SEGUIDORES

terça-feira, 5 de abril de 2011

AS VIDAS DE CHICO XAVIER


Entrevista com Marcel Souto Maior, autor do livro As Vidas de Chico Xavier, que deu origem ao filme Chico Xavier, lançado em 2010 nos cinemas de todo o Brasil.

O livro As Vidas de Chico Xavier, escrito pelo jornalista Marcel Souto Maior, que deu origem ao filme Chico Xavier, lançado em 2010, é o resultado de 98 entrevistas realizadas com amigos e dissidentes de Chico, pesquisas nas cidades de Pedro Leopoldo e Uberaba e nos arquivos da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Todas essas fontes foram consultadas para que pudesse compor um retrato mais fiel possível do médium.

Em entrevista, realizada no ano de 2003, Marcel relata como surgiu a ideia de lançar a obra, seu processo de elaboração e o que mudou em sua vida após este trabalho.


Como surgiu a idéia de escrever um livro sobre Chico Xavier? Por que o escolheu?

Marcel Souto Maior – Na época, eu era subeditor do “Caderno B” do Jornal do Brasil e fui escalado para escrever uma reportagem sobre a peça espírita Além da Vida, fenômeno de bilheteria visto por mais de 2 milhões de espectadores no Brasil. Durante a pesquisa, levantei informações sobre Chico Xavier e percebi que não havia ainda nenhuma biografia jornalística sobre ele. Chico tinha escrito mais de 400 livros, vendido mais de 20 milhões de exemplares e doado toda a renda dos direitos autorais a instituições beneficentes. “Eu não escrevi livro nenhum. Os espíritos escreveram”, ele repetia. Era preciso contar a história deste personagem – tão importante e intrigante - sem preconceitos, com objetividade. Eu decidi enfrentar o desafio.

Ao longo de 270 páginas, conto a história do menino pobre, mulato, filho de pais analfabetos, nascido no interior de Minas Gerais, que – primeiro – se transforma em escândalo nacional ao passar para o papel mensagens assinadas por “mortos” ilustres e anônimos e que – com o tempo -, depois de muita perseguição e desconfiança, se transforma em ídolo popular, a ponte mais confiável no Brasil entre os “vivos” e os “mortos”.

Leia a entrevista na íntegra, gratuitamente, no site da Revista Cristã de Espiritismo.
Acesse www.rcespiritismo.com.br

============================================

Diretor anuncia filme na esteira de 'Nosso Lar'

Edição de 01/04/2011

Depois de Brasília é a vez da cidade de Fortaleza (CE) receber o I Festival de Cinema Transcendental. Na capital federal o evento ocorreu de 24 a 27 de março e no Ceará a mostra foi de 28 a 31 de março. O diretor do filme 'Nosso Lar', Wagner de Assis, foi uma das estrelas do festival em Brasília. Ele anunciou a continuação de 'Nosso Lar', mas avisou que a produção ainda não tem um título. 'Não podemos dizer que vai ser uma continuação do ‘Nosso Lar’, ou seja, o ‘Nosso Lar 2’, mas será na mesma linha pois como temos 16 livros escritos com a mesma temática e que podemos usar. Temos que pensar também em quem não viu o primeiro filme e precisa entender a história. A produção está em fase embrionária e serão necessários pelo menos entre três e cinco anos para o filme ir às telas', avisou Wagner de Assis. Ele informou que está em busca de patrocinadores, parceiros e que os efeitos visuais também terão um lugar de destaque como em 'Nosso Lar'. 'Buscamos excelência para contar uma história', afirmou o diretor.
Ele rebateu críticas de que seu filme teve mais uma visão mercadológica do que artística, que a adaptação do livro ficou aquém do esperado e de que se trata de uma produção com o intuito de doutrinar a audiência. 'Cinema é indústria. Quando se faz um filme se conta uma história e se espera que o público compareça; prestigie. Seria infantilidade pensar que a adaptação de um livro sairia ipsi literes; nem Hollywood faz isso. Livro é livro; cinema e cinema. Quem quiser o livro que fique com o livro e não vá ver o filme. Quanto ao filme ser doutrinário, eu discordo totalmente. Não acredito que seja doutrinário a não ser que falar de valores, de moral, de ética e de coisas positivas seja doutrinação.'
Wagner de Assis disse não ver o surgimento de um novo gênero cinematográfico, que estaria surgindo e sendo chamado de cinema espírita. Em sua opinião, o surgimento de um novo gênero é 'complicado' e não deve ser levado a sério. 'O filme ‘Nosso Lar’ é um drama com enfoque espiritualista, mas deve ser classificado no gênero drama. Mas é claro que todo adjetivo que vem se somar a uma manifestação artística, seja teatro ou cinema, busca aproximar o público que tem interesse nessa manifestação; deseja falar ao público que se quer atingir', opinou.

FONTE: http://www.orm.com.br/oliberal/interna/default.asp?modulo=248&codigo=524823

===========================================

CINEMA - Do filme-favela à onda espírita


Ter, 05 de Abril de 2011 00:18
(BR Press) - Depois da onda do filme-favela – Cidade de Deus (2005), Sonhos Roubados (2010), 5x Favela, Agora Por Nós Mesmos (2010) e Tropa de Elite 1 e 2 (2007, 2010) –, as produções com temática espírita tomam conta dos cinemas brasileiros.

Ligado às tradições dogmáticas e religiosas, o Brasil é o berço da maior comunidade católica do mundo. 64% da população brasileira segue a religião, de acordo com pesquisa realizada pela Datafolha, em 2007. Outra doutrina, o espiritismo, ainda na mesma pesquisa, apontava 3% de espíritas kardecistas ou espiritualistas.

Avalanche de fé


O Brasil possui uma religiosidade muito forte e as produções cinematográficas estão seguindo este fluxo. O catolicismo foi visto em Maria - Mãe do Filho de Deus (2003), com Giovanna Antonelli, e em Irmãos de Fé (2004), com Thiago Lacerda. No ano passado, foi lançado Aparecida - O Milagre, com Murilo Rosa.

O primeiro filme a se aventurar no campo espírita foi o documentário As Cartas de Chico Xavier (2005). A temática também apareceu em Bezerra de Menezes - O Diário de um Espírito (2009), sobre o homem do título, um médico considerado o pioneiro do kardecismo no Brasil.

Em 2 de abril de 2010, para marcar o centenário de nascimento do médium Chico Xavier, foi lançada a cinebiografia de mesmo nome, dirigida por Daniel Filho. O drama foi baseado no livro As Vidas de Chico Xavier, de Marcel Souto Maior. O público respondeu ao filme, lotando as salas de cinema e dando a produção, um faturamento de R$ 30 milhões.

Depois da morte

Para Souto Maior, as pessoas estão questionando sobre o que se passa depois da morte. “Existe uma demanda reprimida por parte do público. Ele está interessado nesse universo espiritualista. A tendência é que o tema ganhe cada vez mais força”, disse o escritor, em entrevista coletiva de imprensa do filme As Mães de Chico Xavier, que estreou na última sexta (01/04) e também é é baseado num livro seu: Por Trás do Véu de Ísis.

No mesmo ano, foi lançado o documentário As Cartas Psicografadas por Chico Xavie e Nosso Lar, adaptado do livro Nosso Lar - A Vida no Mundo Espiritual, de Chico Xavier. O filme mostra um médico, que após morrer, vai para outros dois mundos: Umbral e Nosso Lar. Nesses lugares, ele encontra resposta à questão existencial e fica sabendo que a vida continua depois que se deixa a Terra. Este também foi um campeão de bilheteria, com um faturamento de R$ 36 milhões.

As Mães de Chico Xavier enfoca três mães que lidam com a questão da morte de um filho, denominada pelo autor, como "a dor maior, a dor sem nome". “Uma das mães que conheci enquanto eu realizava pesquisa para o livro falava: ‘Quando nós perdemos o marido ficamos viúvas, quando perdemos o pai e a mãe ficamos órfãos e quando se perde um filho, fica-se como? Esta dor nem nome tem’”.

Espiritual

Em paralelo, a produção retrata o trabalho do jornalista Karl (Caio Blat), que investiga o trabalho feito por Chico Xavier (Nelson Xavier) com a psicografia de cartas entregues às mães enlutadas. Caio Blat fala sobre a “moda” das produções com esta temática espírita. “Com esse filme começamos, a furar um pouco essa classificação e fazer filmes para todos os públicos, de outros gêneros e que tenham um aspecto espiritual”.

Para Blat, “estamos descobrindo uma nova dramaturgia. Eu não gosto de chamar esses filmes de espíritas e sim filmes com elementos espirituais. O cinema americano já faz isso há tanto tempo! Tem tantos blockbusters com temática espírita e que não são vendidos como ‘filmes espíritas’”, argumenta o ator.

De fato, Hollywood já vem explorando essa temática, percorrendo variados gêneros e com muito êxito. Alguns deles são: Além da Eternidade (Always, 1989), Ghost - Do Outro Lado da Vida (Ghost, 1990), O Sexto Sentido (The Sixth Sense, 1999), Os Outros (The Others, 2001) e Além da Vida (Hereafter, 2010).

Em outubro, a temática será vista em O Filme dos Espíritos. A produção surgiu do projeto Mundo Maior de Cinema, no qual, jovens realizadores fizeram oito curta-metragens sobre o espiritismo, e culmina agora com este longa. O filme conta a história de um homem que perde tudo e o suicídio lhe parece a única saída. Sua vida muda quando ele passa a ter contato com a obra O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec.

(Vanessa Wohnrath/Especial para BR Press)

Nenhum comentário: