SEGUIDORES

quinta-feira, 21 de maio de 2009

--> Obras de Chico Xavier nas Telas de Cinema em 2010



Três filmes sobre a Vida & Obra do Mineiro do Século prometem emocionar o público ano que vem

O ano do centenário de Chico Xavier será repleto de homenagens. Três produções estão programadas envolvendo Chico estão programadas para estrearem em 2010.Uma delas, é cearense e ajudará a vivenciar um pouco das lições deixadas por ele: trata-se de um longa-metragem abordando uma das tantas passagens marcantes da trajetória do maior médium de todos os tempos.

Ainda sem previsão exata para estrear, “As Mães de Chico Xavier”, nome provisório da produção, é uma iniciativa da Estação da Luz Filmes, a mesma que produziu “Bezerra de Menezes, O Diário de um Espírito”.

A tarefa de dirigir o filme caberá á três cineastas: Glauber Filho, Joe Pimentel e Halder Gomes”. As discussões estão apenas no começo, mas Glauber já antecipa alguns detalhes: “O roteiro será assinado por Emmanuel Nogueira, que tem curiosamente o seu nome em homenagem ao mentor espiritual de Chico... Basicamente, iremos mostrar a história de três mães cujos filhos desencarnaram. Após isso, eles passaram a enviar cartas, escritas por intermédio de Chico Xavier”.

Baseado em fatos que realmente envolveram o médium, o enredo sofrerá algumas modificações: “Procuraremos respeitar as pessoas envolvidas, por isso, vamos trocar o nome de todos os personagens. Além disso, pretendemos adotar em alguns momentos a licença poética”, acrescenta o diretor, que contemplará o enredo com problemas bem atuais da humanidade, tais como aborto, suicídio, drogas e sexo desregrado.

A suposta facilidade, entretanto, não tira o foco em manter sempre os pés no chão: “Sabemos o quanto é difícil arrecadar recursos, por isso, pretendemos trabalhar focados dentro de nossa realidade. Temos um teto determinado e idéias que ajudam a economizar alguns gastos, como adotar locações dentro do nosso estado”, complementa Glauber.

Também adotando um discurso realista, o Coordenador Geral da Estação da Luz, Luís Eduardo Girão avisa que a entidade não pretende ser a única a conduzir o projeto: “Nós não temos essa vaidade. Chico mereceria no mínimo uns 10 filmes para homenageá-lo em seu centenário. Para isso, Iremos tentar arregimentar co-produções com quem está fazendo filmes sobre o Chico Xavier com o objetivo de somar esforços em uma linda trilogia: Biografia, Obra psicografada e trabalho humanitário. A idéia é mostrar as várias facetas de amor legados pelo Chico. O mundo precisa urgentemente dessas referências de valores”, sintetiza o produtor, que revelou também que após o sucesso do filme “Bezerra de Menezes”, vários outros filmes com a temática transcendental “saíram da gaveta”, como o “Nosso Lar”, baseado em Best seller homônimo psicografado por Chico, que a Fox Filmes vai lançar também em 2010 e o da própria Globo/Colúmbia Picutures, o aguardadíssimo “As Vidas de Chico Xavier”.

Girão falou também que torce para que dê certo os entendimentos da LBV e CINEARTE, uma das maiores produtoras de cinema da América Latina, para que se inicie a produção do filme ” E a Vida continua...”, também baseado em um livro psicografado por Chico e assegurou que a Zíbia Gasparetto já trabalha a passos largos na produção do filme “Ninguém é de ninguém” baseado em romance psicografado por ela.

O elenco de “As mães de Chico Xavier” também não possui qualquer definição, mas alguns procedimentos adotados em “Bezerra de Menezes” devem permanecer: “Pretendemos novamente ter atores cearenses no elenco. Essa fórmula deu muito certo no projeto anterior. Tentaremos também contar com atores de renome nacional porque, além do talento indiscutível, eles chamam a atenção do público. A intenção é convidar aqueles que já tenham afinidade com o Espiritismo”, explica Glauber.

As gravações devem ser iniciadas no segundo semestre de 2009. Resta apenas esperar e torcer que a produção realmente se concretiza. Depois, é só preparar a pipoca e o refrigerante para conferir e se emocionar com a trajetória brilhante de Chico Xavier.

Filme mais esperado

Cinco anos foi tempo que o diretor Daniel Filho levou para levar a biografia de Chico Xavier, escrita por Marcel Souto Maior ao cinema. As filmagens de ´As Vidas de Chico Xavier ´, começarão em maio próximo. O diretor, embora se diga ateu, acredita em uma força maior que conduz o universo. O ator escolhido para viver o médium mineiro foi Nelson Xavier, de 67 anos, que tem uma notável semelhança com o homenageado, a começar pelo sobrenome. O ator disse que até se cansava de tal semelhança e sempre ouvia das pessoas, que um dia interpretaria Chico Xavier. Ele garante que, apesar de sua formação comunista, está emocionado com o laboratório feito em um lar espírita que ele tem freqüentado, para vivenciar o personagem com mais realismo. O filme tem data confirmadíssima para estrear: dia 02/04/2010, exatamente o dia do centenário do Chico. Com um detalhe curioso: uma sexta feira, dia de lançamento nacional de novos filmes. Uma notícia quente: os atores Tony Ramos e Cristiane Torloni confirmaram participação no filme. O longa sobre a vida de Chico Xavier já promete grandes emoções.

--------------------------------------------------------------------------------
FONTE:http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=626255

Nenhum comentário: