SEGUIDORES

sexta-feira, 13 de março de 2009

TV Diário: Silêncio ensurdecedor


http://www.viomundo.com.br/opiniao/tv-diario-silencio-ensurdecedor/
TV Diário: Silêncio ensurdecedor
Atualizado em 02 de março de 2009 às 19:00 | Publicado em 27 de fevereiro de 2009 às 15:12
por LUIZ CARLOS AZENHA

É curioso como um assunto que toca algumas centenas de milhares de pessoas não merece atenção da mídia corporativa. Falo da TV Diário, do grupo Verdes Mares, que controla a afiliada da Rede Globo no estado do Ceará.

A emissora é apresentada oficialmente, em seu site, assim:

A TV Diário foi inaugurada no dia 01 de julho de 1998. A TV foi lançada para mostrar o Nordeste com uma linguagem coloquial e um pouco distante dos ditames formais e pré-estabelecidas de outras emissoras; uma linguagem inovadora e diferente e que traduzisse a cultura e as necessidades do povo nordestino.

A TV Diário entra nas casas dos espectadores, levando a cultura nordestina com suas características incofundíveis (sic) de irreverência, humor, sensualidade e solidariedade. Para aquele espectador que deseja ficar antenado com os fatos mais importantes do Nordeste, a TV Diário tem uma equipe de jornalistas ágil e competente, responsável pela cobertura de uma vasta gama de assuntos, que vai do esporte, em todas as suas categorias, à ciência e à tecnologia produzidas pelo povo do Nordeste.

Assim, o espectador que assiste à TV Diário tem, além de divertimento garantido, notícias atualizadas e serviços, como em nenhuma outra emissora do Nordeste.

Desde o dia 25 deste mês o sinal da TV Diário sumiu das antenas parabólicas espalhadas por todo o Brasil. O sinal passou a ser codificado. A emissora não presta informações oficiais a respeito. Quem liga para lá recebe a orientação: deve chamar o (85) 32788922. Cícero Lacerda, que me atendeu, pediu antes todos os dados pessoais meus (inclusive a idade), antes de dizer o que eu já sabia: a TV Diário agora só transmite em canal aberto para o estado do Ceará e, via cabo, para algumas cidades de fora do estado.

E isso é tudo o que ele me informou.

O leitor Germano Maia, no entanto, deixou a seguinte mensagem no site, reproduzindo uma suposta nota oficial da TV Globo:

Germano Maia - Tianguá - CE (27/02/2009 - 11:04)
O comunicado da Globo diz tudo:
"TV Globo, como cabeça da Rede Globo, formada por 121 emissoras procura harmonizar os sinais de VHF e UHF de forma que estas fiquem circunscritas a seus territórios de cobertura. Desta forma, em busca de uma harmonia entre todas e pelo respeito recíproco aos interesses, a atuação da TV Diário estará restrita a seu território de cobertura, não sendo mais captada em territórios de outras afiliadas. Seu sinal permanecerá no satélite, cobrindo o Estado do Ceará, porém, codificado".

Pediria ao Germano, por favor, para apontar a fonte do texto que ele reproduziu.

Aparentemente havia "desarmonia" entre as diferentes emissoras afiliadas da TV Globo. Explico: a TV Diário, via satélite, competia com o sinal de outras emissoras ligadas à Globo, em outros estados.

Pelo número de mensagens deixadas neste site, a TV Diário tinha um grande número de telespectadores fora do Ceará.

Nunca vi a TV Diário. Não tenho como avaliar a programação. Mas posso dizer que, nesse caso, houve no mínimo falta de respeito com os telespectadores. Se a emissora fosse minha eu teria avisado com antecedência aos telespectadores de fora do Ceará que o sinal passaria a ser codificado e explicaria os motivos pelos quais a decisão foi tomada. É o mínimo que se deve fazer, por respeito às pessoas.

Aparentemente, não foi o que aconteceu. Falha da própria TV Diário? Da TV Globo?

O site Rastreadores de Impurezas, que deu o alerta, informa que os dois principais jornais do Ceará simplesmente se calaram sobre o assunto.

Vá ao Rastreadores de Impurezas.

Um terceiro jornal reproduz informações desencontradas, algumas delas erroneamente atribuídas a este site e com minha assinatura.

No único outro texto que escrevi sobre o assunto notei apenas que o desprezo do Sul Maravilha pelo Nordeste é histórico, mas não sei se foi esse o caso ou se foi uma disputa regional. E se a própria TV Diário tomou a decisão de codificar o sinal?

A emissora deveria ser a primeira a prestar esclarecimentos. É curioso que justamente uma "empresa de comunicação" fique calada. Qual é o problema de jogar aberto com o público? Afinal, não é o público que sustenta as emissoras de TV? Não são concessões públicas que pertencem a todos os cearenses e a todos os brasileiros?

Proponho aos leitores interessados um esforço de jornalismo colaborativo. Deixem as pistas nos comentários que a gente corre atrás de entrevistar gente.

*****

A NOTA DA GLOBO FOI REPRODUZIDA NESTE SITE.

PS: Corrigi o nome do funcionário da TV Diário que me atendeu. É o Cícero Lacerda.

Um comentário:

LIVRO DIGITAL - LUIZ DOMINGOS DE LUNA disse...

IRMÃOS ILUMINADOS – HUMANOS NÃO TEM CONSCIÊCNIA CÓSMICA.
Luiz Domingos de Luna*
Ao contemplar o emaranhado Cósmico do Universo, todo ser humano se sente impotente diante de tanta existência, satélites, planetas, quasares, galáxias, buracos negros e uma infinitude que o pensamento dos seres humanos, mesmo para os mais brilhantes gênios da humanidade, fica sempre a pergunta para que tudo isto? Que engenharia é esta? Como foi feito? Por que foi feito, como? Existe até os mais audaciosos que perguntam realmente estamos sós? É assustador saber que os seres humanos com todo o conhecimento adquirido ainda não tenham respostas para: De onde viemos? Para onde vamos? Porque estamos aqui? Qual a Missão humana? Diante de tanta beleza inteligível da existência, penso que outros seres universais já ultrapassaram a inteligência humana há muito {de longe}. Pois a morte é algo muito obsoleto, a dependência dos seres humanos com o meio ambiente é muito grande, estes animais racionais precisam de água, ar, gravidade, alimento, só sabem viver em grupos, parece que estão sempre assustados. Esta dependência exagerada do meio ambiente é com certeza um atraso intelectual muito grande. É muita repetição. A dor, o sofrimento e a morte são provas cabais de que a humanidade não está pronta para ter o controle do universo. Porém, entendo que outros irmãos nestas alturas, já têm a chave do controle universal, de há muito, a posse do bóson de higgs, que jamais poderá ser encontrado em fissão de partículas, ou de aceleração em velocidade variada, ou não, visto, a força gravitacional forte da terra ser impedimento pleno. Até quando teremos que clamar pela caridade intelectual dos nossos irmãos iluminados, que com certeza estão rindo destes seres racionais, em tese, mas que não conhecem a razão da existência do universo em expansão. Seres humanos - os grandes construtores de desertos.

Aos Seres Humanos - Onda de Luz!
Quebrando correntes
No tempo a passar
Mistérios a desvendar
A todo o momento

Se tudo fosse diferente
Teria o ser humano
O pensar, um plano.
Da existência presente

Que show arriscado
De um palco sem fim
O infinito vem a mim
Ou já foi programado

Tanta existência
Quem vai usufruir
O tempo destruir
Ou há consistência

A Vida acompanha
As etapas da curva
Existe uma luva
De potência tamanha

Controlar o processo
De toda imensidão
É plenitude da razão
Ou pensamento, ao inverso.

É do ser humano obrigação
Conhecer todo o infinito
Ou existe um conflito
Buscando interrogação?

Já não é chegado
A hora de saber
Do universo o porquê ?
Na existência – postado.
(*) Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra – Aurora (CE)