratamento na esperança de melhorar cada vez mais a vida da Deusinir.

Somos sabedores que mesmo após este novo tratamento ainda teremos muita luta para revertermos os danos causados pela doença com tratamentos específicos de fisioterapia motora e respiratória, fonoaudioterapia, terapia ocupacional, dentre outros. Queriamos agradecer a todos que nos ajudaram na primeira campanha mais precisamos ir novamente a Alemanha e portanto solicitamos as pessoas que sentem no coração os ensinamentos de mestre Jesus e colocam estes ensinamentos na prática, que nos ajude nesta luta para conseguirmos fazer este novo tratamento com células tronco na Alemanha.

Que Deus abençoe a todos que de alguma forma vem nos ajudando nesta luta que até Fevereiro de 2010 era inglória mais que agora com o tratamento supracitado, enche nossos corações de esperanças para salvarmos a Deusinir.

Caso queiram fazer alguma doação eis os dados bancários:

BRADESCO: Conta 1003445-0 Agência: 0741-2

CAIXA ECONÔMICA: Conta: 4679-8 Agência: 1956 Op.: 013

Estas contas são de POUPANÇA e o titular é CHRYSTIANO CARVALHO CRISÓSTOMO, filho de Deusinir.


Francisco S. B. Crisóstomo – Esposo.

Fones: 85 – 9628-4788 / 85 - 8708-3571 ou fsbcrisostomo@hotmail.com

Facebook: Francisco Solinésio Bezerra Crisóstomo ( www.facebook.com/profile.php?id=100001484649660 )


VISITE O SITE: http://www.deusinir-ela.no.comunidades.net/


O PREÇO DE UMA VIDA

R$ 65.000,00 É O VALOR DA VIDA DE UMA MÃE E ESPOSA
Já temos R$ 30.000,00. Precisamos da ajuda de todos vocês. Contribuam com um pouco, pois no final a somatória é o que importa.

Tem horas que o desânimo vem sobre mim, mas tem uma vida de uma pessoa amada em jogo e não tenho o direito de me entregar a este desânimo.

Muitos hão de dizer que estamos usando esta doença para fazer meio de vida e para dirimir quaisquer dúvidas, abro as portas de minha residência, convidando a quem quiser, nos fazer uma visita para comprovar “in loco” a veracidade dos fatos que tenho escrito no site www.deusinir-ela.no.comunidades.net

Neste site resumo nossa luta contra a Esclerose Lateral Amiotrófica, doença esta considerada por muitos especialistas como a “PIOR DOENÇA DO MUNDO”.

Caso queiram falar comigo fora do Facebook, o meu telefone é 85-9628-4788 (TIM), 85-8708-3571 (Oi) e o meu e-mail é fsbcrisostomo@hotmail.com .

No site supra citado inicialmente tem um resumo da nossa história de vida com esta doença que começou em 2007. No texto “QUE DROGA DE FINAL DE SEMANA!”, relato a “sutileza” do neurologista para dizer a minha esposa que ela tinha esta doença e como seria no futuro. No texto “E AGORA?” relato um fato recente e real de uma senhora que após o tratamento na Alemanha está com 80% de recuperação, sendo em casos como este que deposito minhas esperanças. No texto “IRMÃO X” agradeço a uma nobre alma que nos fez uma doação não querendo revelar sua identificação e no texto “PESADO, MAS, INFELIZMENTE VERDADE” relato suavemente o final esperado dos pacientes com ELA. E também tem um vídeo com uma reportagem a uma TV local em 2010.

Os dados bancários são em CONTAS POUPANÇA: BRADESCO: Conta 1003445-0 Ag.: 0741-2 e CAIXA ECONÔMICA Conta: 4679-8 Ag.: 1956 Op.: 013. Estas contas estão em nome de um filho de Deusinir, CHRYSTIANO CARVALHO CRISÓSTOMO, CPF 630.390.443-20

Ajudem Deusinir a fazer este tratamento com Células Estaminais Autólogas, na Alemanha.

Francisco Crisóstomo - Esposo

VISITE O SITE E VEJA TODOS OS RELATOS:
http://www.deusinir-ela.no.comunidades.net/index.php?pagina=1569352145

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

NOSSA MENSAGEM DE NATAL E ANO NOVO!


RENOVA-TE TAMBÉM!
Neste NATAL, por algum motivo, pacifica a tua alma para receber as vibrações de amor que te falam de um tempo excepcionalmente afortunado à humanidade...

Distante de formalidades e comemorações exteriores, medita no significado real desta data e começa a trabalhar na renovação da forma que te é própria de saudar o NATAL.

Esquece por momentos, petiscos e licores, vestes e presentes, sons e ornamentos, e interiorizando-te, deixa que uma luz maior te banhe o entendimento te levando para um lugar à parte, distante de todas as frivolidades, para falar de alegrias que realmente importam ao teu progresso espiritual.

Como te encontras desde o último NATAL?

Olhando em torno sentirás, por certo, porque o mundo prossegue envolto em sombras, apesar de todas as esperanças de um tempo mais íntegro, melhor.

Isso porque não bastam súplicas e desejos; necessário é trabalhar na edificação da paz almejada.

Renova por esta razão, teu modo de apresentar-se à grande festa da Luz.

Envolve-te ricamente, porém nas vestes do amor e do bem; alimenta-te, mas de bom ânimo e coragem; bebe em abundância apenas do licor da alegria e da esperança; presenteia sem erro paz e harmonia ao teu próximo e roga para ti os mimos imortais do aperfeiçoamento, como lembrança preciosa e definitiva:



PACIÊNCIA = PARA AS DIFICULDADES

TOLERÂNCIA ===== PRA AS DIFERENÇAS

BENEVOLÊNCIA =====PARA OS EQUÍVOCOS

MISERICÓRDIA ============= PARA OS ERROS

PERDÃO =================== PARA AS OFENSAS

PRUDÊNCIA ==================== PARA AS ILUSÕES

EQUILÍBRIO ======================= PARA OS DESEJOS

SENSATEZ ========================== PARA AS ESCOLHAS

SENSIBILIDADE ============================ PARA OS OLHOS

DELICADEZA =============================== PARA AS PALAVRAS

DISCERNIMENTO ================================ PARA OS OUVIDOS

RESIGNAÇÃO ====================================== PARA A ESCASSEZ

RESPONSABILIDADE =================================== PARA A FARTURA

CORAGEM ================================================== PARA AS PROVAS

FÉ ========================================================= PARA AS CONQUISTAS

AMOR, MUITO AMOR =========================== PARA TODAS AS OCASIÕES




autor desconhecido.

Nosso Lar, a República de Chico Xavier (Crítica ao Filme Nosso Lar)


Quando pensamos no paraíso mítico de algumas religiões, rapidamente temos uma visão idealizada, de um mundo fora do mundo. Os desejos não realizados numa sociedade historicamente constituída são transportados para um novo topos, como igualdade e respeito mútuo, bem como a eliminação da fome, solidão e exclusão. E Nosso Lar, a república elaborada por Chico Xavier, é o exemplo espírita mais comum.

A república xavieriana possui, como em outras religiões, natureza teocrática. No filme temos a emblemática figura do governador, interpretado por Othon Bastos. Um mundo de elevada estatura moral, que recebe qualquer André Luíz que o procure, que se curva, cita passagens evangélicas e conduz seus con-cidadãos na recepção de vitmas do holocausto. O que governador dá o exemplo, segundo Emmanuel, é a representação do príncipe de Bossuet. Alguém especial, conduzido por deus para a salvação do povo, que possui todos os adjetivos necessários para sua teológica função de governar. Ele governa por vontade divina, numa nítida divisão social entre as subjetividades.

Monarquia - o governo de um só - é o sistema político adotado em Nosso Lar. Não mais Calígula ou Luís XIV, governantes imperfeitos porque terrenos, mas Anacleto, o governador sem igual porque imaterial. Uma vez mais, a dependência imanente do mágico superior, purificado, mais próximo da perfeição jesuânica. Os cidadãos de Nosso Lar não são iguais. A experiência do poder não é conferido de forma equanime: tanto poder quanto mais próximo do épice da hierarquia teológica. Bento XVI e Anacleto se igualam pela mesma justificativa.


Cena da recepção das vitmas do holocausto
 Diferentemente das repúblicas históricas, não há espaço para revoltas populares por brigas de poder em Nosso Lar. Como em Hobbes, uma parcela da liberdade individual é transferida para o monarca, que tudo pode, para o bem da república. Por outro lado, os cidadãos são contidos e regidos por um acordo popular genericamente chamado Leis Morais. A guerra de todos contra todos cede espaço por um contrato social que mantém coesão e unidade na república teocrática.

O materialismo, marca presente no sistema de Kardec, também se encontra em Nosso Lar. As necessidades históricas materiais se repetem em Xavier: tem-se necessidade de alimentação - como a do hospital -, moradia -André Luíz confidencia a Lisias sobre sua dúvida de onde morará -, transporte - ônibus movido a magnetismo. A moeda que circula é o bônus-hora: troca-se o serviço prestado entre os cidadãos. Lísias afirma que seu avô conseguiu a casa da família pós muito trabalho.

Materialismo, ceticismo e ateísmo são palavras eroneamente interpretadas, herança de um Kardec que pouco entende do que fala. Temos cura de feridas (físicas) por imposições de mãos (ato físico), sopas com sabor desagradável (para matar a fome física), magnetização da água (Kardec já falava que o fluído universal é material). Ceticismo, sistema de um Pirro, Carnéades e Hume, pouco se relaciona com a origem do sofrimento da imanência. Antes, traça um percurso epistemológico capaz de alcançar o ser em termos de probabilidade. E, finalmente, o ateísmo como motor de condução ao Umbral. Ora, é justamente o teísmo que provoca as divisões, guerras, morte, num longo processo histórico que se estende de um doce Jesus que não veio trazer a paz mas a espada, pelas Cruzadas, até os bombardeios de 11 de setembro. O ateísmo nunca produziu nenhuma morte. Chico Xavier apenas repete os erros conceituais de Rivail, que segue a genealogia iluminista Rousseau-Pestallozi-Kardec, tese que apresentarei mais tarde.

As dificuldades de Heloísa, sobrinha de Lísias, têm suas razões. O contrato social induz à virtude a todo instante, abolindo a cultura - é provável que não existam sinagogas para os judeus que chegam à república -, a liberdade - apenas se pode se com deus -, a subjetividade - vontades particulares têm pouca importância diante do bem-comum: um Marx às avessas. A luta de classes - cidadãos contra Anacleto - cede espaço para a coesão popular tendo por base justificativas teológicas. Os populares são virtuosos não por escolha, mas por imposição. Ou se nega o pretenso materialismo e ateísmo e se adere ao código de ética da república, ou se está condenado às sombras do Umbral. O bônus-hora-virtude é a barganha sempre presente: trabalha-se para a coletividade, para o bem-comum, não por escolha, mas por necessidade de socorro de uma condenação imposta por deus. Contrato social - é assim que as coisas são! -, interesse e medo são os motores de um Estado pensado por Chico Xavier.

O filme merece ser visto, senão pelos efeitos visuais, pelo menos por rir de um paraíso mítico que apenas existe na literatura espírita.

FONTE: http://portalveritas.blogspot.com/2011/12/nosso-lar-republica-de-chico-xavier.html

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

A PORTA DO LADO


Por: Dr. Dráuzio Varela

Em entrevista dada pelo médico Drauzio Varella, disse ele que a
gente tem um nível de exigência absurdo em relação à vida, que queremos
que absolutamente tudo dê certo, e que, às vezes, por aborrecimentos
mínimos, somos capazes de passar um dia inteiro de cara amarrada.

E aí ele deu um exemplo trivial, que acontece todo dia na vida da gente...

É quando um vizinho estaciona o carro muito encostado ao seu na
garagem (ou pode ser na vaga do estacionamento do shopping). Em vez de
simplesmente entrar pela outra porta, sair com o carro e tratar da sua
vida, você bufa, pragueja, esperneia e estraga o que resta do seu dia.

Eu acho que esta história de dois carros alinhados, impedindo a
abertura da porta do motorista, é um bom exemplo do que torna a vida de
algumas pessoas melhor, e de outras, pior.

Tem gente que tem a vida muito parecida com a de seus amigos,
mas não entende por que eles parecem ser tão mais felizes.

Será que nada dá errado pra eles? Dá aos montes. Só que, para
eles, entrar pela porta do lado, uma vez ou outra, não faz a menor
diferença.

O que não falta neste mundo é gente que se acha o último
biscoito do pacote. Que "audácia" contrariá-los! São aqueles que nunca
ouviram falar em saídas de emergência: fincam o pé, compram briga
e não deixam barato.

Alguém aí falou em complexo de perseguição? Justamente.
O mundo versus eles.

Eu entro muito pela outra porta, e às vezes saio por ela também.
É incômodo, tem um freio de mão no meio do caminho, mas é um problema
solúvel. E como esse, a maioria dos nossos problemões podem ser
resolvidos assim, rapidinho. Basta um telefonema, um e-mail, um pedido
de desculpas, um deixar barato.

Eu ando deixando de graça... Pra ser sincero, vinte e quatro
horas têm sido pouco prá tudo o que eu tenho que fazer, então não vou
perder ainda mais tempo ficando mal-humorado.

Se eu procurar, vou encontrar dezenas de situações irritantes e
gente idem; pilhas de pessoas que vão atrasar meu dia. Então eu uso a
"porta do lado" e vou tratar do que é importante de fato.

Eis a chave do mistério, a fórmula da felicidade, o elixir do
bom humor, a razão por que parece que tão pouca coisa na vida dos outros
dá errado."

Quando os desacertos da vida ameaçarem o seu bom humor, não
estrague o seu dia... Use a porta do lado e mantenha a sua harmonia.
Lembre-se, o humor é contagiante - para o bem e para o mal - portanto,
sorria, e contagie todos ao seu redor com a sua alegria.
A "Porta do lado" pode ser uma boa entrada ou uma boa saída... Experimente!

TOME A DECISÃO

Se não quiser adoecer - "Fale de seus sentimentos"

Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças
como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna.. Com o tempo a
repressão dos sentimentos degenera até em câncer. Então vamos desabafar,
confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos pecados.
O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia..

Se não quiser adoecer - "Tome decisão"

A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A
indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é
feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder
vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de
doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.

Se não quiser adoecer - "Busque soluções"

Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas.
Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor é acender o
fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de
mais doce existe. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia
negativa que se transforma em doença.

Se não quiser adoecer - "Não viva de aparências"


Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que
está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc., está acumulando
toneladas de peso... uma estátua de bronze, mas com pés de barro.
Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com
muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.

Se não quiser adoecer - "Aceite-se"

A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima, faz com que sejamos
algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável. Os
que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos,
destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é
sabedoria, bom senso e terapia.

Se não quiser adoecer - "Confie"

Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria
liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança, não
há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em
Deus.

Se não quiser adoecer - "Não viva SEMPRE triste!"

O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida
longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive.

"O bom humor nos salva das mãos do doutor". Alegria é saúde e terapia.
Dr. Dráuzio Varela

sábado, 17 de dezembro de 2011

CRIAÇÃO DA TERRA


A CRIAÇÃO DA LUA
Nessa computação de valores cósmicos em que laboram os
operários da espiritualidade sob a orientação misericordiosa do Cristo,
delibera-se a formação do satélite terrestre.
O programa de trabalhos a realizar-se no mundo requeria o concurso
da Lua, nos seus mais íntimos detalhes. Ela seria a âncora do equilíbrio
terrestre nos movimentos de translação que o globo efetuaria em torno da
sede do sistema; o manancial de forças ordenadoras da estabilidade
planetária e, sobretudo, o orbe nascente necessitaria da sua luz
polarizada, cujo suave magnetismo atuaria decisivamente no drama infinito
da criação e da reprodução de todas as espécies, nos variados remos da
Natureza.

Emmanuel - Chico Xavier
============================================================

As condições em que se efetuou a desagregação da Lua pouco lhe permitiram afastar-se da Terra e a constrangeram a conservar-se perpetuamente suspensa no seu firmamento, como uma figura ovóide cujas partes mais pesadas formaram a face inferior voltada para a Terra e cujas partes menos densas lhe constituíram o vértice, se com essa palavra se designar a face que, do lado oposto à Terra, se eleva para o céu. É o que faz que esse astro nos apresente sempre a mesma face. Para melhor compreender-se o seu estado geológico, pode ele ser comparado a um globo de cortiça, tendo formada de chumbo a face voltada para a Terra.

Daí, duas naturezas essencialmente distintas na superfície do mundo lunar:

uma, sem qualquer analogia com o nosso, porquanto lhe são desconhecidos os corpos fluidos e etéreos (perpetuamente voltada para a Terra, sem águas e sem atmosfera, a não ser, aqui e ali, nos limites desse hemisfério subterrestre );

a outra, leve, relativamente à Terra, pois que todas as substâncias menos densas se encaminharam para esse hemisfério (rica de fluidos, perpetuamente oposta ao nosso mundo). (1)

[38 - capítulo VI página 120 item 25 ] - Allan Kardec - A Gênese - 1868

(1) Esta teoria da Lua, nova inteiramente, explica, pela lei da gravitação, o motivo por que esse astro apresenta sempre a mesma face para a Terra. Tendo o centro de gravidade num dos pontos de sua superfície, em vez de estar no centro da esfera, e sendo, em conseqüência, atraído para a Terra por uma força maior do que a que atrai as partes mais leves, a Lua pode ser tida como uma dessas figuras chamadas vulgarmente João-paulino, que se levantam constantemente sobre a sua base, ao passo que os planetas, cujo centro de gravidade está a distâncias iguais da superfície, giram regularmente sobre o próprio eixo. Os fluidos vivificantes, gasosos ou líquidos, por virtude da sua leveza especifica, se encontrariam acumulados no hemisfério superior, perenemente oposto à Terra. O hemisfério inferior, o único que vemos, seria desprovido de tais fluidos e, por isso, impróprio à vida que, entretanto, reinaria no outro. Se, pois, o hemisfério superior é habitado, seus habitantes jamais viram a Terra, a menos que excursionem pelo outro, o que lhes seria impossível, desde que este carece das condições indispensáveis à vitalidade.

Por muito racional e científica que seja essa teoria, como ainda não foi confirmada por nenhuma observação direta, somente a título de hipótese pode ser aceita e como idéia capaz de servir de baliza à Ciência. Não se pode, porém, deixar de convir em que é a única, até ao presente, que dá uma explicação satisfatória das particularidades que apresenta o globo lunar.

[38 - capítulo VI página 121 ]

========================================================

II - Teoria da Lua

Em face da teoria da Lua, descrita no cap. VI, itens 24 e 25, e do comentário do Codificador na respectiva nota de rodapé, à pág. 121, de que tal teoria somente a título de hipótese pode ser admitida, não obstante ter sido ela a única, até então, que dava explicação satisfatória sobre a esfera lunar, - oferecemos ao leitor conclusões de cientistas modernos, nas obras adiante indicadas, visando a facilitar-lhes a apreensão rápida e sintética do assunto: a) A TERRA, OS PLANETAS E AS ESTRELAS, de K. E. Edgeworth, Editorial Verbo, Lisboa, 1964, pág. 37/38 e 40: "Um ponto interessante acerca da Lua, com o qual todos estamos familiarizados, é que ela volta sempre a mesma face para a Terra. Outro aspecto, menos conhecido mas também de considerável interesse, e de não menos considerável importância, é a forma do equador lunar: em vez de ser circular, como no caso da Terra, o equador da Lua é elíptico, com o eixo maior apontado para nós. A explicação admitida para tal fato é que o corpo da Lua foi originalmente suficientemente plástico para permitir esta particular modelagem na sua forma, e que tal modelagem ocorreu quando o satélite se encontrava muito mais perto da Terra que nos dias de hoje. A forma atual corresponderia a um dia lunar muito mais curto, equivalente a 3 1/2 dias dos nossos, e supõe-se que a onda de maré, arrefecida quase subitamente, deu à Lua esta forma particular para todo o sempre." "...a rotação da Lua foi-se atrasando de tal modo que o dia lunar veio a coincidir com o mês lunar; por isso a Lua volta sempre a mesma face para a Terra". b) ASTRONOMIE, LES ASTRES, L'UNIVERS, de L. Rudaux e G. de Vaucouleurs,

Librairie Larousse, Paris, 1948, pág. 118/120: Os autores examinam muitos detalhes, fornecem ilustrações e concluem identicamente ao supra-exposto. C) ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA -DICIONÁRIO BRASILEIRO, do Pe. Jorge O'Grady de Paiva, Rio, 1969, pág. 145, ed. do autor:

"... Movimentos - 2 principais: rotação e revolução, aquele em torno do eixo e, este, à volta da Terra. Característica desse duplo movimento é fazer-se no mesmo período, durante 1 mês, pelo que o dia e a noite lunares são, quase, de 1 quinzena; é, também, o motivo de nos mostrar, sempre, a mesma face". d) GRANDE ENCICLOPÉDIA DELTA LAROUSSE, vol. 9, pág. 4.106, Rio, 1971: "A Lua é animada de um movimento de rotação em torno de si mesma, num eixo inclinado de 83°30' sobre o plano da órbita. A duração da rotação é exatamente igual à duração de sua revolução em torno da Terra. Por isso a Lua apresenta sempre a mesma face para a Terra." Diante do exposto, aguardemos ulteriores manifestações da Ciência sobre a teoria contida em "A Gênese", de Allan Kardec esperando que as missões do Programa Apolo de pousos de pesquisadores-astronautas no solo lunar -, realizadas com êxito, venham a contribuir, após rigorosa análise de quanto foi conseguido coletar, com conclusões novas para a formulação de outra, ou para a confirmação de uma das existentes teorias a respeito da Lua.

Em 11 de julho de 2010, passou a lua nova em frente do sol , causando um eclipse solar total no Sul do Pacífico . Nesta imagem, o eclipse solar é mostrado em cinza e branco de uma foto fornecida pelo Colégio Williams Expedição para a Ilha de Páscoa e foi incorporado com uma imagem da coroa exterior do Sol tomada pelo Grande ângulo espectrométricas coronais ( LASCO ) na nave espacial SOHO e apresentados em cor falsa vermelho. LASCO usa um disco para apagar o sol brilhante e interior da coroa de modo que a coroa externa fraca podem ser monitorados e estudados. Além disso, a silhueta escura da lua estava coberto com uma imagem do Sol obtida em luz ultravioleta extremo em torno do mesmo tempo pela Assembléia Imaging Atmospheric no Solar Dynamics Observatory. A composição traz a correlação de estruturas na corona interno e externo.
Crédito da imagem: NASA / ESA / Williams College Eclipse Expedição
http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_1715.html


[38 - capítulo VI página 139 ]
====================================================
Anaxágoras - 500 a. C., Clazômene (na atual Turquia) - 428 a. C., Lâmpsaco (na atual Turquia)
Nasceu em Clazômene (hoje Kilizman), na atual Turquia, em 500 a. C., e se mudou para Atenas por razões desconhecidas. Entre seus alunos, encontravam-se:

Péricles,
Tucídides,
Eurípedes
e, talvez, Demócrito e Sócrates.

Ensinou em Atenas durante cerca de trinta anos, até ser acusado de impiedade por sugerir que o Sol era uma massa de ferro candente e que a Lua, além de proceder da Terra, era uma rocha que refletia a luz do Sol.

http://educacao.uol.com.br/biografias/anaxagoras.jhtm
=======================================================
O DIVINO ESCULTOR
Sim, Ele havia vencido todos os pavores das energias
desencadeadas; com as suas legiões de trabalhadores divinos, lançou o
escopro da sua misericórdia sobre o bloco de matéria informe, que a
Sabedoria do Pai deslocara do Sol para as suas mãos augustas e
compassivas. Operou a escultura geológica do orbe terreno, talhando a
escola abençoada e grandiosa, na qual o seu coração haveria de expandirse
em amor, claridade e justiça. Com os seus exércitos de trabalhadores
devotados, estatuiu os regulamentos dos fenômenos físicos da Terra,
organizando-lhes o equilíbrio futuro na base dos corpos simples de
matéria, cuja unidade substancial os espectroscópios terrenos puderam
identificar por toda a parte no universo galáxico. Organizou o cenário da
vida, criando, sob as vistas de Deus, o indispensável à existência dos
seres do porvir. Fez a pressão atmosférica adequada ao homem,
antecipando-se ao seu nascimento no mundo, no curso dos milênios;
estabeleceu os grandes centros de força da ionosfera e da estratosfera,
onde se harmonizam os fenômenos elétricos da existência planetária, e edificou as
usinas de ozone a 40 e 60 quilômetros de altitude, para que filtrassem
convenientemente os raios solares, manipulando-lhes a composição
precisa à manutenção da vida organizada no orbe. Definiu todas as linhas
de progresso da humanidade futura, engendrando a harmonia de todas as
forças físicas que presidem ao ciclo das atividades planetárias.
Emmanuel - Chico Xavier
=====================================================

A SOLIDIFICAÇÃO DA MATÉRIA
Na grande oficina surge, então, a diferenciação da matéria
ponderável, dando origem ao hidrogênio.
As vastidões atmosféricas são amplo repositório de energias
elétricas e de vapores que trabalham as substâncias torturadas no orbe
terrestre. O frio dos espaços atua, porém, sobre esse laboratório de
energias incandescentes e a condensação dos metais verifica-se com a
leve formação da crosta solidificada.
É o primeiro descanso das tumultuosas comoções geológicas do
globo. Formam-se os primitivos oceanos, onde a água tépida sofre
pressão difícil de descrever-se. A atmosfera está carregada de vapores aquosos e as grandes tempestades varrem, em
todas as direções, a superfície do planeta, mas sobre a Terra o caos fica
dominado como por encanto. As paisagens aclaram-se, fixando a luz solar
que se projeta nesse novo teatro de evolução e vida.
As mãos de Jesus haviam descansado, após o longo período de
confusão dos elementos físicos da organização planetária.
Emmanuel - Chico Xavier
=====================================================

O VERBO NA CRIAÇÃO TERRESTRE
A ciência do mundo não lhe viu as mãos augustas e sábias na
intimidade das energias que vitalizam o organismo do Globo. Substituíramlhe
a providência com a palavra "natureza", em todos os seus estudos e
análises da existência, mas o seu amor foi o Verbo da criação do princípio,
como é e será a coroa gloriosa dos seres terrestres na imortalidade semfim.
E quando serenaram os elementos do mundo nascente, quando a luz
do Sol beijava, em silêncio, a beleza melancólica dos continentes e dos
mares primitivos, Jesus reuniu nas Alturas os intérpretes divinos do seu
pensamento. Viu-se, então, descer sobre a Terra, das amplidões dos
espaços ilimitados, uma nuvem de forças cósmicas, que envolveu o
imenso laboratório planetário em repouso.
Daí a algum tempo, na crosta solidificada do planeta, como no fundo
dos oceanos, podia-se observar a existência de um elemento viscoso que
cobria toda a Terra.
Estavam dados os primeiros passos no caminho da vida organizada.
Com essa massa gelatinosa, nascia no orbe o protoplasma e, com ele, lançara Jesus à
superfície do mundo o germe sagrado dos primeiros homens.

Emmanuel - Chico Xavier

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A Oração que causou polêmica, e que está repercutindo em todo o mundo.

“...a melhor escola ainda é o lar, onde a criatura deve receber as bases do sentimento e do caráter” e que “... a universidade pode fazer o cidadão, mas somente o lar pode edificar o homem”... “O Consolador” de Emmanuel (psicografia de Francisco Cândido Xavier )

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

FÓRUM ESPÍRITA - O HOMEM



A letra dessa música é uma psicografia de Chico Xavier pelo espírito Emmanuel que foi entregue a Roberto Carlos nos “anos 70” em visita a Uberaba (MG) e juntamente com Erasmo Carlos, no ano de 1973, a transformaram nessa magnífica canção que emociona ao falar com simplicidade, mas extrema beleza da passagem do Mestre entre nós.

Manancial de Luz

O Homem (R. Carlos e E. Carlos)

Um certo dia um homem esteve aqui
Tinha o olhar mais belo que já existiu
Tinha no cantar uma oração.
E no falar a mais linda canção que já se ouviu.

Sua voz falava só de amor
Todo gesto seu era de amor
E paz, Ele trazia no coração.

Ele pelos campos caminhou
Subiu as montanhas e falou do amor maior.
Fez a luz brilhar na escuridão
O sol nascer em cada coração que compreendeu

Que além da vida que se tem
Existe uma outra vida além e assim...
O renascer, morrer não é o fim.

Tudo que aqui Ele deixou
Não passou e vai sempre existir
Flores nos lugares que pisou
E o caminho certo pra seguir

Eu sei que Ele um dia vai voltar
E nos mesmos campos procurar o que plantou.
E colher o que de bom nasceu
Chorar pela semente que morreu sem florescer.

Mas ainda há tempo de plantar
Fazer dentro de si a flor do bem crescer
Pra Lhe entregar
Quando Ele aqui chegar

Tudo que aqui Ele deixou
Não passou e vai sempre existir
Flores nos lugares que pisou
E o caminho certo pra seguir

Tudo que aqui Ele deixou
Não passou e vai sempre existir
Flores nos lugares que pisou
E o caminho certo pra seguir

FONTE: http://www.forumespirita.net/fe/audio-video/o-homem-roberto-carlos-chico-xavier-emmanuel/

==================================================


Olá amigos AlexBentes e Sérgio,

Já nos idos de 1970, o astro da canção brasileira, Roberto Carlos, revelava no Programa Flávio Cavalcanti, a influência das obras do Chico nas letras das músicas que compõe.

São inúmeras as letras psicografadas pelo Chico que foram e são musicadas, daí resultando belas canções, tais como: Alma Gêmea e Companheiro, letras de Emmanuel.


Segundo relato à epoca, foi o próprio Roberto que falou sobre a origem da música. Disse ele que numa das visitas que fez a Chico Xavier em Uberada, o Chico entregou um papel com essa belíssima música assinada por Emmanuel. Não sei se foi o Chico ou se foi o Emmanuel que disse ao Roberto assim: "Por favor, cante essa música... pode dizer que é sua".

Sabemos que o Rei Roberto Carlos é Católico convícto...e a letra da música "O Homem" possui características espirituais bem marcantes, logo no mínimo foi muito influênciada pelas mensagens psicografadas por Chico Xavier ditadas por Emmanuel...

" Que além da vida que se tem
Existe uma outra vida além e assim...
O renascer, morrer não é o fim."

Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/audio-video/o-homem-roberto-carlos-chico-xavier-emmanuel/#ixzz1gKGGw7kY
Prezados companheiros de ideal,

Legal, fico feliz de já nos aproximamos mais de elucidar esta informação sobre dois ícones da cultura popular brasileira.

Porém, creio que devemos ter em mente que apesar da mensagem ser linda e ter alcançado o seu objetivo, como já foi afirmado. Devemos ter cuidado ao afirmar algo que não sabemos de fato, tal informação poderá ser interpretada de maneira errônea e "manchar" o objetivo da divulgação de uma bela mensagem.

Observemos o que nos diz o livro dos médiuns no capítulo XX, "Da Influência Moral do Médium" ítem 230.: "Mais vale repelir dez verdades que admitir uma só mentira, uma só teoria falsa."

Observemos ainda que em nenhum dos links expostos acima, confirmam que a letra é de Emmanuel. Sinceramente acredito nessa influência sobretudo sabendo dessa amizade e proximidade do médium com o cantor.

Sabendo do poder de penetração nas massas que o querido Roberto sempre exerceu, não me surpreenderia que o próprio houvesse sido inspirado por Emmanuel ou outro espírito com intuito de levar uma mensagem tão linda, como já foi afirmado. Por que não?

Porém, Emmanuel ter escrito pela psicografia de Chico e esta ter sido entregue ao Roberto é outra coisa, não é mesmo? Apenas sugiro, como diz o velho provérbio: "Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém".

Muita Paz,

Alex.

Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/audio-video/o-homem-roberto-carlos-chico-xavier-emmanuel/#ixzz1gKGYUhVX

Camila Sousa
Aceitar que chico e Emannuel teriam passado esta bela mensagem para Roberto, seria privilegiar um em detrimento de outros.Aprendemos no espiritismo que quando existir dúvidas, recorramos à codificação.Por quê eles dariam este privilégio ao Roberto, fama e dinheiro? Só a ele? Tudo que os Espíritos nos deixaram através do chico foi revestido em caridade.E explicado , documentado.Nós, espíritas, temos que ter muito cuidado nas informações passadas.Não devemos aceitar qualquer informação e repassá-las, sem fonte verdadeira, deixarmos de lado os achismos...
Mas é uma bela canção.
Bela inspiração do Roberto/Erasmo.
Dilma Morais
Eu sou fã do Roberto Carlos e amo todas as suas músicas, e essa em especial, me comove bastante quando a escuto.

Maridásio Martins • Salvador, Bahia, Brazil
Música e letra são extremamente bonitas. Roberto Carlos tb é muito querido. Deus, através de seus mensageiros nos inspira a todos. Portanto, nada a estranhar. Contudo, anúncio dessa natureza, requer cautela, como sempre recomenda o postulado espírita. Necessária se faz a confirmação da autoria, ainda mais quando, como diz a matéria que Chico, sugeriu que dissesse que a letra era de autoria do cantor! Estranha essa recomendação. Induzindo-o a mentir?!
De qualquer forma, parabenizo ao amigo que postou, por levantar o debate e pela beleza da letra e música>
Um fraternal abraço a todos,
Maridásio Martins

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

MENSAGEM DE NATAL E ANO NOVO!





Agora sigo estudando... a chuva caindo e o silêncio da madrugada! Tanta tranquilidade..nenhum sono...e tantas coisas na cabeça!

De repente, ligo a TV e dou de cara com a cena de um dos melhores filmes que já assisti na vida: "A corrente do bem" onde o autor da teoria fala:

"...acho que algumas pessoas têm muito medo de pensar que as coisas podem ser diferentes...É difícil para certas pessoas que estão habituadas com as coisas como estão (mesmo que estejam mal) mudarem. Então elas desistem...e quando isso acontece, todos... todos perdem!"

Uma vez ouvi que Deus age e se comunica misteriosamente na vida de cada um... Esse é um momento de renascimento, renovação...Onde todas as coisas se fazem novas! É um tempo de mudança e de não temer a mudança... Então que cada um aproveite a sua chance!

Por isso, ao ver esse vídeo fiquei anestesiado com tantos gestos embrulhados de AMOR.

TOCOU-ME LÁ NO FUNDO.COMO SONHO VER A HUMANIDADE AGINDO ASSIM! CONFIRAM!


EXEMPLO DE VIDA !

A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda.
Confúcio