SEGUIDORES

segunda-feira, 2 de maio de 2011

REFLEXÕES SOBRE A MORTE DE BIN LADEN


Em tom solene, o presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, anunciou oficialmente a morte de Osama Bin Laden, líder do grupo terrorista Al Qaeda, numa operação americana no Paquistão, na qual, o serviço de inteligência norteamericano -- em parceria com outros instituições internacionais -- obtiveram o "êxito" de localizar o homem então mais procurado do mundo e, juntamente, com a guarda que o dava guarida, finalmente executá-lo. Segundo as informações, Bin Laden teria sido executado com um tiro na cabeça e tido o cadáver sido jogado no mar.
Obama expressou que "A justiça, enfim, foi feita". O reflexo dessa estratégia pode ser visto nas ruas dos EUA, em multidões comemoram a morte de seu inimigo.

Festa na Times Square, em Nova York, pela morte de Osama bin Laden, anunciada na noite de domingo, 1º de maio, pelo presidente Barack Obama.

É bem sabido das terríveis ações da Al Qaeda, especialmente pelos atentados de 11 de setembro, em que aviões foram atirados contra o território americano. Igualmente sabemos dos desdobramentos que se sucederam e, provavelmente, se sucederão ainda por bom tempo -- dado que Osama Bin Laden era apenas mais um. No entanto, para nós espíritas, vale uma reflexão mais apurada da situação. A começar, por verificar a existência ou não dessa "justiça", que ora se propaga.
Justiça não é igual a vingança.
A lei do talião é válido aqui?
Mas temos de considerar duas vertentes: uma diz respeito às leis humanas. E para as organizações federativas, as investidas terroristas de fato são passivas de respostas do nível de guerra. Por isso, legalmente -- pelas instâncias governamentais -- a caça a Bin Laden era uma questão de segurança nacional -- não apenas pelo que fizera ele, como também pela iminência de novos ataques. Guerra é guerra, portanto!
A outra versão corresponde à justiça divina, cujo modelo está ilustrado em Jesus, pelo qual temos sentenças como: "Buscai a reconciliação com o teu desafeto enquanto estás em caminhada com ele"; "Dar a outra face"; "Aquele que com espada fere, com espada será ferido"; "Fazei ao outro aquilo que gostaria que ele vos fizesse".
A briga entre EUA e a Al Qaeda -- e organismos similares -- tem raízes profundas e não pode ser medida apenas por eventos separados, como os ataques de 11 de setembro -- que foram consequências de outros ensejos, que somados todos, são suficientes para não condenar totalmente a um e justificar o outro lado.
Quanto tem sido investido nessa guerra e quanto se tem pago para a pacificação? Qual teria o melhor custo-benefício?
Portanto, não queremos aqui emitir julgamentos condenatórios. Levantamos uma outra possibilidade -- ainda que, momentaneamente utópica: a de Osama Bin Laden, ao invés de ser assassinado, ser convidado a liderar um movimento de aproximação entre esses "dois mundos extremos".
O grau de impossibilidade dessa hipótese só reflete o quanto ainda a Humanidade em geral está atávica a um primitivismo de guerra, ganância e intolerância.

Que nos cumpre, a nós espíritas? Vibrarmos por ambos: a Bin Laden, que se em vida foi um grande líder terrorista (sem entrarmos no mérito de suas intenções), poderá e certamente será um dia um grande Missionário da Luz; e trabalhará em nome de Jesus! Também vibremos pelo povo americano e a todos os mais que foram "vítimas" da Al Qaeda e associados, para que possam encontrar a força do perdão, da racionalidade e do senso da Bondade, Sabedoria e Justiça de Deus.
Seria bom que essas pessoas que hoje festejam o desencarne daquele a quem chamam de "inimigo" soubessem que Bin Laden não está tão longe assim e que na espiritualidade, ele ainda poderá articular ainda mais ardilosamente novas investidas desgraçadas a seus assassinos. Diante disso, se em contrapartida ele recebesse vibrações fraternas, de ambas as frontes, muito mais cedo Bin Laden despertaria sua consciência para o bem maior, servindo assim a propósitos muito maiores do que a intrigas particulares de separações geográficas terrenas.
Vibremos todos pela paz, a paz que beneficie a todos!


Saiba mais em http://espiritismoemmovimento.blogspot.com/



Divaldo Franco lançou em 1998 o "Movimento Você e a Paz", para "conclamar as pessoas a reflexionarem sobre a paz pessoal, a paz no lar, no trabalho, no grupo social, na comunidade, sobre a paz que…

DEUS É A VERDADEIRA JUSTIÇA!

BIN LADEN MORREU!
E O POVO TEM UMA "SENSAÇÃO" DE VITÓRIA.
OS SERES HUMANOS QUE SE TRANSFERIRAM DO PLANETA TERRA, NO ATENTADO AS TORRES GEMÊAS,
NÃO MORRERAM, APENAS ESTÃO ''VIVOS'' EM OUTRA DIMENSÃO ESPIRITUAL.
COMO TAMBÉM BIN LADEN NÃO MORREU.

''SE TE FEREM OU ATACAM
ORA POR TODOS ELES.
DEUS CUIDARÁ DOS OUTROS,
COMO ZELA POR NÓS''

EMMANUEL

http://www.youtube.com/watch?v=ct80cQzovdg

SEM TAIS ARMAS



Sem boas maneiras, você viverá desam­parado da confiança dos outros.

*

Sem fortaleza, sucumbirá aos primeiros obstáculos do caminho.

*

Sem fé positiva, vagueará sem rumo.

*

Sem devotar-se ao bem, experimentará terrível endurecimento.

*

Sem exemplos nobres, passará inutil­mente pelo mundo.

*

Sem trabalho digno, o tédio apodrece­rá suas energias.

*

Sem esforço próprio, jamais alcançará as portas do Alto.

*

Sem esperança, suas noites terrestres serão mais escuras.

*

Sem compreensão, dolorosa lhe será a jornada, através das sombras.

*

Sem espírito de renúncia, você não edu­cará a ninguém.



Livro: Agenda Cristã

Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito André Luiz

FEB – Federação Espírita Brasileira


Para mudar o mundo é preciso mudar a si mesmo.

Projeto Saber e Mudar
Aos poucos e sempre.

Estudar e conhecer.
Agir e transformar.

Nenhum comentário: