SEGUIDORES

terça-feira, 11 de agosto de 2009

--> Reencarnação e evolução das espécies


Entrevista com Ricardo Di Bernardi
Fonte: CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo - www.cvdee.org.br


01.Em seu livro "Gestação, sublime intercâmbio" vemos algumas informações sobre as reencarnações que se dão em processos de automatismo. Poderia discorrer um pouco mais sobre o assunto? (índice)

Resposta: As leis de Deus são perfeitas , portanto imutáveis. Se são imutáveis são automáticas. O que podemos fazer é amenizarmos as conseqüências com atos de amor. O apóstolo Pedro já dizia em uma de suas epístolas, "a caridade cobre uma multidão de pecados . "

02.Prezado Irmão Ricardo, após uma entidade ou pessoa ter cumprido todas sua tarefas aqui no plano terrestre e não ser necessário mais reencarnar aqui neste plano, qual seria seu destino e como seria sua evolução? (índice)

Resposta: Há muitas moradas na Casa do Pai, disse Jesus. Há portanto infinitos globos no Universo nos quais se reencarna. A questão 55, do Livro dos Espíritos, coloca que TODOS os globos do universo são passíveis de existência de seres. Naturalmente, pode ser existência em outras dimensões. Com relação ao destino, sabemos que todos os seres do Universo tem um único destino :
Sabedoria e perfeição. Através de bilhões de reencarnações, em inúmeros astros, todos os seres caminham por estradas diferentes mas para um único destino; A felicidade plena.

03.De quanto em quanto tempo o Espírito reencarna? (índice)

Resposta: Pode-se fazer um paralelo com a existência física. Há seres que reencarnam e vivem minutos, horas, meses, anos etc... o mesmo pode ocorrer no mundo espiritual antes do retorno. Como regra geral sabemos que espíritos muito primitivos costumam renascer mais rapidamente. A razão disto é:
1) Seu aprendizado e consciência no mundo extrafísico é mínimo. Renascendo evoluem
mais rapidamente.
2) Sua estrutura energética é de baixa vibração , portanto gastam mais energia e entram em torpor, sonolência, perda de consciência o que facilita os mentores espirituais os encaminharem para o renascimento.

04.É possível ao desencarnar encontrar com espíritos de pessoas que você nunca viu, porém tem grande admiração e vontade de conhecer, mesmo sendo esse espírito de país diferente do seu? (índice)

Resposta: Sim, é possível. No entanto para que tal ocorra há que haver um merecimento . Este merecimento se expressa em freqüência de vibração compatível para a sintonia de ambos.

05.Gostaria de saber em que etapa da evolução a mônada se torna um espírito único, no que diz respeito a sua individualidade. Seria no reino animal? (índice)

Resposta: Sim. Esta passagem é gradativa. Quando o princípio espiritual (mônada ) estagia nos répteis, mais exatamente nos lacertídeos, forma-se a glândula pinela com estrutura mais definida. A pineal é a glândula que fixa melhor ou permite uma expressão mais individualizada do princípio espiritual.

06.Li que a primeira etapa da mônada após a criação seria no reino mineral. Como isso se dá? As pedras têm vida? (índice)

Resposta: Não, as pedras não tem vida. a vida só existe quando a estrutura bioquímica consegue fixar o "fluido vital "ou energia vital" ou ainda bioenergia=prana. No entanto o princípio espiritual, já se une à matéria antes de existir vida na mesma, conforme o livro dos espíritos , questão 540 , no penúltimo parágrafo da resposta, diz , mais ou menos o seguinte: É assim na natureza que tudo serve , que tudo se encadeia, desde o átomo até o arcanjo que começou por ser átomo. etc... Logo os espíritos superiores também passaram por estágios assim.

07.Gostaria de saber se as reminiscências de reencarnações passadas permanecem nas reencarnações presentes, tais como forte personalidade, o dom para a maldade, mediunidade, área profissional e etc. O que devemos fazer para acordar e tentarmos nos corrigir? (índice)

Resposta: Sim. podem permanecer em muitos casos. Em outros casos , não aparecem por estarem bloqueadas por diversos fatores do próprio indivíduo (endógenos), como tramas psíquicos , ou por fatores impostos pelos espíritos protetores , (fatores exógenos) Devemos proceder a intenso exame de consciência, estudar muito, meditar, solicitar amparo de encarnados mais experientes, e através de preces , dos amigos da espiritualidade.

08.Pelo que pude entender, lendo o Livro dos Espíritos, os animais não têm um espírito, propriamente dito, mas uma alma "especial" que não tem o livre-arbítrio nem a consciência de futuro e de Deus, e por isso não têm um desenvolvimento tecnológico, posto que não raciocinam. Porém, vi em uma outra fonte que alguns gorilas, vivendo em cativeiro, estão começando a desenvolver ferramentas e jogos, o que indicaria um pequeno, porém existente, raciocínio que poderia levar ao desenvolvimento tecnológico, indicando inteligência. Seriam os gorilas, então, uma espécie de, digamos, transição da alma animal para o Espírito humano? (índice)

Resposta: Todos os animais são etapas evolutivas que se encadeiam como seqüência. Emmanuel em "O Consolador " questão 79 , nos diz que todos os animais um dia entrarão no reino hominal. ( O que não significa idêntico ao nosso ) . os gorilas são seres mais evoluídos que outros animais mais primitivos. NÃO são a transição atual para a espécie humana. Nossa transição JÁ SE OPEROU HÁ MILHÕES DE ANOS. os gorilas, para atender sua questão, renascerão cada vez mais experientes e, se necessário, poderão reencarnar em outros astros (planetas ) onde ESTARÁ OCORRENDO surgimento de espécies pré-humanas.

09.Quem é que escolhe o tipo de vida que vamos levar na terra quando reencarnamos? (índice)

Resposta: Os espíritos superiores podem escolher. Os mais limitados são orientados ou aconselhados por espíritos mais evoluídos. OS MUITO PRIMITIVOS renascem compulsoriamente em local e condições mais adequadas às suas necessidades evolutivas e conforme análise dos espíritos encarregados deste mister.

10.Onde encontrar nos 4 Evangelistas (Novo Testamento) citações expressas de reencarnação? (índice)

Resposta: Há inúmeras citações. Veja por exemplo em João capítulo 3 versículo de 1 a 20 ., a conversa de Jesus com Nicodemos. É necessário nascer de novo... E mais adiante: é necessário renascer ...Em Mateus cap. XVII , versículo 10 a 14 , quando perguntaram: Não foi dito que Elias havia de vir de novo ? E Jesus respondeu: ...Elias já veio e não o reconheceram... Há também conversas de Jesus com os apóstolos quando Ele pergunta: quem dizem que eu sou ? e eles responderam : dizem uns que és Elias, Jeremias ou algum dos profetas (reencarnado), o que demonstra que se falava naturalmente sobre o renascimento.

11.Por que os animais, que não têm carma, têm as mesmas doenças e sofrimentos que nós temos? (índice)

Resposta: Nem todo defeito ou doença é carma. As experiências da vida nos estimulam ao crescimento, ao aprendizado, ao amadurecimento. além disto um animal cego nem tem a consciência disto , não pode comparar-se com outro e sentir-se diferente, por exemplo.

12.Gostaria de saber como acontece a evolução das espécies, principalmente dos seres humanos. (índice)

Resposta: Tenho um livro só sobre isto , "Reencarnação e EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES " , mas posso resumir assim: ocorre pela reencarnação. O princípio espiritual (espírito) ARQUIVA AS EXPERIENCIAS , havendo a morte biológica este "espírito" guardando esta experiência influencia , ao renascer, a mutação genética; influencia , também, durante toda a nova existência, a modificação do corpo buscando a adaptação crescente às dificuldades do meio. o assunto é amplo é necessita uma longa explanação , por isto sugeri o livro.

13.Gostaria de saber se os animais serão humanos algum dia e em que está baseada a resposta. (índice)

Resposta: Sim. baseada no livro dos espíritos , questão 540, em Emmanuel, questão 79 de "O Consolador ' EM ANDRÉ LUIZ, na obra "Evolução em dois Mundos " e em Joanna de Angelis, 'ESTUDOS ESPÍRITAS " pag 50 a 55. e sobretudo baseado na justiça infinita de Deus, que não poderia privilegiar uns seres em relação a outros.

14.Gostaria de saber como é feita a reprodução das espécies que habitam outras dimensões. (índice)

Resposta: Não temos esta informação, por enquanto.

15.Seriam os AUTISTAS, reencarnações de missionários, contribuindo com isso para a evolução da espécie humana? (índice)

Resposta: Não. pelo que sabemos, salvo exceções, são espíritos com problemas psíquicos graves, o mais comum seria o caso de espíritos que lutaram contra o renascimento, negando-se a si mesmo a oportunidade. Esta negação os coloca ausentes da realidade reencarnatória. Há casos diferentes, no entanto.

16.Seria possível um ser humano renascer como animal ? (índice)

Resposta: Impossível. O corpo espiritual (astral=perispírito) tem outra freqüência energética e não pode se fixar em corpo de freqüência incompatível. Não há retrocesso. Há apenas evolução ou estacionamento.

17.Gostaria de saber como pessoas que foram muito ligadas em uma encarnação ( pai e filha ) fazem para se encontrar quando um dos dois desencarna primeiro e o outro caso desencarnar, não a encontre mais porque esta já reencarnou novamente? (índice)

Resposta: Se reencontram em desdobramento astral, ou desprendimento durante os sonhos.

18.Como posso saber qual é o meu projeto reencarnatório para melhor utilizar de minha vida atual para minha evolução? (índice)

Resposta: Está escrito na consciência. Preste atenção em si próprio. Faz parte do projeto este auto-descobrimento.

19.O que diz a doutrina espírita sobre a questão das reencarnações difíceis, como no caso de crianças que nascem enlaçadas ao cordão umbilical da mãe. (índice)

Resposta: Há causas biológicas, - descuidos gestacionais, por parte de todos ou alguns envolvidos.Há causas psicológicas ou anímicas - por medos, insegurança , rejeição, ódio, fobias, etc...Há causas espirituais- por dificuldades energéticas entre mãe e feto, como ressonância vibratória entre ambos por um passado violento em comum. Processos obsessivos- interferências de terceiros- encarnados ou desencarnados -, neste caso há desarmonia energética correspondente na mãe e no feto - por passado turbulento comum.

20.Gostaria de saber, baseado na evolução das espécies, se é possível um inseto ou um animal ou outro ser vivo que não seja um ser humano, evoluir até ao estágio do ser humano. (índice)

Resposta: Sim. Veja questão DO LIVRO DOS ESPÍRITOS 540. Veja também Léon Denis; O espírito dorme no mineral, sonha no vegetal, agita-se no animal e desperta no homem. Longa caminhada de BILHÒES DE ENCARNAÇÕES...

21.Quando desencarnamos sem cumprir a missão que nos comprometemos a cumprir, imediatamente reencarnamos, ou há um aprimoramento no plano espiritual? (índice)

Resposta: Normalmente há um estágio de amparo e orientação sob comando dos espíritos superiores . Continuando a pergunta: E, se o espírito não precisar de tal aprimoramento? Somos nós que escolhemos reencarnar como sendo tal pessoa, com tal profissão, em tal família? Só podemos escolher quando temos maturidade espiritual, amor no coração e sabedoria. Continuando a pergunta: Até quando teremos que reencarnar? Até sermos felizes, e sábios. Continuando a pergunta: e, como é que o espírito entra no corpo do bebê? Não é no bebê, É NO MOMENTO DA FECUNDAÇÃO. Qual a sua reação? A matéria se preenche de energia espiritual. Há reação de luz, de energia . É verdade que até os 7 anos, temos recordações do plano espiritual?
É verdade. No entanto podem desaparecer antes aos 2 ou 3 anos por exemplo. os
cientistas que pesquisam isto denominam de MEC, ou memória extracerebral, ou
seja uma memória que não estaria no cérebro. Nós sabemos que é uma memória do
espírito, relativa a vidas passadas.


22.Vimos que em determinados locais há guerras e lutas sem fim, a inquietação constante, a revolta contínua. Isso está relacionado a reencarnações coletivas para evolução espiritual? (índice)

Resposta: Está relacionado a estupidez humana. Não há programação espiritual para esta barbárie. Há, ao contrário, esforço para se evitar isto.

23.Possuí um cachorro que eu amava e ele morreu. Ele poderia reencarnar e eu encontrá-lo ainda na minha atual encarnação? (índice)

Resposta: Sim. isto aconteceu com um cãozinho do Chico Xavier.


24.As pessoas que se amam se encontram na espiritualidade. E os animais que amamos? Também nós os encontramos? (índice)

Resposta: As pessoas que se amam, sim. E os animais que amamos? Também nós os encontramos?
Às vezes. No entanto podem já ter renascido. Embora todo amor sempre leve um reencontro em um dado momento no futuro.


25.É possível após a desencarnação, depois de determinado tempo, lembrarmos de outras existências em outros globos, ou isso só acontece quando estamos um pouco avançados (moralizados) ? (índice)

Resposta: Recordarmos de vidas anteriores em outros globos exige amadurecimento espiritual , apoio e direcionamento de espíritos superiores.

26.Gostaria de saber se é possível um ser humano desencarnar e ao reencarnar, fazê-lo em um animal. (índice)

Resposta: Não. O objetivo da reencarnação é a evolução em todos os sentidos e nunca o retrocesso. Os animais possuem alma? E se possuem, também passam por um processo de evolução como nós? Sim. Possuem e passam pelo processo evolutivo.

27.Um casal já é preparado espiritualmente para receber os filhos na família constituída. Os filhos de uma relação adúltera também estão inseridos nessa preparação que se dá na espiritualidade? (índice)

Resposta: Não estavam. Quando o livre arbítrio fez que os dois seres tomassem esta linha de conduta , pela lei da natureza há gravidez e , conseqüentemente, a espiritualidade encaminha para renascer àqueles afinizados com a nova situação. Há uma re-programação . todo erro que cometemos força a nova programação da espiritualidade. Isto ocorre diariamente em algumas pessoas reencarnadas. Veja suicídios por exemplo.

28.Minha pergunta diz respeito às vicissitudes de cada espírito reencarnado. Tudo que realmente passamos na vida são conseqüências de dívidas passadas ou são também testes para aumentar nossa força moral e com isso evoluirmos espiritualmente? (índice)

Resposta: Nem tudo que vivenciamos é conseqüência do passado. Nosso presente cria, a cada minuto, campos de energia que atraem situações físicas e espirituais para nós.

29.Um espírito ao reencarnar, pode ser reconhecido pela genitora como um inimigo, ocasionando assim os assassinatos de crianças pela mãe? (índice)

Resposta: Infelizmente, isto pode ocorrer. No entanto nunca podemos generalizar, nem afirmar que este foi o processo. Há inúmeras outras causas decorrentes de outros desequilíbrios psíquicos da mãe (no exemplo citado) ou fenômenos de obsessão associados.

30.Como explicar que os animais mais primitivos possuíssem estatura maior do que os atuais, visto ser compreensível a formação dos unicelulares? (índice)

Resposta: Condições ecológicas específicas da época.


31.Gostaria de obter mais detalhes sobre a evolução do homem: Como se processa a evolução do Espírito "do átomo ao arcanjo"? No animal temos o princípio inteligente. E no vegetal e no mineral, temos o "início do princípio inteligente" ? A nossa individualidade existe desde quando? (índice)

Resposta: O principio inteligente existe desde o átomo primitivo só que é ultra microscópico, ultra-primitivo e se desenvolve aos poucos em bilhões de reencarnações.


32.Sabendo da questão da criação de Espíritos simples e ignorantes, não é de se entender que deveria já reencarnar no corpo do homem esse espírito que iria forjar a inteligência, ou Deus também é passível de aprendizado e desenvolvimento de seus atos, precisando assim de experimentar o espírito na matéria inerte? (índice)

Resposta: Deus fez o Homem do limo do barro , significa que proviemos dos seres ultra-microscópicos - continuando a pergunta; ou Deus também é passível de aprendizado e desenvolvimento de seus atos, precisando assim de experimentar o espírito na matéria inerte?

DEUS É IMUTÁVEL. É uma força , uma energia onipresente, o amor universal. Deus nada experimentou . A criação É ETERNA E AUTOMÁTICA. As "fagulhas de Deus" são constantes e geram os princípios espirituais que se fixam ao átomo primitivo como diz o livro dos espíritos .


33.Nós, como espíritas que somos, devemos adotar a teoria de Darwin como compêndio aos nossos estudos? (índice)

Resposta: Sim. adaptada aos ensinos dos espíritos. Esta é a opinião de Emmanuel, André Luiz, Joanna de Angelis, além de Pietro Ubaldi e outros.


34.É verdade que os gatos ficam onde há energia negativa? (índice)

Resposta: Não creio. Pelo menos meus gatos gostam de ficar no meu colo....

35.Existe reencarnação nos animais? Por que às vezes estimamos tanto um animal e o animal a nós (mutuamente?) (índice)

Resposta: Sim. OS ANIMAIS RENASCEM . Estimamos pela convivência , pelo exercício dos bons costumes, pelo desenvolvimento do senso da estética, por falta de uma companhia amorosa e outros fatores.
FONTE: http://www.casadeemmanuel.org.br/entrevista_ricardo_di_bernardi.html

Nenhum comentário: