SEGUIDORES
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
-->Uberaba vive um dia de cinema nas gravações do filme Chico Xavier
Figuração posicionada em frente a Casa da Prece para gravação da última cena do dia<
Quarta-feira, 26 de Agosto de 2009
Correria por todos os lados. Câmeras suspensas no ar, carros e ônibus antigos estacionados nas ruas e uma equipe atenta a cada grito da diretora-assistente Cris D’Amato ao microfone. Essa cena marcou o fim da tarde de sábado (22-08-09) em Uberaba, durante as filmagens do longa-metragem sobre a vida do médium Chico Xavier.
A equipe de produção da Lereby acordou cedo para antecipar os preparativos de um dia inteiro de gravações. Às 7h, os figurantes começaram a chegar ao camarim improvisado, um galpão alugado ao lado da Casa da Prece. Figurinos pendurados em cabides e ajeitados em cima de cadeiras eram as ferramentas de trabalho do figurinista Alex Brollo, conhecido pelos trabalhos realizados em minisséries globais.
Há cerca de seis anos, o diretor Daniel Filho, que assina o filme, vinha estudando a possibilidade de fazer um longa sobre o Chico Xavier. Baseado na obra: “As vidas de Chico Xavier”, de Marcel Souto Maior, o diretor amadureceu a idéia e há dois anos visitou Uberaba para se encontrar com Eurípedes, filho do médium, e saber mais sobre a história de Chico.
Questionado por não gravar o filme em Uberaba, Daniel justificou dizendo que estava em busca de uma Minas Gerais dos tempos do médium. “Eu sempre achei que a história deveria ter um espírito mineiro. Não filmei em Pedro Leopoldo (terra natal de Chico) porque lá, como também Uberaba, não possui as características das cidades mineiras”; explicou o diretor.
Ao longo deste período de gravação, Daniel mudou os planos. “A mim ocorreu que nós tínhamos que vir a Uberaba. Que era fundamental e estava acima da geografia da cidade”; afirmou Daniel Filho - que acredita que gravar em Uberaba era uma forma homenagear Chico Xavier - “no lugar que ele abraçou como sua cidade, onde viveu por tanto tempo e mostrar o carinho que o povo de Uberaba tinha por ele”; completou o diretor.
Depois de quase oito horas de gravação para representar a distribuição da sopa, as visitas que o médium recebia na Casa da Prece e a multidão que recebeu Chico Xavier depois que ele retornou do Rio de Janeiro, após participar do programa Pinga Fogo que o tornou conhecido em todo o Brasil, a equipe do cineasta Daniel Filho comemora o encerramento das filmagens com o agradecimento do diretor a cidade, que pela primeira vez teve a oportunidade de ver de perto a gravação de uma produção cinematográfica de grande porte.
Cinegrafista captando as imagens em cima do carro de som
Equipe de produção da Lereby em ação
O diretor Daniel Filho em momento de descontração durante as filmagens
Texto: Michelle Parron
Imagens: Diego Aragão
FONTE: http://michelleparron.blogspot.com/2009/08/uberaba-vive-um-dia-de-cinema-nas.html
FOTOS DO BLOG
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário