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sexta-feira, 6 de agosto de 2010

--> ESPIRITISMO NA UNIVERSIDADE


Amigos,
Recebí este email e acho de suma importância publicá-lo neste blog para que possamos ilumninar consciências.
Fraterno abraço,
Geraldo Valintim

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Assunto: DESCONFIO DA EDUCAÇÃO
A
migo,
Você me chamou a atenção para as palavras abaixo e na mesma hora recebo um outro mail que diz "desconfiar da Educação".
Acho que devemos fazer "militância pedagógica" e ensinar nas Faculdades onde estudam Comunicação, Técnicos de Nível Superior do IBGE. etc um pouco sobre a Codificação Espírita e sobre o seu Codificador.
O que acha?
Vamos divulgar o pedido do professor abaixo?
Parabens à Federação Espírita Catarinense, ao Jornal dos EspíRitos e ao Grupos de Estudos Avançados Espíritas (GEAE), que já ofereceram colaboração.
Agora é com os espíritas que são professores. Não é o meu caso, mas divulgo.
Milton
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Assunto: DESCONFIO DA EDUCAÇÃO
Espiritualidade pode e deve ser discutida na UNIVERSIDADE?
Muitos desconfiam da educação.
Um sobrevivente de um campo de concentração disse que seus olhos viram o que nenhuma pessoa deveria presenciar. Crianças envenenadas por cientistas instruídos e aparelhos de tortura construídos por engenheiros ilustrados. Por isso Pasteur lembrou que “será um dia esplêndido em que, dos progressos da ciência, participará também o coração”.
http://www.espirito.org.br/portal/artigos/neurj/ciencia-com-amor.html

Amigos,
Ajudem a divulgar, entre espíritas que são professores, o texto que coloquei no Boletim do GEAE (Valores Espíritas na Universidade) como resposta inicial a um professor após apelo republicado pela Federação Espírita Catarinense.
http://www.fec.org.br/index.php?opcao=ver_noticia&id_noticia=628

04/08/2010
Espíritas Universitários - Repassando...
Um professor universitário me escreveu e disse que deseja trabalhar valores espíritas junto ao alunado do seu Estado.
Muito boa notícia esta de trabalhar valores espíritas na universidade (terreno inóspito). Muitos alunos não foram "trabalhados" adequadamente no período infantil, o que torna o nosso trabalho pouco atraente.
O movimento espírita parece não se importar muito com o universitário.
Que sugestões práticas faria para o professor e que material bibliográfico poderia enviar-lhe como suporte?
Agradeço a ajuda, pois estou com esse "espinho na carne".
Transmita esse meu pedido aos universitários que conheça pedindo sugestões.
Podem ser funcionários da universidade federal, estadual, particular, alunos, professores e todos os que um dia passaram por lá (formados ou aposentados). SOS.
Responda-me assim que encontrar um tempo para esse amigo.
Sua colaboração é muito valiosa. Escreva para redacao@jornaldosespiritos.com.
Formiga, LCD
Fonte: www.jornaldosespiritos.com

"Militância pedagógica" fora do Centro Espírita
"Sabe o Espírita consciente que todos somos irmãos e caminheiros do infinito, na
grande arrancada da Evolução. Sente, por dever de caridade, sempre que se
fizer oportuno, na obrigação de repartir com o seu próximo todos os bens
espirituais que formam o tesouro precioso do espírito. Não anseia por
proselitismo, na certeza de que a verdade será patrimônio de todos, cada qual
suportando a cota a que faz jus, segundo a sua capacidade e necessidade."
Tomás Novelino ­ trecho do texto "Em Defesa da Verdade" de 31 de julho de
1954, transcrito do livro "Escritos Espíritas ­ Uma militância pedagógica", de
Tomás Novelino e M. Aparecida Rebêlo Novelino.


Valores Espíritas na Universidade

http://www.geae.inf.br/pt/boletins/geae544.pdf
Através da correspondência eletrônica chegou-me a notícia de que um Professor Universitário desejava trabalhar valores espíritas junto ao alunado do seu Estado.
Como o Rio de Janeiro já havia tomado essa iniciativa num passado recente fui consultado. Revi os primeiros dias, não antes de lembrar o educador Rubem Alves: "O primeiro ato de domínio exige que o dominado esqueça o seu nome, perca a memória do seu passado, não mais se lembre de sua dignidade." De forma ligeira, fiz algumas anotações para não perder a memória do passado no Núcleo Espírita Universitário do Fundão (NEU-Fundão).
Muito boa esta notícia de trabalhar valores espirituais na universidade (terra escaldante). Muitos alunos não foram "trabalhados" adequadamente no período infantil, o que torna nosso trabalho pouco atraente, mesmo, quando utilizamos, como estratégia, temas ligados aos problemas atuais.
Na época que ajudamos a fundar o NEU-Fundão esses desafios eram Sexo, Drogas, DSTs, AIDS, Hansenísae, Curas Espirituais e Regressão de Memória, mas, mesmo assim, foi complicado.
Como também era pesquisador com o Pires na Mão já havia desenvolvido alto grau de resistência à frustração, o que me ajudou muito. Isso não deve ser considerado um desestímulo, mas uma dose da vacina contra os primeiros fracassos (Resiliência *).
A universidade é um terreno complicado e tentamos dar uma idéia disso no "Universidade da Alma. Cidade Universitária do Espírito", que está no link http://www.espirito.org.br/portal/artigos/geae/universidade-da-alma.html. Só não desisti porque sempre lembrava das palavras de um outro Professor do nosso "ginasial" (Newton G. de Barros) e que coloquei como "grande final" no artigo Sexo: Artigo de Compra e Venda ( http://www.espirito.org.br/portal/artigos/neurj/sexo--artigo-de-compra-e-venda.html ).
"Nas salas de aula desses cinqüenta e tantos anos de magistério, sempre olhei o adolescente, apiedado... E ouvia Jesus na página maravilhosa de BOA NOVA: - Pedro, eles não são pecadores... Eles são somente FRÁGEIS... E a fragilidade se mistura com os nossos conhecimentos de Física, de Química, de Biologia, de Psicologia... E as VONTADES? Como despertar as vontades? Como fortalecer os frágeis? Como ativar as VONTADES PARA QUERER O MELHOR PARA OS PRÓPRIOS ESPÍRITOS?
Mas sobe à superfície da memória a PARÁBOLA DO SEMEADOR: - O Semeador saiu a semear... Atirou as sementes, amorosamente... Umas caíram na terra escaldante e feneceram... Outras caíram ao alcance dos pássaros e foram deglutidas... Outras cresceram entre espinheiros e foram sufocadas... Mas outras caíram em terreno fértil... E PRODUZIRAM UMA POR TRINTA... UMA POR SESSENTA... UMA POR CEM... E DERAM MUITOS FRUTOS BONS...
Bezerra de Menezes desce de alturas não mensuráveis e nos diz pelas mãos sagradas hoje, de Francisco Cândido Xavier: A LEGENDA DE AGORA É KARDEQUIZAR... SEMEAR AS SEMENTES ESCOLHIDAS... E CONFIAR NA FERTILIDADE DOS TERRENOS..."
Deixei mais links para que o Professor Universitário tenha idéia deste trabalho de "kardequizar na universidade..." e possa também ver "sementes escolhidas".
"Espiritismo na Universidade" http://www.panoramaespirita.com.br/modules/smartsection/item.php?itemid=5207
Antiga HP do NEU-RJ - http://www.zap.to/neurj
Afinal, quando sabemos de onde viemos sempre é mais fácil determinar para onde vamos.
Luiz Carlos D Formiga (formigalcd@hotmail.com)
(Resiliência*) http://www.jornaldosespiritos.com/2007.3/col49.1.htm e http://www.espiritualidades.com.br/Artigos_D_L/formiga_Luiz_incentivar_pesquisa.htm
"Militância pedagógica na Universidade" - http://www.geae.inf.br/pt/boletins/geae544.pdf

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