SEGUIDORES

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Doutor e médico em psiquiatria defende "Tese de Doutorado" sobre "Médiuns Espíritas"


Dr. Alexander Moreira de Almeida é médico e doutor em psiquiatria pela USP – Universidade de São Paulo, coordenador do NEPER – Núcleo de Estudos de Problemas Espirituais e Religiosos do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e director técnico e clínico do HOJE – Hospital João Evangelista. O facto de registo, é que o doutor Alexander de Almeida defendeu sua Tese de Doutorado sobre “Fenomenologia das experiências mediúnicas, perfil e psicopatologia de médiuns espíritas" recorrendo a dezenas de médiuns espíritas e a varias associações espíritas de São Paulo, onde concedeu uma entrevista exclusiva ao Jornal de Espiritismo.

Como médico psiquiatra, o que o levou a escolher tal Tese de trabalho, para o seu doutoramento: “Fenomenologia das experiências mediúnicas, perfil e psicopatologia de médiuns espíritas"?
A.M.A – A importância que as vivências mediúnicas tiveram e ainda têm nas diversas civilizações e, mesmo assim, serem praticamente inexploradas no meio académico.

Como os seus examinadores e a própria Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, viram a sua Tese de Doutorado?
AMA – Muito bem. Sempre recebi todo o apoio do Departamento de Psiquiatria da USP, da FAPESP (Fundação de Amparo Á Pesquisa do Estado de São Paulo), bem como a banca teve uma postura muito científica: rigorosa, mas aberta.

E o orientador da Tese de Doutorado? Quem foi?
AMA – Francisco Lotufo Neto, professor livre-docente do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Quem foram seus examinadores?
AMA – Prof. Dr. Paulo Dalgalarrondo, Doutor pela Universidade de Heildelberg (Alemanha), livre-docente em Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas); Prof. Dr. Leonardo Caixeta, psiquiatra, doutor em Neurologia pela Universidade de São Paulo, professor da UFG (Universidade Federal de Goiás); Prof. Homero Vallada, livre-docente, Professor de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP e da Universidade de Londres, maior especialista em genética psiquiátrica no Brasil e pelo Prof. Dr. Paulo Rossi Menezes, psiquiatra e epidemiologista, doutor pela London Universisty, livre-docente da faculdade de Medicina da USP.

Existiu algum critério específico para a composição da Banca Examinadora?
AMA – Que fossem pesquisadores destacados e que estudassem áreas relacionadas ao tema da tese.

Durante seu estudo, verificou por certo o grau de escolaridade dos médiuns espíritas. São eles incultos e ignorantes como se diz?
AMA – 46,5% dos médiuns tinham escolaridade superior ou superior com pós-graduação. O Censo Brasileiro de 2000 mostrou que o Espiritismo é a única religião em que a proporção de adeptos aumenta quanto maior o nível educacional do segmento estudado.

Os médiuns espíritas sofrem de transtornos dissociativos, psicóticos ou transtornos de personalidade múltipla?
AMA – Eles também podem apresentar estes e outros transtornos mentais, como qualquer indivíduo, no entanto, a prevalência de problemas psiquiátricos entre os médiuns estudados foi menor que o encontrado na população geral.

Então os médiuns espíritas não são esquizofrénicos?
AMA – Não, eles são até mais saudáveis que a população geral. Isto, apesar de terem muitas vivências alucinatórias e de influência que normalmente são consideradas como sintomas clássicos de esquizofrenia.

Como a mediunidade é vista pela medicina?
A.M.A – Como a expressão de uma manifestação cultural, religiosa, que não necessariamente é patológica. Sobre a explicação de sua origem, habitualmente é considerada como um fenómeno dissociativo em que se manifestam conteúdos do inconsciente do indivíduo. No entanto, estas ideias são baseadas em muitas opiniões e poucas pesquisas.

A mediunidade é causa de doenças mentais?
AMA – Apesar de, historicamente, nos últimos 150 anos ter se acreditado nisto, não há evidências a este respeito.

Quais os possíveis mecanismos neurofisiológicos da mediunidade?
AMA – Desconheço estudos a este respeito, tudo que eu dissesse seria meramente especulativo.

Alguns colegas defendem que a glândula pineal é o órgão sensorial da mediunidade. Sabemos que essa hipótese não é nova. O espírito de André Luiz através do respeitado médium Francisco Cândido Xavier trouxe de novo a “lume”. Qual a sua opinião?
AMA – Há uma longa história de associação da pineal com o Espírito, isto vem desde Descartes. Do ponto de vista científico, desconheço qualquer estudo trazendo evidências da pineal se relacionar com mediunidade. Entretanto, sem dúvida é uma interessante hipótese a ser testada.

Sendo médico e doutor em psiquiatria, o que é a mediunidade?
AMA – Penso que a mediunidade é uma manifestação de uma habilidade humana que tem estado presente na maioria das civilizações ao longo da história. A origem destas vivências em muitos casos, acredito, podem estar realmente no inconsciente dos médiuns. Entretanto, há um considerável número de casos em que esta explicação é insuficiente, apontando para alguma fonte externa ao médium.

Como relaciona psiquiatria, espiritualidade e mediunidade?
AMA – A psiquiatria deve estar interessada numa visão abrangente e multifacetada do ser humana, assim a espiritualidade deve ser levada em conta, como todas as demais dimensões da existência humana. Por fim, a mediunidade é uma vivência que pode nos revelar muito sobre o funcionamento da mente e sua relação com o corpo. Muitos de nossos trabalhos na área podem ser acessados na página www.hojenet.org no item “teses & artigos”.

Como distingue em seus pacientes “mediunidade” com distúrbios meramente neuropsicológicos?
AMA – Esta pergunta não admite uma resposta simples. Faz-se necessária uma avaliação cuidadosa e ampla da pessoa, o que ela tem vivenciado, suas crenças e seu contexto social e cultural. Em linhas gerais, para uma certa vivência ser considerada indicativa de um transtorno mental, deve estar associada a sofrimento, falta de controle sobre sua ocorrência, gerar incapacitação, coexistir com outros sintomas de transtornos mentais e não ser aceita pelo grupo cultural ao qual pertence o indivíduo.

Ao receber um paciente portador de faculdade mediúnica, como conduz o caso?
AMA – Trato o transtorno mental existente além de recomendar que o paciente continue com suas práticas religiosas. No entanto, se ele estiver com desequilíbrios mais graves, inicio o tratamento farmacológico e psicoterápico e solicito o afastamento das actividades mediúnicas. No entanto, recomendo que continue participando das demais actividades religiosas (palestras, orações, cultos, passes...)

O seu estudo reuniu a maior amostra de médiuns espíritas alguma vez investigada na área médica no mundo. A sua tese já teve repercussões no meio médico ou em algum centro de investigação universitário? Quais?
AMA – Tenho apresentado os resultados da tese em congressos científicos no Brasil e nos EUA, como por exemplo o Congresso Brasileiro de Psiquiatria e International Conference on Mediumship promovido pela Parapsychology Foundation

Nesses congressos científicos, como os investigadores brasileiros e norte-americanos reagiram à sua investigação?
AMA – Muito bem, demonstrando bastante interesse.

Como vê a doutrina espírita, codificada por Allan Kardec?
AMA – Como uma proposta bem fundamentada de se fazer uma investigação científica e com bases empíricas de fenómenos antes considerados metafísicos e fora do alcance da ciência.

O que é o NEPER – Núcleo de Estudos de Problemas Espirituais e Religiosos do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo?
AMA – É um grupo de estudos interdisciplinar das relações entre religiosidade saúde. É composto por psiquiatras, neurologistas, historiadores, psicólogos, antropólogos, filósofos. Não está vinculado a nenhuma religião, se prende apenas à rigorosa investigação científica nesta área.

Que mensagem gostaria de deixar aos médicos europeus?
AMA – Na Europa já existem iniciativas muito interessantes na área da espiritualidade, como a Fundação BIAL em Portugal, a Society for Psychical Research e muitos médicos britânicos que investigam o tema, bem como a disciplina de parapsicologia da Universidade de Edimburgo, além de iniciativas das Associações Médico-Espíritas. Que continuem se interessando e investigando cada vez mais as desafiadoras e fascinantes relações entre espiritualidade e ciência.

DADOS DA INVESTIGAÇÃO
Total: 115 médiuns espíritas
Mulheres: 76,5%
Média de Idade: 48 anos
Desemprego: 2,7%
Curso superior: 46,5%
Média de anos no espiritismo: 16 anos
Possuíam mais de 3 tipos de mediunidade;
Incorporação: 72%
Psicofonia: 66%
Vidência: 63%
Audiência: 32%
Psicografia: 23%
Exerciam a mediunidade por semana: 7 a 14 vezes

PRINCIPAIS CONCLUSÕES

1- Os médiuns espíritas diferiam das características de portadores de transtornos de personalidade múltipla e possuíam uma alta média de sintomas de primeira ordem para esquizofrenia, mas estes não se relacionavam aos escores de outros sintomas psiquiátricos e não se relacionavam a problemas no trabalho, família ou estudos.
2- A maioria teve o início de suas manifestações mediúnicas na infância e estas, actualmente, se caracterizam por vivências de influência ou alucinatórias que não necessariamente implicam num diagnóstico de esquizofrenia.
3- A mediunidade provavelmente se constitui numa vivência diferente do transtorno de personalidade múltipla.

Fonte: http://www.ameporto.org/pt/entrevistas/alexander.htm

Exibições: 3294

Tags: Alexander, Almeida, Doutor, Doutorado, Espíritas, Moreira, Médiuns, Tese, defende, médico, Mais...
Curtir
22 membros curtem isto

Compartilhar Twitter

< Post Anterior
Próximo Post >

Comentar
Você precisa ser um membro de REDE AMIGO ESPÍRITA para adicionar comentários!

Entrar em REDE AMIGO ESPÍRITA

Ceumar das Graças Musmanno Comentário de Ceumar das Graças Musmanno 17 horas atrás

Dr. Alexander,

Eu só tenho a parabenizá-lo pelo magnífico trabalho de pesquisa! É muito importante que cientistas como o senhor possam estudar seriamente a mediunidade colocando a neutralidade religiosa em primeiro lugar e analisando profundamente a questão do fenônemo mediúnico com os mais modernos conceitos da psiquiatria atual.

francisca llamosa Comentário de francisca llamosa 21 horas atrás

Dr Alexander;

Muy bonito e interesante su propuesta sobre el estudio de la mediunidad.Divaldo y muchos otros conferencistas medicos nos hablaron de la importancia de la glandula pineal para las comunicaciones mediunicas,ya estas provadas por la ciencia.

Mi carinho fraterno desde Paraguay.

Maria Luiza Silveira Teles Comentário de Maria Luiza Silveira Teles 22 horas atrás

Formidável! Eu possuía a cópia de uma tese de doutorado defendida na França sobre o assunto, tesouro que meu pai deixou para mim. Entretanto, constantes mudanças me levaram a perdê-la, o que lamentei profundamente. Essa notícia, porém, nos alegra o coração!

Maria Luiza

Elisete Souza Comentário de Elisete Souza ontem

BRAVOS! ESTA É MAIS UMA GRANDE OPORTUNIDADE DE PROVAR QUE O ESPIRITISMO ESTÁ INTERLIGADO Á CIÊNCIA, FORTALENCENDO A FÉ RACIOCINADA QUE TANTO DEFENDEMOS, VINDO, DESSA FORMA, PARA ESCLARECER ÁS MASSAS, SOBRETUDO ÀQUELES QUE SÃO VÍTIMAS DE CHARLATANISMO E DOS PICARETAS DE PLANTÃO QUE TRAFICAM USANDO O NOME DE DEUS. PARABÉNS ALEXANDRE E CONTINUE ESTUDANDO!!!

KATIANA AZAMBUJA Comentário de KATIANA AZAMBUJA ontem

Bem legal! A mediunidade precisa ser mais estudada e dismistificada.

jose sobral ribeiro Comentário de jose sobral ribeiro sábado

Muito bem confrade amigo.... sua tese precisa de correr também em Portugal, pois queremos que a ignorância seja combatida e o Espiritismo propagado a todos os corações de boa vontade. Muita Paz e Bem para si.

silvanita Miranda rosa da silva Comentário de silvanita Miranda rosa da silva sexta-feira

muito interessante esta tese do Dr.Alexander adorei este assunto.muito bom mesmo

Abilio De Paula Soares Comentário de Abilio De Paula Soares sexta-feira

Parabens ao dr. Alexander Moreira de Almeida .Recordei-me no ato de Dr.Bezerra de Menezes,e,da obra "Subsidios para a História do Espiritismo no Brasil,até o ano de 1895) ,editado 1a.edição em 1981(ed.com.do sesquicentenário de nasc.do Dr.Bezerra Menezes ) e a 2a.edição editada em maio/1985-pela Edições FEESP pelo notavel Dr.Silvio Canuto de Abreu .E dai para frentetodos os eminentes vultos espiritas Médicos,e,nos dias atuais pelas AME s .,dra .Marlene R.Nobre Dr.Sergio Felipe de Oliveira,etc ,etc .etc.No Movimento Espirita há muitos Médicos estudiosos,abnegados . Sou pai de um Médico e em minha Familia há alguns e da área de Saude ,portanto estamos no estágio em que a Ciência está caminhando junto com Religião e Filosofia ,e, na midia impressa,radiofonizada,televisada e Internet,eles estão atuando ..e vamos desaguar no " Não há fé inabalavel senão aquela que pode encarar a razão face à face em todas as épocas da Humanidade " de "O Evangelho Segundo o Espiritismo" -Allan Kardec .

Expressando .elucidando,esclarecendo,e,auxiliando as pessoas com Amor ,em suas atividades e dentro das Instituições Espiritas . E ai está o diferencial .

Abilio de Paula Soares

Rute Neli Sobreiro Comentário de Rute Neli Sobreiro sexta-feira

Sou Espírita e adorei a abordagem feita pelo Dr. Alexander...Enfim, creio que a Ciência e a Religião estão começando a caminhar juntas! Isso é muito bom!

Vera Maria Moraes de Menezes Comentário de Vera Maria Moraes de Menezes sexta-feira

Quero cumprimentar ao Dr. Alexandre de Almeida pela maravilhosa proposta e pesquisa,tão importante.Gostaria de expor aqui que minha filha de 35 anos é portadora de esquizofrenia paranóide,teve a primeira crise aos 17 anos.Ao longo so tempo foi tratada comoportadora de deprssão e trantorno bipolar.Foi uma longa caminhada em busca de médicos atualizados.Em 2008 conhecemos o querido Dr. PAULO ROGÉRIO D.C.AGUIAR-CRM 28215 psiquiatra e espirita de Poro Alegre-RS.-Foi exemplar e como aqui cita a glandula pineal,dispus-me a pequizar por conta,sei apena que ela regula os hormônios,o cortisol e regula as emoções.Dr Paulo alem de prescrever CLOZAPINA 100-EQUILID 5O-CITALOPRAN 20,aconselhou-a a fazer desobesessão,estudo,fluidoterapia e palestras.Acertou o alvo.Perfeito.Retirando toos tarjas pretas,ele é totalmente contra ansioliticos.É professor da PUC de Porto Alegre,jovem como o Dr.Alexandre e acredito que a esquizofrenia se tratada pelos médicos da Terra e da Espiritualidade,é possivel e atualmente tranquila estuda a Doutrina dos Espirito.Vale ressaltar que o Dr. Paulo desaconselhou que ela lesse o livro NO VALE DOS SUICIDAS da amada Ivonne Pereira,devido a sensibilidade dela.Tem facilidade de transporte pela mediunidade comum a todos.Ela é sabedora que em ressonancias magnéticas e tomografias o cerebro (matéria) dos esquizofrenicos têem uma saliencia,diferenciando dos não portadores.Ela atribui a suicidio por arma.Tem pânico,pavor de armas.Quero deixar aqui o blog do querido Dr Paulo/ consultoriopsiquiatrico.blogespot.com e seu e-mail/ dallaguiar@gmail.com .Ele é simpatico e simples.Agradeço este artigo.Gostaria de mais matérias sobre o assunto.Obrigada.Deus abençoe você e todos da Rede Amigo Espirita.Luz e Amor.

Nenhum comentário: