SEGUIDORES

quarta-feira, 5 de maio de 2010

--> CHICO XAVIER O FILME ATINGE A MARCA DE 2.895.340


Marcos Sampaio
marcossampaio@opovo.com.br
05 Mai 2010 - 00h53min

De criança humilde do interior de Minas Gerais à mais importante figura da doutrina espírita no Brasil. A incrível história de Francisco de Paula Cândido Xavier continua desafiando, intrigando e emocionando milhares de pessoas em várias partes do mundo. Em seu País, uma prova da sua popularidade são as 2.895.340 pessoas que assistiram a sua cine biografia, Chico Xavier, dirigida por Daniel Filho, desde a estreia em 2 de abril (data em que o médium completaria 100 anos) até o último domingo.


Em cartaz em 377 salas de cinema brasileiras desde a estreia, Chico Xavier atraiu mais de 580 mil pessoas somente no primeiro fim de semana e, de lá pra cá, já acumulou uma renda de R$ 26.478.831,50. O filme vem no embalo de outro grande sucesso abordando a temática espírita, Bezerra de Menezes, o diário de um espírito, de Joe Pimentel e Glauber Filho, que levou mais de meio milhão de espectadores ao cinema ao longo de 27 semanas. Ainda assim, segundo o Luís Eduardo Girão, da Estação Luz, que esteve na produção dos dois filmes, esta não se trata de uma onda de filmes espíritas. ``Trata-se de um novo gênero que veio para ficar e que tem know how para ser exportado para o mundo``, diz, sem esconder o entusiasmo. Ainda segundo Luís, o próprio público tem contribuído com a divulgação positiva de Chico Xavier. ``Tem sido grande a mobilização das pessoas que admiram o Chico, que é querido como pacifista, como homem de bem. É uma corrente muito bonita para que o filme seja conhecido``. Ele também aponta como motivo para o sucesso do filme ``o sentimento das pessoas de estarem cansadas de ver violência no cinema``.

Dando continuidade à proposta de Chico Xavier e Bezerra de Menezes, outros filmes estão sendo preparados em torno do espiritismo. Com estreia prevista para três de setembro, o primeiro será Nosso Lar, baseado no livro psicografado em 1944 por Chico Xavier. Contando com os atores Renato Prieto, Othon Bastos, Ana Rosa, Lu Grimaldi e Paulo Goulart, o filme é uma superprodução repleta de grandes efeitos especiais (feitos no Canadá) que recebeu um investimento de R$ 20 milhões da Fox Filmes. Previsto para o Natal, em seguida será a vez de As mães de Chico Xavier, de Glauber Filho e Halder Gomes, que está sendo gravado em Fortaleza, Guaramiranga e em Pedro Leopoldo (MG), mais uma vez com Nelson Xavier como Chico. Para completar a lista, há ainda Ninguém é de ninguém, baseado no livro de Zíbia Gasparetto, O filme dos espíritos, coproduzido pela Estação Luz, e A vida continua.

Banhado pela mesma emoção que sempre envolveu os relatos sobre Chico Xavier, o filme sobre sua vida veio como um presente, não só para os que já viam no médium um líder espiritual, como para outros que tinham curiosidade de saber mais sobre ele. ``Com certeza, depois do filme, muitas pessoas, mesmo de outras religiões, têm procurado conhecer o Chico e as obras dele, principalmente o Nosso Lar``, comemora Regilane Cajazeiras, vice-presidente do Instituto de Cultura Espírita. Sem poupar elogios, ela conta que a cine biografia despertou mais a curiosidade das pessoas sobre o médium. Letícia Sá, presidente do Centro Espírita André Luiz, no Álvaro Weyne, concorda e diz que o filme ajudou a aumentar o público da sua casa. ``Além do filme, tem a novela Escrito nas Estrelas (Rede Globo) que tem contribuído para as pessoas conhecerem esta história``.

Para Luís Eduardo Girão, apesar do personagem principal, o Chico Xavier não foi feito exclusivamente para espíritas. ``É um filme com três Pai Nosso. O próprio Chico tinha uma relação de muito carinho com a religião católica``. Levando agora o filme para circular em outras cidades, inclusive Sobral e Juazeiro do Norte, onde estreou na última semana, ele continua otimista em relação ao público. ``Trata-se de um filme com o forte componente do amor. Certamente, vamos superar os 4,5 milhões de espectadores``.

SERVIÇO
CHICO XAVIER

De Daniel Filho. Em cartaz no Arco-íris Aldeota 2, às 14h10, 19h10; Espaço Unibanco 1, às 16h30, 19h e 21h30; Multiplex Iguatemi 5, às 13h30, 16h05, 18h40 e 21h15; Multiplex Iguatemi 7, às 15h10, 17h45 e 20h30; North Shopping 3, às 13h30, 16h05, 18h45 e 21h15; Centerplex Via Sul 5, às 13h30, 16h05, 18h40 e 21h30; Cine Benfica 2, às 15h, 17h30 e 20h.

E-MAIS


> No filme de Daniel Filho, Chico Xavier é interpretado por três atores diferentes. Na fase adulta por Nelson Xavier, jovem por Ângelo Antônio e na infância por Matheus Costa.

> Um dos assuntos mais comentados em relação ao filme é que tanto o diretor, Daniel Filho, quanto Nelson Xavier, o Chico adulto, não são espíritas. Daniel chegou a comentar com o parceiro: ``E agora? Dois ex-comunistas, dois ateus, juntos num filme sobre Chico Xavier. Como vamos fazer?``

> O filme Chico Xavier tem como pano de fundo a entrevista que o médium deu para o programa Pinga Fogo, da TV Tupi, no dia 28 de julho de 1971. Com mais de três horas de duração, o programa foi recentemente editado em DVD.

FONTE: http://opovo.uol.com.br/opovo/vidaearte/980043.html

Nenhum comentário: