SEGUIDORES

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Nosso Lar - Faz Milagres (Relatos de Religiosos e Ateus)


VÍDEO INÉDITO NO G1 - PASSEIO DE ARERÓBUS - CONHEÇA NOSSDO LAR

INÉDITO - TRILHA SONORA NOSSO LAR

Eis que fui ao cinema hoje para assistir o filme "Nosso Lar" baseado no famoso livro psicografado por Chico Xavier. Já havia assistido recentemente a outro filme sobre a vida do Chico Xavier, e nada mais coerente que avançar um pouco mais, assistir o "Nosso Lar", e tentar entender um pouco melhor a doutrina espirita, mesmo sendo um ateu.
A minha primeira surpresa foi quando comprei os ingressos, pois praticamente não haviam lugares vagos. O cinema estava lotado. Com sorte consegui lugar na 1a fila. Minha segunda surpresa foi o público presente. Eu imaginava que seriam expectadores idosos (puro preconceito), pelo contrário havia muitos jovens, a maioria. Na verdade tinha pessoas de todas as idades mostrando que o espiritismo ainda resiste aos ataques evangélicos e católicos.


Inicia-se a projeção e a história de André Luiz começa a ser contada. O ator principal, Renato Prieto, está confortável no papel de André Luiz. Suas expressões são perfeitas e sua interpretação chama a atenção. O cenário é todo meio forçado e em geral o filme é óbvio desde a chegada dos desencarnados `as zonas umbralinas (espécie de purgatório), bem como a chegada dos mesmos ao "Nosso Lar". A cidade é cheia de prédios, sentimentos, burocracias e coisas assim que me são difíceis de crer que existam após a morte. Certa hora me veio a mente como seria legal ver o Lula, a Dilma, o Collor e o Sarney no UMBRAL se contorcendo abraçados naquela lama fétida. Consegui sorrir com este breve desatino. Por outro lado me senti triste na cena em que o espírito viaja a dimensão carnal, vendo sua família viver, sem ele, somente com lembranças. Neste momento pensei que ficaria feliz se meus mortos viessem me ver e conversar comigo. Seria meu segundo desatino da noite. Será que eu conseguiria acreditar na doutrina Kardecista? Ela me parece mais justa que a lei dos homens. Na teoria ela é, no mínimo, confortante; pois reduz o peso da morte e da ausencia transformando-as em um "até breve". Gostaria , como tantos outros, de acreditar na teoria - mas esta ainda não me desce bem.
Enfim, gostei de assistir o filme. Foi útil para entender melhor o assunto. Não estou convencido que André Luiz existe ou é apenas um personagem fruto da brilhante mente de Chico Xavier. Sou ateu mas sou romântico e não posso ser cego nas minhas idéias nem ser insensível diante de um mundo tão injusto - sem nexo e sem explicações. Não posso imaginar-me desprezando o espírito de um ente querido, ausente, somente por eu ser ateu. Quero que os espíritos venham e falem comigo caso eles existam. Mas eles nunca vem. Não quero ser ATEU, mas não vejo como não se-lo.
Ao final do filme senti-me estranhamente feliz, não pelo filme ter despertado-me ao espiritismo, definitivamente isto não ocorreu, mas sim por estar consciente que minhas convicções são fortes mas não eternas ou inabaláveis. Sinto me seguro por estar sempre disposto a modificar velhos conceitos `a luz de novas teorias que pareçam-me razoáveis.

Para finalizar existe uma ONG em São Paulo ,em homenagem ao André Luiz, chamada "Casas Andre Luiz" que cuida de mais de 1400 pacientes com deficiência mental. A ONG faz um trabalho lindo e emocionante ao qual todos deveríamo-nos somar. Por isso torno a repetir: se André Luiz é um espírito real ou uma criação fascinante do Chico Xavier pouco importa. O que importa é que siga fazendo seus milagres.
http://www.casasandreluiz.org.br/
FONTE:http://slowfoodbych.blogspot.com/2010/09/nosso-lar-faz-milagres.html
_________________________________________________
Postado por Cris França às Domingo, Setembro 12, 2010

Ontem eu tive a grata satisfaçãode ir conferir o filme NOSSO LAR, baseado na obra do Médium Chico Xavier, narrado pelo espírito de André Luiz.
Narra a história do médico André Luiz, sua vida aqui na Terra, seu desencarne, e seu encontro com a eternidade.
O filme é belíssimo, sem falar de nenhuma religião, o filme fala de amor , de esperança, dos nossos anseios e de tudo aquilo que nos afasta de sermos seres humanos melhores ou melhorados, afastando assim nosso entendimento da vida e de sua plenitude.
Confesso que o filme mexeu muito comigo, me emocionei demais.
Eu não sou espírita, mas eu sou uma pessoa em busca da minha espirítualidade.
A mensagem do filme é muito forte, eu achei.
Fala da capacidade de cada um de nós de desenvolvermos o nosso espírito e de sermos responsáveis pela nossa própria evolução.
O Filme tem cenas que me impressionaram muito, principalmente relativas ao "Umbral", uma espécie de purgatório para onde vamos para nos purificar dos pecados.
Eu fiquei impressionada, porque quando eu era pequena ainda, a mãe do meu era falecida, e eu sonhei com ela, ela estava num lugar, muito, muito parecido com esse lugar do filme, no meu sonho, ela apanhava de chicote de um homem, que a açoitava e ela gritava para mim, tá foi mais um pesadelo do que um sonho, na época eu contei para minha mãe e ela fez orações pela minha avó, mas o sonho voltou-me muito nitidamente durante o filme.
Depois, quando a tia do meu marido, por quem eu tinha um carinho enorme faleceu, eu sonhei com ela em um lugar de muitas janelas, num corredor enorme, ela estava recebendo e orientando as pessoas, que chegavam nesse lugar, me lembro claramente disso, ela era espírita e uma pessoa que só fez o bem aqui na Terra.
Nas palavras sobre servir o próximo, sobre a nossa busca tão vazia por entendimento das coisas além da vida, o filme me pareceu muito coerente.
Foi em muitos momentos muito delicado, muito bonito, com várias frases e mensagens riquíssimas, senti não ter ido com lápis e caneta ao cinema para anotar todas elas e compartilhar com vocês.
Mas o mais importante.
Hoje eu acordei com uma vontade enorme de ser uma pessoa melhor.
Seja o que for que possa despertar isso no ser humano, vocês devem convir comigo, vale a pena ser visto.
Peço desculpas por falar de cinema aqui, e não no Cinema Paradiso, mas é que realmente eu queria dividir essa sensação com vocês, porque muitas coisas que leio em blogs amigos, me voltaram durante o filme, aprendizados que tenho ganho e mais do isso, o filme realmente me deu esperanças, de ver nascer mais obras assim, que despertem as pessoas para um sentido mais espiritual da vida e do entedimento da nossa responsabilidade sobre a felicidade, nessa grande lei de Causa e Efeito, que chamamos de Vida.
Um abraço, paz , luz e bem para os que por aqui passam!

FONTE: http://cantodecontarcontos.blogspot.com/
__________________________________________________
domingo, 12 de setembro de 2010 Nosso lar (filme)
Postado por Alexandre Ferrari


Não sou um cara espiritualizado, não tenho religião, minha fé não move sequer um montinho de poeira. Tenho muitas preocupações, mas nenhuma delas tangencia o crescimento espiritual.
Rezo pela minha mãe. Rezo por alguns amigos (e para os nem tão amigos tb). Peço sempre para ser uma pessoa melhor, para aprender mais, ouvir mais, mas esses pedidos não são a materialização de uma crença, são, eu acho, maneiras de refletir um pouco sobre a minha vida (e a falta de compreensão em relação a ela).
Ainda que eu peça (sem saber direito a quem), sei que a resposabilidade de quaisquer mudanças é minha. E sei tb que é muito difícil entender, mudar, se desprender de sentimentos pequenos.
Hoje ao assistir ao filme Nosso Lar, baseado na obra psicografada por Chico Xavier (por certa influência do post da Cris), confesso que me senti muito vazio (muito pequeno). Senti a minha vida vazia de conhecimentos espirituais. Senti-me demasiadamente humano, no sentido primitivo.
É claro, não óbvio, que não ser espiritualizado ou não ter conhecimentos espirituais não me faz ser indiferente às pessoas, aos seus sofrimentos, dores, pesares.
O filme é reconfortante quando nos mostra que essa vida terrena é mesmo para aprendermos: a ser mais humanos (agora, no sentido de sermos compreensivos, bondosos e humanitários), a acreditar que a vida por aqui é passageira, a esperar tempos melhores em termos de sabedoria espiritual.
Vale à pena assisti-lo.
Saí melhor do que entrei no cinema, pelo menos acredito que sim.

FONTE:http://alexandreferrarisaores.blogspot.com/2010/09/nosso-lar-filme.html

Nenhum comentário: