SEGUIDORES

terça-feira, 27 de março de 2012

Alunos de Harvard vêm ao Brasil para aprender português


Um grupo de estrangeiros veio ao Brasil para um programa disputadíssimo de oito semanas.

Eles estudam em Harvard, a universidade mais antiga dos Estados Unidos e uma das melhores do mundo, onde a professora Clemence dá aulas há quase dez anos.

“No passado eu ia às aulas de espanhol, cursos de espanhol mais avançados, falava bem devagarzinho procurando as pessoas para fazer português, agora eu não preciso mais fazer isso, eu tenho pessoas da escola de direito, e da escola de economia me pedindo, por favor, uma vaga no curso de português”, diz Clemence Marie Joue-Pastré, professora de português.

“Decidi estudar português porque eu acho que Brasil vai ser mais importante no futuro, nos negócios, na política, todas as coisas”, afirma Yijean Chow, estudante de Química e Física.

Foi-se o tempo em que o português era só uma língua exótica, hoje ele é um diferencial importante para conseguir um bom emprego em países desenvolvidos.

Estudantes dos Estados Unidos estão em São Paulo se preparando para no futuro trabalhar com o Brasil, um país em destaque no cenário econômico mundial. “Copa do Mundo, Olimpíadas, têm muitas coisas para o Brasil, a classe média está crescendo muito, a economia crescendo muito, então, acho que é o momento do Brasil agora”, comenta Arturo Elizondo, estudante de ciências políticas.

Em Harvard o número de alunos matriculados em português subiu 150% em 10 anos. Nos últimos quatro anos, outras três universidades de Boston, onde está Harvard começaram a oferecer cursos de português. “Eles também querem aprender sobre o Brasil, eles estão dispostos a conhecer a cultura, a interagir e a se integrar com outros universitários”, diz Marina de Moura, coordenadora do grupo.

Os estudantes são de vários países, como Estados Unidos, Inglaterra, México, Bolívia e Zimbábue. Têm entre18 e 22 anos, e estão matriculados em cursos bem distintos, como Economia, História, Línguas e Religião, mas compartilham o interesse pelo Brasil.

http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2011/06/alunos-de-harvard-vem-ao-brasil-para-aprender-portugues.html

Nenhum comentário: