SEGUIDORES

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

DIÁRIO DO XII EMECE (Redigido pela Mocidade Espírita Vidal da Penha) www.mocidadevidal.blogspot.com


VÍDEOS DO XII EMECE
____________________________________





Por Larissa Bezerra
Como resumir e descrever 4 dias de emoção, paixão, fantasia, jogos, brincadeiras, aprendizado, amor, devotamento, alegria e diversão? Eu sei, EMECE. Poderia acabar meu texto aqui, e quem foi para o evento saberia exatamente o que eu estou falando. Foram dias fantásticos onde aprendemos a valorizar a vida dizendo NÃO ao aborto, NÃO as drogas e NÃO ao suicídio.
Sendo assim, seguimos em frente com o aprendizado na mente e o amor cultivado no coração, para que ao longo do ano possamos nos ver nos outros eventos e para que no próximo ano o EMECE esteja melhor do que nunca!


















quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Dados do XII EMECE
O XII EMECE foi X.O.U. ...Xou!




Durante os quatro dias de EMECE foram registrados em média a presença de 228 jovens. O Pré-Emece totalizou cerca de 32 crianças e o Emecinho 22. Sendo assim cerca de 282 crianças/jovens participaram do EMECE.
Em termo de trabalhadores foram 110 durante todo o evento. Os principais setores são: Anjos, contando com a ajuda de 19 deles; Produção/Arte foi registrado 13; Secretaria contou 3; e na cozinha 11 trabalhadores. Entretanto existiram vários outros setores subdividindo os trabalhadores.
O Lar Fabiano de Cristo recebeu nesse carnaval, cerca de 388 espíritos (encarnados).

_______________________________________________________
XII EMECE – 1º dia
Sábado, 13 de Fevereiro de 2010
Abertura do XII EMECE
Valorização da Vida com Arte circense e Teatro Interativo!
Hoje foi, eu acho a melhor abertura de todos os EMECEs que participei.


Teve vídeo com imagens de circo – inclusive o auditório estava caracterizado como tal – peça teatral, focando o tema valorização da vida – foi emocionante, fiquei arrepiada! – e a apresentação do Mateus Costa (MEPE) com jogo "swing poi" com fogo. Visitamos outras salas onde apreciamos encenações com experiências vividas, infelizmente por muitos jovens: uso de drogas, aborto, homicídio, suicídio e suas conseqüências no mundo espiritual.

Retornamos ao auditório onde teve música com o grupo Cantar é Viver. Entre tudo isso, claro, o Anderson e suas “gracinhas”.


Foi um momento de reflexão e diversão ao mesmo tempo. Inesquecível. Adorei!



Esses próximos três dias prometem!!!
Por Lilian Maria

________________________________________________
domingo, 14 de fevereiro de 2010
Emece 2° dia - domingo
VIVER É UMA ARTE E EU QUERO FAZER PARTE!

Dê uma Chance à Vida!


Hoje os grupos foram divididos por faixa etária (12-14, 15-17 e 18- 21) em cinco salas, onde abordaram o tema do Aborto de diferentes formas, como será esclarecido pelos membros da mocidade, logo abaixo.

Após o almoço, cada sala teve de ensaiar uma apresentação sobre o tema.
A tarde todos os grupos se apresentaram nas mais diversas formas de arte ( música, poesia e teatro) e foram ótimos. Ao final, o grupo Lira (as trigêmeas) cantou. Vozes lindas, por sinal! por: Lilian

" Na minha turma teve música e uma dinâmica a respeito do tema. Discutimos que o aborto é crime e vai de encontro às leis divinas. Foi legal, fiz novos amigos e revi outros do ano passado, mas achei o tempo curto para aprofundar o assunto." por: Bruno (14)

"Na nossa sala, o dia começou com uma dinâmica de apresentação para nos conhecermos que utilizava figuras de temas opostos ( preto e branco, Flora e fauna) com o objetivo de formar pares para se apresentar. Em seguida houve um debate a partir de casos reais de pessoas famosas que poderiam ter sido abortadas ao reencarnar ( Beethoven, Jesus, outros). Foi proveitoso, aprendemos muito e conhecemos novas pessoas. por: Lizandra e Mateus (17)

" Discutimos os pontos contra e a favor do aborto, respondemos a questões relacionadas ao assunto de acordo com a doutrina espírita e vivemos uma dinâmica onde passamos por privações pelas quais escolhemos ( ficar cego ou sem os braços e mudo). Tudo foi muito bom e divertido para engrandecer nosso conhecimento." por: Lilian (18)

" Dessa vez não deu pra ficar com o restante da mocidade. Foi assim: eu estava na fila com a Lizandra e o Mateus, mas quando chegou na minha vez a sala já estava lotada.Daí tudo bem né fazer o quê?... Mas não me arrependo não, viu. Aprendi muito com o jogo que teve em que a nossa sala foi dividida em dois grupos, os do baú da felicidade e os do caldeirão do Hulk (o meu). Na brincadeira os grupos liam um papel que posicionava o leitor com relação ao aborto. Não sei porquê mas a nossa posição era sempre a favor dele. Após o almoço eu fiquei no grupo da música. Uma garota compôs quase a letra toda de uma vez, incrível.Os tios nos ajudaram na melodia, daí foi só encaixar alguns acordes e deu tudo certo. Participar daquele coral foi muito bom por ter aumentado minha auto-estima musical!" por: Eliane
________________________________________________
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010
XII EMECE – 3º dia - Segunda



O dia começou com o tipo café da manha do EMECE que por sinal estava muito bom. Logo em seguida partimos todos para o salão. Lá foi mostrado mais uma vez o espetáculo La Nouba do Cirque du Soleil. Depois assistimos à peça de teatro já mostrada no dia anterior sobre a valorização da vida. Fomos informados, depois de tanto tempo de ansiedade, a necessidade de trazer uma muda de roupa a mais: iríamos jogar futebol no sabão. Após o aviso, nos dividimos para as salas.



"Hoje o dia foi cheio de atividades. Passamos o tempo todo na sala.
Discutimos os motivos que levam o jovem a utilizar drogas: curiosidade, pressão dos amigos, tomar coragem, entre outros. Teve uma dinâmica onde aprendemos que precisamos da ajuda do outro para não se deixar influenciar pelos vícios mundanos. Tivemos que dá opinião de como reagiríamos em determinadas situações envolvendo droga. Outras dinâmicas nos mostraram que precisamos ter convicção de nossas idéias para que, quando formos ajudar o outro a se levantar não caiamos junto com ele.



Jogamos futebol no sabão, fizemos um teste de personalidade para entender nossas diferenças e resolvemos casos relacionados à ansiedade, insegurança, vícios e desilusões.

Houve bastante interação do grupo. Em todos os temas abordados foram dadas opiniões e depoimentos. Foi um dia de compartilhar experiências. FOI ÓTIMO!!!"
Por Lilian

"Falamos hoje, sobre os tipos de drogas;
Sobre o vício e a dependência química
Teve também uma animação falando sobre o assunto"
Por Bruno



"Acho que em todas as salas foi discutido a questão das drogas, pois na minha sala também fizemos dinâmicas sobre esse assunto. Fomos separados por grupos para lermos um texto sobre vários tipos de vícios como cigarro, álcool, drogas e outros; e respondemos perguntas feitas pelos anjos sobre o que lemos. Após o almoço tivemos uma dinâmica: resumia-se em saber viver, ajudar o próximo, enquanto isso, íamos respondendo perguntas sobre o que aprendemos pela manhã. Ao final vimos um vídeo de superação de um cantor que em uma temporada de um programa de calouro perdeu na final, mas percebeu que havia errado então voltou e cantou muito bem provando que não devemos desistir tão fácil dos nossos sonhos."
Por Mateus Monte
terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
_________________________________________
4° dia de EMECE - Terça
VIVER É UM PRESENTE, VALORIZE O SEU!



Despedida em rítimo de “have” com muitos abraços fraternos!


Hoje foi o último dia de EMECE. Teve muito chororô, mas também foi muito divertido. O tema discutido foi suicídio. Um tema que causa muitas discordâncias, por exemplo: esportes radicais, é ou não é uma forma de suicídio? E a resposta foi: Depende de que intenção você tem ao praticá-lo. Se você o faz com segurança ou se vai além de seus limites.


Contamos com a presença ilustre de dois campeões pára-olímpicos: Edivaldo Prado e Maria Lúcia que falaram um pouco da sua experiência no esporte e na vida, nos dando a lição de que devemos seguir nossos sonhos.
Foi um dia de grandes emoções, de despedida, de pegar e-mails e tirar fotografias. Dia para ficar marcado em nossa memória e nos fazer sentir saudade do tempo que passamos juntos.
O XII Emece foi X-O-U "XOU"! Até o próximo! Amanhã colocaremos todas as fotos e dois vídeos gravados hoje.

Por: Lilian

Nós vimos cenas de vários filmes: No Limite do Silêncio, Nosso lar, Lua nova, A Sociedade dos Poetas mortos, As horas. Logo após discutimos em grupo sobre eles, a questão era: Qual a solução para os casos dos personagens. Cada filme falava de um determinado tipo de suicídio: o inconsciente, por amor, devido a depressão e por obsessão.

Em seguida fomos brindados com o testemunho de Valjuan. Ele relatou que não era um espírita ideal, daqueles que vivem o que aprendem nos livros. E que refletiu essas atitude quando passava por um momento difícil de sua vida.
Fechamos as atividades do grupo com uma dinâmica para nos conhecer melhor (ou não).
Por Mateus Monte e Elia

.

























2 comentários:

Elianii disse...

Ah, podia ao menos ter colocado o endereço do blog de origem neh, vocês só falaram que era de lá.

tipo

www.mocidadevidal.blogspot.com

Valeu

geraldo mota valintim disse...

Desculpa Eliane, já corrigimos em todos os blogs.

fraterno abraço a todos que fazem a Mocidade´Espírita Vidal da Penha.
Deixa endereço e telefone para mantermos contato!

fraterno abraço,

geraldo valintim