SEGUIDORES

segunda-feira, 11 de maio de 2009

--> No ar, a TV digital

Fortaleza entra na nova era da televisão. A TV Verdes Mares já transmite o sinal digital em alta definição para a região metropolitana da capital


O dia 2 de dezembro de 2007 representou um marco na história das telecomunicações no Brasil, em especial da TV aberta. Nessa data, o País entrou para a era da TV digital, aberta e gratuita, com o início das transmissões no Estado de São Paulo. Agora, é a vez da capital cearense e sua região metropolitana entrar para esta nova era. A TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo no Ceará, já está transmitindo através do canal 33 o sinal da TV digital em alta definição para toda a Região Metropolitana de Fortaleza. Assim, a emissora se tornou a primeira do Ceará a operar em HDTV (TV de alta definição).

Hoje, o sinal digital está presente em 18 cidades. “Até dezembro, todas as capitais brasileiras estarão com o sistema digital”, disse o ministro Hélio Costa, durante o lançamento da tecnologia em Santos (SP).

A inovação trazida pela TV digital não é uma simples troca de tecnologia, trata-se de uma nova mídia à disposição do mercado e dos telespectadores. O modelo de negócio da TV analógica, baseado na mídia de entretenimento, esgotou-se e deu lugar a um novo modelo, que mantém a característica de entretenimento, mas incorpora uma componente de negócios, de educação e de serviços online e em tempo real.

Vantagens

Com a tecnologia digital em seu aparelho, aqueles problemas de imagem, como fantasmas (imagens duplicadas), zumbidos e chuviscos, serão coisas do passado. Os sons e as imagens são digitalizados e transmitidos sem perda de qualidade, no mesmo processo utilizado na troca de dados entre computadores. Na tela da TV, a vantagem mais visível é o fim dos fantasmas e ruídos, um conforto que apenas os usuários de TV por assinatura desfrutavam, mas que agora está à disposição dos telespectadores em canal aberto.

Outro diferencial é o formato da imagem ‘‘widescreen’’, o mesmo das telas de cinema. Quem ligar seu conversor ou aparelho de TV digital no canal 33, passará a conferir a programação em alta definição (HDTV). As novelas globais, como “A Favorita” e “Duas Caras”, e os programas “A Grande Família” e “Dicas de um Sedutor” foram os primeiros totalmente produzidos em alta definição. As imagens de alta qualidade em HDTV também serão apreciadas pelo telespectador nas sessões de filmes da programação. Mas a imagem de qualidade é apenas uma das muitas vantagens da TV digital. Outro destaque vai para a possibilidade de o usuário assistir aos seus programas favoritos com imagem de qualidade, de qualquer lugar onde houver a transmissão digital disponível, com dispositivos móveis com essa tecnologia.

Interatividade

O recurso de interatividade é também uma das principais atrações da nova tecnologia. Em um segundo momento, após a implantação do sistema digital em todo o país, essa característica permitirá a comunicação bidirecional, online, em tempo real, entre os canais e os usuários.

A interatividade tem como componente central o Ginga, sofware adotado pelo Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), desenvolvido no próprio País. Esse programa, que fará parte dos conversores digitais, abre a tela da TV para uma infinidade de aplicações que permitirão ao telespectador interagir com o programa que estiver sendo exibido. Um bom exemplo é poder comprar um produto que aparece na cena, usando o controle remoto, ou votar em enquetes e participar de consultas públicas, além de aplicações de ensino a distância. ‘‘O usuário doméstico poderá acessar informações relativas ao programa que está assistindo, consultar saldo bancário, alugar vídeos, se divertir com jogos 3D e muito mais’’, exemplifica Américo Tomé, gerente de Novas Tecnologias da Intel
FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=637473

VEJA OS VÍDEOS:

Nenhum comentário: