SEGUIDORES

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

FÓRUM ESPÍRITA - O HOMEM



A letra dessa música é uma psicografia de Chico Xavier pelo espírito Emmanuel que foi entregue a Roberto Carlos nos “anos 70” em visita a Uberaba (MG) e juntamente com Erasmo Carlos, no ano de 1973, a transformaram nessa magnífica canção que emociona ao falar com simplicidade, mas extrema beleza da passagem do Mestre entre nós.

Manancial de Luz

O Homem (R. Carlos e E. Carlos)

Um certo dia um homem esteve aqui
Tinha o olhar mais belo que já existiu
Tinha no cantar uma oração.
E no falar a mais linda canção que já se ouviu.

Sua voz falava só de amor
Todo gesto seu era de amor
E paz, Ele trazia no coração.

Ele pelos campos caminhou
Subiu as montanhas e falou do amor maior.
Fez a luz brilhar na escuridão
O sol nascer em cada coração que compreendeu

Que além da vida que se tem
Existe uma outra vida além e assim...
O renascer, morrer não é o fim.

Tudo que aqui Ele deixou
Não passou e vai sempre existir
Flores nos lugares que pisou
E o caminho certo pra seguir

Eu sei que Ele um dia vai voltar
E nos mesmos campos procurar o que plantou.
E colher o que de bom nasceu
Chorar pela semente que morreu sem florescer.

Mas ainda há tempo de plantar
Fazer dentro de si a flor do bem crescer
Pra Lhe entregar
Quando Ele aqui chegar

Tudo que aqui Ele deixou
Não passou e vai sempre existir
Flores nos lugares que pisou
E o caminho certo pra seguir

Tudo que aqui Ele deixou
Não passou e vai sempre existir
Flores nos lugares que pisou
E o caminho certo pra seguir

FONTE: http://www.forumespirita.net/fe/audio-video/o-homem-roberto-carlos-chico-xavier-emmanuel/

==================================================


Olá amigos AlexBentes e Sérgio,

Já nos idos de 1970, o astro da canção brasileira, Roberto Carlos, revelava no Programa Flávio Cavalcanti, a influência das obras do Chico nas letras das músicas que compõe.

São inúmeras as letras psicografadas pelo Chico que foram e são musicadas, daí resultando belas canções, tais como: Alma Gêmea e Companheiro, letras de Emmanuel.


Segundo relato à epoca, foi o próprio Roberto que falou sobre a origem da música. Disse ele que numa das visitas que fez a Chico Xavier em Uberada, o Chico entregou um papel com essa belíssima música assinada por Emmanuel. Não sei se foi o Chico ou se foi o Emmanuel que disse ao Roberto assim: "Por favor, cante essa música... pode dizer que é sua".

Sabemos que o Rei Roberto Carlos é Católico convícto...e a letra da música "O Homem" possui características espirituais bem marcantes, logo no mínimo foi muito influênciada pelas mensagens psicografadas por Chico Xavier ditadas por Emmanuel...

" Que além da vida que se tem
Existe uma outra vida além e assim...
O renascer, morrer não é o fim."

Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/audio-video/o-homem-roberto-carlos-chico-xavier-emmanuel/#ixzz1gKGGw7kY
Prezados companheiros de ideal,

Legal, fico feliz de já nos aproximamos mais de elucidar esta informação sobre dois ícones da cultura popular brasileira.

Porém, creio que devemos ter em mente que apesar da mensagem ser linda e ter alcançado o seu objetivo, como já foi afirmado. Devemos ter cuidado ao afirmar algo que não sabemos de fato, tal informação poderá ser interpretada de maneira errônea e "manchar" o objetivo da divulgação de uma bela mensagem.

Observemos o que nos diz o livro dos médiuns no capítulo XX, "Da Influência Moral do Médium" ítem 230.: "Mais vale repelir dez verdades que admitir uma só mentira, uma só teoria falsa."

Observemos ainda que em nenhum dos links expostos acima, confirmam que a letra é de Emmanuel. Sinceramente acredito nessa influência sobretudo sabendo dessa amizade e proximidade do médium com o cantor.

Sabendo do poder de penetração nas massas que o querido Roberto sempre exerceu, não me surpreenderia que o próprio houvesse sido inspirado por Emmanuel ou outro espírito com intuito de levar uma mensagem tão linda, como já foi afirmado. Por que não?

Porém, Emmanuel ter escrito pela psicografia de Chico e esta ter sido entregue ao Roberto é outra coisa, não é mesmo? Apenas sugiro, como diz o velho provérbio: "Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém".

Muita Paz,

Alex.

Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/audio-video/o-homem-roberto-carlos-chico-xavier-emmanuel/#ixzz1gKGYUhVX

Camila Sousa
Aceitar que chico e Emannuel teriam passado esta bela mensagem para Roberto, seria privilegiar um em detrimento de outros.Aprendemos no espiritismo que quando existir dúvidas, recorramos à codificação.Por quê eles dariam este privilégio ao Roberto, fama e dinheiro? Só a ele? Tudo que os Espíritos nos deixaram através do chico foi revestido em caridade.E explicado , documentado.Nós, espíritas, temos que ter muito cuidado nas informações passadas.Não devemos aceitar qualquer informação e repassá-las, sem fonte verdadeira, deixarmos de lado os achismos...
Mas é uma bela canção.
Bela inspiração do Roberto/Erasmo.
Dilma Morais
Eu sou fã do Roberto Carlos e amo todas as suas músicas, e essa em especial, me comove bastante quando a escuto.

Maridásio Martins • Salvador, Bahia, Brazil
Música e letra são extremamente bonitas. Roberto Carlos tb é muito querido. Deus, através de seus mensageiros nos inspira a todos. Portanto, nada a estranhar. Contudo, anúncio dessa natureza, requer cautela, como sempre recomenda o postulado espírita. Necessária se faz a confirmação da autoria, ainda mais quando, como diz a matéria que Chico, sugeriu que dissesse que a letra era de autoria do cantor! Estranha essa recomendação. Induzindo-o a mentir?!
De qualquer forma, parabenizo ao amigo que postou, por levantar o debate e pela beleza da letra e música>
Um fraternal abraço a todos,
Maridásio Martins

Nenhum comentário: