SEGUIDORES

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Nosso Lar, a República de Chico Xavier (Crítica ao Filme Nosso Lar)


Quando pensamos no paraíso mítico de algumas religiões, rapidamente temos uma visão idealizada, de um mundo fora do mundo. Os desejos não realizados numa sociedade historicamente constituída são transportados para um novo topos, como igualdade e respeito mútuo, bem como a eliminação da fome, solidão e exclusão. E Nosso Lar, a república elaborada por Chico Xavier, é o exemplo espírita mais comum.

A república xavieriana possui, como em outras religiões, natureza teocrática. No filme temos a emblemática figura do governador, interpretado por Othon Bastos. Um mundo de elevada estatura moral, que recebe qualquer André Luíz que o procure, que se curva, cita passagens evangélicas e conduz seus con-cidadãos na recepção de vitmas do holocausto. O que governador dá o exemplo, segundo Emmanuel, é a representação do príncipe de Bossuet. Alguém especial, conduzido por deus para a salvação do povo, que possui todos os adjetivos necessários para sua teológica função de governar. Ele governa por vontade divina, numa nítida divisão social entre as subjetividades.

Monarquia - o governo de um só - é o sistema político adotado em Nosso Lar. Não mais Calígula ou Luís XIV, governantes imperfeitos porque terrenos, mas Anacleto, o governador sem igual porque imaterial. Uma vez mais, a dependência imanente do mágico superior, purificado, mais próximo da perfeição jesuânica. Os cidadãos de Nosso Lar não são iguais. A experiência do poder não é conferido de forma equanime: tanto poder quanto mais próximo do épice da hierarquia teológica. Bento XVI e Anacleto se igualam pela mesma justificativa.


Cena da recepção das vitmas do holocausto
 Diferentemente das repúblicas históricas, não há espaço para revoltas populares por brigas de poder em Nosso Lar. Como em Hobbes, uma parcela da liberdade individual é transferida para o monarca, que tudo pode, para o bem da república. Por outro lado, os cidadãos são contidos e regidos por um acordo popular genericamente chamado Leis Morais. A guerra de todos contra todos cede espaço por um contrato social que mantém coesão e unidade na república teocrática.

O materialismo, marca presente no sistema de Kardec, também se encontra em Nosso Lar. As necessidades históricas materiais se repetem em Xavier: tem-se necessidade de alimentação - como a do hospital -, moradia -André Luíz confidencia a Lisias sobre sua dúvida de onde morará -, transporte - ônibus movido a magnetismo. A moeda que circula é o bônus-hora: troca-se o serviço prestado entre os cidadãos. Lísias afirma que seu avô conseguiu a casa da família pós muito trabalho.

Materialismo, ceticismo e ateísmo são palavras eroneamente interpretadas, herança de um Kardec que pouco entende do que fala. Temos cura de feridas (físicas) por imposições de mãos (ato físico), sopas com sabor desagradável (para matar a fome física), magnetização da água (Kardec já falava que o fluído universal é material). Ceticismo, sistema de um Pirro, Carnéades e Hume, pouco se relaciona com a origem do sofrimento da imanência. Antes, traça um percurso epistemológico capaz de alcançar o ser em termos de probabilidade. E, finalmente, o ateísmo como motor de condução ao Umbral. Ora, é justamente o teísmo que provoca as divisões, guerras, morte, num longo processo histórico que se estende de um doce Jesus que não veio trazer a paz mas a espada, pelas Cruzadas, até os bombardeios de 11 de setembro. O ateísmo nunca produziu nenhuma morte. Chico Xavier apenas repete os erros conceituais de Rivail, que segue a genealogia iluminista Rousseau-Pestallozi-Kardec, tese que apresentarei mais tarde.

As dificuldades de Heloísa, sobrinha de Lísias, têm suas razões. O contrato social induz à virtude a todo instante, abolindo a cultura - é provável que não existam sinagogas para os judeus que chegam à república -, a liberdade - apenas se pode se com deus -, a subjetividade - vontades particulares têm pouca importância diante do bem-comum: um Marx às avessas. A luta de classes - cidadãos contra Anacleto - cede espaço para a coesão popular tendo por base justificativas teológicas. Os populares são virtuosos não por escolha, mas por imposição. Ou se nega o pretenso materialismo e ateísmo e se adere ao código de ética da república, ou se está condenado às sombras do Umbral. O bônus-hora-virtude é a barganha sempre presente: trabalha-se para a coletividade, para o bem-comum, não por escolha, mas por necessidade de socorro de uma condenação imposta por deus. Contrato social - é assim que as coisas são! -, interesse e medo são os motores de um Estado pensado por Chico Xavier.

O filme merece ser visto, senão pelos efeitos visuais, pelo menos por rir de um paraíso mítico que apenas existe na literatura espírita.

FONTE: http://portalveritas.blogspot.com/2011/12/nosso-lar-republica-de-chico-xavier.html

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

A PORTA DO LADO


Por: Dr. Dráuzio Varela

Em entrevista dada pelo médico Drauzio Varella, disse ele que a
gente tem um nível de exigência absurdo em relação à vida, que queremos
que absolutamente tudo dê certo, e que, às vezes, por aborrecimentos
mínimos, somos capazes de passar um dia inteiro de cara amarrada.

E aí ele deu um exemplo trivial, que acontece todo dia na vida da gente...

É quando um vizinho estaciona o carro muito encostado ao seu na
garagem (ou pode ser na vaga do estacionamento do shopping). Em vez de
simplesmente entrar pela outra porta, sair com o carro e tratar da sua
vida, você bufa, pragueja, esperneia e estraga o que resta do seu dia.

Eu acho que esta história de dois carros alinhados, impedindo a
abertura da porta do motorista, é um bom exemplo do que torna a vida de
algumas pessoas melhor, e de outras, pior.

Tem gente que tem a vida muito parecida com a de seus amigos,
mas não entende por que eles parecem ser tão mais felizes.

Será que nada dá errado pra eles? Dá aos montes. Só que, para
eles, entrar pela porta do lado, uma vez ou outra, não faz a menor
diferença.

O que não falta neste mundo é gente que se acha o último
biscoito do pacote. Que "audácia" contrariá-los! São aqueles que nunca
ouviram falar em saídas de emergência: fincam o pé, compram briga
e não deixam barato.

Alguém aí falou em complexo de perseguição? Justamente.
O mundo versus eles.

Eu entro muito pela outra porta, e às vezes saio por ela também.
É incômodo, tem um freio de mão no meio do caminho, mas é um problema
solúvel. E como esse, a maioria dos nossos problemões podem ser
resolvidos assim, rapidinho. Basta um telefonema, um e-mail, um pedido
de desculpas, um deixar barato.

Eu ando deixando de graça... Pra ser sincero, vinte e quatro
horas têm sido pouco prá tudo o que eu tenho que fazer, então não vou
perder ainda mais tempo ficando mal-humorado.

Se eu procurar, vou encontrar dezenas de situações irritantes e
gente idem; pilhas de pessoas que vão atrasar meu dia. Então eu uso a
"porta do lado" e vou tratar do que é importante de fato.

Eis a chave do mistério, a fórmula da felicidade, o elixir do
bom humor, a razão por que parece que tão pouca coisa na vida dos outros
dá errado."

Quando os desacertos da vida ameaçarem o seu bom humor, não
estrague o seu dia... Use a porta do lado e mantenha a sua harmonia.
Lembre-se, o humor é contagiante - para o bem e para o mal - portanto,
sorria, e contagie todos ao seu redor com a sua alegria.
A "Porta do lado" pode ser uma boa entrada ou uma boa saída... Experimente!

TOME A DECISÃO

Se não quiser adoecer - "Fale de seus sentimentos"

Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças
como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna.. Com o tempo a
repressão dos sentimentos degenera até em câncer. Então vamos desabafar,
confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos pecados.
O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia..

Se não quiser adoecer - "Tome decisão"

A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A
indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é
feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder
vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de
doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.

Se não quiser adoecer - "Busque soluções"

Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas.
Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor é acender o
fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de
mais doce existe. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia
negativa que se transforma em doença.

Se não quiser adoecer - "Não viva de aparências"


Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que
está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc., está acumulando
toneladas de peso... uma estátua de bronze, mas com pés de barro.
Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com
muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.

Se não quiser adoecer - "Aceite-se"

A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima, faz com que sejamos
algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável. Os
que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos,
destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é
sabedoria, bom senso e terapia.

Se não quiser adoecer - "Confie"

Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria
liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança, não
há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em
Deus.

Se não quiser adoecer - "Não viva SEMPRE triste!"

O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida
longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive.

"O bom humor nos salva das mãos do doutor". Alegria é saúde e terapia.
Dr. Dráuzio Varela

sábado, 17 de dezembro de 2011

CRIAÇÃO DA TERRA


A CRIAÇÃO DA LUA
Nessa computação de valores cósmicos em que laboram os
operários da espiritualidade sob a orientação misericordiosa do Cristo,
delibera-se a formação do satélite terrestre.
O programa de trabalhos a realizar-se no mundo requeria o concurso
da Lua, nos seus mais íntimos detalhes. Ela seria a âncora do equilíbrio
terrestre nos movimentos de translação que o globo efetuaria em torno da
sede do sistema; o manancial de forças ordenadoras da estabilidade
planetária e, sobretudo, o orbe nascente necessitaria da sua luz
polarizada, cujo suave magnetismo atuaria decisivamente no drama infinito
da criação e da reprodução de todas as espécies, nos variados remos da
Natureza.

Emmanuel - Chico Xavier
============================================================

As condições em que se efetuou a desagregação da Lua pouco lhe permitiram afastar-se da Terra e a constrangeram a conservar-se perpetuamente suspensa no seu firmamento, como uma figura ovóide cujas partes mais pesadas formaram a face inferior voltada para a Terra e cujas partes menos densas lhe constituíram o vértice, se com essa palavra se designar a face que, do lado oposto à Terra, se eleva para o céu. É o que faz que esse astro nos apresente sempre a mesma face. Para melhor compreender-se o seu estado geológico, pode ele ser comparado a um globo de cortiça, tendo formada de chumbo a face voltada para a Terra.

Daí, duas naturezas essencialmente distintas na superfície do mundo lunar:

uma, sem qualquer analogia com o nosso, porquanto lhe são desconhecidos os corpos fluidos e etéreos (perpetuamente voltada para a Terra, sem águas e sem atmosfera, a não ser, aqui e ali, nos limites desse hemisfério subterrestre );

a outra, leve, relativamente à Terra, pois que todas as substâncias menos densas se encaminharam para esse hemisfério (rica de fluidos, perpetuamente oposta ao nosso mundo). (1)

[38 - capítulo VI página 120 item 25 ] - Allan Kardec - A Gênese - 1868

(1) Esta teoria da Lua, nova inteiramente, explica, pela lei da gravitação, o motivo por que esse astro apresenta sempre a mesma face para a Terra. Tendo o centro de gravidade num dos pontos de sua superfície, em vez de estar no centro da esfera, e sendo, em conseqüência, atraído para a Terra por uma força maior do que a que atrai as partes mais leves, a Lua pode ser tida como uma dessas figuras chamadas vulgarmente João-paulino, que se levantam constantemente sobre a sua base, ao passo que os planetas, cujo centro de gravidade está a distâncias iguais da superfície, giram regularmente sobre o próprio eixo. Os fluidos vivificantes, gasosos ou líquidos, por virtude da sua leveza especifica, se encontrariam acumulados no hemisfério superior, perenemente oposto à Terra. O hemisfério inferior, o único que vemos, seria desprovido de tais fluidos e, por isso, impróprio à vida que, entretanto, reinaria no outro. Se, pois, o hemisfério superior é habitado, seus habitantes jamais viram a Terra, a menos que excursionem pelo outro, o que lhes seria impossível, desde que este carece das condições indispensáveis à vitalidade.

Por muito racional e científica que seja essa teoria, como ainda não foi confirmada por nenhuma observação direta, somente a título de hipótese pode ser aceita e como idéia capaz de servir de baliza à Ciência. Não se pode, porém, deixar de convir em que é a única, até ao presente, que dá uma explicação satisfatória das particularidades que apresenta o globo lunar.

[38 - capítulo VI página 121 ]

========================================================

II - Teoria da Lua

Em face da teoria da Lua, descrita no cap. VI, itens 24 e 25, e do comentário do Codificador na respectiva nota de rodapé, à pág. 121, de que tal teoria somente a título de hipótese pode ser admitida, não obstante ter sido ela a única, até então, que dava explicação satisfatória sobre a esfera lunar, - oferecemos ao leitor conclusões de cientistas modernos, nas obras adiante indicadas, visando a facilitar-lhes a apreensão rápida e sintética do assunto: a) A TERRA, OS PLANETAS E AS ESTRELAS, de K. E. Edgeworth, Editorial Verbo, Lisboa, 1964, pág. 37/38 e 40: "Um ponto interessante acerca da Lua, com o qual todos estamos familiarizados, é que ela volta sempre a mesma face para a Terra. Outro aspecto, menos conhecido mas também de considerável interesse, e de não menos considerável importância, é a forma do equador lunar: em vez de ser circular, como no caso da Terra, o equador da Lua é elíptico, com o eixo maior apontado para nós. A explicação admitida para tal fato é que o corpo da Lua foi originalmente suficientemente plástico para permitir esta particular modelagem na sua forma, e que tal modelagem ocorreu quando o satélite se encontrava muito mais perto da Terra que nos dias de hoje. A forma atual corresponderia a um dia lunar muito mais curto, equivalente a 3 1/2 dias dos nossos, e supõe-se que a onda de maré, arrefecida quase subitamente, deu à Lua esta forma particular para todo o sempre." "...a rotação da Lua foi-se atrasando de tal modo que o dia lunar veio a coincidir com o mês lunar; por isso a Lua volta sempre a mesma face para a Terra". b) ASTRONOMIE, LES ASTRES, L'UNIVERS, de L. Rudaux e G. de Vaucouleurs,

Librairie Larousse, Paris, 1948, pág. 118/120: Os autores examinam muitos detalhes, fornecem ilustrações e concluem identicamente ao supra-exposto. C) ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA -DICIONÁRIO BRASILEIRO, do Pe. Jorge O'Grady de Paiva, Rio, 1969, pág. 145, ed. do autor:

"... Movimentos - 2 principais: rotação e revolução, aquele em torno do eixo e, este, à volta da Terra. Característica desse duplo movimento é fazer-se no mesmo período, durante 1 mês, pelo que o dia e a noite lunares são, quase, de 1 quinzena; é, também, o motivo de nos mostrar, sempre, a mesma face". d) GRANDE ENCICLOPÉDIA DELTA LAROUSSE, vol. 9, pág. 4.106, Rio, 1971: "A Lua é animada de um movimento de rotação em torno de si mesma, num eixo inclinado de 83°30' sobre o plano da órbita. A duração da rotação é exatamente igual à duração de sua revolução em torno da Terra. Por isso a Lua apresenta sempre a mesma face para a Terra." Diante do exposto, aguardemos ulteriores manifestações da Ciência sobre a teoria contida em "A Gênese", de Allan Kardec esperando que as missões do Programa Apolo de pousos de pesquisadores-astronautas no solo lunar -, realizadas com êxito, venham a contribuir, após rigorosa análise de quanto foi conseguido coletar, com conclusões novas para a formulação de outra, ou para a confirmação de uma das existentes teorias a respeito da Lua.

Em 11 de julho de 2010, passou a lua nova em frente do sol , causando um eclipse solar total no Sul do Pacífico . Nesta imagem, o eclipse solar é mostrado em cinza e branco de uma foto fornecida pelo Colégio Williams Expedição para a Ilha de Páscoa e foi incorporado com uma imagem da coroa exterior do Sol tomada pelo Grande ângulo espectrométricas coronais ( LASCO ) na nave espacial SOHO e apresentados em cor falsa vermelho. LASCO usa um disco para apagar o sol brilhante e interior da coroa de modo que a coroa externa fraca podem ser monitorados e estudados. Além disso, a silhueta escura da lua estava coberto com uma imagem do Sol obtida em luz ultravioleta extremo em torno do mesmo tempo pela Assembléia Imaging Atmospheric no Solar Dynamics Observatory. A composição traz a correlação de estruturas na corona interno e externo.
Crédito da imagem: NASA / ESA / Williams College Eclipse Expedição
http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_1715.html


[38 - capítulo VI página 139 ]
====================================================
Anaxágoras - 500 a. C., Clazômene (na atual Turquia) - 428 a. C., Lâmpsaco (na atual Turquia)
Nasceu em Clazômene (hoje Kilizman), na atual Turquia, em 500 a. C., e se mudou para Atenas por razões desconhecidas. Entre seus alunos, encontravam-se:

Péricles,
Tucídides,
Eurípedes
e, talvez, Demócrito e Sócrates.

Ensinou em Atenas durante cerca de trinta anos, até ser acusado de impiedade por sugerir que o Sol era uma massa de ferro candente e que a Lua, além de proceder da Terra, era uma rocha que refletia a luz do Sol.

http://educacao.uol.com.br/biografias/anaxagoras.jhtm
=======================================================
O DIVINO ESCULTOR
Sim, Ele havia vencido todos os pavores das energias
desencadeadas; com as suas legiões de trabalhadores divinos, lançou o
escopro da sua misericórdia sobre o bloco de matéria informe, que a
Sabedoria do Pai deslocara do Sol para as suas mãos augustas e
compassivas. Operou a escultura geológica do orbe terreno, talhando a
escola abençoada e grandiosa, na qual o seu coração haveria de expandirse
em amor, claridade e justiça. Com os seus exércitos de trabalhadores
devotados, estatuiu os regulamentos dos fenômenos físicos da Terra,
organizando-lhes o equilíbrio futuro na base dos corpos simples de
matéria, cuja unidade substancial os espectroscópios terrenos puderam
identificar por toda a parte no universo galáxico. Organizou o cenário da
vida, criando, sob as vistas de Deus, o indispensável à existência dos
seres do porvir. Fez a pressão atmosférica adequada ao homem,
antecipando-se ao seu nascimento no mundo, no curso dos milênios;
estabeleceu os grandes centros de força da ionosfera e da estratosfera,
onde se harmonizam os fenômenos elétricos da existência planetária, e edificou as
usinas de ozone a 40 e 60 quilômetros de altitude, para que filtrassem
convenientemente os raios solares, manipulando-lhes a composição
precisa à manutenção da vida organizada no orbe. Definiu todas as linhas
de progresso da humanidade futura, engendrando a harmonia de todas as
forças físicas que presidem ao ciclo das atividades planetárias.
Emmanuel - Chico Xavier
=====================================================

A SOLIDIFICAÇÃO DA MATÉRIA
Na grande oficina surge, então, a diferenciação da matéria
ponderável, dando origem ao hidrogênio.
As vastidões atmosféricas são amplo repositório de energias
elétricas e de vapores que trabalham as substâncias torturadas no orbe
terrestre. O frio dos espaços atua, porém, sobre esse laboratório de
energias incandescentes e a condensação dos metais verifica-se com a
leve formação da crosta solidificada.
É o primeiro descanso das tumultuosas comoções geológicas do
globo. Formam-se os primitivos oceanos, onde a água tépida sofre
pressão difícil de descrever-se. A atmosfera está carregada de vapores aquosos e as grandes tempestades varrem, em
todas as direções, a superfície do planeta, mas sobre a Terra o caos fica
dominado como por encanto. As paisagens aclaram-se, fixando a luz solar
que se projeta nesse novo teatro de evolução e vida.
As mãos de Jesus haviam descansado, após o longo período de
confusão dos elementos físicos da organização planetária.
Emmanuel - Chico Xavier
=====================================================

O VERBO NA CRIAÇÃO TERRESTRE
A ciência do mundo não lhe viu as mãos augustas e sábias na
intimidade das energias que vitalizam o organismo do Globo. Substituíramlhe
a providência com a palavra "natureza", em todos os seus estudos e
análises da existência, mas o seu amor foi o Verbo da criação do princípio,
como é e será a coroa gloriosa dos seres terrestres na imortalidade semfim.
E quando serenaram os elementos do mundo nascente, quando a luz
do Sol beijava, em silêncio, a beleza melancólica dos continentes e dos
mares primitivos, Jesus reuniu nas Alturas os intérpretes divinos do seu
pensamento. Viu-se, então, descer sobre a Terra, das amplidões dos
espaços ilimitados, uma nuvem de forças cósmicas, que envolveu o
imenso laboratório planetário em repouso.
Daí a algum tempo, na crosta solidificada do planeta, como no fundo
dos oceanos, podia-se observar a existência de um elemento viscoso que
cobria toda a Terra.
Estavam dados os primeiros passos no caminho da vida organizada.
Com essa massa gelatinosa, nascia no orbe o protoplasma e, com ele, lançara Jesus à
superfície do mundo o germe sagrado dos primeiros homens.

Emmanuel - Chico Xavier

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A Oração que causou polêmica, e que está repercutindo em todo o mundo.

“...a melhor escola ainda é o lar, onde a criatura deve receber as bases do sentimento e do caráter” e que “... a universidade pode fazer o cidadão, mas somente o lar pode edificar o homem”... “O Consolador” de Emmanuel (psicografia de Francisco Cândido Xavier )

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

FÓRUM ESPÍRITA - O HOMEM



A letra dessa música é uma psicografia de Chico Xavier pelo espírito Emmanuel que foi entregue a Roberto Carlos nos “anos 70” em visita a Uberaba (MG) e juntamente com Erasmo Carlos, no ano de 1973, a transformaram nessa magnífica canção que emociona ao falar com simplicidade, mas extrema beleza da passagem do Mestre entre nós.

Manancial de Luz

O Homem (R. Carlos e E. Carlos)

Um certo dia um homem esteve aqui
Tinha o olhar mais belo que já existiu
Tinha no cantar uma oração.
E no falar a mais linda canção que já se ouviu.

Sua voz falava só de amor
Todo gesto seu era de amor
E paz, Ele trazia no coração.

Ele pelos campos caminhou
Subiu as montanhas e falou do amor maior.
Fez a luz brilhar na escuridão
O sol nascer em cada coração que compreendeu

Que além da vida que se tem
Existe uma outra vida além e assim...
O renascer, morrer não é o fim.

Tudo que aqui Ele deixou
Não passou e vai sempre existir
Flores nos lugares que pisou
E o caminho certo pra seguir

Eu sei que Ele um dia vai voltar
E nos mesmos campos procurar o que plantou.
E colher o que de bom nasceu
Chorar pela semente que morreu sem florescer.

Mas ainda há tempo de plantar
Fazer dentro de si a flor do bem crescer
Pra Lhe entregar
Quando Ele aqui chegar

Tudo que aqui Ele deixou
Não passou e vai sempre existir
Flores nos lugares que pisou
E o caminho certo pra seguir

Tudo que aqui Ele deixou
Não passou e vai sempre existir
Flores nos lugares que pisou
E o caminho certo pra seguir

FONTE: http://www.forumespirita.net/fe/audio-video/o-homem-roberto-carlos-chico-xavier-emmanuel/

==================================================


Olá amigos AlexBentes e Sérgio,

Já nos idos de 1970, o astro da canção brasileira, Roberto Carlos, revelava no Programa Flávio Cavalcanti, a influência das obras do Chico nas letras das músicas que compõe.

São inúmeras as letras psicografadas pelo Chico que foram e são musicadas, daí resultando belas canções, tais como: Alma Gêmea e Companheiro, letras de Emmanuel.


Segundo relato à epoca, foi o próprio Roberto que falou sobre a origem da música. Disse ele que numa das visitas que fez a Chico Xavier em Uberada, o Chico entregou um papel com essa belíssima música assinada por Emmanuel. Não sei se foi o Chico ou se foi o Emmanuel que disse ao Roberto assim: "Por favor, cante essa música... pode dizer que é sua".

Sabemos que o Rei Roberto Carlos é Católico convícto...e a letra da música "O Homem" possui características espirituais bem marcantes, logo no mínimo foi muito influênciada pelas mensagens psicografadas por Chico Xavier ditadas por Emmanuel...

" Que além da vida que se tem
Existe uma outra vida além e assim...
O renascer, morrer não é o fim."

Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/audio-video/o-homem-roberto-carlos-chico-xavier-emmanuel/#ixzz1gKGGw7kY
Prezados companheiros de ideal,

Legal, fico feliz de já nos aproximamos mais de elucidar esta informação sobre dois ícones da cultura popular brasileira.

Porém, creio que devemos ter em mente que apesar da mensagem ser linda e ter alcançado o seu objetivo, como já foi afirmado. Devemos ter cuidado ao afirmar algo que não sabemos de fato, tal informação poderá ser interpretada de maneira errônea e "manchar" o objetivo da divulgação de uma bela mensagem.

Observemos o que nos diz o livro dos médiuns no capítulo XX, "Da Influência Moral do Médium" ítem 230.: "Mais vale repelir dez verdades que admitir uma só mentira, uma só teoria falsa."

Observemos ainda que em nenhum dos links expostos acima, confirmam que a letra é de Emmanuel. Sinceramente acredito nessa influência sobretudo sabendo dessa amizade e proximidade do médium com o cantor.

Sabendo do poder de penetração nas massas que o querido Roberto sempre exerceu, não me surpreenderia que o próprio houvesse sido inspirado por Emmanuel ou outro espírito com intuito de levar uma mensagem tão linda, como já foi afirmado. Por que não?

Porém, Emmanuel ter escrito pela psicografia de Chico e esta ter sido entregue ao Roberto é outra coisa, não é mesmo? Apenas sugiro, como diz o velho provérbio: "Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém".

Muita Paz,

Alex.

Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/audio-video/o-homem-roberto-carlos-chico-xavier-emmanuel/#ixzz1gKGYUhVX

Camila Sousa
Aceitar que chico e Emannuel teriam passado esta bela mensagem para Roberto, seria privilegiar um em detrimento de outros.Aprendemos no espiritismo que quando existir dúvidas, recorramos à codificação.Por quê eles dariam este privilégio ao Roberto, fama e dinheiro? Só a ele? Tudo que os Espíritos nos deixaram através do chico foi revestido em caridade.E explicado , documentado.Nós, espíritas, temos que ter muito cuidado nas informações passadas.Não devemos aceitar qualquer informação e repassá-las, sem fonte verdadeira, deixarmos de lado os achismos...
Mas é uma bela canção.
Bela inspiração do Roberto/Erasmo.
Dilma Morais
Eu sou fã do Roberto Carlos e amo todas as suas músicas, e essa em especial, me comove bastante quando a escuto.

Maridásio Martins • Salvador, Bahia, Brazil
Música e letra são extremamente bonitas. Roberto Carlos tb é muito querido. Deus, através de seus mensageiros nos inspira a todos. Portanto, nada a estranhar. Contudo, anúncio dessa natureza, requer cautela, como sempre recomenda o postulado espírita. Necessária se faz a confirmação da autoria, ainda mais quando, como diz a matéria que Chico, sugeriu que dissesse que a letra era de autoria do cantor! Estranha essa recomendação. Induzindo-o a mentir?!
De qualquer forma, parabenizo ao amigo que postou, por levantar o debate e pela beleza da letra e música>
Um fraternal abraço a todos,
Maridásio Martins

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

MENSAGEM DE NATAL E ANO NOVO!





Agora sigo estudando... a chuva caindo e o silêncio da madrugada! Tanta tranquilidade..nenhum sono...e tantas coisas na cabeça!

De repente, ligo a TV e dou de cara com a cena de um dos melhores filmes que já assisti na vida: "A corrente do bem" onde o autor da teoria fala:

"...acho que algumas pessoas têm muito medo de pensar que as coisas podem ser diferentes...É difícil para certas pessoas que estão habituadas com as coisas como estão (mesmo que estejam mal) mudarem. Então elas desistem...e quando isso acontece, todos... todos perdem!"

Uma vez ouvi que Deus age e se comunica misteriosamente na vida de cada um... Esse é um momento de renascimento, renovação...Onde todas as coisas se fazem novas! É um tempo de mudança e de não temer a mudança... Então que cada um aproveite a sua chance!

Por isso, ao ver esse vídeo fiquei anestesiado com tantos gestos embrulhados de AMOR.

TOCOU-ME LÁ NO FUNDO.COMO SONHO VER A HUMANIDADE AGINDO ASSIM! CONFIRAM!


EXEMPLO DE VIDA !

A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda.
Confúcio
























XIV EMECE - VOLTEI, E AGORA?


Evoluir
Grupo Bem
Eu abro os olhos
O que será que aconteceu?
Pessoas ao redor de alguém
E esse alguém sou eu
Às vezes é difícil de entender essa chegada
A bagagem pode estar um tanto leve ou pesada
São diversas estações
Apesar de um destino
E de hoje ao infinito
Muitas vezes, muitas vezes
Eu vou voltar, recomeçar
Amar nunca é demais
Redescobrir, evoluir
Cada dia um passo a mais
Agora estou aqui
E começo a relembrar
As promessas que eu fiz
É a hora de enfrentar
Pessoas vêm e vão
Observo a caminhada
Umas passam tão tranqüilas,
outras tão desinformadas
E a vida é feita assim
De partidas e chegadas
Hoje sei que estou aqui,
Mas em breve, em breve
Eu vou voltar, recomeçar
Amar nunca é demais
Redescobrir, evoluir
Cada dia um passo a mais.

Vem ai o Encontro de Mocidades Espíritas do Ceará (EMECE), que acontece anulamente no período do carnaval e é realizado pela Coordenação de Infância e Juventude (CIJ) da FEEC.
Confira maiores detalhes!

XIV EMECE (ENCONTRO DE MOCIDADES ESPÍRITAS DO CEARÁ)
TEMA: VOLTEI. E AGORA?


PERIODO: De 18 a 21 de Fevereiro de 2012.
HORÁRIOS: Dia 18/02 - das 14 as 17:30 horas
De 19 a 21/02 - das 7:30 as 17:00 horas

LOCAL: Lar Fabiano de Cristo
Rua Jaime Rolemberg, 100 - Maraponga - Fort/CE

INSCRIÇÕES (*):
LOCAL: Livraria Sinal Verde (FEEC)

VALORES: De 02 de maio a 30 de novembro de 2011 - R$30,00
De 01 de dezembro de 2011 a 31 de janeiro de 2012 - R$45,00
De 01 a 18 de fevereiro de 2012 - R$60,00
TOTAL DE VAGAS: 250

(*) SUJEITO A DISPONIBILIDADE DE VAGAS


MAIORES INFORMAÇÕES: Por e-mail: emece.feec@hotmail.com - Pelo fone: (85) 3212-1092
FONTE: http://www.feec.org.br/eventos/742-lancado-o-emece