SEGUIDORES

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Solidão Cósmica: A Jornada de uma Nave Errante

 

A música 'Nave Errante' de Guilherme Arantes é uma profunda reflexão sobre a solidão e a busca por conexão em um universo vasto e indiferente. A letra descreve a experiência de um viajante solitário em uma nave espacial, perdido no espaço sem contato com qualquer forma de vida. A metáfora da nave errante representa a sensação de isolamento e a dificuldade de encontrar um sentido ou um lugar no mundo, algo que muitas pessoas podem sentir em suas próprias vidas.

A jornada do protagonista é marcada por uma pane, simbolizando um ponto de ruptura ou crise que o impede de retornar ao seu ponto de origem. A travessia pela galáxia sem destino certo reflete a incerteza e a falta de controle sobre o próprio destino. A repetição do clamor 'Oh! Terra, oh! Terra, onde é que estou?' enfatiza a sensação de desorientação e a saudade de um lugar familiar e seguro, que agora parece cada vez mais distante.

Além disso, a letra aborda a indiferença do universo em relação à existência humana. Os 'milenares astros' são descritos como cruéis e indiferentes aos 'sêres mortais', destacando a insignificância do indivíduo diante da imensidão do cosmos. Essa visão pode ser interpretada como uma crítica à falta de empatia e conexão no mundo moderno, onde muitas vezes as pessoas se sentem perdidas e desamparadas. Guilherme Arantes, conhecido por suas composições introspectivas e poéticas, utiliza a metáfora espacial para explorar temas universais de solidão, busca de sentido e a fragilidade da condição humana.

https://www.letras.mus.br/guilherme-arantes/113556/significado.html

NAVE ERRANTE

Minha casa é uma naveE eu trafego sóSem contato com viv'almaNo silêncio frio das trevas
Na jornada, uma paneE eu não volto maisVou através da galáxiaSenão entrar nalguma órbita
Oh Terra!, oh Terra!Onde é que estou?Me sinto sempre mais distante
Oh Terra!, oh Terra!Onde é que estou?Fechado nesta nave errante, errante
Oh Terra!, oh Terra!São cruéis os milenares astrosCom seres mortaisEles não se importam muito comigoPorque são velhos demais
Oh Terra!, oh Terra!Onde é que estou?Me sinto sempre mais distante
Oh Terra!, oh Terra!Onde é que estou?Fechado nesta nave errante, errante
Oh Terra!, oh Terra!Oh Terra!, oh Terra!Oh Terra!, oh Terra!
 
Compositor: Guilherme Arantes

Nenhum comentário: