SEGUIDORES

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

15º EMECE Encontro de Mocidades Espíritas do Ceará (09 a 12/02/2013)

 


EMECE - Encontro de Modicades Espíritas do Ceará 

O EMECE é uma atividade que congrega jovens espíritas desde 1998, sendo realizada anualmente durante o período de carnaval. Conta com a participação de representantes das instituições espíritas, levando aos jovens que delas participam incentivos novos e profundos para a conscientização de seu papel na sociedade contemporânea e na construção da sociedade do porvir.

EQUIPES DO 15º EMECE

ANJOS 
 APOIO FRATERNO

 APOIO FRATERNO
 ANJOS 
 APOIO
 PEDAGÓGICA
  PEDAGÓGICA
 PRÉ-EMECE
 PRODUÇÃO
SECRETARIA E RECEPÇÃO
Seguindo os passos de Jesus,
Os primeiros aprenderam
Que o futuro depende
Das escolhas da gente – I EMECE

Para melhor escolher
É preciso se conhecer, – II EMECE
Pois amando a si mesmo
Transformaremos em arte
O nosso viver – III EMECE

Construímos um Universo
De amigos e irmãos – IV EMECE
Entendemos que o Amor
É nossa grande lição – V EMECE

Entre dois mundos estamos – VI EMECE
Para aprender que ter atitude é melhor
Que falar sem fazer – VII EMECE

Cuidar da nossa mente – VIII EMECE
É ter bons pensamentos
É também ler Kardec – IX EMECE
E facilitar nosso crescimento

Na mãe Terra renascemos – X EMECE
Em busca do perdão
E em Família caminharemos – XI EMECE
Rumo à Evolução

Valorizar a vida – XII EMECE
É enxergar na Reencarnação – XIII EMECE
A oportunidade de Voltar – XIV EMECE
E agora? Evolução!

15 anos se passaram
E a emoção nos invade
Por reconhecer neste salão
O verdadeiro amor entre irmãos

VEM CANTAR O HINO DO EMECE !

PRA VIVER FELIZ

(R) Hey , hey, hey
(E) Venha trabalhar
(F) Hey, hey, hey
(R) Pro mundo mudar
(Ã) Meu amigo, a grande lição
(O) Pra viver feliz é ajudar o irmão
(bis)

Vem cantar (ô,ô,ô,ô)
Lindas canções
Que falam de imensidão
Do amor que Deus tem por nós
Vem soltar a tua voz!
(repete o refrão)

Há um poema em teu coração
Que quer desabrochar
Qual uma rosa nos jardins do mundo
Vem plantar amor profundo!
(repete o refrão)

Neste mundo,há milhões de cores
Há bichos, há flores, há sol e luar
Vem retratá-los com tinta e pincel
Vem fazer o teu papel
(repete o refrão)
Há tantas coisas que podes fazer...
Tocar, representar, ensinar, aprender
Podes até compor uma linda canção
Basta ouvir teu coração
(repete o refrão)

Pra se transformar, vem ajudar o irmãoPra regenerar, vem ajudar o irmãoE pra viver feliz é ajudar o irmão



DIÁRIO DO 15º EMECE 






 


POR:  

DIÁRIO DO 15º EMECE


POR:

http://mocidadevidal.blogspot.com.br/


XV EMECE 2° dia



  Iai, galera?! 


  Hoje foi o segundo dia do XV EMECE! O dia começou muito animado e quem fez a prece inicial foi o Rei Luiz, um personagem do Teatro de Bonecos Riso de Deus. Depois, os personagens que representam o tríplice aspecto da Doutrina Espírita (Cientificando, Religando e Filosofando) fizeram uma pequena apresentação e disseram que hoje iríamos estudar o aspecto Ciência da Doutrina. 


Rei Luiz, um personagem do Teatro de Bonecos Riso de Deus, fazendo nossa prece inicial.


Religando, Filosofando e  Cientificando: personagens que estão representando o tríplice aspecto da Doutrina Espírita 

  Como de costume, fomos divididos em diversas salas, e as tarefas e estudos que realizamos hoje, foram feitos nessas salas. Cada grupo com suas atividades, mas todos estudando sobre a Ciência na Doutrina. Eu fiquei na sala “Sem fronteiras para amar” e vou contar o que aconteceu hoje por lá.

  


  Primeiro, lemos o texto “O melhor pedaço para o melhor amigo” e fizemos uma dinâmica de apresentação. Nesta dinâmica, nossos nomes foram colocados em uma caixa e foi feito uma espécie de amigo secreto. Cada jovem sorteava o nome de uma pessoa, pegava um biscoito num pote que os monitores levaram, e repartia o biscoito com esta pessoa. Bem divertido!





  Depois da dinâmica de apresentação, fomos divididos em 6 grupos. Cada grupo teria que fazer um cartaz abordando pelo menos 1 dos temas que os monitores haviam colocado na lousa (bomba atômica, redes sociais, bullying, aborto e outros) e fazer uma ligação desses temas com a Doutrina Espírita e com a Ciência. Foi muito interessante.




  E, para terminar nossa manhã, fizemos uma atividade com algumas perguntas do Livro dos Espíritos. Os mesmos grupos da atividade anterior receberam duas placas que tinham a palavra “Sim” e “Não”. Porém, elas estavam embaralhadas e viradas para baixo. Sorteávamos um pergunta do Livro dos Espíritos e tínhamos que responder com um das plaquinhas (mesmo sem saber o que estava escrito nelas!). Se alguém não concordasse com a reposta dada pelo grupo, levantava o braço e argumentava. Depois das repostas dos jovens, a gente conferia no Livro.



Momento de estudo da sala "Pra ser feliz" 


  Intervalo do Almoço.




 Após o intervalo, o grupo de jovens do Centro Espírita Maria Madalena fez uma BELÍSSIMA apresentação de dança. Muito boa mesmo. Depois dessa apresentação, fomos para um momento de perguntas e respostas com todos os monitores e todos jovens. Os jovens perguntavam e os monitores respondiam.


Apresentação os jovens do Centro Espírita Maria Madalena


Momento de perguntas e respostas com os monitores


  Intervalo para o lanche.




  Quando voltamos do lanche, tivemos mais um momento de perguntas e respostas, depois cantamos o hino do EMECE, fizemos nossa tradicional e divertidíssima Montanha Russa e o grupo Cantar é Viver se apresentou.


Cantando o hino do EMECE!


  Para finalizar, fizemos a prece.

  Resumindo : Hoje foi um dia de muuuito aprendizado e muuuita diversão! :D

  Até amanhã!



Por Sarah S.

XV EMECE - DEPOIMENTOS

Hoje na abertura do terceiro dia de Encontro, antes de entrar em cena com meu personagem, meu grande parceiro de palco e companheiro de muitas lutas nesse existência, Aristides Barros, iniciava a cena com o seu mais famoso Boneco, o Zé Pretinho, quando este se encontrava em crise, experimentando os prazeres de um carnaval longe da Mocidade Espírita. De repente o personagem chorando( jocosamente como bom mamulengo) sai com essa: enquanto aqui tão ouvindo funk, pagode, swingueira, meus amigos devem tá cantando "amigo, é alguém que sempre traz no coração consigo, muito amor, muita paz. Eu sinto Jesus iluminando nossos passos nessa escuridão". Lembrei de todos os anos que renunciei a todas as outras possibilidades de prazer, trabalho ou descanso para estar alí com aqueles jovens na companhia de grandes amigos. Amigos de verdade! Que alegria me invadiu o coração! Sou muito grato a Deus e a todos que fazem parte dessa história, 15 anos de EMECE! Muitos jovens que já são pais e mães de família e que encontraram ali um recanto de paz. Que venham muitos outros. Reginauro Sousa
OBRIGADA EQUIPE PEDAGÓGICA DO VX EMECE - trabalhar com vocês está sendo uma experiência incrivelmente feliz. Coordenar espiritos afins é muito gratificante. Alany De Vivalda Mafalda Para Alany Holanda Reginauro Sousa Emece Xou Larissa Rogério Bezerra Fran Setubal Allan Denizard Grupo Fantasia e outros e outros.

De Vivalda Mafalda

Para Alany Holanda Reginauro Sousa Emece Xou Larissa Rogério Bezerra Fran Setubal Allan Denizard Grupo Fantasia e outros e outros .... Durante meus 15 vividos anos de "EMECES", aprendi uma lição especial " não se pode parar nas ações e deixar que o outro faça a outra metade , você tem que estar junto, tem que caminhar ao lado para ensinar a diração do tempo ...."

Aprendi que amizades são construidas com material de boa qualidade, não com formas de "passe bem!" e "ate outro evento!"...e que tudo que deixamos para trás são as sementes que serão colhidas muito mais rápido do que pensamos ... que a Alegria não pode ser sozinha, ela deve ser compartilhada , deve ser vacinada aos outros .... Aprendi com o amor a ser uma transmissora de amor, pois mestres tive muitos e muitos deles não tiveram nem diplomas para me repassar tais lições ... Exemplo marca.não se esqueçe. Exemplo fortifica, nos engrandece e nos abastece para querer lutar e enraizar os nossos ideiais Espíritas ..... aos EMECES, aos CONJECES e muitos eventos no qual as mocidades Espíritas são confraternizadas ...Eu sempre soube que eu podia deixar a minha marca gravada ... e hoje, 15 anos depois, percebi que esta causa, foi quem me marcou com a tatuagem do compromisso e do dever cumprido... 15 depois senti o quanto devo respeitar aqueles que se afastam e so retornam quando a tatuagem fica exposta chegando a pulsar ao olho nu ..... aprendi com todos que passaram nesses 15 anos de EMECE que nunca devemos nos menosprezar ..afinal, sera que em 15 anos de trabalho alguem não lembraria de você???? e olha que não são poucos e as lembranças são momentos que a gente menos imagina que sejam importantes .... abraços para todos que entram para a familia Emeciana ano após ano, abraços para para os que saem,pois querendo ou não enraizam as lições compartilhadas, abraços aos jovens, crianças e trabalhadores ... pois sem eles não faríamos parte desse negócio de tempo e daquilo que chamamos de lembrança .... bjs no suvaco de todos ....


Emece Xou foi excelente junto com a galerinha do Neep Espírita Paracuru e da Fundação Espírita Maria de Nazaré, e que venham muitos outros futuramente!.. :D — com Eduardo Rocha e outras 7 pessoas.



Thiago Santtos É isso aí carinha, que bom que tu gostou e com certeza virão muitos outros pela frente'^^






Tatiana Machado Que Maravilhaaaaa.. com certeza virão outros. rsrs' (E como sempre vamos pertubar, um ao outro) kkkk




Ameiii o Emece Xou 15 Anos!! s2
Obrigada por tudo Galera,Até próximo ano!XOU ;) — com Jessica Viana e outras 9 pessoas.





Parabéns para o grupo UJE, que ganhou a gincana do Emece Xou,
parabéns a juventude do Neep Espírita Paracuru e aos jovens da Fundação Espírita Maria de Nazaré, os jovens que representaram a Fundação, foram, Danilo, Tamara, Thiago e Tatiana. :D

Tatiana Machado Obrigado!!!!!!

Tamara Machado Representamos com muito orgulho'

Carlos Souza Parabéns Danilo, Tati, Tamara e Thiago! Vce são demais!!!



Lucielida Soares obligadaaaaaaaaaaaaa Larissa Rogério Bezerra lindonaaaaaaaaa obaaa que bom

Eudimar Sousa Sou uma dessaa

Eudimar Sousa Sou uma dessas mães, agradecida ao Emece,que Deus conserve vcs, sempre com essa dedicação.Um abraço a todos que fazem esse evento do BEM.

Reginauro Sousa Penso nessas mães Tamara Larripa e Eudimar Sousa, não apenas nas que estão aqui conosco, mas também nas que partiram e vêem seus filhos ali, tanto os encarnados como os desencarnados. Que alegria deve-lhes confortar a alma. Quantas vezes meus olhos de pai marejaram quando via meus filhos no Emece Xou??? Que bom, sempre serei grato a Deus por esse evento existir.

Reginauro Sousa

Pudesse passar meus dias a fazer arte. Não uma arte qualquer, mas essa arte que além de bela é nobre de princípios. Não tem pudor em se denominar religiosa, ESPÍRITA! É nessa arte que me encontro, nela que me realizo e percebo o sentido maior da minha existência nesse mundo. Crescer, evoluir, construir minha felicidade e com isso construir a felicidade dos que me cercam. Passaria dias e noites assim, cantando, representando, dançando, pintado, declamando o amor em notas, atos, telas, quadros, planos, movimentos, enfim, fazendo do mundo um palco e da minha vida uma grande ópera! Sim, sou artista e venho de longas eras construindo essa arte que já serviu a vários propósitos ou a propósito algum, mas que agora clama por ser luz em minha vida e na direção do outro que me assiste, me prestigia e plenifica o que faço e sinto! Minha gratidão a Deus, ao Cristo e aos Espíritos da arte que me intuem e protegem nesse caminho. Minha gratidão a todos os trabalhadores e jovens do Emece que me permitem uma vez por ano viver esse sonho, de poder fazer arte espírita a todo o tempo, sem limites para voar!


A exatamente 10 nos atrás meus carnavais "mudaram de cor". O Emece (Encontro de Mocidades Espíritas do Ceará) me deu meus melhores amigos, me deu oportunidade de trabalho, de aprendizado e de amor. Lá eu aprendi desde a importância de ajudar a recolher e distribuir as cadeiras no salão, até a amar e viver os ensinamentos do Cristo. Lá eu aprendi a ser uma pessoa melhor, em busca de poder um dia dizer que sou verdadeiramente espírita, verdadeiramente cristã. Lá eu descobri que a felicidade só é valorosa quando partilhada. É lá que as minhas baterias se recarregam para passar o ano inteiro me preparando para mais 4 dias de muita alegria e doação. Amo o Emece, amo os trabalhadores do Emece, amo os jovens do Emece e amo a espiritualidade que nos acompanha e sempre nos guiam em todos os momentos. Vocês me propiciam os dias mais especiais do ano. Obrigada Deus Pai, por me permitir fazer parte dessa família! Parabéns galerinha pelos nossos 15 anos de amor e trabalho na seara do Bem!



·  Alany Holanda todos os nossos jovens estao de parabens por sua participação no evento, comportamento dez, participação tb

Terezinha Honorio Alany Holanda, fiquei bastante emocionada, ao ver as fotos dos nossos jovens da CEMAN/Pavuna, no EMECE.

Alany Holanda ano passado 5 esse ano 7, ano q vem hein? qts?!!!!!

Soraya Costa Espero que todos Alany Holanda. Fico muito feliz ao vê esses meninos com sorriso no rosto. Obrigada


O Emece me deu de presente muitas amizades verdadeiras. Mas a maior delas foi a que conquistei além da amizade o amor! Te amo Lucas e que venham muitos Emece's do teu lado! ♥

Tássia Mesquita iadoroooo


Ada Santos O Emece também já me deu um presente assim Larissa.


Reginauro Sousa Sem dúvidas vejo essa menina- mulher cada dia mais feliz, mais realizada em tudo na sua vida e essa nobre alma é indiscutivelmente parte disso. Para Larissa Rogério Bezerra e Lucas Macêdo Moura!


Cristina Costa Coisa mais lindaaaaa!


Parabéns para o grupo UJE, que ganhou a gincana do Emece Xou,
parabéns a juventude do Neep Espírita Paracuru e aos jovens da Fundação Espírita Maria de Nazaré, os jovens que representaram a Fundação, foram, Danilo, Tamara, Thiago e Tatiana. :D


Entre dois artigos e quatro fichamentos durante o feriado, uma ida à abertura e ao encerramento do XV EMECE, porque ninguém consegue ficar longe dessa energia!

·          



Reginauro Sousa

Hoje na abertura do terceiro dia de Encontro, antes de entrar em cena com meu personagem, meu grande parceiro de palco e companheiro de muitas lutas nesse existência, Aristides Barros, iniciava a cena com o seu mais famoso Boneco, o Zé Pretinho, quando este se encontrava em crise, experimentando os prazeres de um carnaval longe da Mocidade Espírita. De repente o personagem chorando( jocosamente como bom mamulengo) sai com essa: enquanto aqui tão ouvindo funk, pagode, swingueira, meus amigos devem tá cantando "amigo, é alguém que sempre traz no coração consigo, muito amor, muita paz. Eu sinto Jesus iluminando nossos passos nessa escuridão". Lembrei de todos os anos que renunciei a todas as outras possibilidades de prazer, trabalho ou descanso para estar alí com aqueles jovens na companhia de grandes amigos. Amigos de verdade! Que alegria me invadiu o coração! Sou muito grato a Deus e a todos que fazem parte dessa história, 15 anos de EMECE! Muitos jovens que já são pais e mães de família e que encontraram ali um recanto de paz. Que venham muitos outros.

Lucielida Soares obligadaaaaaaaaaaaaa Larissa Rogério Bezerra lindonaaaaaaaaa obaaa que bom

Eudimar Sousa Sou uma dessas mães, agradecida ao Emece,que Deus conserve vcs, sempre com essa dedicação.Um abraço a todos que fazem esse evento do BEM.

Reginauro Sousa Penso nessas mães Tamara Larripa e Eudimar Sousa, não apenas nas que estão aqui conosco, mas também nas que partiram e vêem seus filhos ali, tanto os encarnados como os desencarnados. Que alegria deve-lhes confortar a alma. Quantas vezes meus olhos de pai marejaram quando via meus filhos no Emece Xou??? Que bom, sempre serei grato a Deus por esse evento existir.

Reginauro Sousa

Pudesse passar meus dias a fazer arte. Não uma arte qualquer, mas essa arte que além de bela é nobre de princípios. Não tem pudor em se denominar religiosa, ESPÍRITA! É nessa arte que me encontro, nela que me realizo e percebo o sentido maior da minha existência nesse mundo. Crescer, evoluir, construir minha felicidade e com isso construir a felicidade dos que me cercam. Passaria dias e noites assim, cantando, representando, dançando, pintado, declamando o amor em notas, atos, telas, quadros, planos, movimentos, enfim, fazendo do mundo um palco e da minha vida uma grande ópera! Sim, sou artista e venho de longas eras construindo essa arte que já serviu a vários propósitos ou a propósito algum, mas que agora clama por ser luz em minha vida e na direção do outro que me assiste, me prestigia e plenifica o que faço e sinto! Minha gratidão a Deus, ao Cristo e aos Espíritos da arte que me intuem e protegem nesse caminho. Minha gratidão a todos os trabalhadores e jovens do Emece que me permitem uma vez por ano viver esse sonho, de poder fazer arte espírita a todo o tempo, sem limites para voar!

Alany Holanda

A exatamente 10 nos atrás meus carnavais "mudaram de cor". O Emece (Encontro de Mocidades Espíritas do Ceará) me deu meus melhores amigos, me deu oportunidade de trabalho, de aprendizado e de amor. Lá eu aprendi desde a importância de ajudar a recolher e distribuir as cadeiras no salão, até a amar e viver os ensinamentos do Cristo. Lá eu aprendi a ser uma pessoa melhor, em busca de poder um dia dizer que sou verdadeiramente espírita, verdadeiramente cristã. Lá eu descobri que a felicidade só é valorosa quando partilhada. É lá que as minhas baterias se recarregam para passar o ano inteiro me preparando para mais 4 dias de muita alegria e doação. Amo o Emece, amo os trabalhadores do Emece, amo os jovens do Emece e amo a espiritualidade que nos acompanha e sempre nos guiam em todos os momentos. Vocês me propiciam os dias mais especiais do ano. Obrigada Deus Pai, por me permitir fazer parte dessa família! Parabéns galerinha pelos nossos 15 anos de amor e trabalho na seara do Bem!

Larissa Rogério Bezerra

O Emece me deu de presente muitas amizades verdadeiras. Mas a maior delas foi a que conquistei além da amizade o amor! Te amo Lucas e que venham muitos Emece's do teu lado! ♥

Larissa Rogério Bezerra

Religando:
"Religião é o sentimento Divino, cujas exteriorizações são sempre o Amor, nas expressões mais sublimes. Enquanto a Ciência e a Filosofia operam o trabalho da experimentação e do raciocínio, a Religião edifica e ilumina os sentimentos. As primeiras se irmanam na Sabedoria, a segunda personifica o Amor, as duas asas divinas com que a alma humana penetrará, um dia, nos pórticos sagrados da espiritualidade."
(Da Obra “O CONSOLADOR” – Espírito: EMMANUEL – Médium: FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER) — com Lucas Macêdo Moura e Reginauro Sousa em XV Emece - Lar Fabiano de Cristo.
 
PARABÉNS GALERA DO BEM QUE ORGANIZA E VIVE O EMECE, O EVENTO ATINGIU TODOS OS SEUS OBJETIVOS E FOI RECHEADO DAS BENÇÃOS DO MESTRE JESUS O CRISTO. O MOVIMENTO ESPÍRITA CEARENSE É TAMBÉM ABENÇOADO POR TER PESSOAS COMO VOCÊS QUE VESTEM VERDADEIRAMENTE A CAMISA DO TRABALHO E DA DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPÍRITA SEM TEMOR E FAZEM ACONTECER ENCONTROS MARAVILHOSOS COMO ESSE QUE BENEFICIOU, ESCLARECEU E ENCAMINHOU CENTENAS DE JOVENS DE TODO O CEARÁ AO CAMINHO DA PAZ, DA LUZ E DO AMOR AO PRÓXIMO. OBRIGADA POR VOCÊS EXISTIREM, UM GRANDE E SINCERO ABRAÇO À TODOS, BJS.
GALERIA DE FOTOS DO 15º EMECE [ O QUE É SER JOVEM ESPÍRITA]


















































































































































































 

Nenhum comentário: