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sábado, 26 de maio de 2012

A MISSÃO ESPIRITUAL DO BRASIL

Assim como acontece com cada indivíduo, cada nação possui uma meta espiritual a cumprir.

Em cada momento histórico, existem povos, nações que tem alguma missão específica e adequada à realidade e à necessidade evolutivas de seu tempo e, também, há espíritos que reencarnam nesses povos com a função de ajudar a cumprir essa missão especifica. Foi assim com a Grécia e Roma, que tiveram seu papel como berço da civilização ocidental, nos dando a filosofia e o direito, entre outros; como Portugal e Espanha, que tiveram a missão, através das circunavegações, de se alastrar por todo o globo, colonizando lugares nunca antes explorados; com a França e a Inglaterra, que nos deram a sua contribuição, com a Declaração dos Direitos do Homem e a Revolução Industrial, entre outros feitos e é assim com os Estados Unidos, que teve no ultimo século e ainda tem, o papel de alavancar a ciência no mundo. Do mesmo modo, o Brasil também tem a sua missão. Grécia, Roma, Portugal, Espanha, França, Inglaterra e Estados Unidos se fizeram e fazem notar pelas conquistas materiais e transitórias, o Brasil tem uma missão voltada para o espírito e fraternidade, uma missão espiritual.
Ao lançarmos sobre o nosso país um olhar minucioso e observador, certamente um dos pontos que irá nos ressaltar as vistas será a convivência pacífica entre diversas crenças, dando origem a um curioso quebra-cabeça religioso somente encontrado, em tais dimensões, no nosso país. Onde mais se pode observar membros de religiões afro-brasileiras lavando escadarias de igrejas em perfeita harmonia com os irmãos católicos, conforme temos na Bahia? Onde mais se observa católicos, protestantes, espíritas e espiritualistas trabalhando juntos em obras assistenciais em prol da caridade? E o que dizer de uma cidade como Uberaba, onde todos os seus habitantes, independente de sua posição religiosa, reconheceram e ainda admiram o trabalho beneficente que Chico Xavier desempenhou?

Brasil


À medida que O Povo Brasileiro se espiritualizar assimilando conscientemente o racionalismo do processo reencarnacionista, ou seja , a grandeza e a amplitude moral das vidas sucessivas, que transformam o homem imperfeito de hoje , no anjo futuro,o Brasil fará jus a receber novos acréscimos do Alto , que o habilitarão a ser, não somente o celeiro material do mundo , mas também um farol moral e espiritual da humanidade.
Já existe real fundamento para tais prognósticos, pois enquanto nos outros países o Espiritismo é cultuado subordinando-se a um academismo de pura experimentação científica, os brasileiros, pelo seu sentimento fraterno de teor espiritual,acolheram-no de modo efusivo , abrindo-lhe as portas com satisfação e alegria , de modo que as próprias raças imigradas não se retraem à influência reformadora da doutrina espírita.No Brasil , a prática e aceitação do espiritismo está resguardada de preconceitos separativistas, pois apesar de seu povo ser constituído de raças heterogêneas as mais diversas , os que se unem sob a bandeira do Espiritualismo mantêm entre si uma unidade de afetos crísticos de amplitude universal. É que o sublime Evangelho de Jesus tem na sua doutrina o veículo mais racional para difundir os seus conceitos divinos por todos os quadrantes do mundo. Doutrina cimentada nos princípios sadios do espiritualismo oriental , milenário , e codificada em linguagem acessível a todos os cidadãos da humanidade, é um roteiro seguro que ilumina até as criaturas desprovidas de inteligência ou de cultura, libertando-as dos dogmas e preconceitos religiosos e superticiosos . Além disso, o Espiritismo não exige que os seus adeptos fujam do mundo profano de Deus , pois as múltiplas estradas da vida das coletividades são abençoadas escolas de educação e reajustamento fraterno entre todas as criaturas.
O brasileiro ainda conserva desde o berço de sua raça a tendência fraterna e afetiva das 3 raças que cimentam a formação de seu temperamento e constituição psicológica. Do negro ele herdou a resignação, a ingenuidade e a paciência ; do silvícola, o senso de independência, boa fé ; do português a simplicidade comunicativa quente e versátil, E essa mistura terminou por avivar o psiquismo brasileiro , despertando-lhe uma agudeza espiritual incomum e em condição de sintonizá-lo facilmente à vida do mundo oculto. Consolida-se, então , uma raça possuidora de diversos valores étnicos de natureza espiritual benfeitora e que o Espiritismo , cada vez mais radicado no Brasil, catalisa, pouco a pouco , para a fraternidade entre os povos da Terra.

O Brasil é a patria do novo mundo, aqui é onde acontecerão as mudanças que irão transformar o planeta num mundo melhor.

Mesmo sendo o Brasil o maior país Espírita do mundo ;o maior país católico do mundo ;e se ainda não somos o maior país protestante do mundo , estamos perto de ser e todas estas religiões convivem sem agressões , sem “ataques”,sabemos conviver como irmãos.Nesse país tão grande se fala somente um idioma, se ainda temos diferenças , se ainda não temos um só pensamento, mesmo assim, não temos conflitos raciais ,nem preconceitos e conflitos internos de grande proporção.Os nossos problemas internos se resolvem pacificamente. A espiritualidade nos ofereceu todas as condições necessárias para o cumprimento da nossa missão , que é o verdadeiro “religare” com o mundo espiritual .O Brasil será o que nós fizermos dele. O palco está armado , mas os autores somos nós. Ainda não conseguimos superar a mágoa pela injustiça e o ódio pelas humilhações sofridas que trazemos em nossas raízes , porém , temos a resignação e a boa vontade do coração puro o que nos torna um povo pacato , sensível e sempre pronto a ajudar a todos os que precisam.

MUDAREMOS O FOCO DO EU PARA O PRÓXIMO!

Em breve conseguiremos uma unificação com base nos preceitos Crísticos

3 comentários em “A missão espiritual do Brasil

  1. O primeiro passo para quem busca o aprendizado e o entendimento do invisível e dos infinitos mistérios do Universo é desejar de coração o “Despertar”. A condição do querer estar “Desperto e Consciente”… é também assumir de vez a identidade de que se “É” um Ser Espiritual. É necessário então, assumir de livre e espontânea o desejo do “Despertar”. E como conseqüência do Despertar você clareia em sua mente o entendimento de um poder que já existe dentro você, o Poder de compreender e colocar em prática o “Teu verdadeiro Trabalho aqui nesse plano de existência”. Portanto, primeiramente é necessário querer, ser o que já é… acreditar e embutir-se dessa energia, é dizer para si mesmo que é um Ser Espiritual Ligado aos infinitos feixes de Energia existentes no Universo. Depois disso é só se ligar ao Universo e prestar atenção nas “Sincronicidades” que ocorrem a todo momento de nossa existência nesse plano.
    Preste atenção!… O Universo conversa com você a todo momento… pare um momento… sinta, escute e tente entender cada som, cada movimento, cada imprevisto, cada sensação de energias conhecidas e não conhecidas.
    O saber vivenciar o Viver é muito diferente do que apenas viver e sobreviver… “Vivenciar a Vida” ultrapassa o sagrado… é muito profundo… vai além do transcendental. E para isso basta apenas se ligar, integrar-se ao Universo.
    Lembre-se!… você, um tigre, um rato, uma formiga, uma erva daninha, um protozoário, um átomo, um angston são a mesma coisa… têm o mesmo valor… todos são iguais… nenhum é melhor que o outro… todos são importantes e navegam no mesmo barco celestial… somos um só… mesclados numa trama energética multivibracional infinita.
    Você não está isolado do universo… Você é parte desse infinito sistema energético…
    Portanto, tudo é importante e tem um porquê… Tudo contribui para a vida do Universo…
    Aprenda!… Teu orgulho e vaidade nada valem… são apenas empecilhos, armadilhas que você mesmo criou e que barram a tua caminhada. Deixe de criar monstros e confie no Universo… seja parte dele novamente… Solte-se… Te garanto que tudo muda… sempre prá melhor .
    Principalmente a tua energia… Á partir daí o teu Entendimento sobre você e sobre o Universo começa a fluir livremente.
    JT.’. Coração de Águia
    ***
    • A Força do Universo é como um rio que passa… ao adentrar as suas águas deixe que o fluxo natural da Força do rio te leve, não lute contra a correnteza.
      Lembre-se!… Se você nadar contra a correnteza você se cansa, perd…e as energias e pode morrer afogado, mas quando você segue o fluxo, a tendência natural é você boiar e ser levado de maneira segura e livre pelo curso d’agua… Ao fazer isso, você se torna a Força do Rio e o teu Poder aumenta.
      É aí que as coisas começam a ficar claras… Tem início uma Clareza Natural… A percepção e a intuição afloram e você passa a ter novos sentimentos, que te levam de maneira natural ao entendimento do teu “Ser” e do verdadeiro viver.
  2. A maioria das pessoas vive em partes, cercadas de medos, obstáculos, mágoas. Poucos vivem inteiramente.
    Imagine um dia inteiro sem um aborrecimento, com um sorriso enorme no rosto, num estado de prazer vibrante, cheio de alegria interna, com o coração aberto. Imagine então uma vida inteira sem nenhum aborrecimento. Penso que fomos criados para isso e estamos cumprindo a vontade de Deus se trocamos nossos aborrecimentos por satisfação.
    As mães amam os filhos de forma divina e querem sempre o melhor para eles. Imagine Deus que ama mais do que todas as mães juntas, qual seria o desejo dele para você? Que sua vida seja de felicidade, harmonia e abundância. Viver é isso, é Ser, é ter, é pensar, é sentir, é adorar, é analisar, é equilibrar, é poder, é compreender, é usar, é saber, é crer, é agradecer, é permitir. A somatória de tudo isso é viver.
    Existe a idéia que só temos a vida corpórea. A alma e a mente juntas criam um corpo onde estivermos. Depois da morte temos mais vida, em uma realidade diversa dessa, individualmente pensando. A vida eterna que Deus nos fala é bem mais do que uma promessa, ela é real.
    Já ouvi muitas pessoas falarem em almas velhas e almas novas. A alma não tem tempo, só a mente e o corpo que são partes relativas do absoluto da alma. Nossa alma nunca foi criada, ela sempre existiu.
    O tempo é uma constante, ele é fixo, a idéia de tempo é uma criação da mente que permite a individualidade. Não é o tempo que se movimenta, são as coisas que se movimentam no fixo que chamamos de tempo. O que envelhece é o que muito se movimentou. Os movimentos se alternam sucessivamente e tudo se movimenta o tempo todo. Uma rocha enorme no fundo de um vale. Nossa ilusão nos diz que está parada, nossa ciência demonstra o modelo que ali está uma quantidade gigantesca de átomos vibrando a uma velocidade estonteante. Partículas indo de um lado para outro num continuo movimentar-se para dar a ilusão de imobilidade.
    A rocha é o que é e nós somos o que somos, os privilegiados do Universo, aqueles que podem conhecer Deus pela idéia e incorporar esta idéia nos sentidos. Se sentimos Deus em nós, vivenciamos Deus e todas as promessas que ele nos fez por seus diferentes mensageiros.
    Deus não deixou nenhuma raça, nenhum povo, ninguém desprovido de seus ensinamentos. Deus não nos desampara em nenhum momento. A arte é saber ouvi-lo. É difícil ouvir o que é positivo se estamos negativos. Como podemos ser salvos por Deus se estamos crendo que ele pode fracassar em nossas vidas? Se não abrimos as portas de nossos corações e fazemos o convite para que Deus entre, ele ficará do lado de fora. Deus sabe esperar e nunca castigará aquele que o deixou esperando muito, ele não faz distinções. Dará ao último que o procurou a mesma dádiva que deu ao primeiro. Vantagem teve aquele que o procurou primeiro porque sentiu Deus num movimento maior (espaço de tempo maior). Permita que Deus tome o leme do seu navio, ele desconhece o fracasso. Viver é isso, se permitir a Deus, a idéia de criação, quando chegamos a esse estágio estamos usando por completo a nossa prerrogativa de EU VIVO.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Divaldo Franco – O Peregrino do Senhor Artigo de Joamar Zanolini Nazareth

Publicado no Jornal Espírita de Uberaba

Uberaba, MG, Fevereiro/ 2012- pág.19/21




Divaldo Franco e o Padre Divaldo Franco y El Sacerdote

(Texto em português e espanhol recebido
de Isabel Gonzáles Isy isy@divulgacion.org
Espanha)
O jovem Divaldo Pereira Franco
Certa vez, fui a um padre confessar (antes de tornar-me espírita). Contei-lhe sobre minhas comunicações com os mortos. Para ele eram forças demoníacas tentando me afastar da Igreja. Veio-me uma mágoa de Deus e comecei a questionar:
Cierta vez, fui a un sacerdote a confesarme (antes de hacerme espírita). Le conté sobre mis comunicaciones con los muertos. Para él eran fuerzas demoníacas intentando alejarme de la Iglesia. Me vino una amargura de Dios y comencé a preguntar:
- Sou um bom católico, bom sacristão, adoro a Igreja, faço jejum, passo a semana da Páscoa sem comer até o meio-dia. Se Deus não pode com o diabo, eu vou agüentar? O diabo vai me vencer. Como um garoto de 17 anos, do interior, ingênuo, pode vencer o diabo se nem Deus consegue?
Entrei em depressão e fiquei com mágoa de Deus. Confessei-me ao padre:
- Soy un buen católico, buen sacristán, adoro la Iglesia, hago ayuno, paso la semana de la Pascua sin comer hasta el mediodía. Si Dios no puede con el diablo, ¿yo voy a aguantar? El diablo va a vencerme. ¿Cómo un chico de 17 años, del interior, ingenuo, puede vencer al diablo si ni Dios lo consigue?
Entré en depresión y me quedé con amargura de Dios. Me confesé al sacerdote:
- Eu vou me matar. Nossa Senhora do Carmo vai ter pena de mim, vai me colocar o escapulário e me tirar do inferno.
- Yo voy a matarme. Nuestra Señora del Carmen va a tener pena de mí, me va a colocar el escapulario y me sacará del infierno.
Ele me olhou demoradamente e respondeu:
Él me miró despacio y respondió:
- Não tome nenhuma atitude agora. O demônio às vezes nos perturba para testar a nossa fé; quando não consegue, abandona. Volte para a Igreja.
Era um homem honesto, acreditava piamente em suas idéias.
- No tomes ninguna actitud ahora. El demonio a veces nos perturba para probar nuestra fe; cuando no lo consigue, abandona. Vuelve para la Iglesia.
Era un hombre honesto, creía piadosamente en sus ideas.
Um dia, ao confessar-me a ele, vi aproximar-se um Espírito. Tive outro conflito:
Un día al confesarme con él, vi aproximarse a un Espíritu. Tuve otro conflicto:
- Como pode o diabo entrar na sacristia?
- ¿Cómo puede el diablo entrar en la sacristía?
Aliás eu via sempre os Espíritos. no momento da eucaristia a hóstia tornava-se luminosa quando colocada na minha boca. Às vezes, em Feira de Santana, via o cônego Mário Pessoa aureolado. No meu entendimento (católico), ele era um santo. As pessoas na hora da fé se iluminavam e eu julgava tudo alucinação.
De hecho yo veía siempre a los Espíritus. En el momento de la eucaristía la ostia se hacía luminosa cuando era colocada en mi boca. A veces, en Feria de Santana, veía al clérigo Mário Pessoa aureolado. En mi comprensión (católico), él era un santo. Las personas en la hora de la fe se iluminaban y yo juzgaba todo una alucinación.
Quando o Espírito entrou, exclamei:
Cuando el Espíritu entró, exclamé:
- Olha, o diabo está vindo, e é mulher!
- ¡Mire, el diablo está viniendo, y es mujer!
- Você vê algum sinal particular no rosto dela? - indagou-me o padre.
- ¿Tú ves alguna señal particular en el rostro de ella? – me preguntó el sacerdote.
- Vejo uma verruga acima do lábio.
- Veo una verruga encima del labio.
- E o que mais?
- ¿Y qué más?
- O cabelo está partido ao meio, penteado com um coque atrás.
- El cabello está partido por la mitad, recogido en un moño detrás.
- E o que mais?
- ¿Y qué más?
- Vejo um xale sobre os ombros, com pontas, um xale negro de xadrez.
- Veo un chal sobre los hombros, con puntas, un chal negro de cuadros.
- Pode ficar tranqüilo, é mamãe.
- Puedes quedarte tranquilo, es mamá.
Ela "incorporou" e conversou com o padre. Quando despertei, ele me esclareceu:
Ella “incorporó” y conversó con el sacerdote. Cuando desperté, él me aclaró:
- Divaldo, mamãe veio me alertar. A sua missão não é aqui, vá seguir a tarefa que Deus lhe confiou, porque o bem está em todo lugar.
- Divaldo, mamá vino a alertarme. Tú misión no es aquí, vas a seguir la tarea que Dios te confió, porque el bien está en todos los lugares.
Fiquei mais tumultuado, porque eu não era espírita, tinha medo, sentia-me de certo modo alijado da Igreja, mas continuava a frequentá-la e ao Centro Espírita.
Me quede más turbado, porque yo no era espírita, tenía miedo, me sentía de cierto modo alejado de la Iglesia, pero continuaba frecuentándola y al Centro Espírita.
Tinha conflitos de fé, principalmente quando morreu minha irmã, por suicídio. Mamãe foi encomendar missa a esse mesmo sacerdote, um homem bom, e ouviu dele:
Tenía conflictos de fe, principalmente cuando murió mi hermana, por suicidio. Mamá fue a encomendar misa a ese mismo sacerdote, un hombre bueno, y oyó de él:
- Dona Ana, não posso celebrar, porque o suicida está no inferno e Deus não o tira de lá.
- Doña Ana, no puedo celebrarla, porque el suicida está en el infierno y Dios no lo saca de allí.
Foi quando aprendi a primeira lição de lógica e de psiquiatria, com uma mulher iletrada - a minha mãe:
Fue cuando aprendí la primera lección de lógica y de psiquiatría, con una mujer iletrada – mí madre:
- Padre, então eu renego o seu Deus. Se Ele não é capaz de perdoar não é digno de ser Deus. Sou lavadeira modesta e analfabeta, mas a filha que perdi, eu a perdôo; como é que Deus, que a tem, não a perdoa? Digo mais, quem se mata não está no seu juízo.
- Padre, entonces yo reniego de su Dios. Si Él no es capaz de perdonar no es digno de ser Dios. Soy lavandera modesta y analfabeta, pero la hija que perdí, yo la perdono; ¿cómo es que Dios, que la tiene, no la perdona? Digo más, quien se mata no está en su juicio.
Mais tarde eu viria saber que muitos portadores de psicose maníoco-depressiva PMD, vão ao suicídio.
Más tarde yo sabría que muchos portadores de psicosis maniaco-depresiva PMD, van para el suicidio.
Aprendi muito com esse homem, com mamãe, e quando eu lhe disse que não iria mais à igreja, ela me respondeu:
Aprendí mucho con ese hombre, con mamá, y cuando yo le dije que no iría más a la iglesia, ella me respondió:
- Deus está em todo lugar. Se você for justo e agir com retidão, Ele estará com você. Faça o bem, meu filho, porquea verdadeira religião é aliviar o sofrimento alheio.
- Dios está en todos los lugares. Si tú fueras justo y obraras con rectitud, Él estará contigo. Haz el bien, hijo mío, porque la verdadera religión es aliviar el sufrimiento ajeno.
A partir desse acontecimento integrei-me lentamente ao Espiritismo.
A partir de ese acontecimiento me integré lentamente al Espiritismo.
Divaldo Franco
Abaixo fotos da década de 1920 de Feira de Santana, BA, cidade natal de Divaldo Pereira Franco

Divaldo: Amor para com a missão, respeito para com os irmãos e fidelidade à Doutrina Espírita

Divaldo Pereira Franco
Em nosso entendimento, Divaldo Franco é sem dúvida um dos expoentes do espiritismo brasileiro, conhecido pela sua oratória e mediunidade em praticamente todos os países.Tivemos oportunidade de estar com Divaldo por várias vezes, em vários anos seguidos no Feirão Espírita da cidade do Rio de Janeiro, evento promovido por Ana Guimarães e Geraldo Guimarães “in memorian”, através do Grupo Espírita Caminho da Esperança, atividade que acontece até hoje no pátio do Colégio Militar da cidade do Rio de Janeiro.
Após as atividades tínhamos a satisfação de ficarmos próximos de Divaldo em um bate papo agradável, desfrutando da sua sempre alegre e jovial presença, encantando-nos a todos com seus relatos e comentários muito oportunos para o nosso aprendizado.
Durante os dias da semana que antecede o evento, Divaldo generosamente concede aos corações a possibilidade de ouví-lo em uma série de atividades, tais como: palestras, seminários em vários locais do Estado do Rio de Janeiro, sempre com grande público presente.
A entrega dos recursos financeiros obtidos com a venda de produtos das muitas regiões do Brasil ali representadas, era feita logo após o encerramento do evento nas dependências do Grupo Espírita Caminho da Esperança. O Feirão era e é encerrado sempre com emocionada palestra efetuada por Divaldo Franco. Até hoje, como é feito todo ano, durante todo o dia, espíritas e não espíritas comparecem para prestigiar o evento e para ver Divaldo, obter um autógrafo em obras por ele psicografadas e ainda trocar uma palavrinha com o grande tribuno.
É o reconhecimento da importância para o movimento espírita brasileiro e do exterior para com a figura amorosa e impar de Divaldo Franco. É como se todos desejassem dizer a ele “muito obrigado” pela sua dedicação e entrega que tanto dignifica nossa amada doutrina.
Divaldo é uma pessoa sensível, de fala sempre precisa e justa. Franco sem ser grosseiro, transmite orientações àqueles que lha solicitam.
Assim compartilhamos com os companheiros estes momentos especiais, verdadeira pérolas que embelezam nossa alma, propiciando-nos refletir sobre nossa verdadeira responsabilidade para com o Cristo e para com a Doutrina Espírita.
Que Jesus continue abençoando esse missionário do bem, o nosso querido Divaldo Pereira Franco.
David e Divaldo no Feirão do Rio de Janeiro

David na extrema esquerda, o casal na extrema direita Ana Jaicy e Geraldo Guimarães jundo a Divaldo. Feirão realizado no Rio de Janeiro em prol da Mansão do Caminho

Feirão no Rio de Janeiro

Feirão no Rio de Janeiro em prol da Mansão do Caminho

Divaldo recebe titulo de cidadão jalesense por indicação da vereadora Aracy de Oliveira Murari Cardozo

Divaldo autografando em Jales, SP

O grande público que compareceu a palestra de Divaldo Pereira Franco quando foi agraciado com o titulo de Cidadão Jalesense no dia 27/10/2009

Divaldo, Ismael Gobbo e sua prima Aracy. Jales 27/10/2009

“A gratidão em nossas mãos” com Divaldo Pereira Franco. Campo Grande, MS

(Informações e fotos recebidas da URE Nova Andradina, MS)
No dia 05 de fevereiro de 2012 na cidade de Campo Grande, MS, Divaldo desenvolveu o seminário “A gratidão em nossas vidas”, evento promovido pela Federação Espírita de Mato Grosso do Sul.

Parábola

Em 1962, Divaldo passou por uma grande provação, ficando vários dias sem condições de conciliar o sono, hora nenhuma, o que lhe trouxera constante dor de cabeça.
Numa ocasião, não suportando mais, quando Joanna lhe apareceu, ele lhe falou:
- Minha irmã, a senhora sabe que eu estou passando por um grande problema, uma grande injustiça, e não me diz nada?
Por isso mesmo eu não te digo nada, porque é uma injustiça. E como é uma injustiça, não tem valor, Divaldo. Tu és quem está dando valor e quem dá valor à mentira, deve sofrer o efeito da mentira. Porque, se tu sabes que não é verdade, por que estás sofrendo? Eu não já escrevi por tuas mãos: "Não valorizes o mal"? Não tenho outro conselho a dar-te.
- Mas, minha irmã, pelo menos me diga umas palavras de conforto moral, porque eu não tenho a quem pedir.
Então, ela falou: - Vou dar-te palavras de conforto. Não esperes muito.
E contou-lhe a seguinte parábola:
Havia uma fonte pequena e insignificante, que estava perdida num bosque. Um dia, alguém por ali passando, com sede, atirou um balde e retirou água, sorvendo-a em seguida e se foi. A fonte ficou tão feliz que disse de si para consigo:
- Como eu gostaria de poder dessedentar os viandantes, já que sou uma água preciosa!
E orou a Deus: - Ajuda-me a dessedentar!
Deus deu-lhe o poder. A fonte cresceu e veio à borda. As aves e os animais começaram a sorvê-la e ela ficou feliz.
A fonte propôs: - Que bom é ser útil, matar a sede. Eu gostaria de pedir a Deus que me levasse além dos meus limites, para umedecer as raízes das árvores e correr a céu aberto.
Veio então a chuva, ela transbordou e tomou-se um córrego. Animais, aves, homens, crianças e plantas beneficiaram-se dela.
A fonte falou: - Meu Deus, que bom é ser um córrego! Como eu gostaria de chegar ao mar!
E Deus fez chover abundantemente, informando:
- Segue, porque a fatalidade dos córregos e dos rios é alcançar o delta e atingir o mar. Vai!
E o riacho tomou-se um rio, o rio avolumou as águas. Mas, numa curva do caminho, havia um toro de madeira. O rio encontrou o seu primeiro impedimento.
Em vez de se queixar, tentou passar por baixo, contornar, mas o toro de madeira cerceava-lhe os passos. Ele parou, cresceu e o transpôs tranquilamente.
Adiante, havia seixos, pequeninas pedras que ele carregou e outras inamovíveis, cujo volume ele não poderia remover. Ele parou, cresceu e as transpôs, até que chegou ao mar. Compreendeste?
- Mais ou menos.
Todos nós somos fontes de Deus - disse ela. - E como alguém um dia bebeu da linfa que tu carregavas, pediste para chegar à borda, e Deus, que é amor, atendeu-te.
Quiseste atender aos sedentos, e Deus te mandou os Amigos Espirituais para tanto. Desejaste crescer, para alcançar o mar e Deus fez que a Sua misericórdia te impelisse na direção do oceano. Estavas feliz. Agora, que surgem empecilhos, por que reclamas? Não te permitas queixas.
Se surge um impedimento em teu caminho, cala, cresce, transpõe-no, porque a tua fatalidade é o mar, se é que queres alcançar o oceano da Misericórdia Divina.
Nunca mais lamentes a respeito de nada.
Parábola contada pelo espírito Joanna de Ângelis a Divaldo Franco num momento de grande angústia do médium.
Rio de Janeiro, Agosto de 2010 Som Wave Imagens INTERNET
DESEJO- LHES PAZ! Ana Maria Spränger
Acesse o PPS aqui:

quarta-feira, 16 de maio de 2012

SUICÍDIO ENTRE OS SUL-COREANOS

A imprensa tem divulgado que, entre os jovens sul-coreanos, numa faixa etária de 15 a 24 anos, o suicídio, no ano de 2010, foi a causa de morte mais frequente:  13 em cada 100 mil pessoas! Em segundo lugar vêm acidentes de trânsito (8,3) e, em terceiro, o câncer (3,6)...
De acordo com as pesquisas, os dois principais motivos do resultado da triste estatística seriam a alta competitividade educacional e problemas de ordem econômica.
Sem entrar no mérito da educação religiosa, que sabemos ser um dos fatores determinantes da falta de perspectiva espiritual, em relação à Vida futura, observemos o quanto o homem na Terra vem se rendendo ao preconceito de ordem social...
Analisemos, rapidamente, a questão da “competitividade educacional”, que comparece como principal motivo de indução ao suicídio entre os jovens da Coréia do Sul.
Que noção de valor a sociedade, como um todo, vem, de alguns anos para cá, incutindo nas crianças e nos adolescentes?!
Quer dizer, então, que a Vida não vale a pena ser vivida de maneira mais simples, intelectual e economicamente?!...
Se, por exemplo, não posso ser médico ou engenheiro, expert em computação ou empresário bem sucedido, por que, como dizia Chico Xavier, eu não posso ser honesto vendedor de laranjas logo ali na esquina?!...
Por que eu não posso ser um gari que, de vassoura em punho, presta relevante serviço no setor da higiene pública?!...
Por que eu não posso ser uma costureira, ou mesmo abnegada atendente no balcão de uma padaria ou de um supermercado?!...
Então, por que eu não consigo estar entre os considerados mais bem sucedidos profissionalmente, dou um tiro na própria cabeça e deixo lugar aos que o mundo proclama como mais competentes?!...
Mais que falta de religião, isto evidencia falta de formação moral, decretando a falência dos valores sobre os quais a civilização deliberou se estruturar.
Por este motivo, talvez, o Cristo tenha escolhido vir ao mundo filho de um humilde carpinteiro, e tenha convidado para Apóstolos pessoas consideradas socialmente fracassadas!
Esta tortura mental a que os pais e a sociedade, com os seus preconceitos e tolices, submete o jovem, para que ele, a qualquer preço, se destaque no mercado de trabalho, preocupando-se apenas e tão somente com currículo e capacidade intelectual, chega a ser uma crueldade sem precedentes.
Não resta dúvida, porém, de que tudo isto faz parte do contexto que prenuncia as grandes transformações que, neste Terceiro Milênio, hão de fazer da Terra um mundo melhor.
O cálice de fel das provações coletivas está transbordando, e já não há espaço para mais nenhuma gota de insensatez...

                                           INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 15 de maio de 2012.

terça-feira, 8 de maio de 2012

ESPIRITISMO - O QUE NÃO É E O QUE É‏


Constatamos, muitas vezes, que a imprensa em geral está mal informada a respeito do Espiritismo e confunde-o com outras religiões. A carta  abaixo é bastante esclarecedora e mostra as flagrantes diferenças entre a doutrina espírita e outras religiões.  Favor ler a referida carta, que foi elaborada  com bastante objetividade e transparência,  para que também possa ter mais alguns  argumentos válidos, a fim de discorrer, junto às pessoas de seu relacionamento, caso seja inquirido a esse respeito, sobre as peculiaridades do Espiritismo, as quais, com certeza, já são de seu conhecimento.  


Cordialmente,

Orlando Mota Maia

 
MAIS QUE ESCLARECEDOR, NÃO DEIXE DE LER.

Carta aos Jornalistas


Para: Jornalistas em Geral / Toda a Imprensa Brasileira
Senhores Jornalistas:
Partindo do princípio que o objetivo de todo jornalística ético e sensato é o de informar bem, com coerência, honestidade, dignidade e imparcialidade, preocupando-se sempre com o indispensável conhecimento da causa que leva a reportar, venho apresentar-lhes uma contribuição em cima de um assunto que muitos profissionais do jornalismo, embora bem intencionados, terminam cometendo equívocos lamentáveis, por uma inexplicável ignorância que compromete os seus nomes bem como o dos veículos por onde vinculam as suas matérias ou reportagens.
Falo com respeito ao assunto Espiritismo, tema este que invariavelmente é visto apenas no campo religioso, o que na verdade não é, e sobretudo, o que é mais lamentável, sempre enfocado com afirmativas de conceitos absurdos, oriundos do "achismo" e também de uma cultura criada na cabeça das pessoas, pela intolerância e a desonestidade religiosa.
Não objetivo aqui defender crença ou fé nenhuma, porque não é isto que está em questão. Só quero mesmo prestar contribuição ao gigantesco segmento honesto do jornalismo acerca de uma coisa, como ela realmente é, para que ele esteja melhor informado, sem a menor pretensão de querer fazer com que nenhum profissional o aceite, concorde com os seus postulados e, muito menos, se converta.
Vamos aos assuntos:

Espiritismo não é igreja
Em princípio corrijam a conceituação inicial: Espiritismo não é simplesmente religião. Ele não veio ao mundo com objetivo nenhum de ser religião. Trata-se de uma doutrina filosófica, com base calcada na racionalidade, na lógica e na razão, apenas com conseqüências religiosas, haja vista que os seus adeptos ficam livres da submissão a qualquer religião, por não serem obrigados a coisa nenhuma e nem serem proibidos de nada. Há centros espíritas que se portam como se fossem igrejas, mas isto é produto da concepção equivocada dos seus dirigentes, que ainda sentem a necessidade da rezação, em que pese o Espiritismo ser algo muito acima disto.
Não existe "Kardecismo", existe "Espiritismo"
O jornalista equivocado costuma utilizar-se da expressão "kardecismo", para identificar algo que ele imagina ser uma "ramificação" do Espiritismo, achando que Espiritismo é um "montão de coisas" que existe por aí, quando na realidade não é.
A palavra "Espiritismo" foi criada, ou inventada, como queiram, pelo senhor Allan Kardec, exclusivamente, para denominar a doutrina nova que foi trazida ao mundo, por iniciativa de Espíritos, e que tem os seus postulados próprios.
Portanto, qualquer crença ou prática religiosa que utiliza-se da denominação "Espiritismo", fora desta que se enquadre nos seus postulados, está utilizando-se indevidamente de uma denominação, mergulhando no campo da fraude. Daí a verdade que o nome disto que vocês chamam de "kardecismo", verdadeiramente é "Espiritismo".
Apenas para clarear o campo de conhecimento dos que ainda têm dúvidas, em achar que Candomblé, Cartomancia, Necromancia, Umbanda e outras práticas espiritualistas é Espiritismo, vai aqui uma pequena tabela, exemplificando algumas práticas de alguns segmentos, para apreciação daqueles que consideram relevante o uso da inteligência e do bom senso, a fim de um discernimento mais coerente e responsável.
Veja quem adota e quem não adota o quê.

Procedimento, prática ou ritual
Umbanda
Catolicismo
Espiritismo
1
Uso de altares
Sim
Sim
Não
2
Uso de imagens
Sim
Sim
Não
3
Uso de velas
Sim
Sim
Não
4
Uso de incensos e defumações
Sim
Sim
Não
5
Vestimentas e paramentos especiais
Sim
Sim
Não
6
Obrigações aos seus praticantes
Sim
Sim
Não
7
Proibições aos seus praticantes
Sim
Sim
Não
8
Ajoelhar-se, sentar-se e levantar-se em seus cultos
Sim
Sim
Não
9
Bebidas alcoólicas em seus cultos
Sim
Sim
Não
10
Sacerdócio organizado
Sim
Sim
Não
11
Sacramentos
Sim
Sim
Não
12
Casamento religioso e batizados
Sim
Sim
Não
13
Amuletos, patuás, escapulários e penduricalhos
Sim
Sim
Não
14
Hinos e cantarolas nos cultos
Sim
Sim
Não
15
Crença na existência de satanás
Sim
Sim
Não

Como pode, então, um profissional que tem a obrigação de estar bem informado, poder afirmar que Espiritismo e Umbanda são a mesma coisa? Não seria mais coerente dizer que tem mais semelhanças com o Catolicismo, embora não seja também a mesma coisa?
O espírita não tem a menor pretensão de diminuir ou desvalorizar o adepto da Umbanda que, por sua vez, tem também a sua denominação própria que é Umbanda, e não Espiritismo, apenas quer deixar claro que Espiritismo é Espiritismo e Umbanda é Umbanda, assim como Catolicismo é Catolicismo, Protestantismo é Protestantismo.
A afirmativa que alguns fazem, em dizer que tudo é a mesma coisa, com a diferença de que na Umbanda se reúnem negros e pobres e no tal "Kardecismo" se reúnem o que chamam de elites, é extremamente leviana, desonesta e irresponsável. O Espiritismo não faz qualquer discriminação de raças, cor ou padrão social, já que em seu movimento existem inúmeros negros, mulatos, brancos e de todas as etnias.
Allan Kardec não inventou o Espiritismo
Allan Kardec não inventou, ou criou, Espiritismo nenhum. A proposta veio de Espíritos, através de manifestações espontâneas, consideradas como fenômenos, na época, e ele, que nada tinha a ver com aquilo, foi convidado por alguns amigos para examinar e analisar os tais fenômenos, em suas casas, oportunidade em que foi convidado, pelos Espíritos, pela sua condição de pedagogo e educador criterioso, a organizar aqueles ensinamentos em livros e disponibilizar para a humanidade.
Ele foi tão honesto e consciente de que a obra não era de sua autoria, que evitou colocar o seu nome famoso na Europa antiga (Denizard Rivail) como autor dos livros e preferiu utilizar-se de um pseudônimo. É bom que se saiba que o tal professor Rivail era autor famoso de livros didáticos e que tudo o que aparecia com seu nome vendia muito, não apenas na França como em toda a Europa.
Atentem para o detalhe: Os Espíritos optaram por um pedagogo, um professor, e não por um padre, um religioso, o que nos convida a entender que o Espiritismo é escola e não igreja.
Sobre a reencarnação
Não é patrimônio exclusivo do Espiritismo e não foi inventada pelo Espiritismo, posto que é algo conhecido pela maior parte da humanidade, por milênios, muito antes do Espiritismo, que tem apenas 151 anos de idade.
O espírita, depois de estudar a reencarnação, não crê na reencarnação, ele passa a SABER a reencarnação, o que é diferente. Exemplificando: Você crê que a Lua existe ou você sabe que ela existe? Afinal, você pode vê-la e comprovar, inclusive cientificamente? É isto aí.
Portanto a afirmativa de que os espíritas crêem na reencarnação é infantil e sem sentido.
Sobre a mediunidade
Também não é patrimônio exclusivo e nem foi inventada pelo Espiritismo. É uma faculdade humana normal e independe de crença religiosa, já que a pessoa pode possuí-la, com maior ou menor intensidade, acredite ou não. O Espiritismo apenas se dispõe a estudá-la, educar e disciplinar as pessoas que a possuem, para que o seu uso possa ser benéfico a elas e aos outros, absolutamente dentro dos elementares padrões de moralidade. Segundo os postulados espíritas ela não deve ser comercializada, nunca, e deve ser utilizada gratuitamente; todavia é praticada comercialmente em alguns lugares do mundo, por pessoas que são médiuns, inclusive honestas, mas nada sabem sobre Espiritismo, numa comprovação de que ela existe fora do meio espírita.
Qualquer afirmativa do tipo que "alguém tem mediunidade e precisa desenvolver" é vinda de pessoas inconseqüentes, mesmo algumas que se auto rotulam espíritas, posto que o Espiritismo propõe que a faculdade deve ser educada e não desenvolvida.
Sobre o caráter do centro espírita
É um local que deve atuar como escola e não como igreja. A sua proposta é de estudos, sobretudo da matéria que trata da reforma íntima das pessoas, dando ciência do papel de cada um de nós na terra, da nossa razão de existir enquanto criaturas úteis ao nosso próximo, esclarecimento da nossa condição espiritual no presente e no futuro e, principalmente, a nossa conduta moral.
Recomenda a prática da Caridade, sim, mas de forma ampla no sentido de orientar e informar aos outros sobre os meios de libertações dos conflitos, das amarguras, das incompreensões e do sofrimento em si e não esse entendimento estreito de que Caridade se resume apenas a dar prato de sopa ou roupas usadas para pobres, para qualificar o doador como bonzinho.
Adota Jesus, sim, inclusive como o maior modelo e guia que temos para seguir, concebendo o seu Evangelho como a bula coerente a nos conduzir, e não como sendo ele o próprio Deus.
Enfim. O centro espírita é um local de estudo e não de rezação.
Sobre quem é reencarnação de quem
Recentemente vimos um jornalista afirmar, nas páginas da VEJA, que os espíritas juram que Fulano é reencarnação de Ciclano, o que se constitui em um absurdo. Em princípio espírita não adota jura nenhuma. Segundo, que não consta da atividade espírita a preocupação de quem é reencarnação de quem, uma vez que esta discussão é irrelevante, não tem razão nenhuma, não acrescenta absolutamente nada na proposta espírita para a criatura humana, em que pese alguns espíritas, apenas alguns, (nem todos entendem bem a proposta da doutrina) se ocuparem com esse tipo de discussão.
Falar em quem é ou talvez possa ser reencarnação de quem, é conversa amena de momentos de descontração de espíritas, apenas em nível de curiosidade ou especulação, jamais tema de estudo sério da casa espírita.
Ainda que possa existir, em alguns locais de estudos mais profundos e pesquisas espíritas, interesses em trabalhar as questões da reencarnação, os estudiosos apenas sugerem que fulano possa ser a reencarnação de alguém, mas nunca afirmam, apesar de evidências marcantes e inquestionáveis, quando a condução da pesquisa é séria e criteriosa.
Quem anda dizendo que é a reencarnação de reis, de rainhas e de personagens poderosas do passado não são os espíritas, são apenas alguns bobos que estão no Espiritismo sem consciência do seu papel.
Apologia ao sofrimento
Matérias de revistas e jornais, dentro deste equívoco que nos referimos, chegaram a afirmar, diversas vezes, que o Espiritismo ensina as pessoas a serem acomodadas em relação ao sofrimento e até chegarem a dizer que o sofrimento é bom.
Não condiz com o coerente ensinamento do Espiritismo. Se algum espírita chega a dizer isto, certamente é vítima do masoquismo e, provavelmente, deve praticar um ritual em sua casa, quando, talvez uma vez por semana, colocar a mão sobre uma mesa e dar uma martelada em seu dedo.
Sofrimento não é condição fundamental para a evolução de ninguém, embora entendemos que, ao passar por ele, muitas pessoas terminam acordando para a realidade da vida e mudando de conduta, sobretudo no campo do orgulho, do egoísmo e da presunção.
Mesa branca
Não existe espiritismo mesa branca, alto espiritismo, baixo espiritismo ou qualquer ramificação do Espiritismo, que é um só. O hábito de forrar mesas com toalhas de cor branca, na maioria dos centros espíritas, nada mais é que um hábito de alguns espíritas, de certa forma até equivocados também, uns talvez achando que a cor branca da toalha ou das roupas das pessoas tem algum significado virtuoso, quando na verdade não existe esta orientação no Espiritismo. Muito pelo contrário, seria preferível utilizar toalhas (por que tem sempre que ter toalhas nas mesas?) de outras cores, posto que tecidos em cor branca tem maior facilidade de sujar.
Portanto a citação de "espiritismo mesa branca" é mais uma expressão da ignorância popular, o que não se admite nos jornalistas.
Terapia de vidas passadas
Não é procedimento espírita, em que pese ser recomendável em alguns casos, porém em consultórios de profissionais especializados, geralmente psicólogos ou médicos. É fato, existe, é comprovado, tem resultados cientificamente respaldados, mas não é prática espírita.
Cromoterapia, piramidologia etc…
Se alguém usa uma dessas práticas no espaço físico de uma casa espírita, é por pura deliberação da direção da casa, que se considera livre para fazer o que quiser, até mesmo dar aulas de arte culinária, corte e costura, curso de inglês, informática ou o que quiser, que são atividades úteis, sem dúvidas. Mas não tem a ver diretamente com o Espiritismo.
Sucessor de Chico Xavier
Isto nunca existiu no Espiritismo, em que pese vários jornalistas terem colocado em matérias diversas, quando o Chico Xavier "morreu", e ainda repetem, talvez querendo estabelecer alguma comparação do Espiritismo (que vêem apenas como religião) com a Igreja Católica, que tem sucessores dos papas, quando morrem. Chico Xavier nunca foi uma espécie de papa, de cardeal ou de qualquer autoridade eclesiástica dentro do movimento espírita.
Divaldo Pereira Franco nunca foi sucessor do Chico, nunca teve essa pretensão, ninguém no movimento espírita fala nisto, que é coisa apenas de páginas de revistas desinformadas sobre o que verdadeiramente é o Espiritismo.
A sua relação com a Ciência
Faz parte da formação espírita a seguinte recomendação: "Se algum dia a Ciência comprovar que o Espiritismo está errado em algum ponto, cumpre aos espíritas abandonarem imediatamente o ponto equivocado e seguirem a orientação da Ciência".
Mas isto não quer dizer que o que afirma determinadas criaturas, como o padre Quevedo, que se apresenta presunçosamente como cientista, deva ser entendido como Ciência, já que ele não é unanimidade e nem ao menos aceito pela maioria dos cientistas coisa nenhuma. Ele é padre, nada mais do que padre, com um tipo de postura que não aceita nem pela maioria do seio católico, quanto mais pelo científico.
Não é à pseudo-ciência ou a opiniões pessoais de um ou outro elemento, que se diz de Ciência, que o Espiritismo se submete, com esta recomendação, é a Ciência, como um todo, em descobertas inquestionáveis.
Até agora a Ciência não conseguiu apontar e muito menos comprovar erro em um ensinamento espírita, sequer.
Se alguém exige, por exemplo, querer provas por parte dos que afirmam que existe vida fora da Terra, por questão de bom senso deve ter também provas de que não existe. Será que tem?
Medicina e Espiritualidade
Alguns médicos, tradicionalmente, sempre afirmaram que os problemas de saúde das pessoas nada tem a ver com problemas espirituais, porque estes se resumem a crendices. Hoje existe um curso de "Medicina e Espiritualidade", oficial, dentro da USP (Universidade de São Paulo), a maior Universidade do País, onde são estudados estes questionamentos que alguns continuam a dizer que são crendices. Em nível de informação, sugerimos que os jornalistas se interessem em reportar sobre este assunto, sem que vá aqui a menor intenção de querer converter ninguém. Não se trata de questão religiosa, trata-se de questão científica.
Diante de todo o exposto sugerimos que os grandes veículos de comunicação de massa, obviamente comprometidos com a credibilidade dos seus nomes, repassem estes esclarecimentos aos seus profissionais de jornalismo, não necessariamente para que eles sejam simpáticos à idéia espírita, já que ninguém é obrigado a aceitar coisa nenhuma, mas para, pelo menos, não comprometerem as suas honorabilidades dizendo mentiras, leviandades e até se expondo ao ridículo reportando sobre um assunto que não entendem.