SEGUIDORES

sábado, 2 de abril de 2011

“Mães de Chico Xavier” será exibido no Festival de Cannes












01/04/11, 11:32

Película estreia em Teresina. Produtora pretende fazer filmes sobre Irmã Dulce e D. Helder Câmara.

O filme “As Mães de Chico Xavier” que estreia nesta sexta-feira (1º) nos cinemas de Teresina também já tem data para seu grande debut internacional. A película foi escolhida para ser exibida no dia 13 de maio deste ano, durante o tradicional Festival de Cannes, um dos mais prestigiados do mundo, na cidade francesa de mesmo nome.

De acordo com o produtor Eduardo Girão, esta será uma grande oportunidade para o filme e a expectativa é que a película ganhe uma boa repercussão internacional. "O filme mostra o legado do Chico Xavier e tem realmente emocionado as pessoas, além de tocar em assuntos polêmicos, como o aborto, o suicídio, consumo de drogas e violência urbana", pontua. "É uma mensagem de esperança, de que o amor vale a pena. tem um elenco envolvido de corpo e alma", completa.

Além de Nelson Xavier que vive Chico pela segunda vez nas telonas, estão presentes rostos conhecidos como Caio Blat, Herson Capri e Vanessa Gerbelli. A trama teve seu pré-lançamento no último sábado e mais outras 19 cidades brasileiras, onde a produção pôde sentir a repercussão entre o público. “Evangélicos, ateus, católicos, agnósticos. Todos receberam o filme super bem. É uma obra paras as pessoas, pro coração”.

A estreia nacional ocorre em 420 salas de cinema em todo o Brasil, o que significa que cada shopping do país vai ter, pelo menos, uma sala, segundo Girão. De acordo com o produtor, a história encerra uma trilogia iniciada com Bezerra de Menezes e Chico Xavier.

Projetos futuros
Eduardo Girão afirma que existem projetos para a realização de filmes sobre Irmã Dulce e Dom Helder Câmara com roteiros ainda a serem feitos. "Gostamos de trabalhar sempre com filmes que levem cultura de paz, de luz, de esperança, otimismo", finaliza.

Tamires Brito
Carlos Lustosa Filho
redacao@cidadeverde.com

FONTE: http://www.cidadeverde.com/maes-de-chico-xavier-sera-exibido-no-festival-de-cannes-75522

ENTREVISTA COM O PRODUTOR DO FILME: LUIZ GIRÃO
Luis Eduardo Girão, 39 anos, cuidava dos negócios da família em Fortaleza, um resort e uma empresa de segurança, e jamais sonhara se tornar cineasta. Após passar por uma síndrome do pânico, tornou-se espírita e passou a investir em peças teatrais ligadas ao tema. Até que resolveu fazer um filme com a história de um médium famoso, Bezerra de Menezes.

Com pouco dinheiro, parte dele do próprio bolso, e apenas 44 cópias, levou aos cinemas, em 2008, mais de meio milhão de pessoas e inaugurou a onda de filmes espíritas, da qual faz parte "Chico Xavier", de Daniel Filho, com 3,5 milhões de espectadores, maior bilheteria nacional do ano passado.

O novo filme produzido por Girão, 'As mães de Chico Xavier'traz uma mensagem do bem à população, e busca demover ideias de uso de drogas, suicídio e aborto.

Girão concedeu a seguinte entrevista:

Quais são as suas expectativas sobre o filme As Mães de Chico?

A Estação da Luz já trabalha com o tema transcendental há bastante tempo, um exemplo é a Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, que vai entrar em seu 9º ano em 2011. Em 2008, lançamos o produto audiovisual, com o filme "Bezerra de Menezes - o Diário de um Espírito", um projeto despretensioso que, para nossa surpresa, atingiu meio milhão de espectadores no Brasil.

Apesar de termos atrasado o lançamento de "As Mães de Chico Xavier", devido ao convite da Globo Filmes em participarmos da co-produção do longa "Chico Xavier", o filme será lançado em seu período ideal, por que o primeiro filme que abriu o centenário do Chico fala da vida dele. "Chico Xavier" é uma biografia, e levou 3 milhões e 700 mil espectadores ao cinema. O segundo filme, lançado em setembro de 2010 foi "Nosso Lar", que é a obra do Chico, baseado em um livro psicografado por ele, e teve um público de 4 milhões e 200 mil espectadores. "As Mães de Chico Xavier" irá fechar uma trilogia espontânea, por que vai mostrar um lado que os dois primeiros filmes não abordaram, que é o Chico como ser humano e seu mandato de amor durante toda a sua existência. Ele irá complementar os outros dois filmes e a Estação Luz Filmes está com as melhores expectativas. Indico a todas as famílias irem ao cinema para assistir, pois é uma linda homenagem ao Chico Xavier.

O filme tem a intenção de passar alguma mensagem especial para o público?

"As Mães de Chico Xavier" é um filme muito emocional, que apesar de tratar de assuntos polêmicos e delicados, como a violência urbana, suicídio, consumo de drogas e aborto, ele termina com uma mensagem muito positiva, de conforto e de esperança.

O roteirista Emmanuel Nogueira viajou pelo Brasil em busca de casos de mães que tiveram ajuda do Chico Xavier. O filme é baseado em histórias reais, e são assuntos muito comuns no nosso cotidiano. São situações de perdas de entes queridos, em situações que podem acontecer com qualquer um de nós. São histórias muito marcantes, e que pessoas de todas as idades vão conseguir se identificar bastante, e eu espero que traga muita luz e muito amor, reflexão e superação para as famílias que o assistirem.

Existe algum motivo para os filmes e obras que tratam do mundo espiritual ter tanto sucesso?

Além da força e do apoio que recebemos de todos os irmãos de grupos espíritas do Brasil inteiro, o que conta muito para que os filmes sejam bem disseminados e levem muitos espectadores aos cinemas, a gente acredita que os espíritos multiplicam isso, pelo amor que eles têm pelo Chico Xa-vier.

Mas acredito também que as pessoas estão muito cansadas da violência, dos casos brutais que acontecem na sociedade todos os dias, e buscam nos filmes espirituais momentos de paz, palavras de conforto e de esperança, com as mensagens de bem e de amor que eles transmitem.

Como foi o processo de produção do filme?


Como falei anteriormente, o roteirista Emmanuel Nogueira viajou todo o Brasil, passou oito meses pesquisando casos reais de mães que perderam seus filhos queridos e se encontraram em estado de total desespero e falta de esperança, e encontraram paz através de experiências espirituais com o médium Chico Xavier.

A partir desses casos, que envolvem suicídio, aborto, consumo de drogas, acidente banal, e também violência urbana, foi cons-truída pelo roteirista a trama do filme. No livro do Marcel Souto Maior - "Por trás do véu de Isis", em que o filme é baseado, as histórias são isoladas, mas nesse caso, o Emmanuel usou de licença poética para entrelaçá-las.

O elenco foi escolhido pelos diretores, mas algumas pessoas já eram conhecidas, como Caio Blat, que participou do "Bezerra de Menezes", e o Nelson Xavier, que foi protagonista do "Chico Xavier", filme em que a Estação Luz Filmes participou como co-produtora. Quando fomos fazer a prospecção dos atores, eles foram naturalmente se apaixonando pelo roteiro.

Qual foi o clima entre produção, direção e elenco durante as gravações? Elas levaram quanto tempo?

Foram seis semanas de filmagens, e o clima entre a equipe inteira foi muito bom, tanto que acabamos todo o cronograma an-tes do tempo previsto, o que é dificílimo de acontecer. Todos estiveram muito sintonizados com as filmagens e com a energia do estúdio e das locações onde o filme foi gravado.

FONTE: http://tribunadonorte.com.br/noticia/filme-fecha-uma-trilogia-espontanea/177301

Nenhum comentário: