SEGUIDORES

sábado, 9 de maio de 2009

--> DVD -> As Cartas de Chico Xavier

Enquanto aguradamos o Filme "As Vidas de Chico Xavier ", apreciemos esse documentário.

O DVD apresenta três histórias que envolvem espiritualidade e os mistérios de assuntos como a vida após a morte, temas que sempre despertam curiosidade e fé. As três histórias foram exibidas no programa Linha Direta Justiça e Linha Direta sobre espiritismo com grande audiência. Episódios: - As Cartas de Chico Xavier Um acontecimento inédito na Justiça brasileira e que até hoje causa polêmica, cartas psicografadas pelo médium Chico Xavier serviram de prova para inocentar três acusados de assassinato. - Zé Arigó Zé Arigó desde pequeno viu-se assombrado por imagens macabras que o perseguiam. Já na adolescência, recebia a visita de um homem que se dizia um médico alemão, o Dr. Fritz. Com o passar dos anos, Arigó acabou por se submeter aos apelos do espírito, passando a encarná-lo e a curar enfermos. - Experiência de Quase Morte Uma sensação de libertação do próprio corpo; uma clarividência e uma rapidez de pensamento jamais sentido; êxtase de felicidade indescritível. Estas são algumas das emoções narradas por pessoas que vivenciaram a chamada Experiência de Quase Morte (EQM)..
Linha direta especial “Justiça”.
Em acontecimento inédito na Justiça brasileira e que até hoje causa polêmica, cartas psicografadas pelo médium Chico Xavier serviram de prova para inocentar três acusados de assassinato. As cartas dos mortos, psicografadas pelo médium, foram admitidas como prova de inocência nos julgamentos. O médium mineiro Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier, morreu em 2002 e é considerado um dos líderes religiosos mais influentes do país.
• Sinopse: Fatos que a ciência não explica, mas que não há como negar que existem três historias contadas a partir de fieis reconstituições produzidas com o auxilio de efeitos especiais e interpretadas por atores de peso. Tudo com a força dos depoimentos de quem as viveu, sob a luz do espiritismo kardecista e o nome de Chico Xavier.

Título: DVD As Cartas de Chico Xavier
• Áudio Original: Português
• Elenco: Antonio Calloni,Lucélia Santos,Gracindo Jr.,Pedro Neschiling

Áudio - Português
Tamanho - 401 Mb
Formato - AVI
Qualidade - TV-Rip
Gênero: Documentário
Ano de Lançamento: 2005
Hospedagem: RapidShare
__________________________________________________________
DVD
Cartas espirituais
Três episódios do Linha Direta ganham edição em DVD com a temática espiritualista. As Cartas de Chico Xavier e outras histórias misteriosas reúne programas focados nas figuras do médiuns Chico Xavier e Zé Arigó, e outro sobre experiência de quase morte. Com extra, o DVD traz material jornalístico sobre os mesmos assuntos
Érica Azevedo
da Redação
01 Set 2006 - 03h00min
A+ A- Mudar tamanho
• Imprimir
• Corrigir

A partir da década de 1990, a temática espiritualista começou a ter destaque em produções cinematográficas, em especial, norte-americanas. Na televisão, não são poucas as séries transmitidas em canais privados que trazem, como pano de fundo na atualidade, experiências com o sobrenatural. No Brasil, a Rede Globo já deu sinais de que aposta neste tema para atrair cada vez mais telespectadores. A nova investida é o lançamento do DVD As Cartas de Chico Xavier e outras histórias misteriosas. Com duração de 135 minutos, a produção apresenta os episódios especiais Cartas de Chico Xavier, Experiências de Quase-Morte e Zé Arigó dos quadros Mistério e Justiça do programa Linha Direta.

O lançamento acontece praticamente um mês depois de exibido o último capítulo do folhetim A Viagem, de Ivani Ribeiro, reprisado no quadro Vale a Pena Ver de Novo. A novela, um novo formato do clássico da TV Tupi, exibido na década de 1970, rendeu picos de audiência à emissora em 1994 e teve como tema central a vida após a morte, baseado na doutrina espírita, decodificada por Allan Kardec.

Antes da re-exibição, a Globo já comemorava o sucesso do romance Almas Gêmeas, de Walcyr Carrasco, que também deu um boom na audiência no horário das 18 horas, no ano passado, ao mostrar o amor que rompeu a barreira da morte. No mesmo ano, no horário nobre, a novela América, de Glória Peres, explorou a temática experiência de quase-morte (EQM) do protagonista Tião (Murilo Benício), que revive depois de um coma.

Aproveitando o sucesso de Almas Gêmeas, e para manter o assunto na pauta da teledramaturgia, o DVD As Cartas de Chico Xavier e outras histórias misteriosas selecionou três casos que contam histórias de mistério que a ciência até agora não conseguiu explicar. Assinam o projeto o diretor geral do programa, Milton Abirached, o diretor Edson Erdman e o coordenador de jornalismo do Linha Direta, Gustavo Vieira.

O episódio As Cartas de Chico Xavier, escrito por Charles Peixoto, traz à tona a polêmica causada pelas cartas psicografadas pelo expoente brasileiro da Doutrina Espírita que movimentaram milhares de pessoas a Minas Gerais em busca de contato com parentes mortos. Algumas dessas cartas foram utilizadas para inocentar três acusados de assassinato.

Em todos os casos, os absolvidos nos julgamentos mais polêmicos da história jurídica do País, falam de suas experiências. Juristas que crêem no fenômeno e creditam importância à "colaboração espiritual" dão depoimento, assim como juízes que descrêem completamente e alertam a população para o cuidado com mistificadores. Artistas da Globo falam de suas experiências com o médium Chico Xavier, como a atriz Nair Belo, que perdeu um filho num acidente de carro e recebeu cartas dele por meio de Chico, além das atrizes Nicete Bruno, Glória Menezes e do ator Caio Blat.

No episódio Zé Arigó, escrito por Teresa Frota, o ator Antonio Calloni interpreta a vida de um dos médiuns de cura mais famosos no Brasil da década de 1960. José Pedro de Freitas, nascido em Congonhas (MG), era um homem que desde a juventude sofria a influência do médico alemão morto na Segunda Guerra Mundial, que teria matado diversas pessoas com ajuda de seu parceiro - o próprio Zé Arigó numa outra vida - o Doutor Fritz.

O caso também levanta polêmica. Desta vez, sobre a fronteira entre fé e ciência quando o assunto é vida além da morte. Novos depoimentos, prós e contras, se misturam à passagem da vida do médium, que reuniu multidões à porta de sua casa para atender aos enfermos já desacreditados pela medicina comum. Um dos mais ilustres visitantes do centro espírita em que Zé Arigó operava foi o presidente da República à época, Juscelino Kubitschek, que levou ao médium a filha que sofria da coluna. Não só JK, mas artistas e fiéis de vários credos recorreram a Zé Arigó, que não deixou de atender aos doentes nem na cadeia, onde passou pouco mais de um ano. O delegado chegou a levar sua mãe para ser atendida pelo preso.

Experiências de Quase Morte, também escrito por Teresa Frota, exibiu quatro casos no formato "docudrama" de pessoas que narram o que viram "do outro lado da vida", após acordarem de um coma. Novamente, estudiosos, psiquiatras e os próprios pacientes falam de suas convicções e acenam no mínimo para a necessidade de a ciência investigar com mais afinco a EQM.

Na narrativa, além da polêmica do tema, o que chama a atenção são os efeitos especiais utilizados para transmitir, com certa fidelidade, a sensação experimentada pelos pacientes de "voarem" acima de seus corpos enquanto são operados na sala de cirurgia. Um detalhe especial deve ser dedicado à trilha sonora escolhida para o caso, Feeling good (Sentimento bom), de Nina Simone, que dá a impressão descrita pelas personagens da trama, ao se referirem ao estado "de paz" ao saírem do corpo.

O telespectador confere o mecanismo utilizado nas montagens dessas cenas nos extras do DVD, que trazem ainda matérias jornalísticas sobre Chico Xavier - que lembra a visita misteriosa de uma luz no quarto do hospital onde ficou internado pouco antes de morrer em julho de 2002 - e Zé Arigó - um documentário em espanhol sobre as operações feitas pelo médium.

Para leigos, estudiosos ou simplesmente curiosos sobre fenômenos sobrenaturais o DVD As Cartas de Chico Xavier e outras histórias misteriosas deixa acesa a polêmica sobre a existência de interferências "espirituais" no mundo dos vivos, assunto extremamente explorado pelos meios de comunicação da última década. Sem falar do novo direcionamento dado ao programa Linha Direta, que muito inovou ao criar os quadros Justiça e Mistério, amenizando o clima demasiadamente policial do programa de até então.

SERVIÇO
As Cartas de Chico Xavier e outras histórias misteriosas - DVD que reúne três episódios do programa Linha Direta. Extras com making of e documentários sobre Chico Xavier e Zé Arigó. Apresentação: Domingos Ferreira. Direção: Milton Abirached. Lançamento: Globo Marcas e Som Livre. 135 minutos. Preço: R$ 39,90.
http://opovo.uol.com.br/opovo/vidaearte/626236.html

Nenhum comentário: